Para empresas iniciantes em marketing nas redes sociais

Nova Escola de Marketing
08 de junho de 2015

Para montar o quebra-cabeça, vá com calma: elabore um plano, acompanhe a concorrência, entenda seu público, determine horários e esteja preparado para crises.

cuboAs empresas cada vez mais buscam fortalecer a marca dentro das redes sociais, porém muitas ainda cometem erros ao tentar conseguir manter suas páginas e interagir com os consumidores.

O marketing digital quando bem realizado dentro das redes sociais pode trazer grandes retornos no ROI em links patrocinados e retorno em vendas para marcas.

Para isso veja algumas dicas básicas e fundamentais que podem ser determinantes para a empresa ainda insegura de suas ações.

1. Elabore um plano para a empresa

Antes de começar qualquer trabalho é preciso determinar o que será feito – quais as redes sociais a serem trabalhadas, entender o seu público, que informações serão divulgadas e onde se pretende chegar.

É primordial criar um plano de divulgação e analisar com cautela o interesse que seu conteúdo poderá ter junto ao público – esse mesmo público que está antenado também com o que a concorrência está falando e compara com as informações que sua marca está trabalhando dentro das redes sociais.

Dentro das redes sociais você pode falar com todo o seu público, clientes e fornecedores. Além de todas as redes que dão visibilidade para a empresa, criar anúncios pagos também traz maiores resultados. Redes sociais como Instagram e Foursquare também lançaram serviços de anúncios pagos que podem trazer exposição a um custo mais baixo e com poucos anunciantes.

2. Saiba o que a concorrência está falando

É importante saber o que seu concorrente está fazendo dentro das redes sociais para tomar como base de conhecimento estratégico futuro. Também é através dos concorrentes e suas ações que você poderá criar ideias de envolver e se aproximar cada vez mais do seu objetivo. Não use tudo como exemplo ou cópia, mas como conhecimento para pensar em como ser diferente.

Não crie uma ação, promoção ou anúncio somente porque seu concorrente o fez, pois em primeiro lugar está seu público e é exatamente ele que você terá que procurar e fidelizar. Saiba fazer o melhor marketing do que o seu concorrente, procure usar o momento certo e agir de forma a se diferenciar. Com transparência, de forma a chamar atenção para a sua marca e seu serviço.

3. Interaja com seu público

O ideal é que as empresas criem canais diferentes para conversar com seu público, sejam eles consumidores, clientes ou fornecedores. Pelo menos, a empresa precisa estar no Facebook, Twitter, LinkedIn e no Google+.

A maior parte do público em geral está concentrado hoje no Facebook e Twitter, com as contas integradas a grande parte dos assuntos que são compartilhados no perfil do Facebook e no LinkedIn pelos consumidores, clientes e fornecedores, também compartilhados no Twitter.

Esteja sempre presente com informações pertinentes ao seu público, crie campanhas, anúncios, promoções que rendam compartilhamentos, curtidas e outras interações.

Permita troca de ideias entre fornecedores e consumidores, procure saber o que eles pensam sobre o seu serviço e sua marca, busque melhorias através da opinião deles e os beneficiem com gratidão sempre.

4. Horário para atualizar as redes sociais

É preciso criar um planejamento de publicações a serão trabalhados e seguir um calendário com dias e horários mais apropriados para interagir com o seu público. Essa interação irá alavancar os resultados de conteúdos e gerar leads. É aí que a concorrência irá dançar – você precisa saber os horários que o seu conteúdo não terá concorrência e que seu leitor está mais propício a ler e interagir com você.

Identifique, através de testes, o horário mais apropriado para publicar informações sobre sua marca. Desse modo você poderá planejar e trabalhar assuntos estratégicos e interessantes ao seu leitor, abastecendo informações de forma certeira e trazendo maior interação, sem deixar de respeitar a rotina do seu público em geral de acordo com os perfis com quem a empresa quer conversar.

5. Saiba lidar com as crises nas redes sociais

Qualquer empresa corre risco de crise da imagem, já que as redes sociais possibilitam grande interação e problemas podem aparecer quando menos se espera.

Quando isso acontecer, se acontecer, tenha agilidade. As denúncias proliferam e cada minuto desperdiçado pode trazer centenas de exposições negativas. Mas não há com o que se desesperar seja sincero com seu público, mostra como a empresa é séria, ética e transparente. Organize uma ação conjunta e uma resposta única e verdadeira que não irá decepcionar, assuma o erro e procure sair da melhor forma possível. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

Avalie este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone

3 respostas para “Para empresas iniciantes em marketing nas redes sociais”

  1. Todos esses conhecimentos abordados fazem uma grande diferença. Mas acredito que o principal de todos é a atitude.Pois já vi tantos projetos espetaculares e planejamentos excepcionais, mas que infelizmente não saíram do “papel”.

  2. O sucesso de uma estratégia é obter o melhor de cada departamento da empresa.

  3. Guia Importador disse:

    Muitas empresas se prendem apenas em analisar a concorrência, o que já comentei em outro artigo aqui do WebInsider, o mais importante é “Saber falar com cada rede, trabalhar o tom e a linguagem.”..
    Você pode ter a melhore estratégia, se não souber falar com cada rede, você precisará contar com a sorte para ter sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *