Microsoft e Apple se completam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A história da Microsoft e da Apple é um misto de relação amor e ódio em uma rara situação onde é possível competir e ser parceiro ao mesmo tempo.

Na recente conferência D5 em que Bill Gates e Steve Jobs foram entrevistados em conjunto ficou clara a demonstração de respeito mútuo. Foram parceiros e competidores ao mesmo tempo nas respostas às perguntas dos entrevistadores e da platéia, como o foram durante toda a vida. Parece algo que está no sangue dos dois.

Um momento marcante do passado foi a aparição de Bill Gates em videoconferência na MacWord Expo de 1997. Naquela ocasião a Microsoft claramente resgatava a Apple do fundo do poço. Não por caridade ou amizade, é claro.

Bill adoraria ter terminado com Steve naquele momento, mas derrotar a Apple seria um tiro no pé. Eliminar a concorrência e se tornar um monopolista em um país como os Estados Unidos é ficar exposto a problemas com a justiça.

Então, com um investimento em ações da Apple e o lançamento para Mac OS X de produtos difundidos como o Office, o Internet Explorer e o Windows Media, a Microsoft garantiu sua própria sobrevivência enquanto empresa, a sobrevida da Apple e ainda ainda fez com que o Mac OS ficasse mais bem visto em ambientes de trabalho dominados pelo Windows.

Com o Office passou a ser possível usar um Mac em casa e um PC no trabalho sem problemas de compatibilidade entre os documentos gerados. (Na verdade, quase sem problemas… mas isso é outra história.)

Entretanto, houve uma época antes desta em que o jogo foi completamente inverso: a Microsoft focava seus esforços no desenvolvimento de aplicativos para o Macintosh e não em seu próprio sistema operacional. O Windows em realidade nem existia como um produto de massa que é hoje e muito da receita da Microsoft certamente veio de produtos desenvolvidos para a plataforma Mac.

Ou seja, pode-se dizer que 97 foi uma retribuição aos bons anos da década de 80 quando o Mac era a estrela da vez. Digamos que a Apple ajudou nas bases da Microsoft, que por sua vez socorreu a Apple do precipício. E agora que estão quites, que venha a guerra de verdade!

Hoje temos um ambiente muito mais complexo, com o domínio do iPod como tocador de MP3 e versões do iTunes para Windows. Lembrando que no início o iPod era apenas compatível com o Mac. Temos o Mac com processador Intel capaz de rodar o sistema operacional Windows. Tempos o Apple TV que funciona tanto com um Mac quanto com um PC Windows. Temos o iPhone que será também compatível com ambas as plataformas. E mesmo antes de tudo isso já tínhamos o QuickTime Player da Apple rodando no ambiente Windows.

E mais recentemente o Safari, navegador da Apple, agora está disponível em fase beta para o Windows. Especulações sobre as razões desse lançamento existem aos montes na Web. Já se sabe, por exemplo, que os “favoritos” do Safari tanto no Windows quanto no Mac serão sincronizados com o iPhone. Sabe-se também que o iPhone aceitará integração de aplicativos Web 2.0 com programas nativos como o Apple Mail, Google Maps, etc. Então nada mais inteligente que entregar aos desenvolvedores Windows um ambiente de testes para aplicativos iPhone. Afinal, não fossem os usuários Windows, o iPod não seria o sucesso que é.

Razões técnicas e especulações à parte, é fato que essas duas empresas competidoras em diversos mercados como o dos sistemas operacionais, telefonia móvel, entretenimento, etc., se completam de várias formas. Além de terem se ajudado financeiramente em momentos distintos de suas histórias, sabem muito bem gerar receita com produtos que invadem e competem no território uma da outra. [Webinsider]

Podcast

Clique para ouvir o podcast do Vladimir sobre este assunto

Assine este podcast por RSS

.

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. O ruim da microsoft e que ela e travada ou seja vocÊ paga por usar o sistema operacional e não pode alterar a maneira de seu funcionamento.
    Dai então surgiu o linux que alem de ser um sistema gratis vocÊ pode alteralo por que ele e um sistema livre.
    Mais tambem tem seu lado ruim, com o crescimento acelerado do windows cada vez mais criasse programas para o windows e poucos para o linux.
    Mais a ideia da microsoft era de criar um sistema facil,ja o linux e um sistema mais trabalhoso mais que tem seus direitos autorais livres.

  2. A história entre essas empresas vai mais longe… quando a Xerox entrou no mercado com o seu PC + Mouse + tela com ícones e impressora Laser… A Apple pegou as idéias no Sparc e a Microsoft depois de ver o que a Apple tinha feito fez o mesmo… uma coisa é verdade, a Apple sempre teve boas idéias… e a Microsoft como colocar isso no mercado… penso se ambas tivessem se unido no início da década de 80, teriamos coisas muito interessantes… mas… no final é isso, uma completa a outra.

  3. Para leigos no assunto realmente esqueceram de informar o que sao realmete as duas multinacionais. como Apple e Microsoft.
    Anos atras,Apple desenvolveu seu proprio sistema operacional enquanto Bill estava de olho neles, mas a apple conseguiu uma interface grafica para seus pc Mac ou outros, mas Bill foi la e copiou boa parte do sistema da apple, dai as duas partes brigaram e steje saiu da apple algum tempo depois, em 1997 ele voltou a apple e em uma video conferencia, quem mais poderia ajudar para que a apple nao falisse, nada mais que o seu copiador Bill… dai para frente todos sabemos da historia

    duvidas

    cidsasaki gmail com

  4. eu não estou entendendo nada vcs teriam que fazer perguntas e respoder elas porque tem pessoas que precisa de imformações sobre apple que não tem no texto.

    atenciosamente

    Camila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *