Retrospectiva 2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

2013 ano em que Edward Snowden denunciou a NSA, da Apple com seus iPhones 5S e 5C mostrar a falta que faz Steve Jobs e de flutuarmos no espaço assistindo Gravidade. Ano em que ficamos frustrados com smartwatches quadrados, com a morte do geek ativista genial Aaron Swartz e de Douglas Engelbart inventor do mouse.

Neste ano vimos a missão SpaceX, de Elon Musk, colocar um satélite em órbita a 80.000 km de altitude e vibramos quando bits viraram átomos nas redes sociais com o #vemprarua no Brasil. Ano dos Drones voarem dos céus do Afeganistão para algumas cidades norte-americanas e do game GTA atingir 1 bilhão de dólares em vendas em apenas 24 horas, do Midia Ninja, dos Black Blocs e dos virais: Ah Lelek Lek Lek… No passinho com Neymar!, do humor escrachado da Porta dos Fundos e dos 10 mandamentos do rei do camarote.

Em 2013 chegamos a um exabyte de dados armazenados em nuvem, o Whatsapp com 400 milhões de usuários e o Line com seus 200 milhões ajudaram os jovens a debandar do Facebook, vestígios de vida em Marte não foram encontrados pela Curiosity e o pequeno robô Kirobo entrou em órbita.

Ano do autorama high-tech Anki Drive, de reclamar do 3G que não funciona e ouvir promessas do 4G enquanto o Netflix ultrapassava a HBO em número de assinantes nos Estados Unidos.

Este ano marcou a vida de três alagoanos no World Summit Award Mobile (WSA-Mobile) da ONU, premiados com o aplicativo “Mãos que Falam” o qual traduz sons, textos e até fotos para linguagem brasileira de sinais e conhecemos Easton LaChappelle, um jovem de 17 anos, que usando uma impressora 3D fez uma prótese de mão e braço de 500 dólares. Exemplos de como a tecnologia pode fazer o bem para as pessoas, basta querer.

PS: Este é meu último post de 2013. Agradeço aos leitores pelos “likes”. Feliz 2014!

Notas

De acordo com a empresa de pesquisa Nasumi, há atualmente mais de um exabyte de dados armazenados entre os muitos serviços em nuvem. Um exabyte (EB) equivale a 1.073.741.824 gigabytes (GB).

Em outubro de 2013, Netflix atingiu 29,9 milhões de assinantes enquanto HBO possuía 28,8 milhões nos Estados Unidos. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *