Qual é o funcionário ideal? Ele existe?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pesquisa realizada pelo Professor Luis Marins (COMMIT) com 250 empresários constatou o perfil ideal dos funcionários para as organizações.

Houve certa surpresa nas respostas dos empreendedores, pois ele – assim como muitos – acreditava que o melhor funcionário seria aquele mais inteligente ou brilhante.

Veremos abaixo as principais respostas desses empresários, em ordem de importância:

  • Não é o mais inteligente nem o mais brilhante – disse a maioria – mas “o mais comprometido”. É aquele funcionário engajado com o sucesso da empresa, com o sucesso dos produtos, com o sucesso dos clientes, o sucesso do seu chefe e até com o sucesso dos seus subordinados.
  • É aquele que ajuda seu chefe a tomar decisões e ajuda seus colegas, ensinando-os e aprendendo com eles.
  • É aquele que atende aos pedidos imediatamente, não deixando para depois os apelos da empresa, do chefe e dos próprios colegas.
  • É aquele funcionário que está sempre disposto a colaborar, mesmo que a tarefa não seja de sua responsabilidade.
  • O melhor funcionário é aquele que emite opiniões positivas, participando de decisões e controvérsias.
  • É aquele que “veste a camisa da empresa”; que “briga” pela empresa e demonstra interesse pelas “coisas” da organização, querendo saber sobre o seu passado, a data da fundação e outras informações.
  • O melhor funcionário é aquele que termina as coisas que começa e presta atenção aos detalhes daquilo que faz.
  • É aquele que demonstra estar feliz no ambiente de trabalho.
  • O melhor funcionário é o que “repassa” informações aos seus subordinados, não guardando conhecimento para si como forma de demonstrar poder.
  • É aquele que não fica olhando toda hora para o relógio, na hora de ir embora.
  • O melhor funcionário é ético. Ou seja, ele não mente para os superiores e nem para os subordinados.
  • É aquele que respeita seu ambiente de trabalho e não grita pelos corredores, veste-se adequadamente e respeita a opinião de seus colegas mesmo quando discorda delas.
  • Finalmente, o melhor funcionário é aquele que prepara um subordinado para substituí-lo, pois ele não tem medo de “sombra” porque é competente.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *