Conheça o Kurumin, Linux à brasileira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Alexandre Figueiredo

Em fevereiro do ano passado, Carlos Morimoto, mantenedor do Guia do Hardware (GdH), criou uma distribuição chamada Kurumin, baseada no Knoppix e este no Debian. Isso quer dizer que possui compatibilidade com os pacotes destas distribuições.



Segundo Morimoto, o seu trabalho no Kurumin se concentra em aperfeiçoar uma plataforma que já existe, ao invés de reinventar a roda desenvolvendo um novo sistema de pacotes ou novas ferramentas de configuração, por exemplo. O contrário do que outras distribuições têm feito.



“No início eu queria desenvolver um sistema de boot para o CD–ROM do Guia do Hardware, para que fosse possível visualizar o conteúdo do CD mesmo numa máquina sem sistema operacional. O CD tem basicamente um monte de páginas em html com as matérias do site e arquivos em PDF com os meus e–books. Pensei que não seria difícil fazer uma personalização do Knoppix com menos de 200 MB para caber no CD–ROM”, explica Morimoto em uma entrevista a usuários do sistema no fórum do seu site.



Ele gostou do que criou e mostrou a toda a comunidade. O pessoal gostou e hoje o Kurumin recebe o apoio de diversos fãs, no ciclo virtuoso do software livre: recebe as críticas, positivas ou negativas, e lança uma nova versão com as correções.



“As metas passaram a ser: dar um bom suporte a plug–ins, áudio e vídeo. Em seguida veio a preocupação com o suporte a softmodems, tão negligenciado em outras distribuições, o suporte a aplicativos como o VMware, games 3D, um melhor suporte à impressão, mais aplicativos instaláveis através de ícones mágicos, servidores… Isso tudo sem abandonar a idéia de manter o pacote básico com menos de 200 MB”, expõe.



A característica principal do Kurumin é a capacidade de rodar um desktop Linux quase completo diretamente do CD. Isso mesmo, você não precisa instalar. Basta você baixar a ISO (imagem do CD) da internet, gravar em CD*, rebootar a máquina com o CD no drive e em alguns minutos você terá um desktop Linux prontinho para usar, testar, escutar música, ver filme (incluindo Divx) etc.



O pequeno tux brasileiro impressiona pelo tamanho – cabe em um CD no formato de cartão de crédito – pela velocidade, simplicidade e detecção de hardware. Durante o boot o Kurumin detecta o hardware da máquina e já abrirá o gerenciador de janelas. E se a máquina estiver em uma rede com suporte a DHCP** ele já configurará a rede e o acesso à internet automaticamente.



O Kurumin possui, ainda, drivers de todos os tipos de softmodems suportados pelo Linux e que podem ser ativados através do menu de configuração do sistema.



Outros softwares livres podem ser instalados. Com a ajuda dos ícones mágicos criados pelo Morimoto você tem diversas opções, de jogos até servidor de terminais (LTSP).



Se eu gostar, eu posso instalá–lo no meu PC? Sim, o Kurumin pode ser instalado no HD se você quiser, mantendo as configurações que foram carregadas com a ajuda do CD. Essa tarefa pode ser feita em poucos cliques. Se você sempre quis conhecer o Linux, mas tem receio de instalá–lo em seu PC, essa distro é uma ótima opção. Ela pode derrubar o mito de que Linux é feio, lento, sem recurso e difícil.



Os ícones mágicos possuem pequenos e grandes softwares. Os pequenos são rapidamente baixados da internet via linha discada ou ADSL. Mas, e os grandes?



Pensando nisso, foi desenvolvido o Kokar: um CD que contém aproximadamente 700Mb de programas. Você não precisa gastar tempo conectado, basta colocar o CD no drive, ir no menu especificado e pronto. Assim, o OpenOffice.org (80Mb) (link na lateral) pode ser instalado em alguns minutos.



O desktop padrão do Kurumin é o KDE, daí o K no nome da distro. É bonito e simples como o Windows. É também muito completo, com softwares de produtividade, utilitários, aplicativos multimídia, jogos e outros. Fica para um próximo artigo detalhá–lo.



O Kurumin roda inteiramente do CD, sem acessar ou modificar nada no HD. Ainda assim, ele detecta as partições do HD durante o boot e cria ícones no desktop para que você possa acessar seus arquivos na partição do Windows, por exemplo. Uma vez aberto o gerenciador de arquivos, a partição é montada como somente–leitura.



Como dissemos, o Kurumin é multimídia. Possui aplicações que permitem ouvir MP3 e Ogg***, assistir VCD, DVD e DviX, navegar na web com o Firebird (link na lateral) que suporta tabs e Flash, conversar com os amigos do ICQ e MSN, chats do IRC, ufa!



Segundo Marinoto, “o Kurumin é uma opção ideal para quem está em seu primeiro contato com o Linux. E também para usuários experientes, que podem personalizar a distribuição, incluindo mais programas e utilitários, alterando as configurações etc”.

Suíte tipo Office. O KDE possui um pacote de programas de produtividade parecido com o Microsoft Office. Alguns deles são:



. Kword – editor de texto

. Kspread – planilhas eletrônicas

. Karbon – programa de desenho vetorial

. Kpilot – permite acessar o seu Palm

. Kghostview – visualizador de PDF



O Kurumin vem também com um suporte à impressão bastante completo, com drivers para quase duas mil impressoras, incluindo suporte a impressoras compartilhadas em rede através do Windows ou através de outra máquina Linux.



Pode ser configurado facilmente para servidor de arquivos, de impressão, web, proxy, de autenticação, de terminais e até firewall.



Para finalizar, podemos dizer que o Kurumin pode ser usado pelo usuário doméstico e pelo corporativo. Claro que certos jogos ou aplicativos feitos para Windows não irão rodar (a menos que aquele usuário avançado configure emuladores etc). Se o seu perfil é de um usuário que usa o computador apenas para navegar, ler e–mail, escutar música, assistir um VCD/DVD, escrever documentos e planilhas, essa é uma grande–pequena alternativa.

Para maiores informações sobre o projeto, visite o site oficial.

Use este link para fazer o download.

O Kurumin está sob GPL. Assim, você é livre para utilizá–lo, distribuí–lo, alterar seu conteúdo e até mesmo vendê–lo para qualquer pessoa, desde que os créditos aos autores originais sejam mantidos. Você pode instalá–lo em quantos micros quiser ou vender micros com o Kurumin pré–instalado, não é preciso nenhum tipo de comunicado nem muito menos pagar qualquer tipo de licença.

Escreva para mim, quero saber a sua opinião. [Webinsider]

…………………………………………….

* Dica: Grave em CD–RW pois ele possui atualizações em intervalos de tempo muito curtos. Use programas como o Nero no Windows ou K3B no Linux. Ambos possuem a opção “Burn ISO”.

** DHCP – serviço de rede que permite que as máquinas obtenham um endereço IP dinâmico e todas as configurações necessárias para acessar a rede. Pode obter do servidor o IP, a máscara de rede, o gateway padrão e outras informações.

Curiosidade: Segundo o Distrowatch, o Kurumin está entre as 20 distribuições Linux mais usadas no mundo. Ele está na frente do TurboLinux, do Conectiva e do Yellow Dog.

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Bem, eu sou nova nesses assuntos sobre Linux, e tenho bastante curiosidade sobre. Desde agosto eu uso Kurumin, e tenho que dizer: ele é o melhor. Eu só gostaria de poder acessar internet e rede por esse sistema operacional, e essa dificuldade é o que ainda me prende ao Windows. Gostaria também de saber onde posso comprar ou fazer download do Kokar. Obrigada.

  2. O kurumin é muito bom memso. Já usava com dual-boot antes, mas a partir da versao 7, que saiu no comeco deste ano, tirei os outros sistemas da máquina. Ha pouco, comprei uma maquina nova e aproveitei para testar outras distribuicoes, como mandriva e ubuntu, mas nao precisei de muito tempo pra decidir pelo kurumin. Coloquei algumas dicas para o usuario no meu blog. Dê uma olhada lá.

    Pedro Rafael, você pode compartilhar arquivos entre linux e windows XP através do samba. E dependendo dos recursos do windows utilizados na sua aplicação, ela provavelmente vai funcionar no linux com o wine. Veja os artigos e tutoriais (em português) sobre o samba e wine no guia do hardware, mencionado acima.

  3. Olá! Sou comerciante e gostaria de por o SO Kurumin rodando em meus PDVs. porém gostaria de saber tem como compartilhar rede de determinados programas com base de dados *.mdb entre o Kurumin e o WinXP. Obrigado.

  4. Gostaria de comprar um cd do linux kurumin , mas não encontro , pode me dizer qual loja aqui em porto alegre posso adquirir, abraço e obrigado

  5. Boa noite, eu uso o linux kurumim a 2 anos, e usa a velox banda larga, acontece que eu compatilho essa banda com mais 6 inquilinos e gostaria de saber como fazer um servidor de internet pelo kurumim para limitar a banda de cada um, porque eu sou o titular da velox, durante o dia trabalho com ela dando suportes e comunicando com a fábrica através dop msn, skype e uol fone e certos clientes fica querendo usar e-mule em plena luz do dia, atrapalhando nós que trabalhamos, e ai separei um pc com 256 mb de memoria, placa assus offboard, com 32mb de memoria de video, processador celeron 2.13 e um hd de 40mb par ser servidor de internet e gostaria que alguém me ensinar-se a instalar este servidor, par eu poder melhorar o desempenho do trabalho.

    Atenciosamente Ivanov Abreu Albuquerque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *