Webservices e SOA se encaixam perfeitamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tarcila Steter

Como vimos nos artigos anteriores (ao lado), a tecnologia webservices foi criada há cerca de três anos por um consórcio de empresas, com o objetivo de desenvolver uma solução flexível e multiplataforma que permitisse a aplicação dos conceitos da Arquitetura Orientada a Serviços, ou SOA.



O conceito base da Arquitetura Orientada a Serviços é o desenvolvimento de sistemas e aplicações que reflitam os processos de negócio da empresa, de modo que cada etapa esteja encapsulada de forma independente e os componentes se comuniquem através de controladores de disponibilidade, de requisição e de entrega.



Apesar das idéias do SOA estarem bem definidas desde o início dos anos 90, as premissas da Arquitetura Orientada a Serviços vinham sendo adotados apenas parcialmente, focando apenas no âmbito interno das organizações devido à dificuldade de implementação dos conceitos de independência de localização e de flexibilidade dos dados.



Por esse motivo, havia grandes dificuldades para desenhar arquiteturas de sistemas simples que adotassem o SOA. A tecnologia dos webservices é a primeira com potencial para catalizar a implementação do SOA em ambientes de múltiplas organizações.



Enquanto o SOA tem como fim realizar uma tecnologia neutra (independência de plataforma, linguagem de programação e framework), com independência de localização, informações interoperáveis e distribuídas de forma flexível através do ecossistema das organizações, os webservices são definidos como um conjunto de padrões (SOAP, UDDI, XML, …) integrados para atingir tal fim.



Web Services e SOA se encaixam perfeitamente. A habilidade de encapsulamento de regras de negócio de qualquer granularidade e a natureza dos webservices formam o cenário tecnológico ideal para os criadores do SOA.



Em uma situação ideal do SOA, os webservices podem predefinir e normatizar funções de negócio em um único servidor de aplicações, permitindo fácil acesso para qualquer outro webservice autorizado componente de aplicações de clientes e fornecedores.



Webservices podem também suportar efetivamente os processos de SOA, nos quais os serviços são o resultado em tempo de execução, de uma composição de interações entre os diversos componentes/aplicações existentes.



O principal benefício é o reaproveitamento dos sistemas legados da empresa, sem a necessidade de reescrever uma única linha de código já existente. Ficam disponíveis para a empresa as informações existentes nos legados, a um custo inimaginável alguns anos atrás. [Webinsider]



…………………………………………………………………………


Tarcila Steter, autora deste artigo, complementa o workshop Webservices: integração como palavra–chave no dia 15 de novembro, dentro da programação dos Cursos Webinsider.

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *