Quanto vale um pacote de internet?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
A nova lógica das campanhas políticas

washingtonA “Sociedade da Informação”, na qual todas as pessoas conseguem se comunicar o tempo todo praticamente em toda parte do mundo habitável, consagrou o uso da internet móvel como bem de consumo essencial para o cidadão. Assim como a água e a eletricidade, guardadas as devidas proporções.

Que a internet móvel no Brasil é cara e de má qualidade isso não é novidade para ninguém.

Quanto vale um pacote de internet?

Mas, afinal, quanto vale um pacote de internet?

Acostumadas a deitar e rolar no bolso do brasileiro, o céu tem sido o limite para as operadoras e o Brasil um verdadeiro paraíso, em razão da ineficiência da tutela jurisdicional, que é lenta demais, e da regulação, que é titubeante em coibir excessos.

Sem efetividade, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações vez por outra multa as operadoras, que por sua vez vão discutir o valor da multa por décadas na Justiça Federal atolada em processos. O resultado desse imbróglio deixa o consumidor dormindo no sereno, como diz o adágio popular.

Some-se a isso a propaganda agressiva de todas as operadoras, prometendo serviços incompatíveis com a realidade, dito ilimitados. Há ainda a carga tributária escorchante que as empresas brasileiras e cidadãos em geral são submetidos e tem-se o quadro de desalento e cilício imposto ao indefeso consumidor brasileiro de telecomunicações.

Fiscalizar, mas não muito

Criada em 1997 para ser uma agência reguladora, a Anatel ao longo do tempo foi se distanciando de seu principal mister, qual seja, fiscalizar. Eis que o uso excessivo do laissez faire – deixar o mercado se ajustar – conduziu a uma situação de afrouxamento das obrigações das operadoras com o consumidor.

Tal doutrina liberal funcionou por um tempo enquanto havia competição com melhoria real de qualidade entre as operadoras. Eu mesmo mudei de operadora algumas vezes no passado e senti diferença positiva em custo e qualidade. Hoje mudar é trocar seis por meia dúzia, ou por três.

Não há como dissociar dessa análise dois fatores inesperados para as operadoras que agravaram ainda mais o quadro atual: o uso crescente de aplicativos como o WhatsApp e o aprofundamento da crise financeira que assola o Brasil, que acabaram por impactar negativamente as receitas das operadoras.

Por essas e outras, a situação começa a ficar insustentável financeiramente para muitas, seja por dívidas que se acumulam há anos com difícil possibilidade de reestruturação, seja pela pressão exercida pelas matrizes estrangeiras que exigem lucros e dividendos, aviltando ainda mais os investimentos tão importantes para manutenção e expansão da rede – fato que leva a um ciclo vicioso, fragilizando ainda mais a qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras.

Recentemente, mais uma vez o assunto da pauta voltou a ser o bloqueio de dados pelas operadoras, que sistematicamente vêm aumentando o preço dos pacotes de dados. Na prática, o bloqueio é uma maneira de forçar o consumidor a migrar para um pacote mais caro.

As operadoras têm uma certa razão quando argumentam que banda é custo, e esse custo alguém tem que pagar. Um eventual aumento até seria plausível, se a internet móvel tivesse qualidade e as operadoras estivessem cumprindo as metas de universalização (chegando a áreas rurais de municípios carentes e distantes).

Contudo, isso não ocorre e prejudica muito o país, haja vista a internet ser ferramenta de promoção social, educação e cidadania, especialmente em comunidades carentes.

Prêmio à ineficiência

Cabe destacar que o papel social a que se obrigaram a desempenhar por força do contrato de concessão de um serviço público essencial à sociedade há tempos jaz esquecido. Por isso, entendo que validar que cobrem mais por um serviço de péssima qualidade é ilegal, especialmente por ferir o Marco Civil da Internet, distinguindo os tipos de conteúdo, como algumas operadoras pretendem fazer.

Por conta disso, permitir o aumento de tarifas, além de prejudicar a todos os brasileiros, premia a ineficiência, aprofunda a crise financeira e piora o problema já instalado. Penso, pelos fatos acima descritos, que hoje no Brasil, ninguém sabe ao certo o preço justo de um plano de internet, e isso é muito grave.

Seja como for, uma coisa é certa, quanto mais se adiam os ajustes necessários à normalização do mercado, tanto mais drásticas serão as consequências para o governo federal, para as operadoras e para a sociedade que tanto precisa do serviço. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2015/07/27/regulamentar-uber-e-questao-de-respeito-ao-cidadao/

Dane Avanzi é advogado, empresário de telecomunicações e presidente da Aerbras – Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil., consultoria especializada em radiocomunicação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *