É preciso entender a consultoria como investimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Falso. As grandes empresas sabem disso há muito tempo. Por isso mantêm contratos com grupos de consultores.

Duvida? Escolha um problema que você deseja resolver. Imagine-o. Suas opções são:

  1. Resolver você mesmo. Se você sabe a solução e tem tempo suficiente para implementá-la, essa é a melhor opção.
  2. Delegar para um funcionário. Se você possui funcionários qualificados, experientes e ociosos, essa é uma possível opção.
  3. Continuar com o problema. Nem todos os problemas doem. Mas todos adiam o crescimento. Acomodar-se é o mais comum.

Com exceção da primeira, as opções 2 e 3 custam muito caro. Delegar é um grande risco, pois funcionários não se importam com a empresa, mas em manter o emprego. Eles tendem a se livrar do problema, ao invés de resolvê-lo. Quando qualificados, geralmente estão sobrecarregados, afinal você quer que eles se paguem. Contratar um funcionário com boa qualificação é absorver um custo altíssimo (você sabe como é a CLT).

Continuar com o problema significa um grande custo de oportunidade. Imagine a quantia que você deixou de ganhar, por conviver com o problema. Calcule o tempo desperdiçado por você e por sua equipe e transforme-o em valores monetários. Também coloque na conta o estresse, os conflitos e o desvio de atenção das atividades principais. Acomodar-se é a pior escolha. Porém, é a escolha mais comum, tomada inconscientemente pelos empresários sem tempo.

Consultores são qualificados, experientes e estão concentrados em resolver problemas. Bons consultores multiplicam seu tempo, facilitam as coisas. Além disso, se você não gostar, pode cancelar o contrato, sem maiores prejuízos (diferente de funcionários). É a certeza de que seu projeto não ficará esquecido na gaveta.

Resolver problemas custa caro. Mas lembre-se: com exceção de você mesmo, sua alternativa mais barata e segura é contratar um consultor. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *