Google+ tenta repetir o sucesso do Orkut no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ainda é muito cedo para dizer que o Google+ não terá sucesso no Brasil, já que ele é parte de uma estratégia maior do Google. Uma prova disso é que no último ano a empresa unificou o design de seus produtos e está fazendo um grande esforço para manter o usuário conectado por mais tempo. As informações de navegação do usuário logado vão tornar a experiência da rede social cada vez melhor e mais completa em todos os produtos do Google.

O Google+ aposta em funcionalidades únicas e integração com outros produtos do Google para superar o Facebook e recuperar o primeiro lugar das redes sociais, como tinha na época do Orkut. E, além das ações para interligar todos os produtos da empresa, o próprio Google+ está cheio de funcionalidades que poucos utilizam e que podem garantir seu sucesso a longo prazo.

Botão +1

Similar ao “Curtir” do Facebook, o botão +1 faz com que o Google+ saiba que você gosta de um site. Essa informação está sendo também usada na busca do Google e em outras ferramentas que vão exibir conteúdo mais relevante.

Círculos

Lançada como o grande diferencial do Google+, a ferramenta “círculos” possibilita adicionar seus amigos a grupos. Você pode compartilhar uma foto do aniversário apenas com o círculo “Família” e pode compartilhar uma foto da festa apenas com o círculo “Amigos da Balada”. Mais privacidade e organização nas redes sociais é a promessa dessa funcionalidade.

Os círculos do Google+ são uma ótima ferramenta de marketing para empresas que já possuem páginas dentro da rede social. Diferentemente das outras redes sociais, quando uma empresa posta um conteúdo sobre determinado assunto no Google+, ela pode adicionar as pessoas que interagiram com a mensagem em um Círculo específico e separar seus seguidores por categorias de interesse. No futuro o dono da página poderá enviar mensagens específicas apenas para determinados círculos que se relacionem a elas.

Hangouts e Hangouts on Air

Outra funcionalidade lançada pelo Google+ e copiada pelos concorrentes foi o Hangout, chamada que possibilita a participação e interação simultânea de até nove pessoas. Muito similar ao Skype, a ferramenta também permite compartilhamento de tela e algumas outras características que tornam o Google+ uma ótima ferramenta para economizar na conta de telefone da empresa.

Em 2012, o Google lançou a opção On Air (No Ar) do Hangout, que permite que os usuários transmitam conteúdo ao vivo pela internet. Essa funcionalidade fica disponível na página do Google+, no canal do Youtube, e pode ser assistido por um número infinito de pessoas. As regras são as mesmas: até nove pessoas podem interagir entre si com áudio e vídeo, e as demais pessoas podem assistir à transmissão e interagir por meio de comentários no vídeo. Esse recurso abre novas possibilidades, e já é utilizado para grandes eventos, como a transmissão do Carnaval pelo Google em 2013.

Eventos

Também muito similar ao que é feito no Facebook, a criação de eventos permite que você convide seus amigos para uma festa, cinema e qualquer outra atividade que você imaginar. Os eventos do Google+ são integrados com Google Maps, com o Hangout e Hangout On Air e principalmente com o Google Agenda, já marcando no calendário de todos que vão participar ou assistir.

Ainda é possível utilizar o “Modo Balada”, que permite compartilhar as fotos tiradas durante o evento com todos os convidados em tempo real. As imagens são transferidas automaticamente do celular e basta ter o aplicativo do Google+ instalado.

Apesar de ter alcançado a marca de 343 milhões de usuários após quase dois anos do seu lançamento, o Google+ ainda não deslanchou e é muito raro ouvir algum amigo falando sobre ele. Assim como Facebook demorou seis anos para fazer sucesso no país, não devemos esperar que o Google+ tenha sucesso do dia para a noite. Mas será que ele tem força para desbancar a rede social de Mark Zuckerberg? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

  • TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação –

Renato Maria, sócio-fundador da agencia de marketing digital ADW/id

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *