Para quem tem blog e deseja inserir anúncios nele

05 de setembro de 2014

Para quem está chegando agora: o seu blog ou site está com boa audiência e você pensa em abrir espaços para inserir banners e tentar monetizar - só que não entende muito bem como funciona a coisa. Comece por aqui.

A publicidade online pode se tornar uma renda extra para blogueiros, profissionais liberais e até empresas que monetizam seus conteúdos e vídeos na internet, você já deve ter ouvido falar.

Para se habilitar a isso, o seu blog precisa ter espaços para exibir anúncios que vão trazer renda para você. Se ele estiver em uma plataforma pública – WordPress, Blogger – você não terá essa flexibilidade e precisaria migrar de um endereço como http://seublog.wordpress.com para algo como http://seublog.com.br, por exemplo.

Ao pensar em inserir espaço para banners você precisa decidir onde posicionar as peças, decisão importante onde é preciso combinar conteúdo e publicidade, sem um atrapalhar o outro e sem confundir o visitante.

Além disso, procure abrir espaço para os formatos que mais têm feito sucesso na web e invista. Mas saiba que para chegar a resultados mais expressivos um requisito básico é ter bastante audiência, do contrário os rendimentos podem ser pequenos demais e o esforço não valer a pena.

As dúvidas são muitas e vamos pode começar por aqui:

O banner

O banner, também chamado de mídia display, é a peça publicitária mais comum. Trata-se da exposição de imagens estáticas ou em movimento com o intuito de divulgar promoções, serviços, empresas, produtos, eventos e outros.

Você pode destinar espaço para um ou mais banners em seu site ou blog, de forma a exibir campanhas para seus clientes ou parceiros, que vão pagar por isso de alguma forma.

Os anúncios podem ser inseridos manualmente no código de seu site ou através de um programa gerenciador de banners. Se você não souber fazer isso com segurança, peça ajuda a quem sabe.

Quem não tem nenhum cliente para anunciar =ou parceiro para promover deve considerar destinar estes espaços para exibir automaticamente campanhas das principais plataformas de anúncios, como o Google Adsense. Há outras opções de programas de afiliados, como a Boo box.

O que você tem a fazer é escolher uma delas, se cadastrar e inserir um código em seu site para que no espaço destinado ao banner entrem os anúncios da rede, que serão exibidos automaticamente. Em seguida vá acompanhando os resultados pelo site da plataforma ou programa de afiliados que escolher. Você vai entender porque ter muita audiência é importante.

Importante: independente do que vai ser exibido em seus banners, você deve usar os formatos padrão. Confira agora os formatos de banners mais utilizados e recomendados atualmente:

  • 728×90 px: muito utilizado no topo de sites e blogs.
  • 300×250: também chamado arroba, esse formato é um dos mais famosos. Muito utilizado na barra lateral, também no início de artigos alinhado à esquerda ou à direita, ou no final em dupla, um ao lado do outro.
  • 300×600: por ser um retângulo vertical grande esse tamanho é, geralmente, utilizado somente nas barras laterais.
  • 336×280: segue a mesma dica de utilização do formato 300×250, porém maior.

Existem outros formatos padrão, porém os citados acima estão entre os mais usados pelos anunciantes. Consulte o site do IAB.

Para ter um melhor resultado em cliques, é importante posicionar os banners em locais estratégicos em seu blog ou site, de forma a não atrapalhar o conteúdo mas buscando maior visibilidade, o que em tese trará mais mais receita.

Mais detalhes sobre o comportamento dos banners

Banner estático. Primeiro modelo que foi veiculado na internet e ainda é o mais utilizado, simples e com imagens fixas. É uma decisão do criador da campanha – em muitas situações, a imagem estática é mais indicada, justamente por ser discreta. O banner estático quando entra em competição com imagens em movimento irá chamar menos a atenção. Por outro lado, um banner com imagem estática irá concorrer menos com o conteúdo de seu blog.

Banner com imagens em movimento. O espaço que você reservou para o banner poderá receber diferentes campanhas, que são exibidas uma de cada vez que a página é formada. Se você usar uma tag, as peças vão se modificar automaticamente.

Keyword banner. Se você usar o Google Adsense, por exemplo, poderá escolher se seu site vai exibir anúncios na forma de mídia display (com imagens) ou na forma de resultado de buscas, na forma de links patrocinados, com palavras relacionadas ao conteúdo da página exibida ou com a palavra-chave que procurou para chegar até uma determinada página. Ou os dois estilos, se preferir.

Banner expansível. Este tipo de banner fica encolhido no formato padrão, mas cresce e toma quase toda a tela. Dá bons resultados, mas cuidado pois incomoda muita gente. É esse o formato que mais se tem reclamação devido à invasão que o usuário sofre – são aquelas imagens que aparecem e cobrem todo o site que você estava vendo simplesmente porque passou o cursor do mouse sobre o espaço do anúncio. Nada mais é do que um anúncio que se estende e se sobrepõe à página pesquisada.

Pop-ups. São uma espécie de banner flutuante, que saltam na frente de quem abre uma página, com o intuito de chamar a atenção para passar uma mensagem extra (ou captar e-mail, curtidas no Facebook, oferecer e-books ou newsletters). É um banner bem notado, mas é invasivo e faz muita gente sair de sua página imediatamente, antes de ver qualquer coisa.

Agora que você conheceu um pouco mais dos principais formatos de publicidade online, comece a testar opções para ver as chances de monetizar seus projetos online. E para atrair público, além de bom conteúdo, você pode também usar outros recursos de divulgação, como e-mail marketing, newsletters e landing pages, fan pages e perfis em redes sociais. Mas isso já é assunto para outro artigo. [Webinsider]

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25 respostas para “Para quem tem blog e deseja inserir anúncios nele”

  1. Hoje em dia os banners caíram em desuso, as pessoas apenas os ignoram

  2. Jonas disse:

    Muito rico seu artigo parceiro , claro e objetivo obrigado.

  3. Infelizmente os banners perderam um pouco sua efetividade. Os americanos chamam este fenômeno de banner blindness.
    Na prática isto acaba encarecendo o custo de uma campanha.

  4. Luiz Rosa disse:

    Obrigado amigo por essa informação!

  5. Catia Rosa disse:

    Gostei muito das dicas, grata!

  6. Everton luiz disse:

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

  7. Na verdade ninguém gosta muito de banner, deve se ter um certo cuidado. Já vi artigos muito legais com baber totalmente fora de contexto

  8. A gente às vezes fica querendo reinventar a roda, desnecessariamente, um artigo cheio de informações como este traz muita agregação de conhecimento!
    parabéns, e obrigado pela sabedoria compartilhada aqui.

  9. Posso estr enganado mas o banner não chama mais tanta atenção . Claro que , tudo depende da forma de trabalho e de sua estratégia , mas acredito que se o site ou blog tiver diversos banners que possa até prejudicar a navegação do mesmo, pode espantar os visitantes.

  10. Òtimas Dicas…. muito bom seu conteúdo, vale lembrar que não é somente com banners que se é possível anunciar em um blog… existem muitas outras possibilidades de vender ficar enchendo o blog de banners e popups e são formas muito mais profissionais!

  11. Parabéns Pelo Artigo, Ótimas Dicas, Eu Vou Começar a Trabalhar Com Google Adesense e Estava COm Muitas Dúvidas, e para foi esclarecedor este post. Valeu ai.

  12. Esse ano optei por começar a trabalhar pela internet, comprei alguns cursos para aprender ser uma empreendedora digital, já aprendi bastante, mas tenho estudo bastante por que meu intuito atualmente é repassar para as pessoas tudo que aprendi, e mostrar que é possível sim ganhar dinheiro trabalhando pela internet honestamente.http://luizavieira.com.br/

  13. Bruna disse:

    gostei das dicas muito boas.

  14. willian disse:

    gostei deste artigo, ele me fez entender umas das dezenas de formas que pode proporcionar renda a um blog,e uma delas é através de divulgação de banners,e ele pode ser muito rentável se usar da forma correta .informação muito valiosa princialmente para pessoas como eu que é iniciante neste ramo. bom mesmo

  15. Fernando disse:

    Um banner é essencial no seu blog, dependendo consegue até ter um bom resultado.

  16. Eduardo Andrade disse:

    Opa ricardo muito boa as dicas sobre anúncios eu quero começar a mexer com o Google Adsense eu estava com muitas dúvidas sobre os tamanhos mais agora que li seu artigo tirou todas as minhas dúvidas.

  17. dependendo do tamanho do banner fica legal nas laterais dos blogs.

  18. Bruno disse:

    Sempre coloco banners nos meus blogs, é sempre bom.

  19. A monetização só funciona se o site em questão receber um numero razoável de visitas.

    Necessário também conduzir quem tiver interesse a uma página com essas informações, de quantas visitas o site recebe mensalmente.

    Dificilmente alguém vai anunciar num site novo ou com poucas visitas, mas enfim!

    Abraços.

  20. João Araújo disse:

    Olá! muito bom seu artigo falando dos banners; acredito que alguns são intrusivos demais e não aconselho ninguém usá-los, como por exemplo o banner expansível, com certeza esse é que faz muita gente sair de um site e nunca mais voltar tamanho sua “agressividade” , portanto muito cuidado com ele.

  21. Regis Duarte disse:

    Artigo interessante, o banner é realmente uma forma bem bacana de monetizar o site, ele com designer envolvente e em um ponto estratégico bome gerar Bons frutos.

  22. Ganhar Dinheiro na Internet disse:

    O banner que mais me traz resultado é no tamanho 300×250. Ótimo artigo!

  23. Gustavo Fernandez disse:

    O mais importante também é como esse Banner é construído! Não pode ser apenas uma imagem! Temos que aplicar os gatilhos do Marketing Digital e atrair o usuário a clicar no Banner! Bom artigo! Valeu!

  24. O mais importante é o Banner não ser intrusivo demais

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