Encontro de Webdesign amplia seu roteiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Henrique Pires

O tradicional Encontro de Webdesign pela primeira vez sai do eixo Rio–São Paulo e chega a Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. As apresentações nestas cidades reúnem profissionais locais e trazem sempre como visitante Luli Radfahrer.

O roteiro começou sábado em Belo Horizonte, com Márcio Augusto, da BHtec, contando cases de sucesso. Em seguida, Alexandre Estanislau, da Bolt Brasil, comentou que segurança está diretamente ligada a marca, layout, confiabilidade, além de tecnologia. Estanislau lembrou que não existe nenhum sistema 100% seguro. E por mais que se elimine todas as instabilidades do seu sistema não é possível ter controle sobre o usuário, que escolhe a bela senha 1234… capaz de ser descoberta em poucos segundos por qualquer programa de criptografia. “Mas o que podemos e devemos fazer é educar e gerar confiança no usuário, para que ele possa usar seu site sem se preocupar se seu número de cartão ou sua senha será hackeado”, afirmou.

Gabriel Borges, da Telemig Celular, falou sobre a importância do relacionamento com o cliente e Luli Radfahrer, professor–doutor da ECA–USP, falou de internet e iTV no século XXI e divertiu a platéia com sua forma diferente e interessante de passar conteúdo.

Os palestrantes mostraram um pouco do perfil do usuário brasileiro:

– O Brasil tem 25 milhões de usuários

– 46% têm curso superior

– Somos o 2º país do mundo que mais usa internet

– 93% usam a internet para receber e–mail

– 35% usam para ler notícias

– 32% usam o internet Bank

– 81,7% já compraram pela internet

– 77% só compram em site conhecido

– 24% acham importante a loja ser na mesma cidade onde residem

De modo geral, as informações passadas durante as palestras indicam que o foco sempre deve ser o cliente – não o cliente que paga as horas de trabalho do profissional e sim o cliente que irá usar o site. Todos os palestrantes ressaltaram a importância de enxergar quais são as necessidades do cliente e o que você pode oferecer para gerar boa satisfação, de modo que o cliente volte a comprar ou usar seu site.

Gabriel Borges comentou a Lei de Pareto, que se baseia no termo 80/20, onde 80% do seu resultado vêm apenas de 20% de seus clientes. Esta compreensão é importante para focar ações quando se tem perfis de usuários diferentes.

Luli fechando o evento com um pitada de sorrisos chama todos os assuntos que rodeiam a web e inclusive a própria web de “coisa”, ele mostra que por volta dos anos 70 o que tínhamos mais próximo da rede de relacionamentos era a fofoca e que hoje as pessoas estão criando uma nova língua chama “coisa”.

Segundo Luli, estamos sendo bombardeado por granadas de informações, mas não são bombas tão maléficas, pois nos ajudam a ter criatividade e sermos inovadores. Quanto mais informações absorvemos, mais capazes de desenvolver funções ligadas à criatividade e inovação teremos.

No sentido prático, Luli pressiona a famosa tecla do foco no usuário. “O importante é identificar qual o benefício que a tecnologia (ou a coisa) traz para o cliente e que o desafio hoje é conseguir tornar tangível a marca”. [Webinsider]

……………………………………………………
O curso Planejamento de Projetos Web oferece 10% de desconto aos leitores do Webinsider. Confira!
……………………………………………………

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *