Web 2.0 é devagar, devagarinho

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Ao invadir a madrugada trabalhando em um artigo aprendi na prática a lição colaborativa da Web 2.0. Perdi parte da minha preciosa noite de sono porque passou o prazo de entrega previamente combinado e precisei pedir um dia a mais para o editor. Ganhei uma segunda chance. Como precisava adiantar o trabalho, apelei para a web 2.0.

Desde que descobri o Writely, aqui mesmo no Webinsider, passei a me obrigar a utilizá-lo para me convencer de que posso um dia eliminar por completo do meu computador meu pacote Office. Antes do Writely eu tinha o hábito de usar o Gmail para escrever notas, entradas do blog, anotações para podcasts e até mesmo grandes porções de artigos. Eu fazia isso devido a meu constante deslocamento. O Gmail sempre me pareceu a solução perfeita pois os textos são salvos automaticamente enquanto você escreve e o corretor ortográfico para português é bastante útil.

Com o tempo foi tomando gosto pelo Writely e dividi parte das anotações entre ele e o Gmail. Mas a minha migração não evoluía na velocidade esperada por mim devido à interface do Writely, que me parecia pesada demais e porque também não havia um corretor ortográfico para o português. Quando o Google adquiriu o Writely e lançou o Spreadsheets, fui tomado pelo entusiasmo esperando que o Writely ganhasse a forma do Spreadsheets e tudo ficasse leve e funcional como o Gmail. Demorou um pouco mas esse dia chegou.

Uma interface leve e bem parecida com o Gmail – e o corretor ortográfico para portugês, diga-se de passagem – me deixaram muito animado. Comecei a usar o Docs (novo nome do Writely) para pequenas anotações e alguns artigos. Pensei nos artigos pois a paranóia da segurança sempre vem à mente e já que os artigos um dia serão públicos, não há mal nenhum em usar o Docs para escrevê-los. Se alguém, por algum motivo inesperado, tiver acesso a meu Docs não encontrará nada além de artigos já publicados ou a serem publicados.

Ótimo, resolvido o problema da insegurança, fui ao trabalho. O Docs é muito bom para o básico. Não tentei nada de mais sofisticado, até porque não tenho necessidade de trabalhar em documentos muito sofisticados. O mesmo vale para o Spreadsheets. Estou gostando muito dos dois, mas não usei o Spreadsheets para nada mais sério, afinal me ronda sempre a paranóia da segurança.

Trabalho em colaboração

Então vamos voltar ao princípio de tudo, ao primeiro parágrafo do artigo. O prazo estava expirado e ganhei mais algumas horas, mas o editor precisava adiantar o trabalho dele. Então lembrei do recurso “Collaborate” do Docs. Depois de ter trabalhado na base do artigo, adicionei o editor em modo somente leitura e ele passou a ler o que eu escrevia.

Não é possível ler em tempo real como no Messenger, mas as informações são atualizadas com bastante freqüência. Isso adiantou bastante o trabalho dele. Enquanto escrevia, trocava idéias através do Talk aberto na outra aba do Firefox dentro do Gmail. O trabalho foi bastante colaborativo e foi possível definirmos um título e alterar algumas coisas à medida que o artigo ia sendo construído.

Confesso que fui tomado por uma sensação Big Brother, pensando no que ele estaria pensando do que eu estava escrevendo… Mas o resultado final me deixou bastante contente e pretendo continuar nesta linha. Ao concluir o artigo, não precisei nem enviá-lo por e-mail, eu apenas o avisei que estava pronto o trabalho e ele pôde salvar no computador dele uma versão em .doc.

Fiquei bastante entusiasmado e já criei diversas tags para armazenar os artigos por editor, separado das futuras entradas do blog e anotações para futuros podcasts. Na prática o Microsft Word está aos poucos morrendo no meu computador. Uso muito, muito pouco e essa “descoberta” de colaboração do Docs me animou bastante.

Fiquei imaginando as diversas pequenas e médias empresas ao redor do mundo adotando o Gmail, o Google Calendar e o Docs & Spreadsheets para as tarefas do dia-a-dia. Imagine as possibilidades. Computadores não muito sofisticados nem muito poderosos rodando uma versão simples do Linux com um bom navegador como o Firefox e o pacote gratuito do Google. Que gastos além de uma boa banda de internet uma empresa pequena e média poderá ter com aplicativos e software?

E o Google não é nem de longe a única opção. São tantas as possibilidades abertas pela web 2.0 que fica difícil entender como a Microsoft continuará a vender seus softwares.

Mas não se iludam, é uma revolução lenta e gradual. Mas que tem tudo para acontecer. Eu mesmo comecei a questionar a necessidade de atualizar meu Mac nos próximos anos. É uma ótima máquina na qual poderei instalar a nova versão do Mac OS. Estou equipado com Wi-Fi, muita memória e um bom navegador. Do que mais preciso ou precisarei para escrever meus artigos via web 2.0? É evidente que questões como segurança e conexão confiável à internet são de vital importância, mas estamos a caminho disso também.

Podcast

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Conclusão

E por fim, como cada desejo realizado faz nascer um novo desejo, passei a querer que arquivos recebidos no Gmail possam ser abertos automaticamente no Docs & Spreadsheets. E não é só isso, desde minha última experiência colaborativa me pergunto porque aquela janelinha do Talk que habita hoje o Gmail não pode também habitar o Docs & Spreadsheets e facilitar ainda mais o trabalho colaborativo. Esses sonhos ainda não realizei mas tenho cá a impressão de que não vai demorar muito. [Webinsider]

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Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

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13 respostas

  1. Comentando os comentários de COMPRAR CARRO e FRANCISCO FIUZA JR:

    Desculpem, mas quem disse que essas aplicações web carregam muito o processamento ou a internet? Eu uso essas aplicações até com internet discada! Aliás, estou com o Google Docs aberto aqui, Photoshop Express (que também é web), e salvo normalmente sem qualquer delay. E estou com net discada neste momento. E meu computador tem sim, 1GB de RAM. Desculpa, mas engano de vcs dizer que essas aplicações carregam alguma coisa. Aliás, não carregam NADA! Até o UOL com sua atualização minuto a minuto carrega mais que o Google Docs.

    Fernando, não sei de onde tirou essa informação da sua citação nº 3, mas melhor pesquisar direito pois ela é falsa em todos os aspéctos. Aliás, se vc ler mais artigos sobre o Google e a Microsoft vai te esclarecer bastante coisa. Digo isso pq vc disse que se a Microsoft não acordar, vai sair do jogo. Ela ja acordou amigo, comprou o Yahoo e tem o MSN (nao o Messenger, mas a EMPRESA MSN). MSN e Yahoo sao as duas maiores concorrentes do Google, em buscador e em aplicações web.

    Sobre a questao de privacidade, o Governo Chinês tem sim um acordo com o Google para BLOQUEAR certos conteudos nas buscas, mas até aí dizer que eles tem acesso a informaçoes restritas, isso eh falso. Tanto isso quanto o que vc disse sobre o governo brasileiro ter acesso as informações do orkut. E ainda sobre o prato cheio para o governo americano está mais errado ainda. O governo americano ja exigiu que o google abrisse as portas do orkut quando sequestradores estavam usando-o para fazer seus golpes, e o google simplesmente nao abriu. O governo americano nunca teve acesso as informações privadas de qualquer ferramenta do google, muito menos o brasil e china.

    Pesquise mais antes de repassar informações sem certeza, apenas por ter ouvido falar ou lido em qualquer blog, porque isso pode denegrir a imagem de uma empresa ou de uma tecnologia a toa. A web 2.0 com seus sistemas colaborativos veio para ajudar e ficar com essa teoria da conspiração de que o google vai mandar no mundo, ou que a china e o brasil tem acesso irrestrito, ou que o eua vai mandar o google abrir as portas, eh besteira e mentira.

    Concluindo, as aplicações web sao SIM rapidas, seguras, melhoram a colaboração, interação, comunicação e rapidez nos negócios, sao confiáveis e estao cada dia (sim, cada dia LITERALMENTE pq soh nas 2 ultimas semanas o google docs ja evoluiu seu layout e usabilidade 2 vezes) melhora mais, para a alegria dos cidadãos esclarecidos!

  2. Pessoalmente não gosto de usar essas aplicações web, ainda mais quando se fala em planilhas, documentos e apresentações, por 3 motivos:

    1) Você fica dependente da internet. Se você estiver escrevendo um artigo e a internet banda larga da sua casa estiver com problemas técnicos? E se você quiser aproveitar o tempo dentro do avião pra adiantar o trabalho?

    2) As aplicações web são bem menos poderosas e com menos recursos.

    3) Privacidade. Na China o governo tem acesso total a tudo que um cidadão chinês possa salvar nos servidores da Google. No Brasil, o governo já tem acesso irrestrito ao Orkut. Se alguém descobrir a sua senha do google (alguns espertinhos sabem como fazer isso muito bem) sua vida estará exposta. Imaginem só se todo mundo passa a usar essas aplicações do Google. Com a sua poderosa ferramenta de indexação e busca, ele vai saber exatamente o que todo mundo pensa e faz. Um prato cheio para o governo americano né?

    Apesar dessas desvantagens, existe todas as facilidades que ela oferece como descrito no artigo. Essas facilidades não são atraentes pra mim, mas pra muitas pessoas com certeza serão. A Microsoft tem que começar logo a mudar sua estratégia senão vai perder muito mercado!

  3. Tenho usado esse editor desde a época do Writely e confesso que sempre gostei. A mudança para Docs, depois que o Google o adquiriu, fez muito bem ao editor. Ficou mais enxuto, limpo. Existem muitos outros editores online com vários recursos, mas acho importante que, ao escolher um deles, o usuário pense, sim, na segurança. E isso inclui saber quem está por trás do serviço.Segurança nunca é demais.
    Para quem está se locomovendo a toda hora ou precise compartilhar as informações esses editores e ferramentas online são uma mão na roda. Acho que vieram para ficar.
    Outros editore muito bons:
    Thinkfree:Tem uma interface muito bonita, mas achei um pouco pesado, já que é carregado através de Java. Fora isso, possui funções bem avançadas e trabalha com apresentações, como Powerpoint e editor de planilhas. O cadastro é gratuito e o usuário tem 1GB de espaço para armazernar os documentos.
    http://www.thinkfree.com/common/main.tfo
    Ajax:Sem muita firola, o AjaxWrite é bastante leve no carregamento e dá conta do recado. Possui as funções básicas e mais importantes para escrever e formatar textos online. A vantagem em relação a editores como Thinkfree, Writely, entre outros é o fato de poder utilizar o editor sem a necessidade de criar contas ou se cadastrar no site. O AjaxWrite também permite salvar documentos nos formatos OpenOffice, Word, TXT, RTF e PDF.
    http://us.ajax13.com/en/ajaxwrite/

  4. Concordo sobre o IM atrapalhar a produtividade. Pessoalmente acho que, na média, o IM atrapalha mais do que ajuda nos trabalhos do dia-a-dia. Mas estou também convencido que o problema é realmente o mal uso. Minha estratégia (depois de muito experimentar) é usar uma lista muito restrita e de pessoas que sabem respeitar os status de ocupado, ausente, etc. Também dou total liberdade para meus contatos me dizerem não posso falar agora ou coisa do tipo (mesmo estando com o status disponível). E espero a mesma compreensão. Dessa forma a coisa tem funcionado bem para mim. Mas quando o negócio aperta, efetivamente desligo o cliente de IM pra trabalhar sozinho e em paz. Não deixo nem em modo invisível. Desligo mesmo! Outro detalhe, no meu trabalho de verdade não uso para me comunicar internamente. Descobri que o e-mail atrapalha menos e se mostra mais eficiente. No meu segundo emprego (blog, podcast, artigos, etc. rs.) uso bastante, porém com a disciplina já mencionada acima. E no caso específico do artigo acima, teria ajudado muito. Mas nada se compara a utilidade dos IM para comunicação com parentes e amigos. E quando falo de IM, leia-se, texto, VoIP e vídeo (ah, SMS também). Principalmente para mim que tenho família e grandes amigos espalhados pelo Brasil e pelo mundo! Essa é a melhor parte da história. Ligações e videoconferência gratuitas pra qualquer lugar do mundo! E, neste caso, viva, viva a tecnologia!

  5. Sobre a integração do IM com o Docs:
    The Internet is the number one distractor. People interrupting is number two. And so when I hear about IM integration and collaborative documents?I?m afraid. I hate design by committee. I hate manage by committee. I want to know what I needs to be done quickly and be left alone to get it done.

    Fonte: http://particletree.com/notebook/what-i-really-need-to-gtd/

    Viu, nem todo mundo acha que IM e trabalho são uma boa idéia. Não vale dizer que se bem usado, IM pode ajudar, QUALQUER coisa pode ajudar se bem usada, até strippers durante o trabalho =)

  6. Ao contrário de que muitos pensam, as aplicações web estão longe de substituir os aplicativos desktop, simplesmente pelo fato de tudo ter que usar a internet e automaticamente você precisara de um computador com uma otima conexão, e não vão pensando que estas aplicações usam pouco do processador e memória, em um PC de 1000 mh(1 GB) de processador o spreedsheet do Google fica bastante lento.

  7. Gabriel, dá uma olhada lá no zoho.com, citado pelo Moisés. Lá existe a ferramenta Zoho Show. Só dei uma olhada bem rápida, não cheguei a usar ou testar o serviço.

    E Vladimir, parabéns pelo artigo e pelo podcast, acabei de conhecer e achei muito bacana.

    [].

  8. E aí Vladimir.

    Realmente a experiência colaborativa que o google docs permite é massa. Eu edito um fanzine com um colega e um dia resolvemos compor uma edição toda colaborativa: eu ia escrevendo, ele reescrevia por cima e assim por diante. Lógico que geramos um texto louco, descompromissado, mas que ficou muito legal.

    Lá no googledocs, consigo compartilhar idéias de projetos com outros colegas e revisar o orçamento da família (que fica compartilhado com meus parentes).

    Há pouco tempo descobri o zoho.com, que permitiu utilizar ferramentas colaborativas pra coordenação de projetos, que é outra coisa sensacional.

    Ah, e os arquivos .xls do gmail já têm opção pra abrir no spreadsheets…

  9. Eu uso o Spreadsheets para controlar minhas finanças pessoais. Estou muito satisfeito, faltava só ter como fzer gráficos.. quem sabe um dia.

    Um abraço,
    Leandro

  10. Ainda uso o powerpoint. mas do pacote office é só ele que tenho instalado aqui 😉

    É legal lembrar do corretor ortográfico embutido no Firefox 2.0, que ajuda bastante!

    Grande artigo, simples e eficaz!

    Abraço,
    Gilberto Jr

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