É o ROI da usabilidade

Nova Escola de Marketing
11 de agosto de 2014

Não é fácil convencer o cliente de que investir na boa experiência do usuário vai trazer maior retorno a médio prazo, em mais vendas e menos ajustes. Veja aqui argumentos a favor da UX na hora de fechar o projeto.

fotoTodos nós sabemos que quando nossos clientes contratam um serviço de desenvolvimento ou criação de qualquer produto web, a coisa que ele mais quer é aumentar seu ROI.

Oi? RÓI? Dos Menudos? (Só os nascidos nos anos 80 podem entender.)

Então, para aqueles não familiarizados com o termo, ROI (rói) é a sigla para Return on Investment.

Na nossa tradução brazuca fica Retorno sobre Investimento e consiste na observação da relação de dinheiro ganho e/ou perdido em um determinado investimento. Se você está acostumado a trabalhar com o Google Adwords deve ouvir direto este termo.

Então pensei na dificuldade que algumas empresas sentem em passar a importância da UX dentro do projeto e achei um artigo gringo super legal que dá alguns pontos importantes de defesa na hora de fechar o projeto.

Vamos a eles:

Redução nos custos de desenvolvimento

O planejamento cuidadoso no início do processo de concepção de um produto vai economizar tempo, dinheiro e esforço a longo prazo.

Um estudo realizado por Smith & Reinersten considerou que as decisões-chave do sistema de design feitas durante os primeiros 10% do processo de concepção de um produto podem determinar 90% do custo e desempenho do produto.

A dica: um investimento em UX, com direito a testes de usuários, irá salvar o projeto de correções impactantes no final.

Veja o estudo Return on Investment for Usable User-Interface Design: Examples and Statistics, em pdf.

Custos de suporte reduzidos

Um produto com melhor usabilidade minimiza potenciais problemas de suporte ao cliente e consequentemente, reduz os custos de suporte.

Um estudo realizado por Pressman constatou que 80% dos custos durante o ciclo de vida de um software acontecem na fase de manutenção. E para dar uma dramatizada no cenário, o estudo também constatou que a maioria desses custos surge porque necessidades de navegação do usuário não foram previstas ou satisfeitas.

Então colega, é a hora de chegar ao cliente e dizer que “investir em usabilidade ajuda a resolver esses problemas durante a fase de projeto, onde podem ser tratados a um custo muito menor. “

Aumento de vendas

Não estamos falando nenhuma novidade quando afirmamos que uma melhor usabilidade para os clientes faz com que fiquem mais propensos a consumir o produto ou serviço oferecido, não é mesmo?

Vamos aos fatos: mais um estudo realizado pela Creative Good descobriu que proporcionar uma melhor experiência para seus clientes pode aumentar o número de compradores em 40%.

Clique para ver o estudo Are the Product Lists on Your Site Reducing Sales? em pdf.

Outro estudo de UI descobriu que, ao fornecer “informação suficiente para os seus clientes na hora certa” você pode aumentar as vendas em seu site em até 225%. #sonhodeconsumodasempresas

Clique para ver dados importantes na apresentação ROI of UIX.

Conclusão

Agora você já sabe como impressionar o cliente na hora de fechar o projeto! Na reunião é só acrescentar os benefícios de se investir em usabilidade e fazer com que entendam que vantagens não terminam com o usuário. Vão além: um projeto de usabilidade adequado poupa dinheiro em suporte e desenvolvimento e também pode aumentar a receita da empresa com maiores vendas.

Lembre seu cliente de que o tempo e o dinheiro que irá investir hoje em UX fornecerá uma série de benefícios a longo prazo.

Quer ler o artigo na íntegra, clica aqui ó. [Webinsider]

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