Excesso de PC gera isolamento, estresse e lesões

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A revolução industrial foi baseada em jornadas de trabalho extensas, exaustivas e repetitivas para o homem-máquina e levou ao surgimento das associações de classe para lutar pelo direito do trabalhador. Se o modelo de antigamente não era bom, o de hoje também pode ser ruim para a sua saúde.

Hoje, temos máquinas que substituem a maioria do trabalho braçal. O maquinário que precisamos usar, por assim dizer, não exige esforço físico e nossa jornada está reduzida (teoricamente) a oito horas diárias. No entanto, a cada dia vemos milhares de pessoas se afastando das empresas por conta da LER (lesão por esforço repetitivo) ou estresse. Qual é a causa disso?

Evite o mau uso

Criamos máquinas que nos fizeram produzir mais em menos tempo. E o tempo que sobrou? Produzimos ainda mais. Nos esforçamos todos os dias para ganhar tempo e utilizamos esse tempo extra para trabalhar mais.

Hoje, temos diversas doenças ou síndromes que estão diretamente (e equivocadamente) associadas à tecnologia. É o mau uso, porém, que acarreta em problemas sérios de saúde.

L.E.R – Para quem trabalha com computadores, a maior incidência é nas mãos, antebraços e ombros. Quase sempre, é causado por má postura e uso inadequado de móveis, assim como os fatores ergonômicos deles.

Para ser utilizado corretamente, o computador deve estar numa posição tal que o braço do utilizador forme um ângulo de 90 graus com o antebraço ao digitar no teclado. As mãos/pulsos não devem estar apoiadas na mesa e o ombro deve estar relaxado. Ao elevar o ombro para que as mãos alcancem o teclado, cria-se tensão no trapézio comprimindo um importante nervo que sai do pescoço e percorre o braço, podendo causar inflamação e dor, muita dor, a médio ou longo prazo.

Estresse – O uso contínuo do computador sem pausas para descanso, associado ao ritmo acelerado da prática diária assim como a forma de trabalho ?multi-tarefa?, muito comum no meio de internet e tecnologia, é uma potencial causa de estresse. É aconselhável levantar-se periódicamente e esticar o corpo, fazer alguns exercícios, distrair-se, beber água, ver o sol. Qualquer pretexto para abandonar o computador por cinco minutos é bom o suficiente para ser estimulado. É importante também procurar viver ?de bem com a vida?, para evitar a estafa.

Tudo isso é de conhecimento geral, mas poucos o praticam ou levam a sério, até as primeiras dores aparecerem.

Varises e problemas circulatórios – Muito tempo sentado (ou de pé) faz com que o sangue tenha mais trabalho para percorrer o caminho normal dentro do corpo, além de concentrá-lo nas pernas por muito tempo. Isso pode acarretar desde simples varises ou casos mais graves. O conselho para o estresse também vale para este parágrafo, além de uns exercícios no ambiente de trabalho. Ao chegar em casa, é bom passar um tempo literalmente com os pés para cima.

Problemas de visão – Quantas pessoas você conhece que trabalham com computador e não usam óculos? Os monitores CRT são piores que a televisão por dois motivos claros: sua resolução é maior e suas imagens mais estáticas por mais tempo faz com que os olhos percebam mais claramente a taxa de atualização da tela; e além disso, estamos muito próximos a ele, ficando mais expostos.

Procure regular o monitor (se for CRT) para uma frequência acima de 75Hz, equilibrar cor, brilho e contraste para que não seja necessário forçar a vista para ler, dar um descanso periódico são alguns conselhos para manter a saúde visual.

Se você acha as letras muito pequenas e precisa fazer força para enxergar, isso não é um bom sinal. É preferível reduzir a resolução do monitor (em pixels) para aumentar o tamanho das fontes e fazer menos esforço visual, se for o caso.

O eremita

Não é bem uma doença, mas um mal que atinge principalmente os workaholics e adolescentes. Passar muito tempo com o computador, fazê-lo o centro de sua vida, é uma atitude que pode parecer muito prática à primeira vista (quem quer pegar fila para pagar conta no banco?) mas, em diversos aspectos, pode sinalizar uma tendência ao isolamento.

O convívio social é importante tanto na vida pessoal quanto profissional. Um happy hour com os amigos, um cinema com a namorada (se você ainda tem uma), passear com o cachorro no parque… enfim, são atitudes saudáveis e que não vão tirá-lo de suas obrigações. Dê um tempo e pare de trabalhar nesses períodos, mesmo que esteja chovendo e você esteja sozinho. Uma boa hora para alugar aquele filme que você queria assistir faz tempo.

O mais importante é manter sempre em mente que o computador é uma ferramenta, pode ser de trabalho ou diversão, mas como toda ferramenta o bom uso é essencial para o bom funcionamento e satisfação dos objetivos. [Webinsider]

————————————–
Leituras recomendadas:

.

<strong>Manoel Netto</strong> (contato@tecnocracia.com.br), desenvolvedor web desde 1998, é apaixonado por tecnologia desde que nasceu e mantém o blog <strong><a href="http://www.tecnocracia.com.br/" rel="externo">Tecnocracia</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Além dos fatores sociais, uma vida sedentária (caracterizada pela ausência de atividades físicas) pode trazer consequências graves para a saúde: provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos!

  2. Eu sou um Eremita! putz eh dificil acreditar mas nos ultimos anos o computador se tornou o meu unico acesso a amizades e de diversao. Ta dificil de largar essa droga. hehe

  3. Eu acho preocupante como os profissionais da área de TI, se submetem à cargas de trabalho absurdas, mesmo sendo profissionais altamente treinados, ou seja, altamente importantes.

  4. A cada dia está mais comum o sistema de trabalho home office, assim, cada vez mais o espaço entre a vida profissional e a vida pessoal se estreita. Esse é o perigo! Conheço muitos profissionais (até mesmo eu) que às vezes sobra um tempinho no domingo, e já vai para o computador adiantar aquele trabalho que precisa ser entregue na segunda.

    Mas acredito que se deve balancear o URGENTE e o IMPORTANTE. O trabalho pode ser urgente, mas a saúde do profissional também é importante.

    Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *