Big Brother is watching you. Você relaxa ou subversa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

big_brother_webinsiderOs algoritmos estão aí, marcando cada vez mais os nossos passos, os nossos cliques, impulsos e hábitos, traçando um mapa detalhado de nossas rotas de web, de comportamento e consumo.

De forma sutil e invisível são engrenagens ocultas que querem prever e influenciar nossas ações. Conseguem filtrar nossas informações e decidir o que podemos acessar e ler da forma que eles desejam.

O tempo todo pedem sua localização, seus dados pessoais, seus contatos e hábitos, querendo revirar seu histórico virtual e real e descobrir os seus segredos mais ocultos.

Isso é um círculo perigoso, vamos ficando cada vez mais marcados no meio de uma grande manada. Pretendem controlar e dirigir o que desejamos, como e quando consumimos, o que e quem devemos ver e ler nas redes sociais.

É como um grande espelho que, virtualmente, vai copiando você nos mínimos gestos e hábitos com a intenção de dominá-lo do outro lado do vidro.

Para lidar contra este sistema agora multifacetado em muitas teias e telas só temos um recurso: sermos menos previsíveis.

Por isso precisamos ser mais contraditórios, esguios e furtivos. Não se deixar dominar facilmente.  É hora de fazer coisas inesperadas, quebrar regras, desconectar-se. Precisamos mostrar que somos mais complexos do que parecemos.

Atenção no que você assina, concorda ou autoriza. Na web temos o impulso de agir rápido na velocidade de um clique e precisamos ter mais cuidado. Existem muitas armadilhas para nos pegar desprevenidos. Escolha sabendo o que você decide e compre sabendo o real valor daquilo que você adquiriu.

Leia, estude, esteja sempre aprendendo algo. Não acredite em tudo que você lê. Confirme fontes, pesquise mais. Use a quantidade de informação disponível a seu favor.

Olhando a realidade de um jeito mais crítico e atento, enxergaremos melhor o universo por trás das estruturas.

Saiba olhar entendendo que está sendo cada vez mais observado, medido e quantificado. Por isso é preciso atenção com modelos e padrões sociais impostos de fora.

Questione sempre, procure sair do comum. Na internet e no mundo real precisamos manter viva a chama da liberdade e do poder de escolher o que fazer com nossas vidas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *