O que o Natal pode nos ensinar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Independente de credo ou religião, não se pode negar que nesta época do ano a maioria das pessoas se comporta de forma diferente. Seja pelas festas, pela norma social ou pela mera expectativa do fim de mais um ano, a atitude muda, revestindo-se de nuances muito especiais. Acontece que muitos dos costumes do ano poderiam ser adaptados para o seu dia a dia, e para um efeito muito positivo para o seu sucesso nas relações pessoais e profissionais. Segue-se uma lista de cinco desses comportamentos.

1 – Desejos de Boas Festas / Feliz Ano Novo

cumprimentos1

“Feliz Ano Novo!”, “Feliz Natal!”, “Boas Festas!”, são expressões que ouvimos aonde quer que vamos. Durante esta época, é comum a maioria das pessoas se tornar mais cordial. A cordialidade, porém, é um traço que pode nos abrir muitas portas, especialmente a sincera que costumamos observar em dezembro.

Em seu celebrado “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie já reconheceu a importância de um sorriso sincero, aquele que é o mais eficaz cartão de visita, uma porta aberta a novas amizades, parceiros em potencial e novas oportunidades profissionais. Conserve a cordialidade sincera do espírito de Natal, e verá que ela lhe abrirá muitas portas ao longo do ano que chega.

2 – Reflexão e resoluções para o ano seguinte

resolucoes

O Natal se aproxima, e basta dar uma olhada nas redes sociais para ver comentários sobre as resoluções cumpridas ou não em 2013 e as novas resoluções para 2014. Animados pelo espírito de Natal ou pela simples expectativa do encerramento de mais um ano e da chegada de um novo, nos vemos levados a reflexões, à reavaliação de valores e atitudes, à análise do desempenho demonstrado no ano anterior e ao estabelecimento de novas metas.

CEOs como Jeff Bezos e John Donahoe, e Bill Gates antes deles, conservam o ritual pessoal de tirar um tempo na sua agenda especificamente para pensar. Seja uma vez por ano, durante as férias, uma vez por mês ou por semana, conforme a sua necessidade e disponibilidade, tirar um dia apenas para pensar pode fazer milagres para o seu desempenho. Além de ajudá-lo a reavaliar decisões tomadas e reajustar objetivos, esse dia pode oferecer momentos de um bem vindo ócio para o terreno da criatividade, possibilitando o desenvolvimento de novas ideias.

3 – Presentes e Cartões de Natal

presentes

Ainda que alguns considerem a tradição de dar presentes e cartões durante as festas de fim de ano uma estratégia da indústria para incentivar o consumismo, é inegável que todos nós gostamos de ser lembrados. Por que não conservar o hábito de mostrar que lembramos das pessoas ao longo do ano?

As redes sociais facilitaram muito isso. É muito mais fácil usar um tweet para lembrar a um amigo que você está com saudades do que parar para um telefonema no meio da correria do dia a dia. Em último caso, até uma “cutucada” no Facebook pode ser um meio de dizer à pessoa que você está pensando nela. E como ninguém é autossuficiente, quando precisar pedir um favor, ajuda, ou até uma indicação para um novo cargo a alguém com quem mantém contato regularmente, você terá muito mais chance de sucesso do que se tivesse que recorrer a um parente distante que nem lembra que você existe.

4 – Formaturas e confraternizações

formatura

Comemorações como formaturas e confraternizações são eventos frequentes em dezembro. Essas comemorações, especialmente as formaturas, marcam o fechamento de ciclos importantes da vida. Ainda que esses sejam momentos únicos, por que não comemorar também os pequenos sucessos da nossa rotina?

Quando comecei a trabalhar com traduções literárias, eu convidava amigos e familiares para um jantar sempre que terminava um livro. À medida que a agenda ficava mais apertada, acabei deixando esse hábito para trás. Mas dar um tapinha nas próprias costas a cada pequena conquista é mais uma motivação para a próxima e para sucessos maiores. O mesmo vale para outras pessoas. O reconhecimento estimula bons hábitos em colegas, companheiros e no filho adolescente quando ele tira boas notas. Além de propiciar um melhor ambiente tanto em casa quanto no trabalho, o reconhecimento pode tornar as pessoas mais eficientes e, com isso, gerar mais sucesso – inclusive para você mesmo.

5 – Ornamentos

ornamentos

O ritual de ornamentação do Natal e do Réveillon não fica de fora dessa lista. Mesmo não aderindo a esse ritual, você com certeza tem outros rituais dos quais não abre mão. E aquela xícara preferida? E aqueles objetos de decoração que você não abandona de jeito nenhum? Pois é, todos nós gostamos de rituais: eles nos dão conforto e amenizam as pressões do dia a dia.

O uso de determinados objetos pelos quais temos um sentimento especial na rotina do trabalho também pode ser imprescindível para ajudar a manter a motivação e o desempenho mesmo nas tarefas mais repetitivas, no fim daquele projeto incrível, mas cuja execução se encontra na fase mais cansativa, quando não há mais brainstorming, reuniões entusiasmadas etc. É por isso que em muitas empresas os funcionários já adotaram o hábito de decorar suas mesas. Ter aquele super-herói favorito olhando para você enquanto trabalha ou usar o seu “lápis da sorte” nas anotações pode ser o empurrãozinho extra de que você precisa para continuar o trabalho no mesmo espírito de ânimo e desafio.

E você? Pensou em mais alguma atitude do espírito de Natal que poderia tornar a vida de todos melhor e mais bem sucedida se adaptada ao cotidiano? Poste nos comentários, e ajude outros leitores a se beneficiarem também de um espírito de Natal que poderia existir o ano inteiro. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *