iPOd: 1,4 milhão de unidades, mercado imaturo

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O ESTILETE, por Sergio Kulpas

iPod completa dois anos

No final de novembro de 2001, a Apple lançou um aparelhinho de linhas elegantes chamado iPod. Pesava pouco mais de 180 gramas e podia armazenar até 1.000 músicas. Já existiam players de MP3 na época, mas na equação “maior quantidade de músicas no menor espaço físico”, o iPod era imbatível – apesar do preço salgado.



De lá para cá, 1,4 milhão de unidades foram vendidas, e a maquininha vem agora em três modelos, a mais poderosa delas capaz de arquivar 10.000 músicas – e a US$ 500, o preço continua salgado.



A Apple tenta segurar uma boa posição no quebradiço mercado de música digital com a dobradinha iPod–iTunes. Mas a decisão recente de abrir o software para usuários de Windows pode significar que a Apple vai perder esse filão – e não será a primeira vez na história das inovações tecnológicas. Veja mais, em inglês, no New York Times

O totalitarismo está morto. Todo o poder ao povo digital! (na TV)


Não é só aqui que a qualidade da programação da televisão é tema para debates acalorados. Na Inglaterra o horror acadêmico ao gosto do público é antigo, como quase tudo no país. A inteligentsia inglesa tem aversão a tudo que não seja “educativo” na TV.



O momento pós–BBC agudiza essa crítica: agora a Inglaterra é mais um país a viver a explosão da oferta em televisão. Por um lado, caiu uma ditadura de bom–tom televisual, de padrões muito conservadores. Por outro, aumenta a reação contra a miríade de “TVs–tablóide”, com programas apelativos.



Um artigo interessante sobre a encruzilhada da TV inglesa pode ser visto no
The Observer

Miro vai chamar as operadoras de telefonia para discutir TV digital



As empresas de serviço de telefonia fixa e móvel serão chamadas para discutir a implantação da TV Digital no país. A informação foi dada nesta sexta–feira (28/11), pelo ministro das Comunicações, Miro Teixeira, durante o seminário “As telecomunicações na recuperação da economia”, promovido pela Câmara de Comércio Americano, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.



Para promover as discussões sobre o melhor modelo a ser adotado no país, o governo federal está criando um Conselho Gestor, que será presidido por Miro Teixeira. Veja mais, no World Telecom

Em Portugal, a SMS TV inova na união entre televisão e celular


A SMS TV de Portugal oferece um inusitado casamento entre as mensagens curtas entre celulares pelo sistema SMS e o conteúdo de TV. Toda uma programação foi desenvolvida para permitir que os usuários participem e opinem sobre o que está sendo exibido. Telenovelas interativas, fóruns de debates, entrevistas, videoclipes e outros programas em um canal 24 horas, que funciona através da TV Cabo.



A iniciativa conta com o patrocínio das principais operadoras portuguesas de telefonia TMN–Portugal Telecom, Optimus (grupo Sonae) e Vodafone. Veja mais, em espanhol, no
Media Briefing

Motion Picture Association dá mais uma rasteira no consumidor



Sob influência do lobby da associação dos estúdios de Hollywood, a famigerada MPAA, o Legislativo do estado de Ohio aprovou uma lei que, entre outras coisas, torna ilegal fazer qualquer gravação de vídeo dentro de um cinema ou loja onde estiver passando um filme (na tela ou em uma TV).



Agora, entrar em uma loja que venda artigos de vídeo e apertar a tecla Record de uma camcorder, câmera digital ou PDA é crime em Ohio. E até mesmo o faxineiro do estabelecimento pode deter o criminoso e chamar a polícia. Para ser condenado, nem é necessário realmente usar o equipamento para gravar um filme que esteja sendo exibido no local. A lei aguarda a assinatura do governador Robert Taft para entrar em efeito.



Veja mais, em inglês, no Slashdot

Blecaute nos EUA e Canadá mostra fragilidade da internet



A Renesys, empresa que monitora a web na América do Norte, analisou o desempenho da rede durante o blecaute ocorrido em agosto. Em seu relatório, a Renesys diz que a internet precisa de mais investimentos antes que possa substituir o sistema telefônico como estrutura primária de comunicação.



Segundo a empresa, o blecaute não derrubou os principais elementos da rede mundial de computadores – os backbones, que são os grandes canais de tráfego de dados –, mas cortou conexões de internet em bancos, hospitais e milhares de empresas.



O blecaute afetou o acesso à internet em mais de 9.700 redes, pertencentes a mais de 3.500 empresas e organizações. Das mais de 3.000 redes que tiveram “conectividade anormal”, mais de 2.000 passaram por paralisações com quatro horas ou mais, e mais de 1.400 perderam suas conexões por 12 horas ou mais. Algumas redes ficaram sem acesso à internet por até 48 horas, segundo o relatório. Veja mais na
Folha Online

Pesquisadores criam rede de 40 Gigabits por segundo



Esta semana, o Departmento de Energia dos Estados Unidos destinou uma verba de cerca de US$ 4,5 milhões ao Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL) para o desenvolvimento de uma rede de alta velocidade chamada Science UltraNet, revolucionando todo o processo de transferência de grandes quantidades de dados.



De acordo com dirigentes do ORNL, o protótipo da nova rede deverá operar à velocidade de 40 Gigabits por segundo (Gbps), cerca de 800 mil vezes mais rápida que a mais veloz conexão existente, de 56 mil por segundo. Veja mais no
World Telecom

Publicidade é mais eficiente com internet no mix

Um estudo realizado pela Journaldunet mostra uma forte complementaridade entre a internet e os meios tradicionais na eficiência da publicidade. O estudo analisa o impacto da publicidade digital, seu peso no mix de marketing e, acima de tudo, sua eficácia como veículo de anúncios. Segundo o estudo, um terço da população acima de 15 anos só recebe influência dos meios de massa (TV, rádio, publicações impressas). Mas 46,1% dos espectadores de TV usam regularmente a web.



Veja mais, em espanhol, no
Media Briefing

Knight Ridder e Washington Post Co. investem em site de relacionamentos



As empresas contribuíram com US$ 6,3 milhões para financiar o site, que oferece “classificados pessoa–a–pessoa”. Similar ao Friendster, O Tribe.net é um site de relacionamentos onde pessoas com interesses comuns podem se encontrar e formar comunidades, que variam de ex–alunos de faculdade até apreciadores de vinho. O interesse para as empresas jornalísticas é que os usuários podem colocar anúncios voltados para suas comunidades –– de empregos, carros, móveis e outros itens



Leia mais, em inglês, no
Editor and Publisher

Problema dos macacos está cada vez pior no Brasil, diz Homer Simpson



O seriado Os Simpsons voltou a satirizar o Brasil, um ano após ter causado controvérsia pela forma como apresentou o Rio de Janeiro em um episódio. No último final de semana, o personagem Homer Simpson, ao discutir com a família aonde deveriam ir nas férias, diz: “Adoraria voltar ao Brasil, mas parece que o problema dos macacos está cada vez pior por lá”. A Secretaria de Turismo do Rio ameaçou processar a Fox pelas “ofensas” do episódio de um ano atrás.



Fonte:
Folha de S. Paulo

Empresas brasileiras poderão ter seus canais de TV via internet



Na última terça–feira foi realizada a transmissão oficial simultânea e em tempo real da Internet Protocol TV (IP.TV), a primeira operadora de redes e canais de TV digital interativa por IP do mundo. Ela permitirá a organizações, públicas ou privadas, montarem seus canais de TV interativos, trafegando imagens, sons e dados por satélite e redes IP, isto é, via internet. O investimento médio mensal para usá–la 24 horas por dia é de US$ 11.500. Para transmitir e receber a IP.TV basta uma pequena antena parabólica e a instalação de um software multimídia para a interação.



Fonte: Diário de S. Paulo

Grandes redes de TV dos EUA estão perdendo público masculino jovem



Segundo dados da Nielsen Media Research, os homens jovens estão deixando de assistir a TV aberta. A faixa entre 18 e 34 anos, considerado um “filé” por todos os veículos, está abandonando o hábito de ver televisão –– algo que apavora os executivos das grandes redes. As redes, por sinal, estão acusando a Nielsen de erros em sua avaliação de audiência. A Nielsen sustenta que os homens abaixo de 35 anos estão assistindo 6% menos TV este ano. No horário nobre, a queda chega a 7,7%. Os canais pagos, como a HBO, sofreram as maiores perdas. Os canais que funcionam com anúncios, mesmo na TV a cabo, se saíram melhor. É o caso da MTV.



Um fator considerado é que os homens jovens nos EUA tendem a assistir TV em grupos, fora de casa (em bares ou alojamentos estudantis). A Nielsen também atribui o declínio na audiência ao crescimento da popularidade de videogames e DVDs.



Leia mais, em inglês, no Los Angeles Times (cadastramento obrigatório)

Brasileiros gastam 3h33min mensais com aplicativos de internet



Os internautas residenciais brasileiros estão entre os maiores usuários de aplicativos web do mundo, deixando para trás os norte–americanos. Em outubro, eles gastaram em média 3h33min com media players, software de mensagens instantâneas, programas de troca de arquivos e telefonia via internet, entre outros, de acordo com o Ibope/NetRatings.
No Brasil, 5,7 milhões de internautas utilizaram aplicativos de internet em outubro. Entre os mais usados estão o Windows Media Player, com 3,4 milhões de usuários, o MSN Messenger (1,58 milhão) e o ICQ (1,5 milhão). O tempo médio de uso destes aplicativos varia entre 46 minutos (Windows Media Player) e 2h53min mensais, no caso do Yahoo Messenger.



Leia mais na Folha Online [Webinsider]

Artigos de autores diversos.

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