Addio, para quando você se for

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press-addioEssa foi ideia do amigo Thiago Melo, autor de textos na lista dos mais lidos de todos os tempos no Webinsider.

Ele acaba de lançar a Addio, uma plataforma para administrar perfis de falecidos nas redes sociais. E explica como funciona:

“Todos os anos, cresce o número de pessoas que entram nas redes sociais para se comunicar com a família, colegas e amigos e da mesma forma, cresce o número de perfis inativos, uma vez que todos nós morreremos um dia. Quando passamos desta para melhor, o nosso perfil nas redes sociais não é apagado, se tornando muitas vezes um verdadeiro problema.

O Addio (adeus em italiano) é a primeira ferramenta brasileira na internet que promete gerenciar a imagem das pessoas nas redes sociais após a morte. O usuário que se cadastrar poderá escolher por excluir os perfis nas redes sociais ou criar um verdadeiro memorial na internet, com fotos, vídeos, depoimentos e muito mais.

Além de excluir os perfis dos usuários cadastrados, no tempo combinado, a ferramenta oferece também o serviço de publicar até 10 (dez) mensagens públicas e/ou privadas nas redes sociais, para que o usuário possa deixar suas impressões sobre a vida que viveu e até mesmo revelar segredos.

O usuário também poderá deixar cadastrado até 10 (dez) pedidos de perdão, que serão enviados após a sua morte para o amigo cadastrado, que também deverá ter um perfil nas redes sociais.

A ferramenta será gratuita inicialmente para as 1.000 primeiras pessoas que se pré-cadastrarem no sistema e não existe uma previsão para cobrança da ferramenta no Brasil. Estamos levando a ferramenta para outros países da América Latina, e pelo menos no Brasil, não temos interesse em cobrar pelo serviço.

Como funciona a comprovação do óbito?

A comprovação da morte do usuário pode ser feita de duas formas, porém nas duas opções é necessário o envio de documentação oficial, como o atestado de óbito, por exemplo.

A primeira opção de comprovação será feita através do monitoramento das redes sociais, onde será avaliado a atividade do usuário nas redes sociais. Através do envio de e-mails para os clientes que não publicarem nada por mais de três meses, será solicitado uma resposta de que a pessoa está viva.

A segunda opção de comprovação será feita através de três pessoas de confiança do usuário (cadastradas no sistema), que após a morte do amigo, deverão entrar em contato com o serviço, através de uma página indicada, onde será feito o aviso do óbito.

Depois de confirmado, a ferramenta publicará então as mensagens cadastradas pelo usuário nos formatos de texto, vídeo e áudio e depois, no tempo combinado, excluirá os perfis nas redes sociais do usuário ou criará um memorial na internet.

Na ferramenta, o usuário poderá cadastrar também os seus últimos desejos, que serão publicados para os amigos nas redes sociais, e deixar um testamento divertido (não oficial)”.

Desejo sucesso ao Addio e fico curioso em saber como será a adesão em nossa cultura. [Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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