Roteiro para elaborar um briefing (você tem criatividade sim)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Confie nessa voz insistente que diz: “Talvez isso funcione; eu vou tentar” — Diane Mariechild

Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia. Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.

O que ocorre é que algumas pessoas bloqueiam seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!

Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.

Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora verá a criatividade fluindo.

Modelo de briefing de criativo

Nome da empresa (insira o nome da empresa)
Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
Data de realização:

Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Objetivos do negócio

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Objetivo desta comunicação

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Estratégia

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Público alvo

.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.

Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Orçamento:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Datas chave:
Data do briefing:
Conceitos criativos apresentados pela agência:
.
.
(deixe um espaço aqui)
.
.
Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)

Mãos à obra

Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento tornar-se um sucesso. [Webinsider]

Renato Fridschtein é consultor de marketing com enfase na internet e mídias digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

78 respostas

  1. Cara, muito obrigada mesmo! Estou começando uma startup e precisei fazer um briefing do primeiro projeto. Não sei o que seria de mim sem esse site.
    <3

  2. Estava totalmente perdida…. A professora do nada pede para fazermos um briefing.. 😛
    Não sei o que seria de mim sem esse site!!!!!
    Obrigadoo!!!! //

  3. Olá boa noite,adorei esse modelo é practico e objectivo,pois é mesmo fantástico. Gostaria muito que me desse apoio em relação ao meu curso de mkt numa disciplina pesquiza do mercado nós fazemos bastante trabalho como elaborar briefing,questionário,plano de mkt…etc

  4. Oii!

    Recebi a oportunidade de apresentar aos Gestores a importancia da criar a área de comunicaçao interna (setor da saúde), mas não tenho ferramentas que me direcionem, poderiam me ajudar na identificação? Ou como posso começar a abordar o assunto? Isso será crucial para o convencimento da criação do setor…

    Obrigada!!!

  5. Adorei esse modelo de briefing muito rápido e fácil de ser elaborado, atendeu todas as minhas necessidades de uma forma bem sucinta.

  6. De grande valia essa sua ajuda,estava precisando me orientar por alguns parâmetros.Acredito que seja esse o caminho.Muito obrigado e sucesso.

  7. eu acrizio estou fazendo um tcc de marketing quero um favor de vcs que mande pra mim um briefing compreto vai me ajudar muito nossa empresa e uma cartonagem vamos trabalha em de caixas de papelao eu agradeço muito se- vcs mandar pra mim des de mais eu agradeço e muito obrigado tenha uma otima noite

  8. ola boa tarde tenho que elaborar uo roteiro de briefing de uma exposiçaõ alguem pode de me ajudar PPPPLLLEEEAASSEE………….

  9. o consumidor (cliente) para alem de estar cada vez mas exigente, ele tem sido menos colaborador para as pesquisas de mercado (inquerito)! alo pessoal criativo voces ja pensaram num modelo eficaz para se ultrapassar exa tremenda dificuldade? Samuel de Mocambique

  10. É sempre muito bom ver profissionais que compartilham seu conhecimentos!
    Parabéns! Sou iniciante e vai me ajudar muito!

  11. GOSTARIA DE OBTER UM ROTEIRO DE BRIEFING
    NA AREA DE VENDAS DE IMOVEIS COMO TERRENO APTOS ETC. COMO PODERIA FAZER APRESENTAÇÃO.

    OBG ABS

  12. Pingback: Coisas que você já deve ter feita para empresa que você assessora | Lucas Reino
  13. Ótimo artigo, como eu estou cursando o 1º semestre em Design ainda e o professor de semiótica pediu o desenvolvimento do briefing e rafes para um slogan copa 2014 e como todos nós somos mega bixos esse artigo ajudou bastante de como e por onde começar nosso briefing!

  14. Pingback: XHTML+CSS para design de interfaces – Parte 2 | Marcelo Brito Blog
  15. Irei aplicar Briefing em alguns projetos.Gostei muito da materia. mas gostaria se possivel um modelo para aprimomar os projetos na area de prestação de serviços. mesmo questionamento de Carla acima.
    grata

  16. Boa noite, estou no 4º semestre de Publicidade e Propaganda e pela primeira vez estou desenvolvendo um trabalho da faculdade que precisa de briefing.
    Fiz um inicial que deu apensas 2 folhas de sulfite.Ainda estou um pouco perdida precisando de um roteiro ou alguma ajuda.
    Quantas folhas sao necessarias?tem algum limite?
    Posso ir fazendo o briefing e a analise ambiental juntos?
    Aguardo resposta o quanto antes.
    Obrigado

  17. Pessoal, preciso de ajuda preciso desenvolver um estudo de Caso ou um briefing,para a Faculdade sobre uma feira de Pets.
    Estou totalmente sem noção por favor será que alguem poderia me dar uma luz.

    Obrigada

  18. Ótimo artigo Renato!

    Quando penso em briefing,logo penso no necessário para um resultado final satisfatório para ambas as partes. No meu caso, solicito o briefing para o cliente e encima do que me foi passado monto um briefing meu. A partir daí coloco em prática minhas ações sempre objetivando minha satisfação própria e a do meu cliente.

    Obrigada por dispor de tais informações conosco, se todos pensassem assim, tudo seria muito mais fácil.

    Um abraço!

  19. Ótimo artigo Renato!

    Quando penso em briefing, logo penso no necessário para um resultado final satisfatório para ambas as partes. No meu caso, solicito o briefing para o cliente e encima do que me foi passado monto um briefing meu. A partir daí coloco em prática minhas ações sempre objetivando minha satisfação própria e a do meu cliente.

    Obrigada por dispor de tais informações conosco, se todos pensassem assim, tudo seria muito mais fácil.

  20. Irei aplicar Briefing em alguns projeto.Gostei muito da materia. mas gostaria se possivel um modelo para aprimomar os projetos na area de prestação de serviços.

    Grata
    Carla Roque

  21. Olá,

    Preciso de um modelo de briefing para um trabalho de faculdade.
    O meu trabalho é elaborar um briefing para um anúnicio de TRADE alguém pode me ajudar?

    Obrigada,

  22. Mesmo com todas essas informações ainda não consigo desenvolver,gostaria de ver um briefing feito para eu tentar fazer.

  23. Hoje, em busca de reciclar conceitos e fundamentos pesquisei no Google sobre: briefing.

    Posicionado na segunda posição nos resultados orgânicos – entre 25 milhões de páginas estava este artigo.

    Foi o primeiro que cliquei pois estava no site webinsider que tenho em alto conceito e depois apreciei todo o artigo, pois seu autor é uma referência para mim no tema Comunicação WEB.

    Mais uma vez deparo-me com um brilhante conteúdo de Renato Fridschtein de 2006 e lido até hoje com inúmeros comentários recentes!

    Mais uma vez volto a comentar que seus artigos continuam atuais pois trabalham com os fundamentos!

    Você discursa além da parte técnica, você tatea o coração humano ajudando-os em seus motivos e sinalizando caminhos! Afinal, seja sobre o que for, primeiro e por fim é sobre pessoas!

    Muito Agradecido Renato!

    Forte Abraço,

    Pedro Mizcci Majeau
    WEB Marketer
    Especilista em Prospecção de Clientes com a WEB

  24. Ola gostei muito da materia mas gostaria de saber se alguem pode ma enviar um modelo breifing pois tenho uma agencia de marketing promoções e evento

    obrigado

  25. Ola Ronaldo !

    Gostei muito da sua explanação a respeito. É sempre bom ouvir o ler de quem sabe. A minha pergunta é simples ( pelo mesno parece) Deveo agir da mesma forma quando da apresentação de um software?

    Obrigado

  26. Ameiiii,
    precisei fazer um breifing agora e fiquei apavorada!!!
    Já fiz, me ajudou muito!

    Obrigadaaaa!!!
    Obrigada por postar essas informações de graça!

    vou vir sempre ver as coisas aqui!

  27. Pow esta matéria foi de muita valia, pois o briefing é uma ótima ferramenta para desenvolvimento de projetos em todas as suas modalidades.
    Parabéns e sucesso.

  28. Boa noite eu gostaria de umas dicas como eu fazer um briefing de um escritorio de contabilidade algumas questões são muito específicas? pode me ajudar? Sugere algumas perguntas mais objetivas?
    Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno….
    Grande abraço.

  29. Estou precisando fazer um briefing de uma biblioteca… comunitária… algumas questões são muito específicas… pode me ajudar? Sugere algumas perguntas mais objetivas?

    Grande abraço!

    Grace

  30. Preciso fazer um Briefing esperimental na Faculdade
    e este modelo creio vai me ajudar muito.

    Bjs!

    Sueli Gavazza.
    Salvador-Ba

  31. renato, peço uma ajuda se for de sua autoria me concede-la.

    estou desenvolvendo um tcc sobre uma logomarca de uma prefeitura de uma cidade e to meio sem noção de como desenvolver o briefing se puder me ajudar agradeço

  32. Olá,Renato.
    Muito bom, sua descrição sobre o briefing, isso faz com que eu tenha uma amla visão saobre minha dúvida, mas não com o conteúdo e sm com o nome. Fiz anotações que serão usadas em aula.

    Grata,
    Moná.

  33. Excelente proposta de briefing, só queria citar umas coisinhas, a pesquisa de campo também é muito importante na realisação de uma identidade visual, e também não menos importante, é essencial a interação entre o designer e o cliente, ou seja devemos não só estudar e definir o perfil do público alvo, mas como também devemos definir o perfl e estudar a chave disso tudo, o propietário da empresa.
    =D

    Obrigado e Boa sorte a todos.

  34. É importante a aplicação do biefring,vindo de sua originalidade in foco e um outro para a aplicação de metodos a que se quer chegar, ou seja, adequação do real ao imaginario, chegando na melhora da equipe, trazendo emoçoes reais

  35. Eu concordo com os comentários do Anderson, porque nem, todos os clientes tem ou se quer imagina a importância de briefing.

    Att:

    Pedro Santana
    11-8295-6438

  36. É importante ressaltar que um briefing é algo criado por profissionais voltado para a área de criação, um documento que serve para focar a comunicação.
    O colega acima diz que cria dois documentos, um primeiro com a concepção dele acerca da empresa, e um segundo com a mensagem que a empresa gostaria de passar para seu público-alvo.
    Acho realmente interessante desenvolver dois briefings, pois depois da análise de mercado, a comunicação implica diretamente nas vendas, e talvez o cliente deseja mudar o seu foco, mas não sabe aplicar direito a comunicação.
    Por isto é muito vantajoso criar dois briefings, e mostrar para a empresa, que se eles mudarem de posição poderão iniciar em outro mercado, com outro público, e talvez perder ou ganhar mais vendas.
    Mas que fique claro que dependendo da comunicação, tudo é possível!

  37. Foi bem elaborado, muito legal e de fácil aplicação.
    Parabéns.

    No seu próximo exemplo tenha o cuidado de ser mais específico e criativo.

  38. Parabens, e desde ja, muito obrigado!!!
    Sim, esta explicação vai ser me muito util num briefing criativo a que me propus fazer!!

    Mais uma vez, obrigado.

  39. Achei tudo muito interessante porem gostaria de ter uma ideia de como chegar ao cliente para tomar tais informações e assim falar sobre o que vou lhe oferecer.

  40. Tudo que eh dito poles vozes da sabedoria naum eh o bastante para mim. Eu queria que me ensinasse a fazer minha propria pagina.. para que eu pudesse vender uma coisinhas daqui para o brasil…

  41. Olha, muito bom o modelo de briefing. Aqui na agência, usamos um parecido, só que temos um modelo específico para mídia. Na verdade fazemos 2, um que recolhemos informações sobre o cliente e passamos para a criação e outro que passamos para o setor de mídia, com informações sobre verba e programação entre outras coisas.

    Abraços,

    Jack

  42. Eu acho muito importante a tarefa de elaborar um briefing com o cliente antes de desenhar o site mais, esse briefing ainda está longe de ser um modelo ideal e completo para o web designer a proposta é boa as ideias claras algumas perguntas confusas para o publico alvo que somos nós leitores do blog, porém aconselhando aos leitores que pretendem criar um briefing usando esse como modelo que usem mais perguntas como cores incluidas no site orçamento, quantidade de imagens usadas no site se o site tem animações quantidade de banners quais sao os produtos qual é a missao da empresa e etc isso tudo fica a criterio da imaginacao do elaborador do brienfing tendo noção de como e onde ele quer chegar na hora de públicar o site do seu cliente.obs o briefing evita muitos transtornos ao web master pois ele é uma identidade do cliente e modelo do projeto elaborado evitando reformulação do site

    Atenciosamente Yuri Armando estudante web designer Unibratec`PB

  43. Olá Renato, teve alguns pontos que ficaram obscuros pra mim no briefing tipo Contexto do Projeto, Estratégia, e Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?) não entendi provas.

    Fora isso o artigo ficou muito bom, tenho muito essa dificuldade na criação, estou me desenvolvendo lentamente nesse sentido!!!

    Bjos Rúbia

  44. Creio que sempre que nos dispomos a ouvir os anseios de nossas almas, acompanhado do chamamento vem a direção.Agradeço e parabenizo Renato Fridschtein por sua sintonia.
    Abraço:)

  45. Patrícia,

    Um briefing não se mostra ao cliente em nenhum momento.

    Briefing é um documento interno elaborado para auxiliar o depto de criação a chegar no resultado que o cliente solicitou, na reuião com o atendimento ou planejmaneto. (:/

  46. eu queria ver um briefing feito para que eu pudesse desenvolver um porque com todas essas informações ainda não consigo fazer um.
    me ajuda estou perdida

  47. Parabéns pelo lindo artigo. Muito bom, e com ênfase em resultados.

    Estou com uma dúvida; como fazer com os clientes… é melhor demonstrar o briefing sempre antes ou depois, ao assinar o contrato.

    Novamente, parabéns pelo artigo.

    bjs, Paty

  48. Olá Renato, não entendi esta linha: Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?).

    O que seriam estas provas?

    Agradeço desde já.

    []s

  49. Olá Renato,

    Muito bom o seu roteiro de Briefing, o interressante que dificilmente quando pegamos um trabalho com empresa de pequeno porte, eles não dão muita importância a isso, às vezes deixo uma via com o cliente pára que em momentos mais oportunos ele possa responder algumas questões em aberto, mas na maioria dos casos, não tenho retorno desta via.

    Por isso sempre que for fazer visita ao cliente, levo a fichinha do briefing, e procuro levar coisas para argumentar e tentar preencher na hora o máximo que puder do briefing.

    Então ai vai um conselho, sempre que for fazer a visita (prospects), é sempre bom fazer um estudo sobre o mercado no qual está inserido o seu cliente, ajudará bastante na hora de responder e dar soluções mais criativas em um espaço curto de tempo.

    Um abração Aê renato e pessoal do Webinsider.

  50. Anderson,

    O cliente, antes de mais nada, deve saber da importancia do briefing. Sem isso, ele jamais dará atenção ao documento, e o projeto corre o risco de ir pro espaço.

    Meu método de trabalho consiste em dois ou mais briefings, um eu colho, na primeira reunião com o cliente, é o que vai me dar uma noção do que ele precisa no projeto, e então poderei apresentar uma proposta.

    Essa proposta além do valor, detalha todo o desenvolvimento e conteúdo do site, o que vai em cada página, etc… É dele que sai o segundo briefing, que é qdo o cliente muda aqui e ali o projeto.

    Depois de tudo isso, ainda vem o briefing que o próprio cliente preenche, sozinho no escritório dele… Deste saem as expectativas do cliente, o material que ele já possui, seu sentimento em relação aa marca, site atual, etc…

    Meu pai, tb designer, mais maduro, opta por não entregar um briefing para seu cliente preencher, prefere se encontrar diversas vezes com o cliente e em todas, anotar em sua agenda algumas coisas e depois ele vai pra prancheta começar a desenhar…

  51. Muito boa sua matéria!! Parabéns!
    Question: É importante que o cliente tenha uma cópia do briefing realizado, ou apenas serve de bússola para equipe de desenvolvimento?

  52. Muito bom o artigo.
    Porém lembremos que para a pessoa utilizar esse roteiro, ela deve no mínimo saber o que se passa em cada um dos processos. Por exemplo, não adianta ela fazer uma pesquisa de público alvo, se não sabe as implicações que tal definição exercem sobre o projeto como um todo.
    De qualquer maneira, serve como um bom guia pra quem tem os processos bagunçados e mal definidos!
    Muito bom! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *