Uma forma não invasiva de aumentar a captura de e-mails

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem já trabalha com e-commerce sabe que uma das formas mais efetivas em gerar vendas é através do e-mail marketing. Entretanto, muitos acabam não executando esta ação pois não possui uma base de e-mails, ou não sabe como capturar endereços eletrônicos de pessoas interessadas.

A maioria das pessoas que tentam ampliar sua base de e-mails acredita que apenas disponibilizando um formulário o cliente irá se cadastrar por livre e espontânea vontade. Além disso, muitas vezes acaba se guiando no modelo dos grandes varejistas online e dispara e-mails diversas vezes ao dia(!!!), sem a menor segmentação e curadoria de conteúdo, simplesmente “jogando goela abaixo” os produtos em promoção.

Acontece que, infelizmente, é muito raro alguém deixar um e-mail no cadastro da newsletter sem ganhar algo em troca. Num geral, a maioria das pessoas que deixam seu endereço no espaço do cadastro fazem isso porque em troca recebem algum brinde, ou um e-book, uma amostra grátis de um serviço ou então um cupom de desconto.

Depois que você conseguiu capturar o e-mail para sua lista, o recomendável que é que você não envie e-mails genéricos. Dependendo da frequência e do conteúdo, é capaz que o número de descadastramentos seja maior que o de cadastros efetuados. A sugestão fica em aliar a venda do produto com conteúdos interessantes para o público, como dicas relacionadas à mercadoria que está em destaque no e-mail.

Agora você deve estar se perguntando “ok, mas como é que eu faço para capturar e-mails para minha lista?”.

Existe um método que considero bem interessante para capturar e-mails sem ser muito agressivo. Trata-se do pop up de saída (ou exit pop up), do qual a caixa aparece na loja quando o visitante está prestes a sair da loja virtual.

Essa técnica difere do pop up de entrada, que explode na tela logo no começo da visitação à página, podendo aumentar a taxa de rejeição principalmente para os ressabiados primeiros visitantes. Além disso, o exit pop up é a uma boa alternativa para quem já está quase perdendo aquele visitante que saiu de mãos abanando.

A partir da captura, basta trabalhar no envio de e-mails que possuam conteúdo e qualidade para aí sim gerar boas vendas e fidelizar clientes no e-commerce. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *