Compras online: saiba evitar os principais golpes virtuais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Atualmente, a Kaskersky Lab detecta cerca de 200 mil novos programas mal-intencionados todos os dias. Estima-se que a cada sete minutos conectados, os usuários já foram alvos de centenas de ataques maliciosos que tentam obter ilicitamente números, códigos e senhas de contas usando e-mails, links e anexos enganosos.

As datas comemorativas, como o dia das mães, são as favoritas dos criminosos. Antenada a isso, a Kaspersky Lab listou as cinco principais fontes de ameaças para os usuários, que são os golpes favoritos dos cibercriminosos brasileiros.

1 – Cuidado com e-mails recebidos. Nem todas as mensagens de promoção que chegam à sua caixa de e-mails são legítimas. A maioria são ameaças disfarçadas que podem roubar seus dados financeiros ou infectar o computador. Os e-mails de supostas promoções quase sempre irão solicitar o número de cartão de crédito para “validar” a participação, assim o golpista irá clonar o cartão da vítima. Alguns e-mails podem tentar instalar um Trojan bancário. Em termos gerais, deve-se ter cautela ao clicar em links suspeitos em e-mails provenientes de pessoas desconhecidas e ignorar, excluir essas mensagens; mesmo que elas tenham um visual atrativo, desconfie.

Veja abaixo um exemplo recente de um golpe em circulação que oferece um suposto desconto de 50% nas compras efetuadas via cartão de crédito.

2 – Sites infectados. Os cibercriminosos não segmentam seu público alvo e qualquer tipo de site pode ser comprometido. Sempre que visitar uma página que requeira cadastro de informação pessoal ou financeira, certifique-se de que o símbolo do cadeado está presente no topo da página, indicando que a conexão com o site está realmente seguindo o protocolo SSL que codifica a informação, garantindo sua segurança.

Avisos em navegadores são os primeiros sinais de que seu sistema foi infectado. Quando aparecerem mensagens como “Alerta: visitar este site pode ocasionar danos a seu computador” quando tentar navegar em uma página pense duas vezes antes de acessá-la.

Aqui vale aquela regra de ouro: mantenha atualizado o Java, PDF, Flash e outros programas. Também tenha um bom antivírus atualizado.


Site com temática feminina infectado

3 – Cuidado com o que você instala. Emoticons, barras de ferramentas, entre outras aplicações que não são pré-instaladas no computador podem trazer junto arquivos maliciosos para sua máquina e até mesmo roubar dados de usuários por meio de spywares.

Esses spywares não roubam dados pessoais como contas bancárias, mas espiam a vítima, coletando hábitos de navegação para exibir propagandas direcionadas, além de deixarem o computador lento e mudar configurações como a página inicial, motor de busca, entre outros.


Site oferece a instalação de “emoticons” para Instant Messages e redes sociais. Na verdade o programa oferecido no botão “Baixe Grátis” é um spyware com as funções descritas acima.

4 – Facebook e Twitter. Cuidado com o que você compartilha. Os cibercriminosos utilizam as redes sociais para disseminar golpes contaminar e roubar perfis de usuários. Tome cuidado especialmente com as “falsas promoções” e aplicativos maliciosos distribuídos no Facebook. Com olhos atentos, podemos perceber várias promoções suspeitas. Atualmente a maioria possui a temática do dia das mães.

Abaixo, dois exemplos deste ataque. Felizmente eles já foram retirados do Facebook.

5 – Cuidados na compra online. O dia das mães é o segundo dia com maior número de vendas no ano, portanto é natural que a procura por lojas de e-commerce aumente nessa época. Para piorar, estamos vivendo uma verdadeira epidemia de lojas falsas de e-commerce na internet brasileira. A Kaspersky Lab já chegou a detectar lojas falsas de compras coletivas. Se a pessoa fizer a compra em uma dessas lojas falsas, não receberá o produto e ainda corre o risco de ter o cartão de crédito clonado ao efetuar o pagamento. Antes de comprar, consulte a lista de lojas negativadas pelo Procon.

Além disso, quando tiver colocado as mercadorias no seu carrinho de compras virtual, certifique-se de que a página do caixa e do pagamento seja segura. Você saberá se ela é ou não caso a URL da página comece com HTTPS em vez do HTTP comum; um ícone de cadeado também aparecerá normalmente ao lado da URL. Ao vê-lo, clique sobre o cadeado e verifique as informações do emissor do certificado digital. É comum sites falsos de e-commerce não exibirem nenhum certificado digital, portanto, se você não ver isso, não é prudente continuar. Além disso, você deverá ter a confiança de que nenhum varejista alguma vez solicitará seu número de seu CPF ou algum outro documento pessoal.

Tomando os cuidados acima, você estará à frente de grande parte dos golpes usados no Brasil e poderá navegar tranquilo em busca do presente perfeito. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Fábio Assolini (@assolini) é analista sênior de malware da Kaspersky Lab.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Adorei as dicas, mas alguns sites de compra pedem sim cpf para gerar a nota fiscal eletrônica… sem ele é impossível gerar esse tipo de documento.

    Abraços, adorei o site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *