Políticos praticam o pior marketing na internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O tempo passa, o tempo voa e o uso da internet na campanha eleitoral está cada vez mais intenso. O tema já foi discutido em 2002, foi muito discutido em 2004 e, muito provavelmente, será extremamente discutido em 2006.

Estão sabendo do blog do Pero Vaz de Caminha? Seu objetivo é fazer antipropaganda do candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro pelo PMDB, o senador Sérgio Cabral Filho, através da publicação de notícias negativas à imagem do atual líder das pesquisas. Cabral, obviamente, não gostou e pediu ao TRE a retirada do ar do blog.

Os autores da “brincadeira” não desistiram e hospedaram o site na Croácia. Em vão, porque, agora, a mensagem que aparece no endereço divulgado é “Removed (under criminal investigation)”. Ontem à noite, o novo endereço do blog era norte-americano.

Supõe-se que a iniciativa tem o apoio de um político concorrente, consciente do poder da guerrilha virtual. Onde está a verdade? No Orkut talvez não. Lá existe um perfil e uma comunidade relacionada a Pero Vaz, onde proliferam mensagens, em diversas comunidades não necessariamente políticas, de perfis evidentemente falsos divulgando o blog e “denunciando” a censura.

Em nome da política, o marketing tem mentira

Antes, correntes e vírus. Hoje, é a campanha eleitoral cuja retoricazinha marqueteira invade nossas caixas postais, scrapbooks de Orkut e comentários de blogs. Provenientes não de anônimos, mas de seres virtuais com nome, foto e preferências.

Um inteligente artifício: o candidato e seus asseclas podem fazer sua propaganda através de pessoas diferentes (e inexistentes), evitando o desgaste da própria imagem e atribuindo ao discurso uma suposta legitimidade, porque passa a falsa impressão de ter sido incorporado por vários membros do povo.

Está claro que a internet e todos os serviços nela disponíveis tornaram-se ferramentas agressivas dentro da guerra eleitoral. Foram lapidadas e são manuseadas de maneira mais objetiva. Candidatos e partidos políticos começam a compreender a rede, fugindo do lugar-comum da simples existência de uma página na web.

O que é abuso e o que é permitido?

O caso Pero Vaz foi um exemplo microcósmico neste ciberespaço infindável. Certamente não é um caso isolado e outros políticos já navegam e desbravam a internet em busca de votos.

Impossível que a legislação eleitoral atual, considerada mais rigorosa que antes, preveja todos os abusos que, certamente, serão cometidos na web. Porém, o que é abuso e o que é permitido? É proibido anunciar no seu próprio blog ou no seu perfil no Orkut o seu candidato de preferência? E manter um espaço na web atacando o adversário, faz parte do jogo ou é crime eleitoral? São dúvidas que surgem com a expansão do ciberespaço e que, lentamente, são debatidas e solucionadas. Acompanhemos. [Webinsider]

<strong>Raphael Perret</strong> (raperret@yahoo.com.br) é jornalista, mestre em Informática e mantém o blog <strong><a href="http://www.butucaligada.com.br" rel="externo">Butuca Ligada</a></strong>.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. ?O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO GOVERNA COM SABEDORIA DIVINA?.

    Onde estar os Órgãos governamentais que são destinados a fiscalizar o Executivo e sua equipe? Não é possível quando um cidadão comete um crime, aparece a Polícia, o Ministério Público, os Direitos Humanos, os Promotores públicos para enquadrar como criminoso porque feriu a Lei, quando o trabalhador deixa de pagar o imposto é enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal porque sonegou imposto, quando a Empresa deixa de pagar o empregado é enquadrado na Lei Trabalhista porque não pagou o empregado, ficando sobre a mira da Justiça do trabalho. Meu Deus! Será que a Lei é só para pessoas físicas e Órgãos não Governamentais? Será que o Governo Federal através das brutalidades que cometeram com uma parcela da sociedade civil, e muito em particular com os Ex Cabos da FAB durante a Ditadura Militar a mais de quarenta anos atrás vai ficar impune? Será que as Autoridades não estão assistindo através desta página o relato de vários idosos prejudicados pelo Regime Militar? Ou será que os Procuradores da República em silêncio, não estão interessados em defender cidadãos velhos? Será que a Secretaria Especial dos Direitos Humanos por ser um Órgão Político, só serve para mostrar serviços favorecendo o Governo? Os atos arbitrários praticados pelo o Presidente da Republica ficam cobertos?

    E ser for desta maneira, todas as pobres vítimas do Estado vai ter quer recorrer o abarrotado judiciário, onde pessoas com as idades avançadas vão sucumbir sem ter tempo de receber a vitória em vida, pela a omissão destes Órgãos Governamentais citados acima, em não desempenhar o seu verdadeiro papel que é a defesa dos direitos Constitucional de Cidadãos Brasileiros. Como um Padre admirador da justiça divina defendida 33 anos pelo o Sr. Jesus. Estou sensibilizado e comovido com os relatos destes veteranos Cabos da Força Aérea Brasileira, que foram covardemente explorados pelos perniciosos Comandantes da Aeronáutica, onde lamentavelmente um Governante democrático sem piedade e Abruptamente acaba de massacrar os idosos Ex militares da FAB, mostrando ser um homem medíocre impiedoso, sem coração e sem religião, lembrando que na historia geral do mundo, muitos governantes não tiveram um fim de vida feliz, porque não governaram de acordo com a vontade expressiva do Poderoso Altíssimo Arquiteto do Universo.

    Luiz Fernando Troi
    Paróquia Santo Antônio/RJ.
    Padre Auxiliar e defensor de pessoas da 3ª idade.

  2. ?O GOVERNO FEDERAL DESCUMPRI A CONSTITUIÇÃO DE 1988?.

    Todo crime no Brasil as Autoridades Governamentais fazem de tudo para investigar através das Polícias, do Ministério Publico e dos Promotores Públicos apoiados pelas os Órgãos não Governamentais como as ONGs e OAB e outros. No mundo atual é considerado crime grave abusos com crianças, violências e maltratos a mulheres, abandono e falta de respeito a pessoas idosas. Não adiantou nada neste País vigorar os Estatutos dos Idosos como defesa dos direitos de pessoas com as idades avançadas, por conseguinte, demagogicamente o Governo Federal defende os direitos destes cidadãos, mais em contra partida, quando é para o Governo pagar os direitos por erros cometidos pela administração de Presidentes anteriores, o Governante tenta empurrar o problema para o judiciário, não querendo de forma alguma assumir nenhuma responsabilidade, se omitindo para não pagar pelos arbitrários abusos dos Governantes anteriores, cometidos a cidadãos simples e humildes.

    E consequentemente, Acaba contrariando a nossa democracia tentando burlar a nossa Constituição, não assumindo nenhum erro que é de sua total responsabilidade, a exemplo dos nossos Ex Cabos da Força Aérea Brasileira, que estar sendo verdadeiramente abandonados por este Governo, num total descaso em não querer assumir as pesadas pancadas que levaram no período da Ditadura Militar, os quais ainda se encontram com as feridas ainda não cicatrizadas, pelas as irresponsabilidades dos Governantes do Regime Militar, que infelizmente um Governo que se proclamou democrático, faz questão de manter a ferida aberta não concedendo os direitos que a Lei 10.559/2002, assegura para todos Ex militares que foram vítimas da nociva Portaria 1.104/Gm3/1964, no período de 1964 á 1982.

  3. Candidato que faz spam, apenas mostra toda sua incompetência.

    Vide um que incomoda muitas pessoas no orkut
    o senhor Rubinho Gurgel http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5426207209896022100 que esta pedindo votos para tdo mundo no orkut, mostrando total incompetência dele.
    Ele apagou meu primeiro scrap no qual chamava ele de Lammer e de Spammer e de incompetente.
    Estou em campanha em meu blog ( http://www.shampoworld.com.br ) para não votar em spammer, independentemente de ideologia partidaria.

    Vamos acabar com os candidatos spammers.

    Richard
    http://www.shampooworld.com.br

  4. Realmente o marketing online é fundamental, todavia, nem todos sabem utilizar da maneira correta. Acaba virando assédio moral, ou melhor, assédio online. Participei do desenvolvimento do website de dois políticos, mas, a expectativa de conquistar eleitores e captação de shares fica de uma maneira totalmente ilegal e irreal.

    parabéns pelos comentários.

  5. VIVEMOS EM SOCIEDADE! APREENDEMOS A DIVIDIR, SOCIALIZAR OS ESPAÇOS, COMPARTILHAR SENTIMENTOS. NA POLITICA NÃO É DIFERENTE. ALIÁS, A POLITICA DITA, NORMATIZA AS NOSSAS VIDAS, POIS SÃO OS LEGISLADORES QUE DIZEM COMO DEVE SER OU NÃO DEVE SER CONFORME OS ANSEIOS SOCIAIS. AGORA, MAIS DO QUE NUNCA O JOVEM E A RENOVAÇÃO DA POLITICA ESTÃO EM MODA. DEPOIS DESSA VELHA POLITICA DE CONCHAVOS, ACORDOS, TROCA DE FAVORES, INTERESSES, NEGOCIATAS, CARGOS EM COMISSAO, SANGEUSSUGAS, MENSALÕES EM TROCA DE VOTOS FAVORAVEIS, MALAS, CUECAS E GUERRA URBANA. ESTÁ NA HORA DOS INTERNAUTAS USAREM AS FERRAMENTAS P. FAZER A LIMPEZA REAL ATRAVÉS DA FERRAMENTA VIRTUAL. OLHEM, AVALIEM OS CANDIDATOS, MAS PRINCIPALMENTE AS IDEIAS, PROJETOS, SITE PESSOAIS, CURRICULOS DE VIDA, ORIGEM, PASSADO, ENFIM, E VOTEM NAQUELES QUE NÃO TEM LIGAÇÃO COM ESTA SUJEITA QUE ESTÁ MIDIA. JÁ É 50% VOTO CERTO !

  6. Os procedimentos de campanha dos políticos se aproximam demais do aspecto legal de assédio moral. Me faltam detalhes jurídicos, mas mesmo assim é um assédio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *