Como fazer um plano de negócios realista para sua startup

Nova Escola de Marketing
20 de abril de 2015

Para começar bem um negócio é preciso planejar com estratégia e veracidade. Quanto mais precisas as informações, melhores as chances de sucesso.

Pretende começar um novo negócio em 2015?

Para que o empreendimento consiga evoluir, é necessário um plano de negócios. Confira sete dicas que listei para ajudá-lo a estruturar seu plano:

1. Números realistas.

Não faça projeções somente para encontrar investidores. É importante que todos estejam alinhados. Elabore os projetos com a equipe, alinhando comprometimento e objetivos internos. É importante que as projeções motivem a equipe, mas que não sejam inalcançáveis, gerando frustração.

2. Defina as principais métricas do seu negócio

As métricas que envolverão sua empresa nos próximos 12 meses não devem ultrapassar três questões.

  • Você está aumentando o número de usuários?
  • Número de operações?
  • Monetização por usuário?

Escolha os pontos que são mais relevantes e trabalhe em cima deles.

3. Determine qual é o propósito do seu negócio

Qual é o problema fundamental que você está tentando resolver? Sua proposta de valor deve ser concisa. Se você tem que usar mais que uma frase, você ainda não definiu bem o seu negócio.

4. Identifique se sua ideia é realmente diferente do que está no mercado hoje

Quem são os seus principais concorrentes e por que seu produto ou serviço é melhor? É mais barato? É um serviço de melhor qualidade? Você usa uma nova abordagem para um velho problema?

5. Escolha o seu time

Queira na sua equipe pessoas que o ajudem a executar um plano bem sucedido e quais perfis necessários eles devem ter para compor o time. Ter pessoas com experiência no mercado que você está entrando, é sempre valioso.

6. Faça uma análise de breakeven

Um bom teste para todo empreendimento é saber quanto tem que vender para pagar os custos de toda operação. Isso te dá uma ideia do quão realistas são suas projeções, quanto dinheiro tem que levantar e se o modelo de negócios é sustentável a médio prazo.

7. Não justifique nada como estratégico

Não use linguagem complexa ao justificar ações ou gastos se não estão diretamente relacionados com as principais métricas que definiu para seu negócio.

Uma vez que tenha o plano de negócios pronto, busque o feedback com pessoas experientes no setor e potenciais investidores, ainda que não esteja buscando financiamento.

E, finalmente, execute! [Webinsider]

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