Portais corporativos ajudam empresas em fusão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Saulo Figueiredo

Com certa freqüência tenho visitado e trabalhado para empresas em processos de fusão. Nessas minhas “andanças” corporativas, pude presenciar inúmeros casos de empresas nesta situação que encontraram nos portais corporativos uma saída bastante interessante para superar muitos desafios e outras que infelizmente não escolheram esta opção.

Estas visitas e observações me permitiram pensar em uma abordagem de valor que chamei de Tecnologia Amiga dos Processos de Fusão, que dependendo da cultura organizacional e de outros fatores, a partir das intranets de terceira geração, tem muito a colaborar ao sucesso dos processos de fusão tão complexos e importantes.

O que me estimulou foi perceber que muitos dos processos de fusão e aquisição de empresas ainda não são conduzidos à luz da gestão do conhecimento e que muito da sinergia necessária ao sucesso da própria fusão se perde ou acaba não sendo produzida, resultado, sobretudo de certa desatenção, falta de recursos adequados e despreparo gerencial.

Uma das medidas importantes a serem tomadas por empresas que se fundem, relacionada ao emprego favorável da tecnologia da informação em apoio ao processo, é transformar os funcionários em empreendedores das próprias iniciativas de construção do conhecimento.

Para que os funcionários se tornem gerentes das próprias iniciativas de construção do conhecimento organizacional, muito mais que acumular informações, as empresas precisam provê–los com uma infra–estrutura tecnológica que facilite a obtenção, o manuseio, a troca, a contextualização e a utilização destas informações dentro do contexto de negócios, respeitando as individualidades de cada um.

Pretendo demonstrar como um portal corporativo concebido para atender desafios de acesso a informação pode ir além e se transformar em um rico e personalizado ambiente de trabalho, capaz de responder às demandas de gestão do conhecimento e aos desafios encontrados por empresas em estágios de fusão, transformando–se em um local de ação, acesso, encontro, colaboração e de comunicação, todos favoráveis em vários aspectos à obtenção de sinergia, integração dos recursos humanos e aplicação do capital intelectual.

De que adianta uma excelente oportunidade de fusão, verificada sob o aspecto estratégico, sem um plano capaz de promover a integração necessária entre as pessoas originadas de diferentes empresas? De que adianta uma excelente fusão do ponto de vista técnico, se não houver um plano capaz de aproveitar o melhor de cada pessoa e aproveitar o potencial de cada talento humano? De que vale uma excelente oportunidade de fusão sem um plano capaz de mobilizar e tornar o conhecimento compartilhável entre as pessoas? De que vale um plano de fusão, se na hora de decidir quem permanecerá na empresa prevalece a força política e não a competência humana?

Como evitar então que as pessoas se sintam desmotivadas pelas mudanças provocadas pela fusão? Como estimular as pessoas chaves para que continuem aplicando e produzindo o conhecimento e continuem aprendendo e ensinando? O sucesso será alcançado se muitos talentos chaves forem embora? Como obter a retenção do melhor conhecimento e evitar que deixem a companhia?

Seguindo este caminho de questionamentos consegui esboçar algumas iniciativas em benefício dos processos de fusão. Descobri alguns dos muitos desafios enfrentados pelos departamentos frente aos processos de fusão e percebi que os portais corporativos e a tecnologia amiga dos processos de fusão apoiaria simultaneamente o alcance dos fatores críticos de sucesso e a superação da maioria dos desafios relacionados abaixo.

Constatei também que o que chamei de tecnologia de fusão é tanto útil aos processos de fusão quanto às empresas preocupadas com a gestão do conhecimento. Desde então, defendo que a gestão do conhecimento antecipada às fusões apóia estes processos, gerando a integração e a colaboração em torno do conhecimento que o êxito delas tanto requer, facilitando também o alcance dos resultados que as motivou.

Alguns fatores críticos ao sucesso dos processos de fusão

– Eliminar as diferenças culturais existentes
– Fundir culturas
– Gerir metas e objetivos
– Gerir expectativas
– Gerir competências
– Prover alinhamento estratégico e obter sinergia
– Criar cultura favorável
– Gerir mudanças e gestão de melhores práticas
– Gerir conhecimento
– Obter sinergia e engajamento
– Alinhar os programas de RH com as pretensões e alvos da corporação
– Integrar as pessoas e reter os melhores profissionais
– Prover e integrar ferramentas de trabalho
– Promover a nova cultura e o que se deseja dela etc.

Desafios impostos pelos processos de fusão à gestão do conhecimento



– Reter os melhores profissionais
– Evitar evasões do conhecimento
– Alocar as pessoas certas nos locais certos
– Agilizar as trocas de informações e conhecimentos entre os funcionários
– Prover infra–estrutura adequada que mantenha a produção, uso e entrega do conhecimento
– Atender as novas demandas de conhecimento requeridas pelo processo de fusão etc.

Desafios impostos pelos processos de fusão ao pessoal de Marketing e da Comunicação

– Enfatizar os valores, visão e missão da nova empresa
– Criar uma estratégia de comunicação interna que seja capaz de facilitar o alcance dos alvos do processo de fusão
– Consolidar a imagem da nova empresa (marca, produtos, serviços) externamente
– Criar canais eficazes de comunicação com os stakeholders da empresa etc.

Desafios impostos pelos processos de fusão ao pessoal de Recursos Humanos

– Preocupar–se com as pessoas e o clima organizacional
– Conduzir de maneira exemplar as demissões (se houver)
– Gerir os pedidos de demissão
– Conhecer as pessoas chaves e seus processos
– Monitorar e orientar estilos de liderança e atuação coerente da gerência
– Criar planos de retenção e atração de talentos
– Equacionar a remuneração das pessoas das duas empresas
– Acompanhar os conflitos entre culturas
– Reconhecer atitudes e posturas favoráveis
– Alinhar planos capacitação e treinamento com a estratégia e desafios novos
– Elaborar planos de recolocação e re–seleção – a pessoa certa no local certo
– Identificar necessidades de conhecimento que apóiem o sucesso da fusão
– Apoiar a empresa e seus funcionários na obtenção do conhecimento necessário ao sucesso empresarial etc.

Desafios impostos pelos processos de fusão ao pessoal de TI

– Integrar aplicações e soluções de software de diversos fornecedores
– Conviver com mais de uma solução de ERP, CRM, SCM etc

– Adotar ferramentas de colaboração, gestão de informações, e–learning, mensageria etc, favorecendo não só os processos e a fusão em si, mas também a própria gestão do conhecimento
– Aumento considerável das tarefas: atender as novas demandas etc.

Muitas das questões acima, além de desafios da gestão dos processos de fusão, são também desafios da gestão do conhecimento. A idéia deste artigo é então demonstrar como os portais corporativos e a tecnologia amiga da fusão podem ajudar a superar os desafios acima, de modo a facilitar a obtenção de resultados satisfatórios dos processos de fusão e coerente com a gestão do conhecimento tão vital.

O portal corporativo é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para apoiar processos de fusão. A partir deles, as empresas podem conseguir muitos resultados diferentes em benefício da fusão e da própria gestão do conhecimento. A adoção do BtoE (business to employee), por exemplo, provê a cada trabalhador do conhecimento informações úteis para execução do trabalho, facilita a integração entre as pessoas, viabiliza e otimiza a colaboração entre elas, personaliza o ambiente trabalho, consolida uma identidade visual única para a empresa resultante da fusão, elimina parte da confusão gerada pelo processo de fusão, entre muitos outros benefícios. Com a criação de um portal tipo BtoE, a área de Recursos Humanos consegue disponibilizar aos funcionários informações personalizadas sobre benefícios, treinamento, salários, carreira, férias, oportunidades de promoção, cursos, avaliação de desempenho, remuneração e muito mais.

Melhorando a produtividade dos funcionários, o portal corporativo agiliza o acesso às informações críticas à execução do trabalho, reduz o uso do telefone para resolução de dúvidas que passam a ser respondidas e ou encontradas eletronicamente, evitando que os funcionários desviem a atenção de suas atividades principais, além de poupar tempo deles pela localização facilitada das informações.

Você já parou para pensar sobre quanto tempo as pessoas perdem respondendo a dúvidas básicas cujas respostas poderiam estar na intranet? Quando um funcionário liga para a área de recursos humanos perguntando sobre o vencimento de suas férias, por exemplo, além de ocupar um profissional do outro lado da linha, ele também se ocupa deixando de se dedicar a sua atividade principal. Agora tente imaginar a confusão causada pelos processos de fusão e a demanda por informação que estes processos geram.

Não tenho dúvidas que os portais corporativos podem tornar menos traumáticos os processos de fusão. Uma das muitas maneiras seria prover ferramentas que respondem aos desafios de carreira, de prontidão de respostas e de entrega do conhecimento, de realocação interna, identificação de peritos e talentos para promoção, ocupação de cargos, funções novas ou treinamento, todas tarefas comuns e importantes em períodos de fusão.

Os portais corporativos e toda a tecnologia amiga da fusão integradas neles permitem que os funcionários passem a ter acesso e administrar, atualizar e organizar os próprios recursos de informação.

Ambientes competitivos exigem informações sob medida. É preciso adotar ferramentas que permitam aos funcionários escolher e organizar funcionalidades de acesso a informações, de acordo com suas atividades, respeitando suas necessidades individuais. Neste caso, poderosos softwares se encarregam, de maneira automática e perene, de munir e atualizar com conteúdos relevantes os agentes inteligentes, as taxonomias e outras metáforas de busca e de organização de informações criadas pelos próprios funcionários.

O provimento de informações sobre a evolução do próprio processo de fusão e o comunicado constante do que se espera de cada talento e das áreas de negócios, agilizando o processo de comunicação em prol da fusão, são outros exemplos práticos de benefícios que um portal corporativo pode trazer. Neste caso, a área de comunicação da empresa, como a principal fonte de divulgação de políticas, informações e regulamentos da companhia, consegue mais facilmente diminuir ruídos indesejados e enfraquecer a famosa “rádio peão”, que muitas vezes atrapalha os processos de fusão pela instabilidade que gera.

A ansiedade e a desinformação muitas vezes causadas não fazem bem às pessoas e ao trabalho. O sucesso de qualquer fusão empresarial requer políticas claras e notícias constantes, tornando a comunicação corporativa essencial ao êxito da fusão.

A partir de um portal corporativo, a empresa pode entregar mensagens, conteúdos e notícias personalizadas aos funcionários, par e passo com a realidade e no contexto da evolução do processo. As informações podem ser então dirigidas a uma pessoa, função, área, comunidade de prática ou a grupos específicos de empregados. Softwares inteligentes controlam quem vê e acessa o quê a partir de perfis individuais, evitando a criação e a manutenção de múltiplos sites para atender diferentes pessoas, comunidades ou áreas da empresa.

Portais corporativos são capazes de fortalecer e modelar uma cultura organizacional e empreendedora nova, podendo se consolidar como fonte oficial confiável de mensagens e notícias sobre a estratégia da empresa. É preciso se lembrar que muitas vezes o sucesso da fusão está associado à coerência das ações e a unificação e preservação desta identidade única da empresa.

Na seqüência deste artigo (veja ao lado, no alto)) vamos detalhar como os portais corporativos e toda a “parafernália” de software podem ser utilizados de modo a desempenhar um papel favorável aos processos de fusão e de gestão do conhecimento em geral. [Webinsider]


Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. estou precisando de idéias de temas para meu tcc,estou no segundo semestre e já estou pensando nisso ,aguardo sua resposta

  2. Gostei muito do artigo.
    Estou iniciando meu TCC sobre fusão de empresas e a readaptação dos funcionários.
    Gostaria de alguma indicação sobre autores e artigos que tratem do assunto. Encontrei pouca coisa sobre o mesmo. Obrigada.

  3. Adorei o artigo.

    Estou fazendo meu TCC sobre fusão e o processo de comunicação dentro das empreas. Podem me indicar livros, ou sites e artigos sobre o tema. Muito dificil de achar.

    Obrigada.

  4. Gostei muito do artigo.
    Estou fazendo meu TCC sobre fusão de empresas e a readaptação dos funcionários.
    Gostaria de alguma indicação sobre autores e artigos que tratem do assunto. Encontrei pouca coisa sobre o mesmo. Obrigada.

  5. estou fazendo um trbalho sobre reunião de fusão de empresas na faculdade e preciso de apoio vcs poderiam me indicar alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *