Vídeos para quem não sabe fazer vídeos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É boa a ideia de montar vídeos curtos para a divulgação de conteúdos e atrair visitantes para o seu site. São iscas para colocar no Facebook, no Google+ e no YouTube, o que pode acabar trazendo gente nova ao seu site ou ambiente de e-commerce, fora os benefícios que poderão vir indiretamente pela indexação nos buscadores.

Vivemos uma época em que o Google já não traz mais tantos visitantes a muitos sites e privilegia seus próprios ambientes nos resultados de busca. E temos ainda o Facebook, onde as pessoas passam boa parte do tempo e preferem conteúdos mais ligeiros.

Ou seja, espalhar pequenos vídeos sobre seu conteúdo é boa iniciativa de divulgação. No entanto, nem todos os gestores de ambientes online e profissionais de marketing têm a mesma habilidade para montar estas animações que boa parte dos leitores do Webinsider certamente possuem.

Neste sentido foi interessante aceitar o convite da Videolean para testar os serviços que oferecem. Em poucas palavras, é uma plataforma onde você escolhe um template em uma galeria, aquele que julgar mais adequado aos seus propósitos. O template é uma sequência de telas, onde você insere palavras e imagens.

Até aí é fácil, o mais difícil cabe a você – planejar o que vai dizer, escolher bem as palavras (pois são poucas) e as imagens (fotos suas ou desenhos já existentes na galeria, como no exemplo abaixo) para montar seu pequeno vídeo de curta duração.

Sugestão aceita, resolvi fazer a experiência. Escolhi um texto do Webinsider (Mas o que é branding, afinal?) e um template que me pareceu mais adequado. A maior parte dos templates disponíveis é mais voltada a ofertas de produtos ou promoções do que para resumos de artigos. Acredito que a oferta de novos templates vai aumentar.

Escolhido o template, a maior dificuldade é de redação – ler o texto e de lá pinçar o que escrever. No caso, além da abertura, há três telas com título e resumo, antes do fechamento final e espaço para a sua marca. Mal comparando, é como se você fosse um letrista que deve inserir versos em uma melodia pronta.

O resultado está aqui em baixo.

Não reparem, foi meio apressado e poderia ter escolhido melhor o que dizer, mas também não ficou tão ruim assim. Com certeza você poderá fazer muito melhor. Serve para apresentações, currículos e muita coisa mais.

O serviço é parte gratuito, mas há templates pagos. Os mais caprichados custam 50 dólares. A Videolean tem sede em Londres e na Espanha e agora prepara sua chegada ao Brasil, com preços em reais. Quem quiser testar pode usar o código promocional ObrigadoWebinsider.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *