A promessa não cumprida dos primeiros dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

In Hsieh

24 de Dezembro de 1999, véspera do primeiro grande Natal do ecommerce brasileiro. Havia entrado na empresa há pouco mais de um mês e meio. Para ser mais exato, comecei no mesmo dia em que o website mudou de nome.



Naquela altura, já não se podia fazer muito com relação aos atrasos dos pedidos, pois tudo que poderia chegar a tempo já deveria estar nas ruas. A grande loucura das compras urgentes ficou para trás e a equipe toda estava repondo as energias para voltar ao trabalho na segunda–feira.



Porém, uma outra pendência não poderia esperar: os e–mails dos clientes. Com os atrasos na entrega, o atendimento subdimensionado e a falta de um sistema automatizado (ainda era Outlook), a quantidade de mensagens recebidas explodiu.



Uma experiência anterior em lidar com grande volume de reclamações em um provedor ineficiente ensinou–me uma coisa: se não poderia resolver o problema, pelo menos deveria dar algum retorno, ao menos, um sinal de vida.



Resultado: algumas boas horas sozinho naquela véspera de Natal respondendo e–mails. Lá pelas 7 horas da noite daquele dia, a força de vontade sucumbiu diante da frustração. Era a mensagem de uma senhora contando que aquele seria o primeiro ano que deixaria seu netinho triste, porque ainda não havia recebido o presente comprado pela internet. E pelo horário, não receberia mesmo.



Foi praticamente uma facada no coração e na crença nesse novo mercado. Por muito pouco aquele não foi meu último Natal trabalhando com ecommerce. Muitas outras histórias vieram depois, certamente não tão dramáticas, mas, sempre com a vovó que não conseguiu dar seu presente ao netinho em mente. [Webinsider]



Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *