Uma introdução ao Delphi for PHP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Neste primeiro artigo, vamos ter uma breve visão sobre o Delphi for PHP, ferramenta de desenvolvimento web baseada em PHP que promete revolucionar a vida dos desenvolvedores.

Ao desenvolver o Delphi for PHP, a intenção da CodeGear foi justamente a de tornar essa ferramenta o mais próximo do próprio Delphi que todo mundo já conhece. E conseguiram!

tela_inicial_p.gif

O Delphi for PHP permite a criação de aplicativos web 100% visual e a geração dos arquivos necessários para instalação no próprio servidor. Recurso interessante é a possibilidade de ter um site preparado em diversos idiomas, bastando apenas a tradução e atualização de arquivo XML.

O Delphi for PHP possui uma estrutura de componentes 100% escrita em linguagem PHP, baseado em diversos scripts e bibliotecas de código aberto existentes, dentre os quais se destacam: Qooxdoo, Adodb, DynAPI, Smarty, XAjax e JSCalendar.

A criação de um componente é muito simples. O Delphi for PHP possui componentes descendentes da classe Object, sendo assim, a criação de componentes é feita da mesma forma que sempre foi feita em Delphi.

Para o form (página web) não ficar poluído, o software permite a criação de um DataModule.

DataModule_p.gif

Sempre que sua aplicação for executada, é executado paralelamente o servidor Apache que acompanha o Delphi for PHP. Isso faz com que não seja necessária sequer uma linha de configuração em sua estação de trabalho.

Ao final do projeto, basta gerar o pacote de instalação da aplicação na web. Não se preocupe, sua aplicação feita em Delphi for PHP poderá ser executada em qualquer plataforma (Linux, Windows, Unix, Solaris etc).

A facilidade e agilidade do Delphi for PHP são alcançadas porque a forma de desenvolvimento presente no Delphi Win32 continua presente nesta IDE. Nesta ferramenta, como na Delphi Win32, é possível a criação de aplicações apenas clicando e arrastando componentes, mudando propriedades, eventos etc.

Componentes_p.gif

O Delphi for PHP possui uma série de componentes Data Access que permite o fácil acesso a diversos banco de dados, dos quais se destacam: Interbase, MySQL, Access, ADO, ODBC, OLEDB, FoxPro, FrontBase, DB2, Informix, SQL Server, FireBird, Oracle, PostGreSQL, SAPdb, SQLite, SQL Anywhere, Sybase.

A linha de programação segue sempre a mesma em outras versões Delphi: inclui-se um componente Database onde será efetuada a conexão com o Banco de Dados, um componente Table (seleciona a tabela desejada) ou Query (seleciona a consulta desejada) e um Datasource para efetuar o link com os componentes de exibição (Label, Edit, etc).

DataAccess_p.gif

Além dos componentes de acesso a dados, ainda continuam presentes os componentes nativos de acesso ao InterBase.

Interbase_p.gif

Como fechamento deste artigo, sintetizo que a criação desta IDE em muito ajudará os desenvolvedores PHP no que diz respeito a tempo, facilidade e agilidade de desenvolvimento.

Não percam, nosso próximo artigo vamos falar de um projeto utilizando Templates. Não deixem comentar e deixar sugestões. Caso queiram efetuar o download de uma versão de testes do Delphi for PHP, basta ir direto ao site da Codegear.

<strong>Diego Guariz</strong> (diego@guariz.com.br) trabalha desde 1999 com Delphi e PHP, especialista em Desenvolvimento de Software para Web pela UFSCar, professor de modelagem de dados, HTML, PHP, Java, Gerência de Redes e Administração de Redes no Senac-Jaboticabal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

42 respostas

  1. Já fiz dois cursos de PHP, um em SP
    e outro no SENAI. Nunca vi nada tão porco em linguagem. Fazer uma aplicação
    misturando HTML,java Php e sei lá mais o que, e ainda sem um suporte a design,
    e tambem sem poder de organização e métodos. Isto é o fim!!
    O DELPHI tem mesmo é que atacar com tudo o ambiente Web , e mostrar como se
    faz um código limpo e organizado.
    Sem lambanças.
    A Borland sim é que revolucionou a OOP,
    para quem não sabe.

  2. A ferramenta seria ótima se funcionasse no provedor. Fiz um sistema faz 2 semanas e ate agora não consegui fazer rodar no provedor.

  3. Testei o php e como muitos ai disseram: simples arrastar e soltar. Não é só isso, se quiser poderá mudar os componentes conforme precisar, além de poder criar os códigos sem precisar da parte visual, usando a ide do seu jeito e sim criando os componentes que integram sua necessdade saindo fora do total uso do mesmo.

    Pode dar certo, depende de quem vai usar e como vai ser usado, (como dito acima) e para a verdadeira finalidade.
    Se muitos querem vender seu framework, não questionam se não conseguem.

    Para os iniciantes, assim como eu (kkkkkkkk), é uma otima ferramenta.

    Analistas, webdesigner, webmasters, o @#*^?% a quatro, diz ai se não tem na sua estante ou na sua mesa do trabalho um livro, revista, sites que sempre faz uma pesquisa de uma duvida sobre determinada ferramenta ou componente?
    kkkkkk, bom os amadores e aprendizes como muitos dizem, modificam os componentes para o seu melhor proveito e não ficam fixados aos já existentes.
    Diga já não é criar seu próprio framework, kkkkk!
    Só sai M.E.R.D.A mesmo de uns que só pensam em si ou seja nos $$$$$ e não no que faz.

  4. Uso a metáfora abaixo, sem sentido pornográfico:
    PARA QUEM NÃO SABE FAZER AMOR, ATÉ O MEMBRO SEXUAL ATRAPALHA.
    Com isso, quem sabe fazer os códigos na mão, saberá extrair o melhor da ferramenta. Quem não sabe, poderá aprimorar seus conhecimentos. Tudo isso contribui para melhorar o nível dos profissionais no mercado.

  5. como uma frase, que acredito que todos conheçam, resumir o pensamento de todos fica facil assim: …nada se cria, tudo se transforma… é o mundo moderno, é a tecnologia, regredimos evoluindo…!

  6. O php é uma linguagem de fácil aprendizado além de ter um grande poder de integração com diversos sistemas. O php se popularizou muito e existem diversos plugins para ele o que permite que você possa enriquecer e muito as suas aplicações.

    É extremamente fácil usar socks em php, comunicações diretas com protocolos pop e smtp, imap, soap, manipular o próprio apache, comunicação com os bancos de dados mais distintos e com integração a web services e Java é possível e facilmente realizar automações industriais utilizando php.

    Não que não seja possível fazer isso com as outras linguagens, mas até o momento quem programava em php não tinha apenas que arrastar controles tinha que aprender algoritmos e desenvolver códigos usando sua própria capacidade é lógico que programas excelentes como o dreamweaver, facilitam e muito a vida dos desenvolvedores.

    Mas o que eu quero dizer é que para programar em php tem que ter determinação, pois php não é lecionado em cursos técnicos, escolas ou faculdades convencionais de informática. Quem geralmente vai aprender php vai porque gosta e acaba se profissionalizado.

    O profissional de php já é esforçado desde o inicio tem interesse em programação a Borland não está fazendo como a Microsoft com o dotnet que apenas quer propagar a sua cultura. Está investindo em profissionais capacitados dando a oportunidade de criar sistemas web em php (uma fatia cada vez maior do mercado) a realizar o seu trabalho com o amparo de uma ferramenta mais dedicada para a atividade de desenvolvimento em php e aproveitando a oportunidade paga integrar seu produto delphi, o que eu interpreto como uma medida inteligente, pois assim haverá mais facilidade para criar web services, e dll isapi compatíveis com aplicação web.

    Eu programo em PHP e em .NET conheço ambas as linguagem e o apoio de uma IDE com o VS 2002 a agora VS 2008 foi sempre um grande diferencial para usar o .NET, mas mesmo sem uma IDE o PHP se manteve. A diferença é a qualidade de mercado que cada IDE atinge e o tempo que será poupado com essa nova IDE.

  7. Essa é a diferença entre amantes de programação e desenvolvedores profissionais. Dão mais importância ao glamour do que os prazos.
    Conheço um ditado: O bom é inimigo do ótimo. Em mercados muito competitivos, o tempo é o que importa, e o mercado não perdoa.
    Programação não é um discurso ideológico!
    Já se foi o tempo em que o profissional de informática era um ser a parte na criação divina.
    Profissional não programa apenas movido pela paixão ou prazer. Programa para solucionar problemas de empresas, com prazo cada vez mais curtos, com metas e busca de resultados.
    A empresa dá a mínima se o seu código é geek, se outro solucionar o mesmo problema com um código confuso na metade do prazo, você perdeu o emprego.
    Qual é o fenômeno por tras da Microsoft, por exemplo? PRODUTIVIDADE em suas ferramentas RAD.
    Vejo JAVA, cada vez mais, perdendo espaço no mundo empresarial para o DotNet, por quê? JAVA é muito melhor em diversos aspectos, sem falar que a Microsoft copiou muito do Java em C#.
    Só que aprender JAVA demanda o triplo do tempo e custos do que .NET. Além disso a falta de uma ferramenta RAD (não IDE) faz JAVA ter péssima produtividade. Já imaginou ter que aprender JAVA só para escrever código em JSP?
    Tempo muito longo para desenvolvimento e aprendizagem é custo alto demais para as empresas. E olha que a licença para uso é gratuita, mesmo para J2EE.
    PHP nasceu script e virou linguagem, muito poderosa e flexível. Possui a maior base disponível de códigos reutilizáveis.
    Imagina o poder de PHP em RAD?
    Você profissional escolhe: o emprego ou a paixão!

  8. Como já foi escrito, já programei com Basic – MSX-Basic, linguagem de máquina, fortan, cobol, DBase, clipper, joiner, Visual Basic, um pouco de PHP, java etc, e atualmente com Delphi. Essas ferramentas ajudam sim, no desenvolvimento de qualquer aplicação, trabalho há quase 20 anos nessa área e não vejo porque, deixar de utilizar essas ferramentas, que agilizam o processo de desenvolvimento de qualquer programa. O mais importante não é usar as ferramentas, mas saber como usa-las. Como observo, muitas pessoas compram um computador de ultima geração e não utiliza nem 20% da sua capacidade, e a mesma coisa com nossos cerebros, o que adianta, você ter inumeros programas (feitos na mão) se não souber a necessidade do clinte, ou mesmo comercializa-los. Para cliente que não dá valor ao seu trabalho, utilize sim, as ferramentas, que tanto faz vc fazer na mão ou com ela o cliente só pagará aquilo que ele acha (uns trocados). Embora eu não seja desse tipo, de fazer por fazer, mas já fiz programas na MÃO, e ganhei algum dinheiro, e depois observei que estava deixando de ganhar mais, por conta na minha cabeça dura, de não querer utilizar ferramentas. Você não acha que vender 01 programa por R$ 5 mil, do que 5 mil programas por 100,00, não é melhor (nem pelo preço, mas pela quantidade de pessoas que utiliza~ram seu progama (nunca vendi apenas exemplo).;;;;;;;;;;;;;

  9. Bem! Li todos os comentários… (muitos aliás)! Me empolguei dimais com o lançamento do D4PHP, mas dpois percebi que na verdade não era o que eu esperava, por muitos motivos que nao quero citar!
    Quero citar apenas algumas coisas que eu pessoalmente acho.

    A CodeGear errou em:

    – Dar o nome Delphi For PHP! Nã há nada de Delphi nessa ferramenta, NADA MESMO! Talvez para atraír programadores Delphi para o lado WEB da força puseram esse nome… Mas realmente deveriam ter dado outro nome ao muleke!

    Vocês devem concordar comigo nesse ponto que falei acima! Mas realmente muita gente baixou a ferramenta pensando que iriam programar usando ObjectPascal e dpois viriam o milagre de ter tudo traduzido para PHP, como é no BDS2006 com o ASP.NET! Mas quando deram a primeira olhada no codeeditor viram inúmeros $, daí perguntaram, kd a minha clausula USES, e kd IMPLEMENTATION… F#D#U! Deu-se a desgraça…

    Acho que em si a ferramenta é mto produtiva, diminue o tempo de criação em muitos porcentos, isso é inegavel! Mas para aqueles que preferem codar em ferramentas como bloco de notas, continuem usando o notepad, nem instalem o DELPHI 4 PHP! E para aqueles que querem a facilidade do DRAG&DROP, a facilidade de conexao com BD e produtividade baixem, avaliem, paguem e utilizem a ferramenta. Apesar de gerar código sujo como citaram alguns, fico a pensar que utilizando também ferramentas, tipo PHPDesigner, Notepad, e mtos outros também é perfeitamente criar códigos imundos, nao é pq nao é uma IDE que vai vc vai escrever código perfeito, CÓDIGO LIMPO QUE ESCREVE É QUEM PROGRAMA DE VERDADE!

    Meu consideração final é, D4PHP é mto prático, rápido, para aqueles querem produtividade podem ADRERIR! Apesar do estigma de ser PAGO! Mas isso nao é problema pois sabemos que 90% de mtos programas aki no brasil sao PIRATAS, entao uma IDE a mais ou menos PIRATA nao importa!!! hehehehehe 😛

    Eu ainda prefiro o Eclipse e fazer mtas coisas na mão mesmo, pq tenho minhas técnicas e de vez enquando usar um framework da vida…

    Abraço e boa sorte a todos!!!

    Que venha o PHP6…

  10. Depois de ler todos os comentários acima, fiquei um tanto chocado, com a capacidade de alguns de pichar as pessoas. Chamar as pessoas que estão tentando aprender ou não tem recursos para uma faculdade. de garoto de programa, é no minimo desumano. Talvez fosse melhor que essa pessoas gastassem melhor o seu tempo, colocando informações aproveitaveis na NET, para ajudar quem está aprendendo e não pichá-los.
    Sobre o delphi for php, digo o seguinte, o que seria dos tratores, e ferramentas modernas, se todos insistissem em continuar usando a inchada.

  11. Acho interessante que antes que seja comentado algo sobre o Delphi PHP, ao menos seja analisado e verificado.

    Se alguém manja de PHP conseguir montar uma tela VCL translucida usando o PHP pode dizer q o Delphi é mais uma ferramenta sem utilidade, eu fui no lançamento da CodeGear e muito programadores PHP ficaram impressionado.

  12. Sou programador a mais de 15 anos e, conheço o Delphi de longa data. No Delphi for PHP ví a mesma flexibilidade (também O.O. para quem não sabe e/ou sequer tentou) e uma facilidade incrível. Parabens por mais essa ferramenta e que me desculpem os revoltados que não conseguem se firmar na vida nem ganhar o que acham que merecem mas, a ferramenta é fantástica.

    Trabalho para um grupo multi-nacional com 4 empresas aqui no Brasil (Paraiba, Sao Paulo e Rio de Janeiro) e, utilizamos o Delphi Win 32. Agora, vemos a possibilidade de migrar parte dos nossos sistemas de forma segura e padronizada. Empresas serias exigem metas e as metas, são cumpridas dentro de prazos e os, não podem estourar. Tudo tem que ser feito de forma que seja benefico tanto para a empresa, como para o desenvolvedor e o Delphi for PHP, é mais uma facilidade.

    Para quem não conheçe o Delphi, continue na unha como os programadores Clipper (que fui) que achava o máximo fazer tudo na unha, até uma simples janela (hahahahahahaha).

  13. Na minha opinião isso só serve para gerar códigos imundos, e horríveis para manutenção, uma vez que você também fica preso a ferramenta.

    Vai ser mais uma ferramenta para que alguns coloquem no currículo e digam que são programadores. Não estou dizendo que não são! São sim, mas são programadores especializados na ferramenta em si, e não na linguagem.

    Prefiro meu EditPlus e aposto que não é menos produtivo! 🙂

  14. Tá ai!

    Mais uma ferramenta que promete o milagre de fazer com que um analfabeto (em programação php) crie o seu site podre, com um código podre, que vai sair por miseros 200 reais, feito por alguem que não valoriza o trabalho de webmasters.

    Em outras palavras, essa ferramenta faz o que o dreamweaver vem fazendo a anos, automatizando o código e criando 1000 linhas de código enquanto 10 resolveriam.

    Programador (ou webdesigner etc…) programam na unha, criam suas classes, bibliotecas, módulos e tudo isso de uma forma limpa.

    Tomara que essa moda de Delphi com PHP pegue mesmo, por que ai quando começarem os bugs, seremos valorizados pelo nosso trabalho arduo.

    Obs.: o delphi já é uma M… usando o pascal, imagina como não vai ser com o PHP.

    Deixo para os mais audaciosos descobrirem…

    Valew!!!

  15. Bom amigos. Como disse no comentário 17, o Delphi for PHP é razoável. Só que o código gerado deixa a desejar.
    Se você é programador iniciante ou tem pequenos programas desenvolvidos em PHP, talvez seja interessante utilizar essa ferramenta. Provavelmente você não terá problemas e aprender a usá-la e nem problemas para mudar o código.
    Agora, gostaria que alguém que tenha um sistema complexo desenvolvido em PHP, utilizando Flash e/ou AJAX, que utilize o Delphi for PHP para desenvolver o mesmo sistema.

    Postem aqui o resultado.

  16. Pessoal,

    Tambem concordo com o ponto de vista de todos, comecei a programar em Basic nos Apple, depois MSX ate chegar no PC. Aquela epoca por inexistencia de recursos tudo era na mão mesmo. Mas a necessidade de maior disponibilidade, de velocidade, de ambientes amigaveis forcou o nascimento de sistemas como OS2, Windows, etc. E isto forcou o nascimento de outro sistema para quebrar o monopolio Linux e isto o aparecimento de outras ferramentas inumeras que não conheco nem 5% delas. Mas num mundo onde você precisa fazer muitas coisas ao mesmo tempo em curtissimo tempo, deveriamos ser muito gratos a todos que desenvolvem bons frameworks, ferramentas, softwares, etc. Pois a mistura de tudo isto transforma o mundo, inclusive da Informatica. Alem do mais um bom programador não é aquele que desenvolve um sistema em Delphi apenas arrastando componentes pra tela. Mas aquele que usa bem estes componentes e adiciona seus codigos em Pascal puro, fazendo que o componente tenha caracterias tão boas que nem o desenvolvedor do mesmo imagina-se. O desenvolvimento cientico não parte do zero como dito por alguns amigos aqui. No passado cientias foram mortos por acreditar que a Terra girava em torno do Sol, que a mesma não era o centro do Universo. Muitos anos depois outros cientistas partiram da mesma teoria para comprovar na pratica e o mundo percebeu que mataram indevidamente alguem. Portanto acho que esta ferramenta e as demais que ainda virão são excelentes para o desenvolvimento do PHP, delas proprias, e do futuro que não sabemos como sera transformado apos elas.
    Pensem nisto amigos que acreditam que tudo que é bom tem que ser feito na mão do zero.

  17. O amadorismo é uma chaga que surge em toda linguagem ou tecnologia que permita um desenvolvimento mais descomplicado.

    Um exemplo disso é o coitado do ASP. Quando falo que já utilizei ASP com VBScript como linguagem, utilizando a (limitadíssima) orientação a objetos que ela provê, sempre recebo faces de surpresa como resposta, do tipo e dá pra fazer, é?

    Por outro lado, sempre que se ouve falar de ferramentas de desenvolvimento (especialmente gráficas), surge uma Hardy Har Har (aquela hiena do Lippy e Hardy), pra ficar dizendo Eu sei que isso não vai dar certo… Oh dia, oh azar…

    Deixa rolar! Até por que o surgimento de ferramentas como essa demonstra (ao menos pra mim) que o PHP já está suficientemente consolidado, a ponto de se tornar base para o surgimento de outras ferramentas.

    No fim, vai prevalecer a seguinte história: essa será uma ótima ferramenta pra que se adaptar a ela.

  18. Achei muito infames os comentários 1, 3 e 17.

    Um grande mal que perpetua no mundo PHP é o grande amadorismo da maioria de seus programadores. Pessoas que desconhecem ou acham ridículos os princípios de OOP, design patterns, engenharia de software, internacionalização, mapeamento objeto-relacional, etc.

    De fato a produtividade é uma questão muito relevante na produção de softwares. Mas acredito que ela seja fruto de um bom projeto do software (análises, desenhos), reutilização de código (abstrações) e experiência do programador (qualidade de código, documentação, testes).

    Desenvolver bons frameworks não é trabalho para qualquer um. Requer anos de estudo e uma boa experiência com a linguagem e técnicas de programação. Apesar dos bons frameworks para PHP sejam de certa forma recentes, eles já se encontram em versões bem estáveis como o symfony (que estou estudando atualmente), zend framework, ez components, cake php, etc.

    Acho que investir seu tempo estudando um bom framework é a oportunidade que você tem de aprender e de ganhar experiência com a experiência de outros. A partir daí você pode ajudar a melhorar um ou customizá-lo para seu uso, uma vez que todos eles são projetos open source. Um bom conhecimento de inglês ajuda muito também.

    Ainda não cheguei a avaliar o Delphi para PHP não, mas concordo com o comentário 16. Também acredito que seja uma forma burra de ganho de produtividade.

  19. Experimentei o D4PHP e achei razoável.
    Mas o código gerado deixa a desejar. Principalmente quando for feita a manutenção.
    Acho que quem trabalha com PHP deve fazer o que eu fiz. Criar seu próprio framework.
    O tempo que vai gastar tentando aprender frameworks como CakePHP, Zendframework, etc.., vc cria o seu próprio frame work e aumenta a sua produtividade. Depois que desenvolvi o meu framework minha produtividade aumentou em 70% e criar o seu próprio framework é mais fácil do que vc possa imaginar. O questão é só uma: Vc inicar a construção. Depois que vc tiver com o seu FW criado vc verá que não precisa de Dreamweaver, CakePHP, Delphi for PHP, nem nada. Vc dará conta do recado com seu prórpio frame.

  20. Um dos maiores desafios de um programador/analista em qualquer linguagem é desenvolver um software de qualidade. Um software que apresente baixo indice de erros, e quando falo erros me refiro a sintaxe, estrutura de dados, regras de negócios e excessões. Também um software de qualidade deve apresentar uma estrutra capaz de facilitar a manutenção e agregação de novas funcionalidades. Acho que isso não é novidade para a maioria dos que comentaram este artigo. Então, onde quero chegar?! Um software hoje, desenvolvido em PHP, que esteja feito em camadas, num modelo MVC, por exemplo, onde a camada de modelo foi bem construida e algumas partes foram generalizadas e componentizadas. Onde a visão do sistema só possua a apresentação de dados e o controle siga os design patterns, tudo isso tende a tornar o ambiente altamente produtivo e de qualidade.
    Metodologia, padrões, gerenciamento e tecnologia formam a base de uma empresa de desenvolvimento de alto padrão.
    Ao meu ver, e não cheguei a mexer na IDE ainda, ela compromete vários aspectos da produção de um bom software e tenta ser uma alternativa para a busca de produtividade, mas da forma burra. Talvez seja uma alternativa a curto prazo para uma melhora da produtividade, ou mesmo para migração de plataformas.
    Na pior das hipóteses o que acaba acontecendo é que para aumentar o lucro, os donos de empresa contratam funcionários menos capacitados ou na maioria das vezes estagiários para utilizar esta ferramenta, o que contribui para piorar um mercado já pobre e prostituído que carece de mais competência e formação.

  21. As pessoas aqui, provavelmente todos programadores, estão muito preocupadas com a limpeza do código gerado e a aparente facilidade em se desenvolver que tais ferramentas trazem, gerando os famosos Garotos de Programa.
    O que poucos viram aqui (opiniões 8 e 13) é o lado da empresa de TI, que trabalha com prazos e custos atrelados e para isto tais ferramentas na mão das pessoas certas aumentam consideravelmente a produtividade, e consequentemente, a capacidade de criar para seus clientes e trazer retorno financeiro ($$$).

    O mundo corporativo não é feito de paixão por determinada linguagem ou plataforma de programação e sim por RESULTADOS.

    Portanto, apesar de todas as opiniões aqui serem válidas, acredito sim, que tais ferramentas tragam facilitadores para as empresas de TI.

  22. Belo artigo Diego Guariz.

    Embora eu abominar e odiar o Delphi/Pascal [risos].
    No início do ano eu li algo sobre esta IDE Delphi for PHP, e também achei bem interessante.

    Creio que a intenção com o artigo é mostrar a IDE como mais uma opção para um desenvolvimento rápido e produtivo usando o PHP.

    Realmente, IDEs assim, atendem muito bem, obviamente, atendendo a certos escopos de projeto.

    Engraçado que a maioria que postou comentários aqui para criticar não parou para pensar como uma IDE assim poderia ser muito útil, mais útil até do que apenas desenvolver em PHP usando a própria IDE.

    Um exemplo simples. Migrar aplicações obsoletas feita em Delphi/Pascal [aquelas feitas em Delphi 3, 4, 5, 6 ou 7] que usam base de dados XBase [eca! em tempos de banco de dados embarcados tem gente que ainda usa isso…rs] para uma aplicação web robusta que tenha como banco de dados MySQL ou até o Oracle.
    Os programadores Delphi/Pascal poderiam ser aproveitados e teríamos uma curva de aprendizado mínima, isso resultaria em um custo menor com mão de obra no projeto, menos tempo seria gasto com treinamentos ou adaptações ao ambiente de desenvolvimento e teoricamente teríamos mais produtividade e flexibilidade para cumprir os prazos do projeto. Resumindo economia de tempo e também de $$$$$.

    Simples neh… 😉
    Pelo menos na teoria…[risos]

    Porém… nem tudo são flores…

    Considerando também o que já foi dito ai nos comentários acima sobre o código gerado pelo Delphi for PHP, IDEs de clicar e arrastar gera comodismo em quem usa a IDE, e por conseqüência, gera operadores de IDEs que se acham desenvolvedores ao arrastar isso ou aquilo sem saber direito o que estão fazendo, os criadores de programinhas,

    Como citado a cima, o mau uso de boas ferramentas não gera desenvolvedores e sim garotos que fazem programas os infames micreiros/programadores prostitutos hehehe (se é que pode chamar uma criatura dessa de programador…risos)… sim aqueles mesmos que vendem um programinha/sisteminha [me enoja ouvir este termo…rs] por uma bagatela… o engraçado que a maioria usa o M$ Vi$ual $tudio e o Delphi/Pascal neh… risos…

    (…)

    Ainda prefiro continuar acreditando que o que torna produtivo o uso de uma IDE é o seu uso e propósito de uso.

    Como disse o Leonardo no comentário #13.

    Tempo para se desenvolver. O bom Programador, usa a praticidade do Delphi for PHP com seus conhecimentos para ganhar tempo no desenvolvimento.

  23. A questão é: Tempo para se desenvolver. O bom Programador, usa a praticidade do Delphi for PHP com seus conhecimentos para ganhar tempo no desenvolvimento.

  24. E quanto aos frameworks, abstração objeto-relacional, linguagem de templates, metodologia DRY, conhecimento da API, padrões WEB, semântica, etc.??

    Não é o fato de estar usando uma IDE e poder arrastar graficamente componentes (que resultam em pequenos trechos de código) que irá garantir melhor produtividade. É preferível escrever uma única vez um código e poder reaproveitá-lo inúmeras vezes do que ter que criar dezenas de telas no conforto de uma IDE com a ilusão de que isso está sendo mais produtivo.

    IDEs se aplicam muito bem ao ambiente desktop, e é bem possível que venham a trilhar o mesmo caminho com o XUL e o XAML, mas dificilmente seria possível criar código semântico e tão inteligível como os que são possíveis em frameworks como o CakePHP (já que estamos falando em PHP), o Ruby on Rails (Ruby), TurboGears e Django (Python), entre outros.

  25. Eduardo meu xará, concordo com você. Quem não sabe programar mas apenas a ferramenta, está refem dela.

    Quem acha que fazer tudo na mão é porque é um bom programador aconselho: Abandone ferramentas como Eclipse, Delphi, NetBeans e vá para o bloco de notas.

  26. Olá, sou desenvolver e analista há algum tempo (mais ou menos 10 anos) e ainda muito me admira alguns programadores acharem que programar bem é escrever código na mão grande.

    Quem conhece o mercado sabe que toda ferramenta que auxilie na tarefa de desenvolvimento de sistemas é válida, em projetos com prazos cada vez mais apertados.

    Obviamente a diferença em ser desenvolvedor e fazedor de programas está em saber usar tais ferramentas da melhor forma possível, atendendo às necessidades do cliente e dentro do que foi planejado durante a fase de levantamento de requisitos e análise.

    Ainda não conheço a ferramenta mas estou baixando-a para ver o que de melhor posso tirar dela. Obrigado pela dica, Diego.

  27. É uma boa aposta, mas o Zend Studio é melhor, eu ja experimentei e posso dizer que a facilidade é igual a de usar o delphi, mas assim como ja disse um rapaz antes de mim, código escondido não é caracteristica de programadores PHP.
    Pode ser que de certo, mas não ta com jeito não.

  28. Isso é realmente uma mão na roda.
    A portabilidade que ele proporciona também é empolgante. Um aplicativo em Delphi rodar em qualquer plataforma desse jeito é demais!
    O projeto ainda está começando mas acho que podemos sim apostar nele. Por quê não?

  29. Concordo com os comentários do Bruno.
    No mais, aí vão mais alguns relacionados às outras vantages apontadas.

    Hoje em dia, o apache já vem embutido em várias IDEs, como Eclipse por exemplo, então tê-lo embutido não é grande vantagem sobre as outras.

    A grande quantidade de bancos de dados que a IDE suporta se deve à biblioteca Adodb, que é livre e também pode ser utilizada em qualquer outra IDE.

    Aliás, com todas as bibliotecas livres cidatas aqui, você não deve precisar de nenhum componente exclusivo da IDE x ou y.

  30. Na minha opinião o Delphi for PHP é a mesma coisa que você criar um site em um editor WYSING como o Dreamweaver. O resultado final pode até ser satisfatório para quem visualiza. Mas o código será bem maior do que se tivesse sido escrito na raça.
    E em questão de desempenho o código também pode deixar a desejar.

  31. Isso será uma maravilha, Mão na roda para os desenvolvedores Web, estou monando um site para minha empresa, alias abrindo empresa e terei um e-commerce. Muito interessante os desenvolvedores estão de parabéns sempre me interessei pelo Delphi e por php também, sou web Desing formado e aj programei ASP mas esotu estudando PHP.

  32. O código de um programador é sua assinatura.
    O Delphi for PHP, pelo que pude já verificar, não é a melhor opção para desenvolvimento web. Os códigos são terríveis, é necessário carregar bibliotecas com milhares de linhas para criar algo.

    Um bom programador de php faz tudo que está ai com a mesma facilidade. E não precisamos apelar ao PHP, podemos muito bem partir para Ruby e Rails, que estão agradando no momento.

    A Borland está apenas desesperada. Delphi for PHP não vinga!
    É apenas uma forma de manter os desenvolvedores desktop junto a Borland durante a migração para web. .NET nao deu certo, PHP dará certo? Tenho certeza que não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *