10 motivos para preferir o Windows ao Linux

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Há algum tempo tenho usado o Linux (Ubuntu) e o Windows, paralelamente. Já falei aqui sobre a minha primeira impressão do Ubuntu, que foi ótima. Agora, depois de um tempo usando os dois sistemas, estou quase chegando à conclusão de que, para mim,é melhor usar o Windows ao Linux. Vamos aos motivos:

1. Múltiplas áreas de trabalho –
Uma coisa que eu adoro no Linux é a maneira como ele me ajuda a me organizar com as múltiplas áreas de trabalho. Acontece que eu achei um programa, o dexpot, que faz isso no Windows. Não é tão bom quanto o Gnome, mas já é uma coisa que antes eu só tinha no Linux e agora tenho também no Windows.

2. Objectdock –
Depois de me impressionar com a beleza do Macbook Pro de um amigo, resolvi procurar um dock igual para Windows. Achei, é o objectdock. Troquei toda a barra de tarefas e menu iniciar pela linda barrinha do objectdock plus, isso tornou o Windows muito mais bonito e gostoso de usar. Veja a tela aqui.

3. Google Desktop –
Eu sei que o Linux tem o Spotlight para buscas no desktop. Mas uma das coisas que mas me faz falta no Linux são os gadgets do Google Desktop. Antes eu usava muito esses programinhas, para ficar por dentro de tudo sem precisar ir no gmail, google reader? Alternando entre linux/windows eu estou usando o igoogle para ter as mesmas funcionalidades, mas ele não chega nem perto da beleza e agilidade da barra lateral do gdesktop.

(nota da redação: na semana passada, saiu a primeira versão beta do Google Desktop para Linux, vale o teste)

4. Photoshop –
O Gimp é legal, mas ainda não tem tudo que eu uso no Photoshop. O Gimpshop – que promete ter uma interface como a do Photoshop – me deixou frustrado. Eu passei muito, muito tempo testando as muitas maneiras que dizem por aí que é possível instalar o Photoshop no Linux, mas não achei nenhuma que funcionasse direito. Além disso, há muitos anos eu uso o Photoshop, não acho que valha a pena a curva de aprendizado para ter no Gimp a agilidade que tenho hoje no Photoshop.

5. Macromedia Flash/Dreamweaver –
O Dreamweaver é o programa no qual estou acostumado a programar interfaces. Eu sei que tem coisas até melhores para o Linux (o Eclipse, por exemplo), mas aí aplica-se a mesma questão (curva de aprendizado) do Photoshop. O mesmo a respeito do Flash.

6. Internet Explorer –
Mais um problema exclusivo de quem faz design de interfaces para web. Embora eu só use o Firefox, tudo que eu faço deve funcionar no Internet Explorer. Eu não tenho certeza absoluta de que o IEs4Linux roda exatamente como IE no Windows.

7. Google Talk –
O pidgin é muito legal, bem melhor que o gaim era. Mas ainda não é tão bom quanto o google talk, que há bastante tempo é o único IM que uso. A maioria das minhas reuniões com clientes são feitas por voz através do Gtalk, por isso, sem ele a minha vida fica bem mais difícil.

8. Personalização –
Uma coisa que eu preferia no Linux é a enorme facilidade que eu tenho para deixá-lo como eu quero, personalizando cada detalhe. Bem, às vezes isso também é um problema, porque com tantas opções algumas tarefas que deveriam ser fáceis acabam sendo complicadas – eu preciso de um ?how to? para praticamente qualquer configuração menos usual e instalação de programas que não estejam no repositório. Encontrei o programa (grátis e da própria Microsoft) Powertoys TweakUI que torna fácil personalizar muita coisa que antes eu achava impossível mudar no Windows.

9. Rapidez e Estabilidade –
Antigamente o Linux era conhecido por ser muito mais rápido e estável. Bem, nestas semanas em que estou usando os dois, percebi que realmente o Ubuntu é mais rápido, mas não muito mais rápido. E o meu Windows XP, cuidadosamente configurado, sem nenhum programa desnecessário instalado, não tem travado quase nunca. Há diferença aqui: o Linux é melhor, mas não é tanto quanto era antigamente – quando o Windows 95 com IE4 vivia dando dor de cabeça.

10. Segurança –
Quase todos os programas que eu mais uso são online. Com isso eu tenho todos os benefícios do Office 2.0, entre eles uma preocupação muito menor com vírus, backup e perda/roubo de dados. Basta eu fazer backup dos arquivos que uso no desktop (poucos) e posso ficar tranqüilo: se o Windows bichar, basta formatar – o que me leva umas quatro horas, mas eu não me lembro da última vez que tive um vírus no computador, porque sou muito cuidadoso com o que acesso na internet.

Conclusão –
Enfim, eu gostaria muito, muito mesmo, de esquecer o Windows de vez e usar só o Linux, mas, por causa dos programas que não posso usar, me parece melhor adaptar o Windows para funcionar como quero do que ter que me adaptar a outros programas essenciais à minha produtividade.

Bastaria que a Adobe e o Google (quem diria! logo eles que aproveitam tanto o opensource) dessem mais atenção ao Linux para que eu voltasse ao meu tão querido pinguim. Mas por enquanto, fico no windows.

E vocês (já que a grande maioria dos leitores usam Windows), por que preferem o Windows ao Linux? Quem usa Linux, por que prefere ao Windows? [Webinsider]

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

227 respostas

  1. Meu Deus do céu…
    O camarada teve o trabalho de postar uma comparação entre Windows e Linux, pede para deixarem comentários dizendo o que acham e as preferências, e tem gente criticando quem deu sua opinião. Todos temos direito de opinar, não é? Não foi esse o objetivo? Por que nós, usuários Linux, somos agressivos? Se for assim, quem agrediu primeiro? Qual a finalidade em postar tal comparação? O que o camarada está ganhando criticando o Linux?
    Na minha opinião, todos nós ganhamos usando Linux. Vai ter gente dizendo que estou enganado. Mas eu sei que não estou. Uso Linux faz uns 8 anos e não sinto a mínima falta do Windows. Os fanboys do Windows que me desculpem a sinceridade.
    Eu já li muita besteira de usuários Windows dando suas opiniões sobre o Linux. Tipo, “não existe vírus para Linux porque tem poucos usuários”. O Linux é o sistema mais usado, o Linux é usado em servidores onde a SEGURANÇA é vital e os poucos casos de invasão e roubo de dados em alguns desses servidores se deu por manterem computadores com Windows na rede.
    Nesta postagem eu li comentários perguntando se o Linux fosse pago poderia competir com o Windows. Pergunta ingênua. Não só poderia, como daria um banho no Windows. Como um outro “irmão de sistema” disse: nem o Windows quer ser Windows… kkk
    Atualmente, a Microsoft está criando um Linux (sim, é verdade, literalmente criando um Linux e acordo com algumas noticias de alguns sites de TI, ou estou enganado?), no Windows 10 copiaram a aparência do KDE 5 (para quem não sabe,KDE é uma frontend para Linux).
    Para mim, a questão é: porque usar Windows?
    Tudo bem, existem programas profissionais que só existem versões para Windows, mas isso porque os desenvolvedores não fizeram versões para o Linux (seria “monopólio” da Microsoft? Bom, não sei). Mas, e se fizessem? Será que o Windows seria o mais usado em desktop?
    Outro diz que uma tal “curva de aprendizado” dificulta a migração. Quantas vezes tiveram que reaprender Windows, pacote office? Tudo bem, as diferenças podem ser poucas, mas o Linux você aprende uma vez só. Depois é só aperfeiçoamento com o tempo.
    Quanto uma empresa pode economizar usando Linux, que é muito mais seguro e estável que o Windows? Pode economizar em licenças para uso de softwares, licenças para uso do Windows, em mão de obra com manutenção, tempo (lembrando que tempo também é dinheiro). Vamos fazer as contas?
    No trabalho eu sou obrigado a usar Windows e é uma experiência super desagradável, estressante. O bagulho trava, os programas não respondem e ficam mostrando aquela mensagem entre parênteses “(não respondendo)”, fica lento ao ponto de ficar inoperante, etc. Talvez o servidor seja Linux, mas o que adianta um servidor Linux e manter maquinas com Windows?
    Enfim, contribuindo com minha opinião sobre a postagem do camarada: não sou profissional de informática mas posso dizer com absoluta certeza que o Linux é de longe muito melhor que o Windows. Sou usuário Debian GNU/Linux faz uns 8 anos e não quero outra coisa. Quando eu comecei a usar Linux, não sabia nada. Aprendi tudo no “Dr.Google”. Já “aleijei” o Pinguim várias vezes experimentando comandos como usuário root, por conta disso tive que formatar, dava trabalho mas nunca me arrependi. Sempre tive prazer em usar Linux. Podemos até dizer que, hoje em dia, todos usam muito mais Linux que Windows. Quem tem um celular com Android está usando Linux. Será que daria para contarmos quantos usam Linux hoje? E o Windows phone? Quantos usam o Windows phone atualmente? O principal motivo de o Windows phone não ter muitos usuários hoje em dia é a questão dos aplicativos que são poucos. Por que? Talvez seja porque não desenvolvem muitos aplicativos para o sistema. O mesmo motivo de o Linux não ser muito usado em desktop, apesar de que isso já mudou bastante. Hoje temos muitos usando Linux em desktop.
    Finalizando,
    Linux para sempre!!!

    Abraço para todos.

  2. O cara escreveu um artigo dizendo que prefere Ruindows ao Linux, tendo o INTERNET EXPLORER como sendo uma grande vantagem sobre o Linux!!!! Meu, isso é sério? Sei lá, mesmo o post sendo de 2007, não dá pra perdoar, me desculpe… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Bem o que dá fazer uma materia com um MSFanBoy eu também já fui um, meu primeiro contato com o Linux foi em 1991 e tinha idéias parecidas a sua até que em 2003 resolvi fazer uma experiência de migração usar os dois simultaneamente com seus pontos, resolvi viver o melhor dos dois mundo, até que chegou em 2005 o caos chamado Windows Vista e mostrou o ponto mais forte do linux tenho em meu note, ubuntu 15.04 por causa da família que quer algo mais facil, tenho, red-hat e solaris virtualizado para simular ambientes de produção com banco de dado oracle e outros serviços (Performance incontestável) eu uso ainda recursos que aprendi em 1991 (curva de aprendizagem) que usava windows nessa época e usa hoje teve que reaprender 4 vezes (w311>w95>wxp>wvista>w8) office nem se fala e o linux está mais moderno e distro com opções para todos na mesma distro tenho um ambiente caseiro usando Unity e um ambiente de trabalho usando fluxbox customizado (leveza e rapidez)
    1. Múltiplas áreas de trabalho – Mesmo simulando no windows no windows não é legal, e o windows 10 microu para isso tá com cara de KDE uhauhauhauha, a Microsoft virando pinguim daqui um tempo a migração de usuários será mais fácil.

    2. Objectdock – falar de dock e não falar do cairo(+compiz) ou superkaramba e lembre-se o MAC é Posix, quem usa linux migra para o Mac ou BSD com uma curva de aprendizagem menor.

    3. Google Desktop – Na época tinha opções melhores e hoje ainda tem adesklet e conky.

    4. Photoshop – O gimp não é o photoshop gimp é gimp, o que você fizer no photoshop eu faço no gimp com mais rapidez, pois a performance em processamento é nítida (Ex instale o windows + photoshop no mesmo hardware com linux + gimp e use filtros ou efeitos semelhantes, você verá diferença de performance), inkscape também não é coreldraw e veja quem é melhor em vetorizar imagem.
    5. Macromedia Flash/Dreamweaver – Sem comentário mostrou claramente que você não migrou para o linux porque o eclipse que é uma alternativa produtiva para linux e windows poderia ser um parametro de produtividade e você se recusou a migrar

    6. Internet Explorer – IEs4Linux claro que roda exatamente como IE no Windows, ele é o mesmo da ms só emulado pelo wine para teste de projeto é perfeito.

    7. Google Talk – cara nessa época tinha o Jabin, Tapioca, Kopete e PSI, você nem buscou ajuda

    8. Personalização – Instale o que você quiser no windows isso nunca irá fazer o que eu disse no no começo do comentário, tenho Unity, fluxbox(e WindowMaker por saudosismo(windowMaker não tem nada de winows más saudosismo de 1991 quando conheci o linux)) não é só mudar o papel de parede ou a forma do menu iniciar ou como as janelas aparecem, é uma mudança radical de funcionamento que impacta na performance do seu hardware (tenho o melhor de dois mundos sem precisar do windows em minha maquina a um clique) e o que é melhor os ambientes podem usar as mesma aplicativos, isso quer dizer um usuário leigo e um linuser avançado trabalham na mesma maquina sem limitações.

    9. Rapidez e Estabilidade – Windows 8 posso dizer que é o windows que eu testei mais rápido, e mesmo o ubuntu que deve ser a distro linux que menos se preocupa e em ser a mais rapida é incomparável. Agora instala o Slack ou melhor ainda o Gentoo e você nunca mais vai falar bobagens. O Windows fica mais rapido virtualizado no linux do que instalado.

    10. Segurança – É o que sempre disseram do windows, más veja agora sobre o que falam do windows 8 e do 10. Más a prática é outra um bom parametro é os servidores eu instalo servidores linux e eles são usados durante anos sem sequer alegar algum problema, quando saio de um projeto vem sempre um leigo e muda para servidores windows e depois só recebo a notícia de proliferação de vírus na empresa, servidor formatado umas 3 vezes no ano. O mesmo está acontecendo com o win8 (SmartScreen, anti-malware, Microsoft Security Essentials e o Secure Boot que não é tecnologia MS o apartir do kerlnel 3.9 o linux também é instalado em maquina que use EFI com Secure Boot posso chave para bloquear também o instalação de windows no meu note) tudo isso de novidade más no mundo real ainda continuo vendo os mesmo problemas.

    Conclusão – Você ainda em 2015 deve continuar sendo um windowsFanBoy. Este comentário eu fiz para tirar essa impressão detenciosa da materia. Hoje nem o windows tem cara de windows, o 8 quer ser Android Linux e o 10 quer ser o KDE, o windows story é o apt-get que a anos o debian trouxe ao universo linux, gerencia pacotes e repositórios.
    Nem windows quer ser mais windows, porque vocês insistem, experimente realmente conhecer novos horizantes esteje disposto a aprender e não ficar comparando. Ai você terá o melhor de dois mundos.

  4. Parabéns Kiko pelas colocações. Podemos simplificar a questão dizendo que são ferramentas distintas, cada qual com sua importância. Como técnico o que posso dizer é que o win me deixa preguiçoso.. rsrssr

  5. Amigo uso computadores a mais de 10 anos, sendo boa parte desses no Windows somente. Após conhecer o Linux pude enxergar o horizonte. É um sistema muito melhor, mas rápido, mais fácil, mais bonito. Ainda utilizo o Windows somente por causa do AutoCAD, mas esses dias vi que o DraftSight já o substitui em muita coisa, e portanto estou usando mais Linux que Windows mesmo pra meus projetos.

    Não vou dizer que vc está errado, pois cada um usa o OS que quiser, mas minha preferência pessoal é pelo Linux.

    Fique com Deus!

  6. Quantos anos você dedicou ao aprendizado do MS-Windows? Faça o mesmo com o linux e depois compare. A comparação feita por você não tem validade nem para você mesmo.
    Sou aposentado em informática, 35 anos de profissão. Em meus dias de glória era obrigado a operar um sistema operacional da MicroSoft porque a empresa assim o exigia. Foram 17 anos trabalhando com Windows, desde a versão 2.1 muito parecida com o Commander.
    Aposentado desde 2010 e desempregado desde 2007, venho me dedicando ao aprendizado do Linux e tenho tido uma ótima experiência.
    Não tenho mais invasão de vírus e outros que tais. Entro na internet com segurança já que sou protegido por um firewall potente e facil de configurar.
    Não preciso reorganizar o HD buscando arquivos fragmentados e perdendo horas nesse trabalho. A estabilidade do OS não é perfeita, mas não faz besteira. Se preciso de um software especializado que só existe no MS-Windows, utilizo o VirtualBox da Oracle muito bom roda qualquer sistema operacional que você quiser.
    Considere que o Linux foi criado e é mantido por universitários e voluntários que recebem doações, e mais, é distribuido gratuitamente.
    Quanto custa um software da MS e quanto tempo o seu autor o mantem. É lendária as panes em apresentações feitas pelo Bill Gates. Os velhos reboots, você se esqueceu deles.
    Considerando a minha curva de aprendizado e o quanto ele tem sido util para mim, posso dizer que o linux é infinitamente melhor.

  7. Não da pra acreditar em certos comentário: “Eu uso Windows sem pagar porque da pra bular”. Espero realmente meu caro, que vc não trabalhe na área de TI, pois se trabalhar, procure mudar seus conceitos ou mudar de profissão. O Linux não é melhor que Windows, apenas é diferente, eu particularmente colocaria N vantagens do Windows sobre o Linux e vice versa. Depende pra que vc vai usar, em mail server Linux é superior, em Firewall e aplicação Web também, mas em serviço de colaboração a Microsoft arrebenta com seu Exchange, mas perde para IBM, mas a solução da MS é bem mais barata o que favorece a empresas de pequeno e médio porte. Em estações de trabalho, depende do que vc vai fazer, se for pra rodar um client de um sistema ERP, editor de texto e planilha simples, Linux atende muito melhor, pois vc pode manter o hardware por muito mais tempo trabalhando de maneira satisfatória, agora se for usar aplicativos de engenharia como CAD, Solid Works o Windows atende muito melhor.
    O Windows pirata só trás problemas, pois vc perde as atualizações importantes, o “aplicativo para burlar” pode conter um código malicioso e sem contar o risco de ser pego em uma fiscalização (sim, ela existe).
    Quem usa Linux não é superior a ninguém, é apenas mais esclarecido.

  8. Eu uso WINDOWS, nunca paguei nada por ele, pois sempre alguém acaba achando um jeito de burlar. Pra mim esse fator em questão é o que torna o Windows o melhor sistema, esse desafio que a cada lançamento da Microsoft, pessoas inteligentes consiguém desenvolver metodos para que você possa ter seu Windows sem pagar nada! Agora o Linux é FREE, Por quê será? Se ele fosse pago, mesmo que fosse um valor símbolico ele não teria chance, essa é a realidade que os usuarios do Linux não querem encarar, eles são pessoas que se acham melhores que as outras só porque usam um sistema operacional diferente, são pessoas que tem ar de superioridade, elas não acham o Linux melhor pelo que ele oferece e sim por ele ser um sistema que é menos usado, logo se a situação fosse invertida eles odiariam o Linux! Eu poderia citar uma infinidade de especificações tecnicas de ambos os sistemas, mas o que isso iria provar? Nós vevemos num país “livre” então cada um use o sistema que desejar.

  9. O post é de 2007, pessoal! Tenham paciência com o rapaz!! Nada melhor que o tempo para provar alguma coisa. Hoje, não precisamos gastar o dedo nem a saliva para comprovar a superioridade do linux. Quando um amigo meu desdenhou da minha opção pelo Linux, eu simplesmente peguei o tablet dele, que ele tanto ama, e mostrei o poder do Android, que ele tanto elogia e disse: é Linux, meu amigo! Ele, como a maioria dos usuários do Windows, não pesquisa o assunto com cuidado, e ficou surpreso. Nunca mais criticou o Linux.

  10. Gilberto provavelmente voce usa windows pirata com crack pra deixar original. porque são poucos que desemborsa mais de R$300,00 pra ter uma copia original.mais se vc tivesse que comprar mesmo vc partiria para o linux correndo.

  11. Certamente isto tem 6 anos. Acho que o linux fez sim grandes melhorias, mas existem algumas coisas que ficam pertinentes, como por exemplo, se voce se depara com um problema no linux, a primeira coisa que voce faz e procurar as soluções no google. E as vezes, nao econtra, mesmo colocando voce mesmo o problema. Um exemplo simples que passei a um tempo foi o seguinte. como configurar a placa de rede dos pcs dell no ubuntu? voce rateia horas para achar, e acaba tendo que pedir a alguem como fazer.
    Um problema que acho que deveria ser eliminado sao as paginas que dao determinadas soluções para problemas no llinux, que mais um bate papo. Viva o linux e um exemplo, ha a solução em partes e o resto da pagina e propaganda e bate papo, geralmente improdutivos.

  12. Acho que muitos leitores recentes do post não perceberam um detalhe importante: ele foi escrito em 2007, seis anos atrás! O grande desenvolvimento de muitas distros linux ocorrido durante esse tempo, em oposição a uma quase estagnação do Windows, faz uma nova comparação ser necessária, na minha opinião.

  13. Esse comentário é digno de um ignorante!!!
    Não vou perder tempo explicando o Porque o LINUX é muito melhor do que o WINDOWS, pois qualquer pessoa inteligente reconhece isso!!!

    Namoral, exclua este poste. Estou com vergonha de você!!!

  14. Que isso? Você usou até o Google Talk como argumento? Que eu saiba o GTalk é da Google e para isso, basta acessar o browser.

  15. Meu amigo. Eu a 4 anos uso somente linux e tenho a solução para tudo isso que você está alegando nesse seu artigo.

    PHOTOSHOP – GIMP
    DREAMWEAVER – KOMPOZER ou Emular o DW pelo Wine

    Internet Explorer ? Piada né?

    Só questão de interesse e costume.

    Linux Sempre.

  16. Será que o sabido escritor paga as licenças do Photoshop e Dreamweaver? Ah, sem contar a licença do próprio Windows… pois se ele pagar com facilidade, algo raro para o brasileiro médio, são quase 10.000 reais de software, acho que a tal curva de aprendizado e frescuras, pois não vi nada fundamental que impediria o Linux de um bom uso, faria mais sentido, né?

    Ainda se o autor falasse de algum suporte a hardware específico, ou até mesmo de um gerenciador financeiro de banco que só roda no Windows como é o caso do Banco do Brasil, aí até entenderia… mas por que tem coisas bonitinhas e outras são dificeis de aprender?! MEU DEUS… esse pseudo-post é a prova que na Internet qualquer besteira é publicável.

    Abraços.

  17. É sabido (como o próprio autor atesta) que ninguém usa windows por ser o melhor sistemas, mas por ser o mais usado e atualmente difuso entre os usuários e por não possuir concorrentes de certas ferramentas no linux (photoshop por exemplo).
    Todos os motivos sempre comparam ferramentas, não os sistemas em si.

    O melhor sistema operacional que conheço chama-se MacOs, e é sabido que ele roda sobre um BSD (darwin).
    Li comentários de gente dizendo que o windows é melhor e tal, é porque nunca usaram um mac na vida.
    Eu uso os três sistemas.
    E o windows eu uso pela necessidade de uniformizar meus trabalhos neste sistema, não por gosto pessoal.

  18. O Linux acabou de chegar e ainda é muito cedo para ele ser melhor que o globo windows… existem praticidades e incompatibilidades que daqui a 10 anos iremos rever se o mercado optou pelo melhor ou estacionou… a discussão é irelevante por que entre o windows e o linux tenho certeza absoluta que o melhor é aquele que conseguir acabar com a miséria e a fome… principalmente na africa de onde se extrai 40% da riqueza mundial… não existe o melhor se o mundo virar as costas para o real todos usuários de sistemas são burros e os sistemas um nada

  19. Eu uso Windows e Linux e qual o problema ? Os dois são bons e ponto final, sem entrar naquela balela de depende se é pagou ou não, o que tem em um não tem em outro os dois são ótimos SOs

  20. Não sei porque existe tanta arrogância por parte dos usuários do Linux.

    Talvez seja a sensação de que lidar com algo diferenciado do popular, torna a pessoa melhor, enfim eu acho assim cada um tem seu gosto e pronto. Eu prefiro o Windows, e eu já usei Linux, e quanto ao livre ao pago, a maioria dos usuários de Windows usa uma cópia ou um piratão, então a maioria nunca paga nada mesmo.

    E ainda vou dizer mais , uma boa razão para o Linux ser Free é que se fosse pago ele teria muita dificuldade em competir no mercado dominado pela microsoft. Então o Linux tem que ser free mesmo, ele não tem escolha nenhuma.

    E eu penso assim quem é bom naquilo que faz, faz em qualquer sistema conheço gente que trabalha muito bem em ambiente Windows 95 (é, com todas as limitações que esse sistema tem), o fato é que cada usuário tem um perfil.

    E essa idéia de liberdade, programa de computador não torna ninguém livre, quer liberdade vá morar no meio do mato, todo mundo aqui é participante de um sistema capitalista gostando ou não, sem contar as contradições né? O que adianta o cara usar o Linux dizendo que é contra os valores da microsoft e usar um Nike Shox ( olha que eu já vi gente assim).

    Menos arrogância e mais tolerância, isso são programas de computador, e não religião. Eu adoro Icq adoro mesmo juro se pudesse usaria o Icq 99 até hoje mas estou no MSN, e assim por diante, a gente vai usando o que as necessidades pessoais de cada um pedem. E eu pouco me importo a quem os programas do meu computador pertencem, eu não sou dono de arquivos digitais eu só quero extrair as funcionabilidades do sistema, o que me interessa é se quando encaixar a camera vai tirar as fotos, ou se quando for programar, vai dar certo, enfim, não acho que quem mexe no linux seja melhor em nada, e as pessoas que são boas em alguma coisa mesmo a príncipio não deveriam ficar se achando.

    Que bitolagem.

  21. Seria mais fácil discutir o assunto se as pessoas não fossem totalitárias não acha? Quer usar Windows usa, quer usar Linux? Usa mas tem gente que porque adora Linux ou adora Windows acha que o mundo inteiro deveria usar. Parece religioso pregando, isso me lembra até aquele pessoal lá dos lados do afeganistão.

    Gente são só softwares. Existem mil tipos de usuários, tem gente que senta no pc pra abrir e-mail e navegar nos sites e só, precisa de muita sofisticação? Tanto faz entende, o pior é que tem gente aqui que se acha né porque usa isso ou aquilo, vê se acorda, tanto faz, cada um tem suas necessidades.

    Menos agressividade, menos totalitarismo, leva a um mundo melhor. E respeito, inclusive.

  22. Mexo com informática desde o ano 2000, já experimentei várias versões do linux, mas eu sempre prefiro pelo Windows, desde o 98 até o Xp, ultimamente minha preferência é o Xp mesmo, e eu não acho que os usuários de Linux sejam errados ou não porque usam tal sistema, cada um usa o que gosta.

    Mas não acho que o cara gostar do Windows, ou achar que o Windows se adapta melhor as suas necessidades o torne por acaso preguiçoso, etc, afinal de contas a pessoa se aprofundar no Linux não prova que ela seja boa naquilo que ela faz, se aprofundar na configuração não quer dizer que ficou melhor que o outro.

    Falar com usuários fanáticos pelo Linux é sempre difícil porque a maioria a príncipio já vem disposto a meter o pau no Windows e não gosta sequer que se cogite a possibilidade de achar o Windows bom. Sem contar que existem algumas pessoas que só usam um Linux da vida por status mesmo, pra dizer que é diferenciado da massa que usa Windows, ora francamente é estresse a toa.

  23. Como pode ser possível?! Imagine um outro segmento de mercado qualquer! Vamos imaginar, por exemplo, padarias! Imagine uma padaria que ofereça pães gratuitos! Agora imagine uma outra padaria que ofereça pães pagos (e caros!). Como pode ser possível?? A padaria de pães caros domina o mercado a 15 anos!! Será que é só o costume mesmo??

    Essa foi boa…
    O linux não é significado de GRATUIDADE!!!
    O linux é sinal de LIBERDADE!

    Voce comparou com a padaria, com pães caros e pães gratuitos…
    A MAIORIA dos usuários furta os pães da padaria cara!
    Ou compram esses pães caros numa banca de camelô (mas não o pão caro, o clone dele crakeado por alguem)
    Sem falar que o pão não é seu (como assim, voce nao comprou o pão?). Não. Não é seu.. Voce comprou um pão que pertence ao padeiro! No EULA, o padeiro fala: Voce paga pelo pão mas o pão é meu… Todos os direitos sobre o pão são meus. E voce não pode emprestar, doar nem vender opão que voce comprou já que o pão é do padeiro.

    É assim que domina-se o mercado de pão.
    Não é costume, é desinformaçao!

    Os usuários deste pão (maioria falsificado) está acostumada com o tal pão mais caro.
    Quando chega na empresa pra trabalhar, e tem que utilizar outro pão (por melhor que seja esse pão!). Pode até ser um pão DOCE, muito mais gostoso, já que com PGL voce pode alterar o seu pão e melhorá-lo. Mas não….
    Não.. que isso?? pão doce?? Credo, vou ter que aprender tudo de novo?? Vou ter que começar uma nova curva de aprendizado para alterar meu paladar?? Não… Patrão, tira esse pão doce daqui pois eu não sei utilizá-lo! Não vou conseguir aprender a sentir o paladar do doce, é uma curva de aprendizado muito longa…
    Pobre do patrão é obrigado a ir na padaria caríssima que domina (dessa forma e não por qualidade) comprar o bendito pão caro ou então ir na banca comprar o pão falsificado.
    Isso tudo porque quem vai utilizar o pão pra trabalhar vai ter que parar de clicar acima à direita para passar a clicar um pouco ao lado… (não… cade o ícone que estava aqui??? está ali ah, eu não sei clicar ali…)

    Saiba que com esse pãozinho distribuido, voce pode até mesmo COMPRAR (nem sempre) um pãozinho frances, colocar os melhores recheios dentro e transformá-lo no melhor sanduiche e PODE VENDER aquele seu pãozinho frances que voce adquiriu de graça melhorado para sanduiche.
    Agora, não seria preguiça falar não vou usar este pão porque não sei utilizar a faca pra abrir…?

    Não queremos OBRIGAR ninguem a utilizar Linux, mas é bom conscientizar que para utilizar a maioria citada existe um acordo muito abusivo (EULA). Que estes softwares famosos e caros que voces dizem ser melhor muitas vezes são em menores opões. Se vasculhar sobre softwares de edição de vídeo por exemplo,vai encontrar um ou outro for Janelas e uma infinidade de softwares GRATUITOS e MUITO SUPERIORES para Linux (www.google.com/linux). Não clique se tem preguiça de procurar e aprender! Dá muito trabalho!

    Realmente, como o colega, o único software que não existe para Linux é VIRUS! (e esse, cara.. eu nao quero mesmo!)
    Para edição de texto tem o OpenOffice que salva documentos padrão ISO (odt – documento que é padrão e pode ser desenvolvido por qualquer empresa) e também pode salvar .doc (documento que de 5 em 5 anos muda para voce ser obrigado a comprar (?) a nova versão do Palavra e que por essa mentalidade, arquivos .doc se tornarão hielogrifos eletrônicos).
    Em todas as áreas existem softwares. E uma gama enorme deles! Basta procurar!

  24. Os softwares da Mike Rowe Soft não te permitem funcionar do jeito que voce quer, mas sim do jeito que a empresa quer… Já leu o EULA??
    Já tentou decifrar arquivos de configuração dos programas do Janelas?
    O linux permite EXPRESSAMENTE que voce o configure do seu jeito.
    Oferece ferramentas para isso pois 98% dos arquivos de configuração são arquivos em TEXTO PURO e livres para serem alterados.

    por causa dos programas que não posso usar… isso se aplica ao EULA e às licenças destes softwares! Voce pagou por todos eles?? entao nao pode mesmo usar!

    Quanto a comaparação com um carro pela teresa, essa foi uma piada!
    Tomara que a Mike Rowe Soft não entre no mercado automobilístico, senão os carros viriam LACRADOS e voce só poderia ter acesso ao volante… Voce não compra o carro, voce o ALUGA. Paga caríssimo por um produto que não te dá direito algum… que na verdade não é seu… não pode nem mesmo emprestar!
    No caso do Linux, voce pode comprar mas na maioria dasvezes eh de graça, voce não precisa ser mecânico, basta saber dirigir mas quanto mais souber de mecânica, mais voce tira de desenvolvimento da máquina. Com o Janelas, voce não pode saber como funciona, não pode fuçar pra aprender, NAO PODE APERFEIÇOAR… Pelo EULA, voce só pode utilizar. Não pode vender, não pode emprestar… Ou seja, voces que aceitam aquele EULA aceitam ALUGAR um SOFT que não lhes pertence já que ao pagar (comprar? não, voce não comprou!) pelo software, os direitos são exclusivos da empresa! Duvido que voces tenham lido o EULA. E ainda ficam babando ovo do milionário que mama o dinheiro de voces e é o verdadeiro DONO dos seus computadores!!

  25. Não dá para migrar de SO querendo fazer tudo da mesma forma como o antigo, porque o Linux é diferente do Windows. Não senti no seu texto que você preferiu o Windows porque considera este melhor ou mais prático do que o Linux, mas porque queria fazer tudo como fazia no Windows. Nesse caso realmente fica difícil migrar, pois não há solução possível.

  26. Tópico polêmico!!

    É sempre de costume do brasileiro sempre ler o título e já se sentir ofendido sem ao menos ter lido o tópico… tsc tsc

    Concordo com o autor do tópico,
    eu, enquanto designer gráfico, nunca jamais trocaria as ferramentas da Adobe que tenho diplomas e certificados por genéricos para o linux.
    Também não vejo graça em alternar sistemas operacionais toda hora…

  27. Nooossa senhora, nunca vi tanta gente que nao sabe ler na vida…

    Ninguem aqui ta depreciando o Linux, sao opinioes de um usuario que nao eh obrigado a utilizar um sistema desconhecido por ele e por muitos de nos que tentamos migrar e nao conseguimos exatamente pq pra fazer configuracoes e/ou instalacoes simples tenhamos de procurar e ler varios tutoriais ou depender da ajuda de alguem da comunidade, nem todo mundo tem tempo pra isso…

    APRENDAM A LER E A SEREM MENOS AGRESSIVOS!
    APRENDAM A LER E A SEREM MENOS AGRESSIVOS!
    APRENDAM A LER E A SEREM MENOS AGRESSIVOS!

    ACALMOU? RELAXA E GOZA!

  28. A diferença de um bom profissional é a vontade de aprender coisas novas e não ficar o resto da vida fazendo o que eu já sei.

  29. Achei a maior parte dos seus argumentos inválidos, pelos seguintes motivos:

    1. Múltiplas áreas de Trabalho: Existem VÁRIOS programas que fazem isso pra windows, inclusive um da própria Microsoft. Porém NENHUM deles é estável como o gerencidor do Gnome, por exemplo. Aliás, no site da ferramenta que vc indicou tem comentários indicando bugs no software.

    2. Objectdock: Mais um programa de terceiros… se vc pesquisar vai encontrar o Cairo dock-menu para Linux que faz a mesma coisa.

    3. Google Desktop: Você encontra substitutos para esses gadgets, principalmente utilizando os add-ons do Firefox, para, por exemplo, ser notificado ao receber email no gmail e ver a previsão do tempo em tempo real.

    4. Photoshop: Você é designer? Se sim, realmente o Linux é carente de boas ferramentas, então pode não ser a melhor escolha… mas nesse caso eu recomendaria um Mac OS X, que é muito superior para gráficos do que PCs com Windows.

    5. Flash/Dreamweaver: Mesma coisa que o item anterior para o Flash, já o dreamweaver, se vc for programador deve saber que usando boas práticas de programação, como um bom framework e orientação a objetos, vc não precisa de uma ferramenta WYSIWYG para desenvolver para a web.

    6. IE: IE4linux é uma réplica do IE do windows. Vc pode testar suas páginas com ele.

    7. Google Talk: Se não gosta do Pidgin, procure no google: Gajim.

    8. Powertoys TweakUI, não chega perto do nível de personalização que vc tem no Linux.

    9. Rapidez e Estabilidade: Certo, o Windows está melhor, mais estável que antigamente, agora… me responda uma coisa: Vc é gerente de uma rede, o q vc escolhe pra rodar no servidor, Linux ou Windows? Pois é…

    10. Segurança: Basta vc observar o nível de falhas críticas de segurança do IE e do Windows e compará-las com o Firefox sob Linux.

  30. Antes de mais nada sou usuário de Windows, e ainda não me dei motivos para a troca (apesar de entender e ter uma opinião formada sobre o pingüím). Mas convenhamos, que artiguinho horrível. Valores superficiais demais para se optar por um sistema operacional, com alguns poucos pontos acertados.

    Tecnicamente o artigo é fraquíssimo, fato indiscutível. Mas mesmo caso o leitor-alvo desta matéria fosse um usuário normal, a abordagem é igualmente fraca. Certo seria se transformasse o artigo em opinião unicamente pessoal e trocasse o título para Dez razões que me fazer preferir o Windows ao Linux. Neste caso o conteúdo seria justo, mas certamente não iria merecer meu tempo.

  31. Cada sistema operacional deve servir aos propósitos e capacidades de seu usuário. Partindo desse principio acredito que cada uma das opiniões é valida de acordo com o ponto de vista dos que aqui escreveram.
    Nos casos em que o usuário não impõe limites a sua capacidade de aprender ele usa LINUX e toda sua gama de aplicativos, caso não disponha de tempo (nem vontade) e queira gastar um bom dinheiro use Windows e aplicativos de outros desenvolvedores.
    Caso queira mesclar neurônios e dinheiro você pode optar por instalar aplicativos como o CROSSOVER ou o WINE e rodar praticamente todos os aplicativos pagos que lhe façam falta.
    Opções não faltam, eu fiz a minha, uso LINUX.

  32. Não vou dizer se tal sistema operacional é melhor ou pior.

    Mas posso dizer com absoluta certeza.
    Usuários de Linux são infinitamente mais chatos.
    Que cada um use o que quer.
    Liberdade de expressão e liberdade de OS.

    Uso meus programas e pronto.
    Cada um use o seu e me esqueçam filhos do pinguim….

  33. O problema está entre a cadeira e o PC.. linux é lixo.. e windows é bala.. c vc sabe manuseá-lo vc tem a chave dos problemas..

  34. A velha discussão Linux x Windows… Mas o que prevalece mesmo é a questão daquilo que me ensinaram. O motivo é simples: Por que motivo eu trocarei um sistema Operacional que conheço desde criancinha por um que não conheço e não tenho certeza que os meus aplicativos serão compatíveis? Ou seja, porque trocar o certo pelo duvidoso? (entenda-se como duvidoso os meus conhecimentos e não o sistema operacional). Uma sobrinha minha (de apenas 9 anos de idade) certo dia foi em minha casa e me pediu para utilizar o computador. Quando Windows XP foi carregado ela simplesmente me disse: Você não tem aquele do pinguim não tio, eu gosto mais dos joguinhos que tem nele…. Mal sabia eu que na escola dela os PCs rodam com o Linux (Kurumin), ou seja, não tenho dúvida de que daqui alguns anos ela será uma defensora do excelente Linux, afinal de contas desde criancinha ela está tendo mais contado com o Linux do que com o Windows, porém não faz o menor sentido migrar o meu desktop cheio de programas que utilizo a tanto tempo…

  35. Bom, fato a fato, o título da matéria é realmente infeliz, reflete gosto pessoal e não cita crossovers nem segurança, menos ainda outras possibilidades corretamente.

    Quanto aos códigos maliciosos do próprio SO windows só tenho o seguinte a dizer: ISSO NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A ONDA DE TERRORISMO ATUAL. Há mais de 10 anos eu já ajudava a divulgar o site do marcos nunes, em quem aliás deram um sumiço, para divulgar backdors, trojans Microsoft e outras falhas de segurança. O cara era completamente maluco, mas descobriu muita coisa.

    Vou dar uma dica básica que funciona até hoje para exemplificar: Procure no seu outlook express – melhor ainda no da esposa hehehehe – os arquivos DBX (ou MBX) onde ele armazena os emails. Irá encontrar um arquivo pra cada pasta criada.

    Pois bem, deixe-os de lado por um instante, abra o outlook express, apague todos os emails da sua linda caixa de entrada (dentro do outlook) ou qqr outra pasta.
    De um boot, deixe o Outlook Express compactar as pastas, o diabo que quiser.

    Depois de ter a pasta aparentemente vazia, volte aos arquivos dbx, e você verá que o tamanho dele não mudou. Curioso? Faça uma cópia do DBX da pasta onde vc deletou todos os e-mails (lembra?) e renomeia a extensão dela de DBX (ou MBX) para .DOC (ex: caixa de entrada.dbx para caixa de entrada.doc.) Agora abra esse arquivinho no Word e tchatchatchatchan… TODAS AS MENSAGENS CONTINUAM LÁ. Porque? pergunte pra microsoft….

  36. Que loucura isso aqui, hein!?

    Realmente como existem xiitas e que não sabem respeitar a opinião de outras pessoas. Só sabem ler o título e já correr pra área de comentários ofendendo o autor. E daí se no momento, por causa dessas limitações, ele prefere o Windows? Se não concordam com isso, digam que não, apresentem formas melhores, mas não precisam baixar o nível.

    Gilberto, vc realmente foi um louco ao postar este artigo ehehehe 🙂

    Enfim, eu uso Windows, já tive algumas experiências com Linux mas não me adaptei por diversos outros motivos que não vou citar aqui para não ser alvo de xiitas =D
    Tenho grande curiosidade com o Mac ainda.

    Abraço!

  37. Olá a todos.

    Também estamos fazendo este teste, mas com windows e slackware 10 e tivemos bom resultados.

    E chegamos na seguinte conclusão que para o desenvolvimento web o linux ainda não tem todos os suportes que o designer necessita.

    Mas com a grande evolução do open source, breve teremos um linux específico para o designer.

    É isso que queria comentar.

    http://www.inov9.com

  38. Bom, uso os dois sistemas operacionais em casa e confesso que estou bastante satisfeito com o Ubuntu Linux, porém, há coisas que ainda faço no Windows e o problema do aprendizado nos últimos dias é o tão precioso tempo. Tenho tido muito cuidado ao gerenciá-lo mas, mesmo assim, não sobra tanto tempo quanto eu gostaria de ter para me aprofundar melhor no Linux, além do mais, não posso também denegrir a imagem do Windows, pois este sistema operacional tem sido muito lucrativo pra mim, no meu trabalho e não posso abrir mão das coisas que aumentam a minha receita mensal.

  39. Caiu muito a qualidade dos textos por aqui. MEUS 10 motivos pra preferir… o outro ali reclamando do cabo USB que nao veio… ta parecendo blog de amador.

  40. Jesuis… E esse rapaz jura que não rolou um jabá pra ele falar mal do Linux… Credo… Essas 10 razões são pífias. A maior razão seria: Sou preguiçoso demais para aprender o Linux e mudar definitivamente dessa josta que é o windows(que eu já mudei faz uns 3 anos…)

    Abraços

  41. Eu já tentei por muito tempo deixar o Windows seguro e funcional, mas sinceramente não deu muito certo, primeiro criei contas de usuários e fiz com que o administrador não fosse realmente usado, ficando com boa parte dos privilégios, contudo o sistema de permissão de pastas do Windows ainda precisa evoluir, já instelei um bom ante-virus, deixei feinho para ficar mais rápido, havia separado partições e instalados outros programas para segurança.

    Seguindo o tutorial do Baboo.

    O resultado para mim não foi realmente fenomenal, pois ficava lento com tantos programas de segurança e ainda para poder ficar um pouco mais rapido tive que me desfazer dos temas e da beleza (ficou com cara de Windows 2000).

    Mas minha pior esperiencia foi com o sistema de permissões de pasta (como já era usuário de Linux), fiquei realmente perdido e não entendia o porquê de se eu negar o escrever ele também nega o ler, pior ainda se negar o modificar, ai que nem se quer executa o programa, além que não existem donos ou grupos para criar execusões intermediárias, na minha opnião, considero isso uma falha.

    Agora uma pergunta, alguém ai consegue deixar o Windows tão seguro quanto o Linux ou outros *nix sem ter que se desfazer de programas?. Pois já fiz minha tentativa e foi frustante (até os computadores da faculdade sofrem falhas de segurança por parte de vírus (lá eles só usam o Windows XP), além que em boa parte do tempo o pessoal do suporte tá tendo trabalho para resolver broncas por causa dos sistemas, sem falar que o pessoal da minha sala me mandava via rede interna um shotdown e eu não podia cancelar, pois não tinha privilégios de administrador, e olha que eles mandavam esse comando como usuários e não administradores).

    OBS: Liberdade para acusar com palavras vazias, o que os outros usam, como essas que eu disse, não é liberdade. Não posso acusar plenamente algo que desconheço, mesmo que eu tenha tentado, não fui um usuário ativo do Windows, muito menos para resolver seus problemas de segurança, mesmo mostrando fatos, não deixei de ser agressivo, o que remediávelmente é chato para aqueles que PAGARAM PELO PRODUTO QUE USAM, mas para os pirateiros: pirataria é crime, então pagem por aquilo que gostam e defendem eu não pago porque não gosto, meu pai pagou, pois já veio no notebook dele, não implementei tantas configurações de segurança, pois ele iria ficar me chamando o tempo todo dizendo que havia deixado o sistema dele pesado, lento e complicado, mas pelo menos deixei o firefox no lugar do IE ^_^.

  42. Pingback: corporacao Web
  43. 1. Múltiplas áreas de trabalho: Como você escrever, [No Windows,] não é tão bom quanto o Gnome.

    9. Rapidez e Estabilidade: Como você escreveu, o Linux é melhor.

    10. Segurança: [No Windows, tenho] Preocupação muito menor com vírus, backup e perda/roubo de dados. O processo de backup é o mesmo no Windows e Linux, com exceção que você pode automatizá-lo no Linux. Para perda/roubo de dados, o Linux é mais seguro – inúmeras pesquisas mostram isso, basta pesquisar um pouco sobre patches de segurança. E quanto a virus, no Linux você nem precisa se preocupar com eles.

    Conclusão:
    Seu artigo deveria chamar 7 motivos para preferir o Windows ao Linux.
    E quanto aos motivos 2 a 7, o problema não é essencialmente do sistema, mas dos criadores desses softwares, que não os desenvolvem para Linux.

  44. O autor está querendo chamar a atenção. A galera do Linux vai encher de comentários sobre essa lista ridícula de 10 motivos.

    Por experiência própria, muitos não usam o Linux por preguiça e pouca vontade de aprender a remexer o código do pingüim.

    Mas instalar um Linux só pra usar navegador ou msn, o firefox e o gaim ou meebo, dão conta do recado.

    E pode detonar tudo, porque dificilmente o sistema será comprometido por trojans e essas porcarias que se instalam no Windows e o transformam num monstrinho.

  45. Na minha opinião, sempre achei que há radicalismo demais quando se trata desse assunto, até parece um esquerdismo do software.

    Logicamente os motivos apresentados pelo autor, não são plausíveis no que diz respeito a escolha de um sistema operacional, que vai muito mais pelo lado de suas preferências pessoais e não de características técnicas propriamente ditas.

    Sabemos que o Linux é um ótimo sistema operacional, mas o sistema da Microsoft com a arquitetura baseada no NT (que graças à Deus matou aquela velha arquitetura que usava do Windows 1.0 até o Me), se tornou um sistema operacional adequado, estável e com recursos que atende perfeitamente as necessidades de usuários corporativos, domésticos, leigos e avançados. Logicamente quem sabe configurar e usar de verdade um sistema operacional não sofre demais com suas vulnerabilidades como vírus por exemplo, e ainda se beneficia de bom desempenho e recursos. Realmente a distância entre Linux e Windows hoje não mais a mesma coisa que era na época do Windows 95,98, etc.

    Ao meu ver, radicalismo no mundo do software não vai levar ninguém a lugar nenhum. Existe uma escolha certa para cada situação, para cada projeto, para cada pessoa, etc. Cada um tem suas vantagens e desvantagens sob vários pontos de vista.

    Na minha opinião, primeiro avalia-se o que se precisa, qual sistema atende a esta necessidade e faz-se uma escolha. O correto é aproveitar o que cada um tem de melhor e não forçar que todos usem a mesma coisa.

  46. Se você usa Dreamweaver nao é um webdesigner verdadeiro. Se você nao conhece todas as funçoes do Gimp nao fale que nao existem, diga que simplesmente você nao conhece.
    E nao venha me falar em segurança porque qualquer um sabe que Linux é infinitamente mais seguro que Windows.
    O IE4Linux roda exatamente igual, pode testar.
    Quanto a estabilidade, você mesmo falou, nao pode instalar qualquer programa no Windows, tem que deixá-lo limpinho para que seja estável. Onde esta a estabilidade aí?

  47. O Linux e a idéia de Software livre é uma coisa boa. Mas querer dizer que ele é melhor do que o Windows é comparar duas coisas de áreas um pouco diferentes.

    O Linux só vai ser considerado bom pela maioria dos usuários quando ele tiver tudo que o Windows oferece e ainda ter a quantidade de programadores e entendidos que possam criar programas pra ele. A evolução do windows atende ao cliente mais leigo. O Linux parece ter sido feito somente para especialistas. Cada dia ele fica mais parecido com o Windows…;-)e mantendo as ferramentas especialistas.

    O Linux é muito bom em algumas opções que especialistas podem utilizar mas dificulta o acesso para quem quer ter a facilidade do windows. A facilidade do Windows tem um objetivo que é fazer o sistema ficar mais facil de acessar e assim poder vender mais. O Linux nao tem o mesmo objetivo por isso nao tem essa preocupação em ser acessivel e sim em ser eficiente nas tarefas que executa.

    Isso torna o Linux uma excelente ferramenta para operações específicas mas não num sistema que possa ser utilizado pelos mesmo usuários do Windows e nem ser chamado de melhor por que não é utilizado por usuários que buscam a facilidade dada pelo windows.

  48. Alguns preferem Windows outros Linux, MacOS,BSD, Solaris e outros.

    Essa é a essência da LIBERDADE, do LIVRE ARBÍTRIO, da VIDA.
    O que faz o homem buscar sempre o melhor, independente de raças, credos, ideologias. Enfim se desenvolver e criar caminhos.

    Sou usuário Linux Slakcware já há muitos anos e já perdi até o jeito de mexer no Windows.
    Tanto em casa quanto no serviço, eu e minha família usamos o Slack com extrema facilidade. Minha filha de 14 anos faz coisas maravilhosas nele e não quer saber de outro sistema.

    Acho que o autor é livre para escolher e respeito sua esclha. Se ele quer usar Windows, que use.

    Talvez sua colocação não tenha sido a mais feliz pois Windows e Linux são coisas totalmente diferentes e jamais poderão ser comparadas. Usar um pensando em outro não é uso é perda de tempo. A mudança deve ser feita no rítmo de cada um. Ele voltou ao Windows tentando fazê-lo parecer um Linux. Não vai conseguir, logo, retornará ao Linux. Isso é normal. Em breve sentirá necesidade de fazer as coisas mais rápidas, seguras, etc,etc.etc…

    Não se pode criticar esse ou aquele por querer expor seus pensamentos. A Liberdade começa no Respeito ao próximo e não no software que ele usa.

    O linux já mostrou que tem potencial, que veio para ficar, e tem criado bastantes preocupações na Microsoft. É só uma questão de Tempo. Vamos aguardar.

    Um forte Abrço a todos.

  49. 1 – Eu gosto de criticar o windows pois é divertido, mas tenho que admitir certos softwares dele são muito fáceis, contudo a facilidade nem sempre é melhor caminho para o profissionalismo, por exemplo:

    Pergunte quanto ganhar um programador PhP, Java e até Python, sendo estes bons e renomados (lembrando que essas linguagens citadas são tanto para web quanto para Desktop), concerteza você irá se surpreender com o valor.

    E um administrador de segurança Linux, pergunte quanto ele ganha, também vai se surpreender com o valor.

    Compare agora o valor destes profissionais aos profissionais de Delphi for Win32, DreamWeave, redes Windows, entre outros.

    2 – Outra coisa o fato de você falar sobre segurança desta forma prova que seria recomendada uma boa leitura no Google, quer dizer pesquisa, pois neste fator não como discutir, por exemplo:

    O Linux hoje não é mais um SO, mas um kernel ao qual abstrai a comunicação com hardware, além do mais o fator de segurança no sistema não é a toa, para lhe ser sincero a Nasa e o Pentagono, assim como outras forças de várias nações (as quais não devem ser citadas) refoçaram a segurança do kernel de forma se chamar de SELinux, ou melhor dizendo SEcurity Linux ao qual está implementado desde de o kernel 2.4 lá do kernel.org, o que significa que o mesmo sistema SELinux é o que estou utilizando agora em casa sem precisar que ter reinstalar tudo.

    Quem disser que um administrador de segurança está demitido, pois o kernel é absurdamente seguro, está enganado, o que é fornecido por esse novo é um leque maior de funcionalidades de segurança sem ter que pejudicar seus usários.

    3 – Agora vamos a outro fator Distribuição:

    Já que vimos que o Linux é apenas um camada de abstração de hardware (chamada de kernel), o que vem a ser um Sistema Operacional?

    Simples um conjunto de vários aplicativos, dentre os quais possibilitam uma melhor comunicação entre Usuário Kernel, de maneira a simplificar as coisas, contudo no cenário GNU/Linux, não existe exatamente um SO e várias maneiras que cada um tem de fazer esse cunjunto de programas, desta forma cada grupo resolve adcionar a sua maneira os programas e resolver problemas, já que tudo isso é derivado de uma única coisa, não nem se quer a liberdade, mas a modularização, já que é tão modular que tudo é composto de programas separados, um exemplo disso nem seria a interface grafica, pois já é velha a história, mas a linha de comando, ai você imagina Como é isso não faz parte do Linux? Então como eu uso, ela é como a interface grafica fica a parte do kernel desta forma existem vários programas de linha de comando para usar, contudo um deles se prevaleceu mais devido a sua efiencia, no caso o Bash, mas nem por isso o pessoal do kernel quer implantar uma coisa dessas no kernel.

    Outra coisa é a denominação da distribuição, como o Linux é apenas um kernel, geralmente é denominado Ubuntu/Linux (não precisa pronunciar o barra), Debian/Linux, Suse/Linux, entre outros.

    4 – Modularidade:

    Como eu disse uma distribuição é somente um conjunto de programas escolhidos e adaptados a sua necessidade, mas agora que viria a ser a modulariadade?

    Na realidade é o bem e o mal do Linux, mas mais para o bem do que para o mal, por quê? Simples isso fazez com que se reaproveite muita coisa sem ter que ficar ocupando muito espaço do HD ou mesmo memoria RAM, por exemplo no meu caso eu uso Ubuntu/Linux com a quantidade absurda de programas e jogos (próprios do sistema sem Cedega), só ocupei apenas 4,7 gb e minha partição é de 10 gb, e aproveitei para criar uma partição para minha pasta /home, desta forma fico com meu sistema mais seguro e ao mesmo tempo sem me preocupar com espaço de arquivos.

    Agora o lado mal da coisa: as dependencias, pois tudo dependende de tudo e um pouco mais, mas mesmo assim não me afeta tanto se caso você use um similar ao Debian com repositório.

    6 – Vírus:

    Estou cansado de ouvir isso Existem Vírus no Linux, pois não EXISTEM que isso fique bem claro, vírus é coisa do Windows e Dos somente.

    Já Linux, BSD, Mac OSX e outros derivados do Unix, existe o que chamado de backdoors, mas que merda essa? Uma nova denominação para Vírus, não. Mas o que um verdadeiro cracker precisa para lascar seu sistema, apenas uma coisa, a senha de Root, só isso, mais nada, desta forma ele vai fazer de tudo desde de Brutal Force passando por Engenharia Social a até se for preciso vender a alma por isso, já que o sistema é orientado a contas e não a mono-usuário.

    7 – Aplicativos:

    Engraçado que foi por causa disso que o pessoal do delphi se lascou, programas são programas, nada mais, todo mundo sabe que depender muito de um certo programa é perigoso, pois ficará condenado a perder anos de investimento em conhecimento e trabalho por causa disso (alguém se lembra quando houve a mudança dos 16 bits para 32 bits).

    Por isso eu não gosto muito de me depender de programas aos quais são restristos, acho que no caso o DreamWeave se enquadra nisto. Desta forma é bem mais compensador em estudar os fatos:

    Se você vai gastar 4.380,00 em softwares para graficos eu recomendaria comprar um Mac, que já vem com Mac OSX ao qual dizem que é perfeito para área grafica, e os programas para ele mesmo são bem mais em contas além de já ter um hardware realmente compensador para este tipo de desempenho.

    Em matéria de navegadores eu antes usava muito na época do windows o IE, contudo quando comecei a usar o firefox eu mandei tanto o IE quanto seus sites para o lixo, e só uso realmente o firefox e nem faço questão do IE.

    Em matéria de desenvolvimento, no meu histórico nunca quis usar os programas da faculdade, sempre procurei alternativas, no caso do Visual Studio .NET eu peguei o SharpDevelop, fiquei usando ansioso com o dia que pudesse rodar no Ubuntu/Linux, mas como não iria rodar, resolvir ir para outra alternativa o MonoDevelop e o próprio Mono, já que realmente era multiplataforma e possui um conjunto bom de bibliotecas (eu sou programador de C#), atualmente estou estudando como posso colocar uma funcionalidade ao MonoDevelop e estou quebrando um pouco a cabeça, mas mesmo assim tudo bem, além que não estudo mais as Windowws.Forms devido a serem trabalhosas a se programar na mão, prefiro o GTK# neste ponto.

    Agora Lazer, tive que deixar meus perfeitos joguinhos do Windows para poder migrar por completo, hoje nem sinto falta, até porque já vi vários jogos para Linux muito bons, entre eles: UFO Alien Force (um X-Com em 3D melhorado), Regnum (Similar a Line Age II), Scorched 3D (um jogo de tanques bastante elaborado), Doom 3, Quake 4 e entre muitos outros que se citar aqui a lista não vai acabar nunca.

    Sobre Desktops ai fica ao gosto do freguês, por enquanto estou usando o Gnome, mas já instalei o Enlightment ao qual estou gostando muito, mas por enquanto ainda está em Alpha, instalei mais por curiosidade.

    8 – Por que posso afirmar tudo isso?

    Na minha história desde pequeno gostava de ver coisas novas e estuda-las (por enquanto não me interesso em outro SO/Kernel, pois o Linux já possui sabores e para mim estou me divertindo muito), já usei muito o Dos e Windows 3.11 (ao qual vou ter que admitir dava menos pau que o Windows 98), passei para o Windows 95 ao qual perdir por ter instalado um suporte para o Visual Basic (levei muita bronca nesse dia do meu pai e meus irmãos), passei para o Windows 98 o que vou ter dizer é uma bosta que sempre me deixou na mão, já usei também o Windows 2000, muito bom por sinal, pena que é lento pra cacete, vim para o XP, que não é tão bom quanto o Windows 2000 e agora está se tornando um plataforma de jogos e internet apenas no pc para meus irmãos.

    A partir do momento em que fui estudar na faculdade uma pessoa me falou do GNU/Linux, e já havia ouvido falar disso, ai eu me perguntava antes um outro Windows?, assim resolvir testar instalando em casa no ano de 2004, instalei minha primeira distro chamada de Kalango, foi bom mas ao mesmo tempo frustante, pois estava muito instável, mas ainda hoje acho divertido aquela distro, depois voltei para o Windows XP, ai pensei vou tentar denovo (pois minha primeira imprssão foi que era um novo mundo, muito mais completo), ai resolvir tentar o Ubuntu breezy, também foi frustante, estava muito instável, dessa forma resolvir pesquisar no Google, saia perguntando algumas coisas as pessoas, mas mesmo assim só tinha uma resposta breve e não completa, desta forma resolvir ir mais a fundo, pesquisei e muito para entender o sistema, até testar novos aplicativos, saber como funciona e tudo mais, até como são usadas as pastas no sistema eu aprendi.

    Assim fui ver o Kurumin (ao qual nunca tive o prazer de instalar em minha máquina), mas mesmo assim fui e fui fuçando com live cd, o que para minha foi ótimo, depois instalei o Ubuntu Dapper que na minha experiencia foi frustante, pois eu ainda era verde para entender como resolver seus problemas, e além de ter me frustado eu havia ferrado meu HD de tantas formatações de partição, nesse dia levei mais uma coleção de broncas de meu pai e meus irmãos, levou o pc trocaram o HD e instalaram o Windows denovo.

    Assim resolvir apelar para outra coisas a máquina virtual, instalei um Debian no VMware, foi uma pratica contudo não era a mesma coisa que está com um sistema realmente instalado, só serviu de experiência a mais, tentei o openSuse na máquina Virtual, muito bom o sistema, mas perdia desempenho por está em uma máquina virtual.

    Eu já estava quase que desanimado, mas como sempre persistentes e irritante em dar murro em ponta de faca, havia vindo uma oportunidade instalar um Linux no pen-drive, também só foi apenas mais experiência acumulada, até veio a oportunidade de poder estagiar no Minc de meu estado ao qual só iriam dispôr de software livre, desta forma fui, mas quando houvir que poderia instalar um Slackware numa das máquinas que poderia usar, não tive dúvida resolvir usar o Slack, não entendia nada, teve até pessoas que me ajudaram a entender várias funcionalidades do sistema, e assim estava montada mais uma maratona de testes e aprendizados eu gostava muito do Slackware, foi um tutor para mim, já que tudo era na unha, isso tudo durante um mês o primeiro mês de estágio, que contudo tive que sair antes de completar esse tempo, por causa de horario em relação a faculdade, mas foi compensador.

    Então queria eu colocar toda essa experiência a prova, assim peguei o Ubuntu Dapper e fiz um Upgrade, foi uma decepção, tinha muitas falhas de atualização, mas dando umas pesquisadas encontrei o Ubuntu Feyst Fanwl, então baixei a versão de 64 bits, também valeu mais experiência até mesmo sobre processadores, mas mesmo assim vi que não vaia a pena ter um sistema de 64 bits, então pedir uma versão de 32 bits, ao qual implementei toda a noção de segurança, estudo e praticas vivenciadas sobre todas as distros que peguei, pois eu era exigente e conseguia colocar o computador em limites, tanto é que quando foi comprado, a primeira coisa que fiz foi ocupar 80 gb em três dias usando da internet banda larga para pegar todos os programas que precisava, o Ubuntu feyst, até hoje suportou todas as minhas exigências (nem o Windows suportou a metado do que eu fazia), até pensei migrar para o openSuse ou fedora para saber sobre outros gostos, mas resolvir que não, vou continuar usando o Ubuntu feyst fanwl, já que sua estabialidade é posta a prova com os programas instaveis em estado Alpha que pego, no caso o Enlightment, além disso eu personalizei a um nível que não tem mais aquela cara de antes.

    Agora podem até me perguntar o que ganhei com isso?

    A resposta é simples: um Navegador extremamente rápido (firefox), um sistema de partição que não preciso desfragmentar (ReiserFS e EXT3), uma interface grafica ao meu gosto entre muitas avaliadas (Metacity, mas vou mudar logo para Enlightment), vários jogos novos (Flobo Boyou, UFOai, Regnum, entre outros), atalhos em linha de comando (Bash), saber que muitas das broncas do sistema pude resolver (devidos a algumas besteiras que faço), duas IDEs de desenvolvimento (Eclipse e MonoDevelop), um gerenciador de Torrents (TorrentFlux que roda via Browser), aprendir um pouco sobre Apache, ser independente dos outros (eu resolvo meus problemas, pois sei onde achar a solução e se esta não existir eu crio a minha), poder escutar minhas musicas, gravar meus dvds, assitir Tv via placa de captura de video e poder gravar o video ser perder tanto o desempenho e tudo isso num único sistema que agora sei que posso ganhar dinheiro com o conhecimento acumulado, mas que por enquanto vou melhorar nesse ambito.

    9 – Conclusão:

    Isso tudo ai em cima é ser imparcial, repare que tive lá meus problemas no ínicio, mas mesmo assim eu me simpatizei com o sistema que utilizo e sei como funciona e como também resolver muitos de seus problemas (nada de placa SiS, ainda não quiz pesquisar e nem tentar), Eu poderia dizer mais sobre o sistema, como suas vantagens em relação a área mais aprofundada do sistema, mas seria muito técnico e concerteza muitos que gostam de windows não iriam gostar de houvir por exemplo: O sistema de segurança de pasta do Windows XP é insuficientemente inferior aos de seus concorrentes já que se baseia em níveis e não em bases, no caso Ler, Escrever, Gravar, Ler/Executar e Modificar, só podem ser usados sobre esse aspecto o que não é permitido desabilitar negar o modificar e poder executar o programa, muitos concerteza iriam me criticar de todas formas, mesmo que vejam ninguém gosta de dizer destagens, já que hoje em dia o nível de idéia de SOs não se baseiam mais em ser melhor ou pior, mas gostos, mesmo eu tendo todas as provas possíveis dizendo que Mac OSX é melhor que Windows, que Linux é melhor que Windows, que BSDs é melhor que Windows, muitos não vão querer nem saber já que estão acostumados ao seu sistema de todos os dias o que o torna facil e isso é um perigo para nós mesmos.

  50. Teressa eu entendo que voce goste de windows mas o linux tambem eh facil de usar ate eu que tenho 12 anos acho molesa aprendi a mecher em tudo em menos de um dia

    eu tenho o windows e linux na minha maquina mas so instalei o windows para jogos o resto eu uso linux

    E recomendo nao comprarem o windows vista por enquando por causa que esta em testes e pelo preço

    Viva o Linux porque nós amamos nossa liberdade!!!

  51. A infelicidade do autor foi realmente em relação ao título. Ele faz com que alguns leitores (a maioria, pelo jeito) já leia o artigo de forma meio revoltada. O artigo é válido, mostra o ponto de vista dele em relação a diversos pontos, em que muitos eu concordo apesar de ser pró Linux.

    Outra coisa existem xiitas nos dois lados dessa guerra religiosa, e não pode-se levar a sério tudo que é dito, isso não faz bem a ninguém.

  52. Porque o windows é melhor?
    Para usar o windows aqui, tivemos que pagar R$ 800,00 no Windows Vista, R$ 400,00 no Office, R$ 20.000 no ESRI Mapobjects, R$ 20.000 no ESRI ARCGIS 9.2, R$ 2.000 no Flash, R$ 800,00 no Norton Antivirus e para completar R$ 7.000,00 Delphi.
    Todo esta grana veio de financiamento público, se o governo investisse isso em produção de softwares livres, certamente teriamos softwares melhores, independencia nacional em tecnologia da informação, para concluir, impederia as empresas de comprarem estes tipos de artigos na internet.
    E desta grana, quantos % ficaram aqui no Brasil? 10 % é muito.

    800,00
    400,00
    20.000,00
    20.000,00
    2.000,00
    800,00
    7.000,00
    ———–
    50.000,00
    Cinquenta Mil Reais.

  53. Instalar programas no linux???
    e quando voce precisa sair baixando pacotes do c* a quatro?
    se a sua source list estiver apontando para lugares errados.
    a ainda se nao bastasse as varias distribuicoes que tem no linux, ainda ter uma b* de sarge, edgy.. q soh serve para dar conflito.
    os programas nao funcionam simplismente com um duplo clique. voce tem que sair se matando na linha de comando para resolver alguma coisa.
    é como eu tivesse um carro, mas eu teria que aprender a montar o motor para poder ligar ele. cada pessoa que tivesse carro teria que ser mecanico tambem.
    O que seria de nós se nao fosse a microsoft.

    quem usa linux sao apenas professores e afins..(geralmente caras que trabalham em empresas tem q dar lucro.. dai como vao dizer q nao deu tempo de terminar pq tava aprendendo a mexer no S.O.???)(Geralmente pessoal de SW livre põe a culpa de um serviço mal feito no sw livre.. fala q foi dificil aprender, se roda no windows fala q nao tem compatibilidade com sw livre.. etc.. sempre tem uma desculpa e todo mundo aceita pq eh sw livre)
    que nao precisam trabalhar em uma empresa para ganhar dinheiro prestando servicos a outra.. de desenvolvimento.. etc..
    eu prefiro comprar windows e nao ficar me matando pra resolver problemas basicos.
    viva a praticidade.
    como vc vai explicar pro seu cliente que o sistema nao terminou a tempo devido ao gerenciador de janelas konkeror que travou??? ta loco
    depois que a gente passa 4 anos estudando em uma faculdade boa, vem esses p* no c* de sw livre e fala que nao podemos vender o software
    que q eh isso???
    vc consegue um projeto de um predio de um engenheiro civil livre??? ele vai cobrar soh pra assinar o projeto.
    vai la e pede para um medico fazer uma consulta livre. dai vc soh paga os remedios.
    que q eh isso..
    sw livre na cadeia
    a proposito?
    tambem nao consegui instalar o msn e por isso to usando essa b* de gaim q nem foto mostra.

    Seja feliz em sua vida de linha de comando. Alias.. vc tem q saber mesmo porque o linux direto estraga.
    Meu pc parou de funcionar o video, depois parou o som, depois parou de montar pen drive.. q q eh isso???
    agora tem q chamar alguem pra arrumar essa b*.
    viva o windows e sua PRATICIDADE!
    quantas vezes vc colocou o pen drive no windows xp e deu erro?
    com sw livre o produto fica mais caro pra ser desenvolvido, pois o pessoal de desenvolvimento demora mais pra fazer alguma coisa.
    Synaptic acho que ja vem junto, mas apenas no debian, ubuntu etc..
    mas nao adianta muito pq se vc nao tiver as source lists configurada certinho pra sua versao do linux, nao vai adiantar nada.. pior.. vai acabar baixando pacotes errados que vao estragar o q ja estava funcionando.
    dai vc formata e instala windows =-D

  54. Gilberto, concordo com todos os pontos que você tocou. Mas tem um grande detalhe que afeta tudo isso que você constatou. Para usuários que ja utilizam o Windows a 10 anos, eu garanto que levaram no mínimo 3 a 4 anos para dominar o windows. Para o linux é a mesma coisa, não adianta utiliar o linux por alguns meses ou semanas e dizer que prefere o windows. Eu na minha vida toda de informática utilizei Linux. Pede pra mim utilizar windows e avaliar… com certeza vou preferir o linux.

    Mas apesar de tudo concordo com tudo que você diz, acho que isso é bom para nós usuários/desenvolvedores de linux observarmos as deficiências do S.O., mas como diz um velho amigo/tutor de linux. Quer moleza utilize Windows

  55. Eu acredito fielmente no comentário do colega netsky.q

    O Windows além se rum lixo, tem códigos espiões na sua linha de programação. O FBI e a CIA obrigaram a Microsoft a inserir códigos dentro do sistema com o pretexto de terrorismo. Ou seja, que além dos crackers te enfiarem goela abaixo um monte de spyware, vírus e trojans, a própria Microsoft abre as portas da espionagem para o governo americano. Você está sendo espionado na rua, nos banheiros, por satélite, e se usa Window$ quando está visitando páginas porno .. eles sabem .

    Abram a cabeça!

    Com a paranóia que tem os americanos do terrorismo, vocês acham que eles perderiam a oportunidade de colocar códigos espiones num pacote utilizado no mundo todo. Até em muitas áreas de governos no resto do mundo? É claro que esse sistema tem código espião, e mesmo que eu não tenho nada para esconder, um gringo da CIA não tem porque saber quais pesquisas e páginas visito na internet. Que? Que isso não é verdade? Então que abram o código do sistema ou vão para o INFERNO! Bill & Ball.

    É claro que esse só é o motivo mais importante de nem pensar em usar Windows. Outros motivos são: Não precisar de anty-spy, anti-vírus, anti-trojan (que no fim NÃO SERVEM DE NADA!) De 100% de máquinas windows 95% tem algum tipo de spy, trojan (isso sem acrescentar o que já vem dentro do próprio sistema como ressaltou o colega).

    Você pode dizer que isso não pode ser completamente confirmado porque o código é fechado, mas pelo mesmo motivo não pode ser desmentido.

    Além de que: Uso Gimp, XaraXtreme, Inkscape, Pidgin, Firefox, Lynx, K3B, Totem, Amarok, NVU, Quanta, Blue Fish, GkrellM, AbiWord, OpenOffice, Gedit entre muitos outros (só falando em desktop) para substituir qualquer software que ofereça na outra plataforma.

    Programas como Photoshop, Dreamweaver e Flash já rodei com wine por simples curiosidade, só que depois de ver eles rodando nunca mais usei porque não preciso.

    Por último se você é DEPENDENTE (como usuário de drogas) destes softwares e não sabe rodar no wine, posso te sugerir utilizar um dual boot… mas, NÃO ESQUECE!

    Eles estão de olho, então não usa web no windows. (Pelo menos até eles abrirem o código para demonstrar realmente que não tem software espião nesse negócio.

  56. O suposto melhor de hoje não é necessariamente o melhor de amanhã. O melhor para mim não é o melhor para todos. Anos de vendas casadas e abuso de poder econômico lobista e monopolizador formatam o cérebro de qualquer um. Liberdade de uso e desenvolvimento implica em pluralidade e existem inúmeros GNU/Linux e nem tudo que se aplica ao aclamado Ubuntu se aplica a todas as distribuições. Há inúmeros recursos nativos nos diversos GNU/Linux que não existem nos poucos MS-Windows ou precisam ser procurados e instalados para as pessoas que gostam de perder tempo fazerem quase a mesma coisa, muita vezes de forma menos competente. GNU/Linux pode ser instalado com tudo que um ser humano normal não viciado por monopólios pode precisar para se divertir ou trabalhar. Quem gosta de cometer crimes de pirataria para defender seu hábito conservador ou seu herói bilionário louco para prendê-lo ou viciá-lo que se enrole cada vez mais sendo esfolado ou acumulando cada vez mais crimes e garantindo aposentadoria de Gates & Cia (inclusive certos colaboradores Linux suspeitos) que não vão precisar mais trabalhar a não ser correr atrás desses seres espertos e cobrar as 3.000 vezes cada licença ou continuar com a hipocrisia da amostra quase grátis da paranga digital janelosa comprada em qualquer esquina por defensores do atraso marginalizados por seu herói.

  57. Amigos,

    Gostaria de dar a minha opinião a respeito do tema Linux x Windows. Acredito que o autor possa ter tido a idéia de fazer essa coluna tentando mostrar, em primeiro lugar, o quesito economia: os softwares originais para o Windows têm um preço elevado no mercado nacional em função da super-taxação de impostos. Em contra-partida, existe uma possibilidade do usuário doméstico conseguir utilizar programas similares com um custo muito reduzido.

    Darei um bom exemplo, construtivo a favor do WINDOWS e depois darei um outro bom exemplo CONSTRUTIVO com relação ao LINUX: em 2001/2002, a Macromedia tentou penetrar no mercado educacional, oferecendo um desconto para estudantes – em caráter promocional em algumas faculdades brasileiras – de tal maneira que a suíte Macromedia MX saia por R$ 99,00. A Microsoft entendeu que poderia fazer a mesma coisa e incentivar a compra de software original e colocou em um único pacote, a venda do Windows 98 com o Microsoft Office 2000 custando R$ 299,00.
    O isso significou uma oportunidade de conseguir ter os mesmos programas que os estudantes poderiam vir a utilizar nos seus futuros estágios por R$ 400,00, ao invés de pagar toda a taxação nacional.

    Exemplo construtivo do Linux: Tendo em vista a necessidade de se fazer uma inclusão digital, o governo brasileiro – peço ajuda para saber se já está em vigor, embora creio que esteja – passou a dar incentivos fiscais para os fabricantes de tecnologia nacional, de maneira que o objetivo final era ter um computador mediano com o mesmo preço de uma televisão convencional. Para isso, foi detectado que a maioria da população incluida digitalmente utiliza em boa parte do tempo o computador para funções básicas, como redigir um texto, fazer cálculos, ouvir música, jogar jogos nativos e, quando disponível, navegar pela internet.

    E a saída foi o Linux, em função da não necessidade de ser adquirida uma super-licensa por parte do fabricante e ter os custos repassados no valor final do computador.

    O cenário atual é de que existem bons computadores sendo vendidos nos Mercados (tal como a rede Carrefour, Extra, etc. – estou me referindo aos mercados existentes no Rio de Janeiro, ok?) abaixo de R$ 1.000,00.

    Todos eles saem com um sistema operacional com funcionalidades muito semelhante ao ambiente de trabalho de muitas pessoas: um ícone para inicializar, uma suite de aplicativos para escritório, um programa para reproduzir músicas e vídeos, além de jogos nativos e quando disponível, programa para acesso a internet.

    Creio que ambas as partes tenham feito esforços para demonstrar as qualidades dos sistemas operacionais citados e isso é extremamente válido.

    Acho que seria legal enfatizar que cada qual possui a sua própria necessidade. Existem grupos que utilizam o computador para a maioria das tarefas básicas e que optam para o LINUX em função do custo.

    Existem outros que continuam a utilizar o WINDOWS pelo simples fato de não haver ferramentas com qualidade similiar para as suas atividades – seja em função de certificações, seja em função da regra geral do seu trabalho – por exemplo: tenho o Ubuntu em um computador aqui em casa, onde uso somente para navegar pela internet, ouvir um pouco de música e conferir os meus emails. O meu custo foi reduzido a zero e eu não estou indo contra a nenhum dos princípios de pirataria no mundo da informática. Em outro computador (notebook), eu tenho todos os programas que utilizo sendo originais, que foi fornecido pela empresa como instalação padrão e configurações padrões para o ambiente de trabalho.

    Convivência pacífica e de bom senso: utilize o sistema operacional que quiser, entretanto, caso você não tenha preferência alguma de programas e/ou não tiver dinheiro para adquirir software original, opte pela iniciativa Open Source, que em sua maioria é gratuita.

    Exemplo misto: O seu computador pode rodar o Microsoft Windows XP Home utilizando como aplicativos de escritório a suite Open Office 2.0.
    Nesse caso, o seu único custo seria pagar o sistema operacional.

    Ou utilize alguma distribuição Linux, como por exemplo o Ubuntu ou o Kurumin, por exemplo, onde o sistema operacional é gratuito e você pode colocar o mesmo pacote de aplicativos.

    Não há melhor ou pior: existe a sua necessidade.

    Grande abraço,
    Alex Cesar.
    Senior Web Designer
    Adobe Certified Instructor

  58. O Windows além se rum lixo, tem códigos espiões na sua linha de programação. O FBI e a CIA obrigaram a Microsoft a inserir códigos dentro do sistema com o pretexto de terrorismo. Ou seja, que além dos crackers te enfiarem goela abaixo um monte de spyware, vírus e trojans, a própria Microsoft abre as portas da espionagem para o governo americano. Você está sendo espionado na rua, nos banheiros, por satélite, e se usa Window$ quando está visitando páginas porno .. eles sabem .

    Abram a cabeça!

    Usem código aberto, usem LINUX.

  59. Quantos argumentos capengas…

    Você pode falar como foi sua experiência no mundo linux, mas fazer uma lista para OUTROS derem preferência ao Windows se baseando nos SEU GOSTO e na SUA PREFERÊNCIA em relação a softwares é muito errado.

    Se você colocasse 10 motivos para eu preferir o windows, aí seria outra história, com certeza você teria bem menos comentários mais agressivos, afinal você não agrediria o ego de toda a comunidade.

    Agora fazendo uma breve resposta para cada motivo citado na mensagem.

    1 – Só porque achou um programa que faz isso no windows, isso já chega a ser um motivo? Já pensou se a gente tomar essa postura inversa (Linux – Windows)? Vamos ter muitos motivos, né?

    2 – Bobeira, muita bobeira, isso nunca vai ser um motivo de verdade para você escolher X a Y sistema operacional. Bola fora, ein? Sem falar que tem similares pra linux também.

    3 – Google Desktop já está no linux. Gadgets? Isso é fácil achar pro linux. Outra bobeira isso.

    4 – Sem comentários. O PS é superior o Gimp, porém se você parar e procurar outros softwares você acha, sem falar que você pode virtualizar ou rodar via Wine ou Crossover.

    5 – Aptana/Eclipse é tão bom se não superior ao Dreamweaver. Sem falar que quem desenvolve de verdade até no bloco de notas o cara dá conta do recado.

    6 – É, aí você tem razão.

    7 – Bem, aí é um programa necessário para você, muitas outras pessoas podem viver tranqüilamente sem esse programa, não é um motivo para dar preferência ao windows.

    8 – Uma coisa que eu preferia no Linux é a enorme facilidade que eu tenho para deixá-lo como eu quero, personalizando cada detalhe. Então por que isso é um motivo para preferir o linux? Aí, aí, aí…

    9 – Bem, nestas semanas em que estou usando os dois, percebi que realmente o Ubuntu é mais rápido. Eita contradição.

    10 – Nem comento!

    Termino a minha mensagem com a contagem de preços do Pedrão (acima):

    Photoshop CS3 – R$1.458,70
    Windows XP – R$630,91
    Dreamweaver CS3 – R$814,19
    Flash CS3 – R$1.413,94
    TOTAL – R$ 4.317,74

    Suma: bola fora esse artigo.

  60. Que a verdade seja dita , você teve que emporcalhar seu
    windows com um monte de programas que nem conhece a procedência .

  61. Parabéns ao Sr. Gilberto Alves Jr!!!

    **Produziu um post narrando suas experiências com SO distintos, comparando-os e narrou ditas experiências no melhor estilo de alguns Jurados de Programa de Calouros TIPO ASSIM: O número UM teve um desempenho magnífico, presença de palco, afinadíssimo, escolheu a canção compatível com seu timbre de voz, elegante e carismático, etc; Porém EU vou FICAR com o número DOIS porque usa fixador no cabelo, pôde dar saltos e cambalhotas e o penteado não se desmanchou…. (VIDE o comentário nº 40 – Masduque, que resume o post).
    **UM PEDIDO para o nº 40 – Gustavo:- Passa o número do 0800 para o Mr. William Gates (Tio Bill), que está precisando de um help para concertar os bugs dos produtos que vende.
    **ALGUÉM aí INFORME que a NASA, USAF, FEDERAL BANK, US NAVY e outros Órgãos do Governo dos EUA usam Soluções LINUX para não serem crakeados e, assim, desfrutarem de SEGURANÇA E PRIVACIDADE.
    **OBS: Não sou xiita, comunista, nerd;…, apenas um simples usuário que detesta hipocrisias!

  62. Esta matéria deveria se chamar: 10 motivos relevantes pra expressar minha ignorância!

    O Linux é gratuito, se no Brasil tivesse uma fiscalização de peso, acredito que muitas pessoas usariam o Linux. Na minha opinião, o Linux é um ótimo sistema operacional!

    É isso aí!

  63. Acho que esse tipo de artigo é perigoso… Sempre gera um flame war 🙂

    Sinceramente, acho que o maior problema apresentado pelo autor do artigo foi em relação ao tempo de aprendizado que ele teria que gastar se fosse mudar para o linux. Ora, mas isso também aconteceria se ele fosse mudar para um Mac (ou de um Mac para Windows, ou de linux para Mac, etc.)

    Agora, sejamos honestos: quem hoje pode perder 4 horas (!) formatando o PC porque quando foi terminar um trabalho o micro deu pau? E nessas 4 horas você contou o tempo de reconfigurar o Windows e deixá-lo com a cara que você está acostumado? Se você pode se dar a esse luxo, realmente isso deixa de ser um problema.

    Comecei no linux por pura curiosidade (sou da área de informática :)). Hoje o utilizo por um simples motivo: ele me deixa fazer o meu trabalho (desenvolver para web) sem que eu perca horas tentando descobrir qual programa devo baixar para fazer o que quero.

    Creio que o melhor sistema é aquele que você não percebe que ele está lá; você simplesmente faz o que você tem de fazer…

    Abraços e não desista do linux só por causa da curva de aprendizado 🙂

  64. A meu ver o pior é o xiitismo.

    Consideremos:
    1) Windows é pago, Linux é Free. A não ser que vc seja um sortudo como eu que tenha ganho o xp da microsoft.

    2) Sim, existem ferramentas no Linux que ainda não estão a altura de algumas do Windows. Mas pode-se usar o crossoffice ou coisa parecida e rodá-las no Linux também. Ou fazer como eu, rodar em dual boot. O Linux lida com isso facilmente, o Windows atropela a mbr e o usuário que se vire pra instalar o dual boot de novo se tiver instalado o xp por último.

    3) Ubuntu é extremamente user-friendly, mas nem de longe o mais rápido dos Linux. Experimente um Slack bem configurado, antes de escrever asneiras.

    4) Segurança: Adorei o comentário dizendo a única ferramenta que ainda não achei pra Linux são vírus. Eles até existem, mas nem se compara com o Windão, onde basta entrar em um site maldoso pra se infectar a máquina de porcarias se não se tiver um bom antivírus. E não, AVG, Avast e outras porcarias não são bons antivírus.

    5) Deu pau? Google nele. No windows tem coisas que travam, não explicam o porque, não tem mensagem de erro decente e você é obrigado a dizer bom, nessa máquina isso não funciona. Caso do meu Motorola Phone Tools aqui. Cheguei a usar o Vista Business também ORIGINAL (SOCORRO) e o driver pra vista da NVidia jurava que meu Vista não era Vista. O mesmo pode ocorrer no Linux? Não. No Linux qualquer erro é passível de conserto, basta ter paciência pra procurar na internet.

    Enfim, claro que há vantagens e desvantagens em ambos os sistemas. Faço questão de usar os 2. Assim fico com o melhor de dois mundos, e quando vou acessar meu banco ou jogar Enemy Territory, ou mesmo vasculhar sites suspeitos, entro no Linux e é só alegria. NEsses pontos, o Windows leva uma verdadeira surra. O mesmo ocorre pra quem usa perfumaria (beryl/cpmpiz/sunglasses etc), coisa que não é meu caso. Aqui, qto menos frescura melhor.

  65. Queria ter uma boquinha dessas, ser pago para dizer que tentei utilizar, mas como conheço o outro software melhor, optei pelo antigo.
    Que piada de avaliador, alguém tem que orienta-lo e dizer que é muito pouco profissional colocar opiniões e sentimentos pessoais em uma análise dessa, aliás isso é mal de brasileiro, lá fora se faz tudo para a análise excluir opiniões pessoais, aqi só se usa as opiniões pessoais.
    Se o UOL precisar de um bom analista, pode falar comigo, faço em várias empresas há 20 anos e nunca sugeri ao cliente escolha o software mais fácil para mim.
    Perda de tempo ler o artigo até o fim, tem análises bem melhores em outros sites.

  66. Amigão…

    Maldito post esse teu hein! Uso Ubuntu a praticamente dois anos e não tenho problema nenhum com ele cara; acredita? E olha que desenvolvo aplicações web também, e ainda estudo (eu disse estudo, não sei ainda) aplicações desktop usando Eclipe, NetBeans e outros.

    Bom, cada um na sua, essa foi sua opinião, mas como já dito acima, acredito que faltou um pouco de vontade na sua libertação.

    Enfim, abraços.

  67. Uma coisa que eu preferia no Linux é a enorme facilidade que eu tenho para deixá-lo como eu quero, personalizando cada detalhe. Bem, às vezes isso também é um problema, porque com tantas opções algumas tarefas que deveriam ser fáceis acabam sendo complicadas – eu preciso de um ?how to?

    E olha que o Gnome é considerado estupidamente sem opções para os usuarios…isso até um tempinho atra? foi motivo de debate (na verdade sempre é), quando o Linus Torvalds disse, e mandou até um patch pro Gnome (não sei dizer se aceitaram), o cara mato a cobra e mostro o pau…

  68. Para quem trabalha em Autocad ou photoshop pode-se dizer que o Windows é melhor atualmente.
    Mas 99% dos usuários não trabalham com isso profissionalmente. E poderiam se virar com gimp e outros.
    Não usam software livre porque não tem cérebro para isso. Não é comodidade, simplesmente tem algumas coisas que não é qualquer um que faz.
    Exemplo na escola tem aluno que nunca vai tirar 8, 9, 10 porque não consegue. Não adianta tentar ajudar, porque sempre vai passar sem aprender direito. Não é porque para esse aluno é mais cômodo assim, talvez até se esforce para conseguir uma melhor classificação, mas está além de seu alcance.
    Não adianta alguém querer ser um atleta se o porte físico não copera, só esforço nem sempre basta.
    Não estou dizendo que quem usa Windows é burro, mas simplesmente linux é algo além de seu potencial.
    Usar software livre exige muito, muito rasciocínio, saber corrigir falhas, saber ler manuais, entender um pouco de inglês, aprender comandos básicos, exige tempo, paciência e assim por diante. Ninguém migra para linux pensando que o sistema tem que ser similar ao Windows, senão terá frustração. Linux é Linux e Windows é Windows. Não adianta ficar comparando qual é o melhor. Porque são dois sistemas diferentes, assim como tem carro fiat, ford e etc…
    No caso do autor do site para ele convém usar windows devido trabalhar profissionalmente com potoshop, beleza. Mas isso não justifica os demais
    99% que não usam potoshop ou Autocad apresentar isso como defesa. Assim como não justifica quem usa linux dizer que o sistema é o melhor do mundo simplesmente porque acha assim.

  69. Aqui em desenvolvimento de projeto web 2.0 (um foto catalogo online com busca de tags (directory search), WYSIWYG editor, comentários, tag cloud, gerador de catálogo em pdf, zoom-pan. É todo projetado no Linux seja em Desktop até a versão comercial que vai em Server da Red Hat

  70. Sou usuário Linux desde 1999, deputado estadual pelo Paraná responsável pela lei do SL em meu estado, no começo usava Windows e Linux (comecei com o Conectiva 4.0) pensei que levaria uma eternidade para migrar totalmente ao pinguim, qual minha surpresa três meses estava perfeitamente servido e satisfeito com o Linux apenas, claro que existiram dificuldades, mas isso é que tornou tudo tão recompensador, tive que perseverar e me esforçar além do que estava habituado com o OS proprietário, com isso cresci, ampliei meus horizontes e provei para mim mesmo que inovar é preciso senão o cérebro atrofia, já dizia meu pai peixe que acompanha a correnteza ou está doente ou já morreu por isso faço minhas as palavras de um dos que opinaram – a experiência vale a pena.

  71. Eu ultilizo linux p/ desenvolvimento de web sites , usando o ie4linux , no maximo ultilizo windows em um vmware p/ testar , tambem tive muita dificuldade p/ me adapatar com o linux , porem entendo essa materia de um ponto de vista que a preguiça abunda , rs !

  72. Se é venda casada ou não, isso é uma discussão a se ter com a indústria de informática ou com a lei, mas enquanto isso não muda, o consumidor não tem outra escolha.

    Isso é outro ponto que não gosto. Esses micros de loja que ou vem com Windows e não me dão a opção de tirar ele pra comprar e talvez diminuir o preço (isso se for licenciado e aquelas coisas)… O pior é ver lojas vendendo micros com qualquer distro meia-boca em vez de colocar um Mandriva,Fedora ou SuSE. Ah,mas tem que pagar… O cacete que tem que pagar! Faz um download e copia. E se tiver que pagar, LinuxMall taí! Comprei o DVD do SuSE 10.2 por 22 reais (frete incluso)…

  73. É simples, comentários novos, sobre discussão velha …Não sei pq tem gente ainda tenta fazer artigos preto X branco a net tá cheia de casos assim …

  74. Vamos a realidade mesmo todos que gostam de Linux ou Windows esta guerra não terminaria tão cedo. O motivo do ataque dos apreciadores de open source é apenas uma, o que foi dito diante do artigo maldiz ao modo de trabalho de muitos, pois foi desdenhado as capacidades do OS Linux como um todo, fora os erros com relação a programas.
    Um profissional jornalista deve ser imparcial e neutro, o que não aconteceu no texto, foi como uma bomba em cima dos que gostam de Linux, não desconsidero o profissionalismo do autor, mas ele deveria se redimir diante a todos os usuários e procurar usar o sistema de forma correta, pois o OS tem uma comunidade muito ativa no Brasil que vai lhe defender com unhas e dentes como os usuários do Windows farão com o deles. Garanto que se o autor se conciliar com a comunidade e pedir ajuda para entender e aprender de melhor forma possível com quem sabe ensinar o seu olhar poderá mudar.
    Gosto de todos os sistemas operacionais Linux, OSX, Windows mas pelo fato de terem qualidades que o diferenciam em muito, ainda acho o Linux imaturo em alguns pontos, principalmente por eu ser um jogador, mas o Windows acaba querendo pegar o que não lhe pertence, pois com tantos anos de vida, e com tantos milhões lucrados poderia ser um sistema seguro, rapido é que não travasse mas ao invés disto ele sofre com uma calamidade que o força a fazer copias dos demias, não digo que os demais deixaram de copiar algo deles, mas de forma correta. Observem o OSX e um sistema Unix robusto e muito fácil de usar, otimo para profissionais de designer e para a área de entretenimento, o windows e ótimo para entretenimento mas não para segurança ou programação onde neste ponto o linux vem ganhando este por ultimo e fraco ainda em entretenimento digital ou algumas funções que seus desenvolvedores com muito esforço tem tentado melhorar a todo custo para que o povo não precise pagar por algo que não e necessário.
    Abraço

  75. Cainã, qual é o sentido de em pagar pelo CrossOfice para rodar no Linux o Photoshop? (e não trabalho com webdesign como vc entendeu, mas com publicações, o que torna obrigatório para mim trabalhar com imagens CMYK) Não faz mais sntido eu pagar pelo Windows e usar o Photoshop em um dos sistemas para o qual ele foi feito, e onde ele terá uma performance muito melhor? Partindo do princípio que o usuário usa o Photoshop original, ele pagará mais de 2 mil reais por um programa que trará eficiência ao seu trabalho, e não faz sentido algum sacrificar esse investimento em eficiência em uma solução como essa.

    Também tenho uma grande antipatia pela Microsoft como empresa, mas o meu trabalho é sério e devo priorizar o bom senso, e no meu caso o bom senso é usar o Windows (ao menos no trabalho).

    Aliás, há outro ponto aqui a ser levantado: para artistas gráficos ou para aqueles que precisam de computadores possantes, esses micros (ao menos os de marca, que são os realmente bons) só são vendidos com Windows. Apenas os computadores mais básicos (ao menos entre os facilmente encontrados) são vendidos com Linux. Daí, quem compra um computador bom já pagou pelo Windows OEM, e o argumento de que o linux é de graça cai por terra. Se é venda casada ou não, isso é uma discussão a se ter com a indústria de informática ou com a lei, mas enquanto isso não muda, o consumidor não tem outra escolha.

  76. Interessante que hoje cedo eu estava pensando no custo de uma cópia original do Windows Vista. A três meses comprei um novo hd e estou com o OpenSuse instalado em casa, mas ainda tenho muitos problemas como o que foi relatado no texto.

  77. Acredito que para se ter algum artigo publicado, seja científico, seja cultural, seja para qual destino for, deve sempre haver um estudo envolvido. Se não fosse assim, todas as doenças deveriam ser tratadas com o mesmo remédio. Pois teria o mesmo gosto para todos.

    O problema maior do artigo citado é justamente a falta de estudo. A ACOMODAÇÃO é sempre a pior das alternativas.

    Não tiro mérito de softwares da suíte da ADOBE. São excelentes, ponto. Agora, do MICROSOFT OFFICE? Porra, o que que tem no WORD que um usuário NORMAL utiliza no dia a dia que não existe no OPEN OFFICE? Ou no Excel? São ferramentas que tem um bilhão de funcionalidades, e a maioria (maioria mesmo) utiliza só o básico delas.

    A personalização do desktop. Tudo isso é fruto dos ambientes Mac/Linux. O Vista hoje apresenta uma carinha que o linux já tem a mais de 5 anos.

    O Sistema de arquivos. Não é preciso nem falar na superioridade do tipo de segurança que o EXT3, reiserfs, tem sobre o NTFS.

    O Windows tem suas vantagens. Mas o linux também, e bem mais que o windows. A começar pela pancada de software free.

    Se tem gente que chama xiitas do linux, eu chamo, os xiitas da comodidade. Linux não é difícil, é o Windows que é muito, mas muito fácil, mais fácil que mulher da vida. É só pagar e tem o serviço completo.

    Hhaha.. Olha a analogia..

    Mulher da vida = Windows.
    Tem as bonitas e feias, ela é bem fácil, roda qualquer coisa (bolsa, torcida do flamengo) você paga, ela faz tudo direitinho, mas ninguém gosta de falar dela pra família ou nem apresenta, sob o risco de ter que oficializar o namoro (licença), e ainda corre risco de pegar vírus. uahuaeh

    Mulher = Linux.

    Tem as bonitas e feias, geralmente não são fáceis (como a maioria pensa), tem VÁAAAARIOS sabores (Distribuições), você a conhece, é uma estrada longa se você quer casar com ela, mas aos poucos você vai se apaixonando, vai gostando que ela deixa, daquele jeitinho, mexer nela sem estragar, aumentando o poder de sedução recíproco. É limpinha (muito dificilmente tem vírus), gosta de estar atualizada (heuheuahe), e com certeza, essa você mostra pra todos, tanto que tem gente que quer a tua mulher pra eles.

    Bobeiras a parte, é questão de gosto.
    Ou você vive na zona, ou você se torna um cara família. Viva o Linux.

  78. Esse artigo mostra que o autor não sabe muita coisa de linux.

    ?ficar 2 horas procurando softwares, ficar horas pra configurar algo,?

    Para instalar programas e hardware no Linux é super simples e rápido.
    Sugiro conhecer melhor o SO antes de publicar notas dadas como fatos.

    Enfim, eu gostaria muito, muito mesmo, de esquecer o Windows de vez e usar só o Linux, mas, por causa dos programas que não posso usar, me parece melhor adaptar o Windows para funcionar como quero do que ter que me adaptar a outros programas essenciais à minha produtividade.

    Sua conclusão me parece mais sensata que os 10 motivos iniciais, realmente ter que abrir mão das ferramentas que já conhece deve ser um pouco complicado, e isso SIM é um fator fundamental para não migrar, embora desses 10 motivos citados anteriormente, apenas uns 2 ou 3 tenha fundamento.

  79. O que a maioria de nós utiliza como retórica quando tentamos convencer alguém de que o Linux é a melhor opção, por causa de sua segurança, por causa da falta de vírus ou outras milacrias eletrônicas, soa demasiado técnico para o ouvido leigo (entendam como o leigo completo, já que eu mesmo me considero leigo no assunto).
    Além de todo esse papo binário, existem três pontos filosóficos principais que devemos considerar:
    1º) Que o linux (ou o MacOS, ou o BSD) traz de volta a criatividade inerente à computação. Lembro que quando eu tinha uns 12 anos e tive meu primeiro contato com computadores, a diversão e o desafio por trás da novidade eram os principais atrativos. Um dos primeiros cursos que fiz era de programação em D-base III plus, e lembro que logo nas primeiras aulas aprendi a fazer um programinha que calculava a idade das pessoas em dias, considerando os anos bisextos. A mágica por trás daquilo era fascinante, e o fato de eu ter criado aquilo, e não simplesmente copiado os códigos, tornava a coisa mais mágica ainda. Quando precisávamos digitar um texto no Word Star não havia um clipezinho de papel pulando na nossa tela, na frente dos nossos olhos, nos lembrando de que somos imbecis que não sabem soletrar uma palavra corretamente. Hoje em dia, em qualquer escola que se vá, as primeiras aulas de informática ensinam crianças a utilizarem o menu iniciar, os comandos básicos do Word, como navegar utilizando o Internet Explorer, e como trocar o papel de parede do computador. Esqueceram de ensinar como os computadores funcionam, e como tirar deles o maior proveito possível, para seu próprio conforto.
    2º) Que há um monopólio imperialista. Também há cerca de 20 anos atrás haviam tantas opções e possibilidades, que o mundo informático não remetia a janelinhas coloridas. Os alunos dos parcos cursos de informática sabiam distinguir e trabalhar sobre a diferença entre um Amiga, um Commodore, um Mac, um IBM, ou um Atari ST. Eram maneiras diferentes, plataformas diferentes, que levavam ao mesmo caminho. Bastava que se entendesse a lógica envolvida no processo. A proliferação do Windows é meio assustadora quando se pára prá pensar. A Microsoft fecha seus olhos para a pirataria, porque, de certa forma, a pirataria é uma ajudante na disseminação de seus produtos, e não há perdas financeiras envolvidas, já que enquanto um usuário comum e leigo utiliza um Windows pirata em casa, na empresa onde ele trabalha, milhares de dólares são gastos anualmente para manter as licenças de suas cópias originais, pelo simples fato de que seus funcionários não sabem e não querem saber usar outro sistema operacional. Na verdade, a grande maioria das pessoas sequer tem conhecimento que existe algo além da Microsoft.
    3º) O apelo financeiro. Nos últimos 4 anos, o Governo Federal, por intermédio, principalmente, de seus Ministérios da Cultura e da Educação, têm feito grandes esforços para migrar órgãos públicos para plataformas livres, como o linux. O motivo principal é o peso no orçamento público. A economia que se tem com a eliminação de licenças do Windows paga tranqüilamente, com folga, e deixando um belo troco nos caixas públicos, a capacitação de seus funcionários nos novos sitemas, bem como a mão-de-obra inicial exigida para a migração em si. Se um usuário leigo comum não leva em consideração que sua cópia pirata do Windows não faz diferença nenhuma no âmbito financeiro de uma nação como um todo, deve repensar seus conceitos.
    O que as comunidades evangelizadoras de software-livres têm diante de si agora, é um momento maravilhoso para tentar reverter esse quadro. A conversa de nerd já está ficando ultrapassada. As novas distribuições linux são tão fáceis quanto (ou até mais fáceis) de se instalar do que um Windows XP. A Microsoft está a lançar seu Windows Vista, e esse novo sistema operacional antecipa uma necessidade de um upgrade monstruoso em máquinas e em capacitação pessoal, já que toda a plataforma é diferente do que estamos acostumados até o momento, com o Windows XP e outras versões anteriores.
    Então, se é para mudar, e se é para aprender a usar algo novo, porque não mudar para o linux, considerando os três pontos acima?

  80. Acho engraçado quando ele fala:

    Meu Windows XP, cuidadosamente configurado, sem nenhum programa desnecessário instalado, não tem travado quase nunca

    Quase nunca é muito comédia!!!

  81. Meu pai toda vez que dá uma usadinha no linux fala: Como eu gosto do Bill.

    Eu quando uso o Windows falo: pq é tudo tão feio e me faz perder a concentração e leva tempo pra configurar um ambiente de programação e é instavel e…

    Cada um usa o que for melhor.

    Só que vou dar uma dica, VirtualBox pra rodar o Photoshop CS3 no Ubuntu é bem legal 🙂

  82. Eu sei que o Linux tem o Spotlight para buscas no desktop.

    Er…..É o Mac que tem o Spotlight.

    Por que raios eu iria passar por todo um novo aprendizado (acho que a tua colocação da curva de aprendizado foi perfeita!) se eu posso usar o que eu sempre usei e me é funcional?

    Que tal se no teu próximo emprego vc tiver que usar Linux?Isso é motivo suficiente?
    Cai no mesmo assunto de falar que Mac OS é só sair usando : as coisas não têm necessariamente o mesmo nome,nem sempre estão nos mesmos lugares e funcionam de forma diferente.

    O que mata não é essa penca de artigos que eu vejo por aí listando motivos pra preferir um SO ao outro,mas sim a mentalidade estúpida de gente que pensa que Windows é padrão de SO.Se fosse, o pessoal que mexe com produção artística (alto nível) estaria fodido.

    Se a soma de (cada um´s) representar a maioria, entao o sistema é o melhor pra a maioria, logo o melhor sistema.

    Discordo totalmente. A maioria pode usar windows,mas então,do teu ponto de vista, Mac OS é um lixo?

    É quase impossível ficar distante da ?linha de comando? (Argh!) por todo um período de utilização efetiva deste sistema.

    Vc prefere aquele prompt porco do XP? Porque nunca usei rpm em modo texto pra instalar nada.Linha de comando só uso pra consultar manual.

    Nunca encontrei um tablet que funcionasse em Linux, e o GIMP não trabalha com cores CMYK, que são obrigatórias nas imagens que vão para gráfica.

    Da minha lista no YaST do OpenSuSE 10.2 : ACECAD , IBM , NUMONICS , SUMMAGRAPHICS , TEVION , AIPTEK , WACOM.

    Quanto a pacote Office, o BrOffice é tudo o que eu preciso pro resto da minha vida.

    Ao menos vc fala uma verdade.Aliás,eu acho essa uma das discussões mais chatas que existem.Vc viu no Aprendiz 4 o teatro mal-feito sobre o Office 2007?Dizendo que era o software que ia deixar as apresentações deles mais bonitas?Eu quase me matei naquela hora. De certo é o Photoshop e o GIMP,também,que arrumam fotos,e não o cara que estudou e que tá mexendo no programa…

    o GIMP simplesmente não tem opção (e não é só converter em outro programa, pois há particularidades que prejudicam o trabalho neste tipo de conversão)

    Atualmente não uso GIMP porque vou instalar outro HD,então não vou ficar colocando coisa pra ter que zerar depois (quem sabe depois,porque gosto da área gráfica tanto quanto programação),mas já tentou o plugin dele pra CMYK?

    E chamar de preguiçoso quem não tenta migrar para o Linux também é infantilidade

    O que eu acho preguiça são aqueles seres que te adicionam no MSN como se vc fosse o guru do Linux e ficam perguntando um monte de coisa que numa primeira busca no Google vc encontra.E ainda existem aqueles que,se vc diz que não sabe (eu não sei pra que serve uns 80% dos diretórios do GNU/Linux,mas uso), começam a te encher o saco. Sabe aquela coisa de criança de 5a série,bem provocação mesmo?

    Depois que eu mando um ser desses à merda, eu é que tô tratando mal,aí ele diz que vai me tirar do MSN (como se minha vida dependesse disso) mas o cara não levanta o dedo pra digitar http://www.google.com e procurar um fórum com a solução.

    Somos livres não é, por qual motivos devemos seguir a ideologia do lixuxeiros da vida ai,

    Uma pessoa que começa um comentário referindo-se ao Linux como Lixux… Quer falar o quê dos linusers se tá cagando no próprio pau?

    ficar 2 horas procurando softwares, ficar horas pra configurar algo,

    2 horas procurando software? É…é um que não tem a menor idéia do que seja uma página com repositórios…

    2 horas configurando? Onde? Só se for no Gentoo ou no Arch,filho. Mandriva,OpenSuSE e Fedora já vem tudo configurado.

    Ah sim…o problema é aquela famosa lista de compatibilidades né?Agora o fabricante não desenvolver drivers é culpa do SO.Bem-vindos ao Estranho Mundo de Anderson. Então eu posso jogar a culpa no XP porque meu scanner não funciona nele.

    use linux e seja (talvez) feliz depois de horas

    Eu fui feliz logo após a instalação do SuSE (1 hora por ter ficado selecionando os pacotes que eu queria), porque reconheceu tudo,não precisei instalar drivers e muito menos programar o modem. Quando instalei o XP levei 2 horas e mais um pouco pra ser feliz porque eu ainda tinha que procurar os softwares na internet.

    Vc vai ter sempre q testar nessa plataforma q ainda é a maioria.

    Infelizmente é maioria.Digo do navegador.Particularmente eu faço meus sites (pequenos e quando dá na telha de fazer) pelo W3C,que normalmente funcionam no Firefox e Opera.E que se dane o IE.Estou seguindo padrões,então os responsáveis são a equipe de desenvolvimento da engine do navegador,e não o webdesigner.

    Agora,sobre o artigo:
    O primeiro motivo é sem pé nem cabeça.
    O segundo então é pior.Como se Linux não tivesse docks…Até mesmo gnome-panel pode ser personalizado pra funcionar como um dock (sem animação,evidente) e vc pode colocar a barra em cima ou deixar no auto-hide.

    http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAADKiKvad1x4sMSmf5–kDHJ02VoZ2Nv7q49z7vjrYuiIAQ35st9Rvh8Bl7p6E1_MoZJ3O02E3oo8Qv4q_CSJYFQAJtU9VCd-CEIskBzdzOryjHNM2yaZI8aEA.jpg

    http://images.orkut.com/orkut/albums/ATgAAAB7o7W6AcLHorwiQAepD1zNV-THzRy-Ci047X2YJvY4d1aktJooyXK4aHW–1kfXqecyLbnMqxpzLLyHSIE3A8iAJtU9VDi2lMUuXuKc9-FrsT_mws2h63Igw.jpg

    KoolDock : http://www.youtube.com/watch?v=XlExu8Za0Vs

    Akamaru : http://www.youtube.com/watch?v=M2qoF72PFic&NR

    Cairo Dock : http://youtube.com/watch?v=VKkaJOXaaIA

    KibaDock : http://youtube.com/watch?v=MiETvEIF-rE

    KxDocker : http://youtube.com/watch?v=UF7UKo_m4D0

    Avant Window Navigator (Quem instalou disse que funciona sem aceleração gráfica)

    Engage (Que eu saiba,vem junto com o Enlightenment)

    Pra Windows não existe só o ObjectDock (não vou muito com a cara da Stardock) : http://www.punksoftware.com/rocketdock

    O pidgin é muito legal, bem melhor que o gaim era. Mas ainda não é tão bom quanto o google talk

    Tentou esse?
    http://tapioca-voip.sourceforge.net/wiki/index.php/Tapioca
    Dê uma olhada no Kopete também: http://wiki.kde.org/tiki-index.php?page=Google+Talk+support

    PowerToys…. Se vc realmente usa ele,deve saber que existe o Virtual Desktop Manager…O que reduz esse e o primeiro motivo a 1 só. O Image Resizer tem seu equivalente no ImageMagick,mas a diferença é que com o IM vc corta,rotaciona,redimensiona,aplica blur,converte e etc (não vou ficar listando o manual).O problema é ser linha de comando?

    QTIMG : http://sourceforge.net/projects/qtimg/
    OVAT : http://sourceforge.net/projects/ovat/

    Ou vc pode usar também o GraphicsMagick.

  83. Um pena alguns comentários tão negativos em relação ao autor, apesar da argumentação estar muito fraca. ele tem completa razão em expor as falhar para os desenvolvedores atuarem e deixarem o sistema cada vez melhor.
    Uso o Linux no trabalho e o MAC em casa. Não tem comparação o quanto o MAC é superior ao linux em usabilidade, mas mesmo assim continuo usando linux, pq cada versão nova do Kubuntu vem com muito mais coisas boas e fáceis e nem vou citar o windows, pq definitivamente deixa a desejar em relação ao MAC e Linux. No MAC tem Adobe, hehe
    Na minha opinião, o futuro é do Google. Eles tem mensageiro, editor de textos, sistema de busca, relacionamento, fotos (Picasa), tudo online e de graça para qualquer um, quase totalmente independente do sistema utilizado. Não será uma surpresa pra mim se dentro de alguns anos não teremos o Google SO, com uma pequena base instalada local para os drivers e o resto do sistema online e grátis.

  84. O jeito é mesmo unir-se todos esses sites que ganham grana da microsoft pra continuarem com estas propagandas enganosas, pois se não o Xispa, O Lindão, o Tela Azul, todos esses adjetivos carinhos que eu coloco nele vai pro saco !!

    Eu tenho meu HD meu micro minha privacidade, não preciso botar nada em um servidor on-line com medo de perda !!

    Quem usa GNU de verdade não usa ubuntu, que é um by Bill mascarado onde tem até botão reiniciar !! meu poupem não ….

    e viva a cultura mentirosa do byll sobre vírus, e viva o sistema de arquivos mais podre VIVAAAAAAAAAAAA

    alias eu vi um dor na Vista com HD de 160 GB e le me dá só 90 GB ???

    FICOU SEGURO ASSIM O NTFS ?? hahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaahhahahahahahaahahahaah

  85. Apenas 1 MOTIVO para você conhecer a tecnologia!

    Faça um curso de Linux e aprenda a usá-lo, antes de criticá-lo. Não podemos criticar algo que não conhecemos, então por isso antes de tudo, pare de criticar sua burrice usar pirataria.
    O windows está longe de ter a segurança e funcionalidade do Linux, enquando as Empresas que criam softwares citados acima por você tiverem a mesma cabeça pequena igual a sua, o Linux será menos acessível, pois as pessoas ignorantes jamais evoluem, Linux é a Evolução.

    Lembre-se, adaptar-se é a arte de se aprender novos conhecimentos.
    E quem vive de passado é ruimdos, quer dizer…. Museu!

  86. A culpa não é do linux mas das empresas que não desenvolve drives para seus produtos e nem liberam o codigo para que a comunidade desenvolva.
    A comunidade tem que se virar fazendo engenharia reversa. O linux é um sitema exepcional so falta um pouco mais de atenção por parte das empresas de tecnologia.

  87. Cara,

    Você não tem que fazer comparações. O lance é saber o melhor dos 2 ou mais sistemas e ser produtivo dentro deles.
    Isso mostra o quanto você é limitado e que o que você realmente precisa, é apenas Windows. Você não precisa mais do que isso não é mesmo?

    Você poderia ter sido mais feliz e ter feito o seu artigo dizendo assim: Sou limitado e não sei usar outro sistema que não o Windows. Eu não preciso de Linux ou mac ou qualquer outra coisa.

    Um forte abraço,
    Fernando

  88. Muita gente diz que Linux é difícil, que não tem tal programa, etc.

    O que eu digo é simplesmente: Linux não é mais difícil nem mais fácil, só é diferente!

    Eu uso linux desde 2000, trabalho com programação de aplicativos Web (com php, java, python, ruby on rails) e não troco o linux por nada! Detesto ter que rodar um apache, tomcat, mongrel ou mysql no windows com todas aquelas frescuras de serviços, e registros e toda aquela baboseira burocrática que pra mim me deixa menos produtivo e a máquina muito mais lenta.

    Cada macaco no seu galho…

    E só a titulo de informação, o Photoshop 7 e Dreamweaver 8 rodam no linux via Wine, depois que virou CS é que não roda mais. Para jogos, tem o Cedega que também emula as bibliotecas do Windows para os jogos comerciais.

    Para gadgets na área de trabalho você já tem o gdesklets para o Gnome, Karamba para KDE entre outros… Inclusive eles têm temas para usar o Dock também.

    E por aí vai. Eu não discuto que aplicações de escritório da Microsoft ainda são melhores, porém deve ser notado que houve uma melhoria muito rápida nesse âmbito por parte da comunidade livre, e muito em breve essa diferença vai ser abolida. E mais e mais as pessoas vão preferir comprar computadores mais baratos, sem licença de software para ter funcionalidades iguais ou melhores ao mais caro. Minha mãe mesmo, fisioterapeuta, está fazendo doutorado e quer usar LaTeX para a tese dela ao invés de Word porque no caso é muito mais produtivo e dá melhores resultados, então volto a dizer, não é melhor nem pior, é só diferente e para cada um há o que se adeque mais.

  89. Eu concordo com ele em partes. Concordo que existem programas para Windows que ainda são imbatíveis como por exemplo os softwares da Adobe, o Autocad, Orcad, softwares de IDEs (como por exemplo para programação de microcontroladores), entre outros. Sinto muito falta também da comunicação por voz em alguns IMs em algumas redes. No restante o Linux é imbatível! Mais rápido, seguro, estável, bonito, etc.

  90. Cara!

    Este artigo deveria ter outro título, algo como: 10 exemplos de por que eu sou burro e não sei o que é uma comparação.

    Na maioria dos motivos o linux é melhor do que o windows.

    Como você quer comparar, Rapidez, Segurança, Estabilidade e no final escolher o Windows?!?!

    Você poderia ter resumido esse artigo em uma linha: Sou limitado e não quero abrir mão do Photoshop

    Esse artigo foi patético!

  91. 1 e 2) Você deve estar cheio de spywares com esses programinhas
    3) O Google lançou o Google Desktop para o Linux
    4) Gimp 2.3 – Aceitará os brushes do PS e ainda terá suporto nativo ao CMYK
    5) De fato, o Adobe (esquece a Macromedia, rsrs) Flash é um motivo sério…mas o Dreamweaver pode ser facilmente substituído pelo NVU.
    6) Viva a raposa!

    http://tradutorium.wordpress.com

  92. Não adianta nem se defender.

    Tenho o mesmo ponto de vista do Gilberto, no meu caso não tem como migrar pro Linux. Acho legal esse lance de open-souce e tal, mas pra mim não rola.

    E dá pra rodar o Photoshop no Linux? Legal, mas não tem que pagar a licença do mesmo jeito?

    O que parece é que a maioria que comentou não leu o texto até o final, ou ficou furioso com o título e procurou alguma coisa nos pontos pra poder criticar.

    Dessa forma os comentários, ao invés de enriquecerem o texto, não contribuem em nada e mostram que uma boa parte das pessoas não consegue nem interpretar um texto direito.

    É claro que são os motivos dele. Está escrito o nome dele como autor. O que ele não poderia fazer é querer meter goela abaixo de todos, a opinião dele.

  93. Pessoal, de a de Cesar o que é de Cesar.

    Se eu colocar meu webdesigner para trabalhar em Gimp ou em Photoshop emulado pelo crosswave, a produtividade vai lá pra baixo. Photoshop é no Windows, Dreamweaver é no windows. Mas se eu pedir para o meu DBA instalar Oracle no windows, o cara quebra tudo é pede demissão. E com razão, pois oracle + linux é insuperavel.

    Eu me viro muito bem em linux, não fico 2 horas no google para instalar um programa em linux. Muito pelo contrario. É muito mais fácil achar e instalar um programa em linux do que em Windows. O Ubuntu por exemplo tem um repositório que em 2 cliques vc acha o programa que quiser e pronto, tá funcionando sem reiniciar a máquina. Para windows, aí sim você fica horas procurando um programa para aquele caso especifico, acha um monte de porcarias e ainda corre o risco de trazer um virus ou um spyware junto. Ai vai passar antivirus, vai passar anti-spyware e aí já é de manhã e tem que trabalhar.

    Eu particularmente acredito que é questão de tempo para o barco virar, os usuários cairem na real, pois a própria gigante de Redmond já caiu.

    Sem fanatismo apenas realismo.

    att.

  94. Se o Linux é tão ruim assim, por que a Microsoft está tão preocupada em fazer parcerias com empresas que desenvolvem versões do Linux?

    O windows também não deve ser tão ruim assim, senão não teriam dominado o mercado!

    Se eu fosse o Bill, tornaria o Windows GPL, ai todo mundo ganharia. Teriamos o melhor dos dois a disposição, podendo até originar um terceiro o Lindows!!!

    Abraços

    Fabio

  95. Eu não sei se alguém aí em cima comentou, mas quanto ao objectdock que você usa no Windows, existe o Engage pro linux, que faz algo bem parecido. A distribuição DreamLinux já vem com ele por padrão

    http://www.dreamlinux.com.br/portugues/index.html

    Mas você pode instalar no ubuntu seguindo este tutorial:

    http://www.eltonminetto.net/instalando-o-engage-no-dapper.htm

    Depois é soh personalizar e pronto.

    Existem outros tb

    É isso.

    []s

  96. Eu não conheço nenhum esquema ou programa de edição de arquivos shockwave/flash que rode no Linux. Alguém pode me informar?

    Acho essa ausência muito mais grave que a do Dreamweaver (a parte de design pode ser coberta pelo Aptana, mas a facilidade de desenvolvimento em PHP, ASP, e mesmo ASP.NET para quem precisa de produtividade ou não quer virar programador, é impressionante, o que pega é o custo dele).

    O resto da discussão fico sentado, sobre o muro, só observando. Já gastei muita saliva décadas atrás defendendo o Macintosh e seus OS perante os MS Windows, pra saber que esse negócio é mais ideológico e de preferências e gostos pessoais do que efetivamente objetivo…

  97. Pessoal.

    No geral concordo com todos, sempre tem gente que se exalta. Sou linuxer desde 2000, nessa época era realmente dificil, tive que praticamente progamar para que minha placa de modem/som barramento isa funcionasse. Mas insisti no linux nessa época porque para mim foi um salto absurdo de conhecimento tecnologico ter passado por todas dificuldades do linux na época e no final ter o prazer de usar um poderoso Unix, mesmo com as limitações da época. Hoje isso perdeu a graça com distros como o Ubuntu e Kurumin, tudo funciona, não precisa nem dar uma raladinha para as coisas funcionarem… : )

    Agradeço pelo seu artigo, Gilberto, me dar a oportunidade de colaborar (esse é o real espirito Open Source que fez o Linux ser o que é). Vamo lá:

    1. Múltiplas áreas de trabalho – isso como você já sabe é nativo. Esperimente o gerenciador de janelas Enlightenment nesse quisito o acho muito mais… digamos interessante, veja! Existe pacote para ele na maioria das distribuições http://www.enlightenment.org/

    2. Objectdock – O Rogério de Canoas disse que tem um opção o kiba-dock. Veja essa dica no Viva o Linux de como usá-lo : http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=7651

    3. Google Desktop – Bem no linux nunca senti a necessidade de algo assim. Particularmente costumo abrir um terminal e digitar grep conteudo `find -iname *arq que procuro*`, isso acha coisas até em arquivo binário. Mas acho que você quer algo mais fácil tente o kfind. Na pesquisa de e-mail o gmail tem uma pesquisa bastante eficiente para encontrar os e-mails ou o aguarde o amadurecimento das ferramentas Google for Linux. Faça melhor contribua com os projetos eles devem ser Open Source.

    4. Photoshop –
    5. Macromedia Flash/Dreamweaver –
    6. Internet Explorer –
    Para esses casos use o CrossOver Office sem dúvida ele rodará isso muito bem.
    http://www.codeweavers.com/products/
    Mas não deixe de tentar usar e participar do projeto Wine o beneficio é para todos que como você gostam de programas para windows.
    http://www.winehq.org/
    É bom falar dos jogos né, então veja :
    http://www.transgaming.com/products/cedega/6.0/
    Com ele joguei o The Need For Speed Most Wanted e tem vários outros jogos modernos for windows de funcionam bem. Para quem acha que o linuxer não se diverte veja essa lista :
    http://www.portalcriativa.com.br/subpages/jogoslan.htm
    Tudo bem isso é para lan house então veja alguns :
    http://www.mesa3d.org/games.html
    http://www.linux-gamers.net/modules/wfdownloads/
    http://happypenguin.org/

    7. Google Talk – Você já testou o Kopete ? Eu particularmente o achava muito bom, melhor que o Gaim. Para configurar o Google Talk tinha que usar o protocolo jaber com TLS se não me engano. Hoje no meu trabalho não é permitido usar Instant Mensager, infelizmente. : (

    8. Personalização – Isso também é nativo.

    9. Rapidez e Estabilidade – Isso também é nativo.

    10. Segurança – Isso também é nativo.

    Tem sempre também a opção do VMware, Qemu e outros emuladores de PC. Nesses você pode instalar o windows e ir migrando aos poucos para o linux.

    http://www.vmware.com/
    http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/
    http://www.guiadohardware.net/artigos/303/

    Observação sobre os itens 8,9 e 10, você precisou ser um usuário experiente para que isso ficasse bom no windows.

    Para efeito de informação o SO MAC OS X é linux like. Hoje exite colaboração da Apple com vários projetos Open Source. Na verdade o único (quase não linux) é o windows. Apesar de existirem rumores que o core o windows NT foi construido baseado no FreeBSD (linux like ? ou o linux é FreeBSD like, isso parece biscoito Tostines… hehehe) – a licença BSD permite isso – no modo de recuperação dos primeiros cds de instalação do windows 2000 o resultado de um dir era igual ao de um ls -l. Para quem não conheceu o Windows longhorn, nas versões de teste, ele tinha algumas caracteristicas intrigantes como a não existencia do c: e a existencia no lugar de / o conceito de ponto de montagem para outras partições ao invés de d:, e:…, coisas que são marca registrada de qualquer Unix. Alias ponto de montagem existe no Windows 2003 Server. Bom esse paragrafo, foi para mostrar que a tendência é tudo felizmente no futuro se transformará em Linux com portabilidade total ou parcial entre eles. Bom para nos !!! Que teremos várias opções de software e com mais qualidade, isso também é objetivo do Open Source – forçar qualidade em softwares comerciais. E os windowsxiitas terão que agradecer a existencia daquele primeiro Pinguim feio de despenado baseado no Minix criado pelo Linus e CIA.

    Pô se minha esposa – Nutricionista – e minha mãe – Professora – usam linux e estão felizes da vida, porque outros não usariam.

  98. 99% dos usuários não se encaixa nos referidos
    programas necessários citados.
    CMYK falta no gimp, porém é só para trabalhos gráficos. Quantos trabalham em gráfica?
    O Gimp melhora a cada versão e é customizável. .Coloco todas as ferramentas em uma só barra lateral. Para trabalhar com fotos digitais não preciso de outro programa.
    Dreamweaver talvez seja o único ponto em questão que ainda não há referência para linux. Porém, quantos usuários são realmente webdesigners? Quantos realmente precisam desenvolver sites cheios de firulas pesadas? Ótimos sites podem ser feitos no linux. O que importa pra mim é o conteúdo. Tá cheio de pseudo designers por aí, fazendo sites que só rodam na droga do IE.
    Gtalk ainda perde pro skype.
    O Broffice é mais do que suficiente para 99,99% dos usuários.
    Uso linux desde 95 e tmabém uso windows (original) em outra partição. Porém ultimamente nem uso mais windows. O linux vem suprindo todas minhas necessidades em custo.
    Além das ferramentas para windows serem caras, não uso programas piratas.
    Acho que tudo é questão de adaptação.
    Agora, se a questão ainda é o tal do photoshop e dream… a melhor opção é mesmo Mac.
    Sinceramente, pra quem gosta do windows, o Xp até que é razoável. Agora Vista..esqueçe..compre um super computador e um caminhão de memória. Pra quê? Para maioria dos usuários que só usa o tal do MSN e Orkut.
    A questão não é a produtividade. A questão é referente aos padrões utilizados que utilizamos como preferidos.

  99. Gosto do linux mais gosto da comodidade do win, eu tenho um ganho de produtividade muito grande usando win, por isso o linux no meu ponto de vista fica apenas como servidor mesmo, para desktop eu prefiro o win mesmo e todo a sua produtividade, pois no mercado que vivo aqui de sp e concorrendo com as grandes produtoras tempo é $$$, então produtividade é oq procuro.

  100. Pelos comentários que li, vejo que os linuxistas têm uma necessidade de defender seu ponto de vista de forma xiita e agressiva, como se isso fosse questão de sobrevivência. As ofensas ao autor são completamente descabíveis, como se ele não pudesse ter o ponto de vista próprio. Infelizmente isso só inibe as pessoas de se expressarem livremente em canais como este webinsider. Bom, do meu ponto de vista, a maioria esmagadora usa windows assim como usa o google por uma razão: custo/benefício. E não estou falando apenas de custos financeiros, mas o custo geral de aprendizado e assimilação da tecnologia, esta coisa de ir na contramão da maioria das pessoas, etc e tal. Seria uma coisa ótima se o linux competisse com o windows, assim como o firefox está competindo o IE, ganhando mercado e mostrando vantagens e qualidades evidentes, mas não é o que ocorre, o linux não consegue avançar numa velocidade evidente que dê pra prever um domínio futuro ou polarização tipo 50/50%. Dá pra falar que todo mundo é preguiçoso, não entende nada de nada, ignorante e etc??? Acho que não…

    É isso.

  101. É uma questão de preferência.

    Analogamente a dirigir um carro com câmbio automático ou câmbio manual.

    Minha avó também prefere usar o Windows.
    Está tudo prontinho pra ela usar, ela não precisa de mim para configurar nada.

    Eu já prefiro ficar no controle da minha máquina. Gosto de saber tudo o que está sendo instalado nela, como está sendo configurado e como vai se comportar.

    Já abandonei o Windows faz uns 5 anos. Todas minhas necessidades o linux me atende muito melhor que o Windows.

    Novamente, é uma questão de preferência.

  102. Q nada, vcs tds são um lixo, isso naum tem nada ver, fik discutindo qul é melhor! Vaum cuidar da vida de vcs e deixem d besteira. Pq o q adianta um fala uma coisa outro fala outra, já ouviram falar nesse ditado GOSTO É Q NEM C…, KD UM TEM O SEU me admiro muito como pessoas formadas ficaum ainda perdendo tempo com esse tipo de comentarios, a fala serio isso naum leva a nada. Seria muito facil eu vir aqui e fazer um comentario defendendo o linux ou o windows, mais tenho muito mais coisas mais importante pra fazer! Alias já perdi muito tempo aqui nessa droga de comentarios!

    Lembrem-se a coisas mais importantes a fazer!

    OK!!!!!

  103. Sinceramente, eu não sei porque tanta meteção de pau no Gilberto. Esse negócio de brasileiro ter medo de mudar é um papinho beeemmm antigo já e bem batido por sinal. Para ele não vale a pena (por enquanto) trocar as ferramentas do Windows pelas do GNU/Linux, por quê? Por perda de produtividade.

    Vale um exemplo, nos servidores aqui da faculdade eles usam Fedora para rodar os vários serviços. Alguns dias atrás eu questionei o pessoal que mexe nos servers a respeito disso, por que não usar um distribuição compilada pro hardware ao invés de usar uma pré-compilada? Pelo simples fato de não terem tempo, se der algum pau que precisem reinstalar totalmente a máquina, não terão tempo de compilar todo o sistema. Mas aí vai uma pergunta, será que o tempo de compilação não valeria a pena mais tarde? A respeito do quesito eficiência? Bem que eu gostaria de vem um benchmark disso. Mas ficae a idéia =).

  104. Ai essa e para quem precisa de photoshop macromedia e afins.
    Enviem um email para ele dizendo que vocês gostariam de ver o software rodar sobre linux! quem sabe assim haja um porte!

  105. Esse artigo me lembra os funcionários de grandes empresas que não estudam, não evoluem e acabam sendo demitidos por incompetência técnica. Infelizmente essa é uma realidade.

  106. HAHAHA !

    Daqui há 50 anos a discussão continuará existindo !
    Os BITOLADOS XIITAS de um lado e os MICRO$OFTEANOS do outro.

    é o famoso PADRÂO DE FATO que impera e não o falso socialismo destes papagaios XIITAS LINUXEIROS .

  107. Nunca vi um artigo com tantos comentários! E o melhor é que entendo e concordo com a maioria deles. Cada um vê pelo seu ponto de vista. O software livre a muito tempo já conquistou o seu espaço e fez os fabricantes de softwares proprietários rever os seus conceitos. ISSO É DEMOCRACIA!!!

  108. Respostas em cada um dos seus motivos:

    —–

    1. Múltiplas áreas de trabalho
    R. Bem, nesse caso vc simplismente arrumou um substituto no windows para uma função do linux… nem conta como motivo de por que usar windows…

    —–

    2. Objectdock
    R. Manda o Ubuntu pro espaço, kurumin é mais divertido (me perdoem os aficcionados pelo Ubuntu), mas tanto no kurumin como no Kubuntu (sistemas de janelas KDE) vc tem o Karamba (com um MONTE de widgets) com o Tux Panel, exatamente um painel como esse.

    —–

    3. Google Desktop
    Como a redação disse, vale o teste do google desktop, e R. em minha opinião, e caso fosse só a questão de busca em desktop, no linux mais intuitivo e completo do que o Beagle eu não conheço.

    —–

    4. Photoshop –
    R. Fora o suporte ao CMYK, o Gimp me supre de tudo o que encontro no Photoshop… ja vi muito cara me encher o saco sobre isso, mas como trabalho com design e uso a quadra GLIB (gimp/linux/inkscape/blender). Convido você a instalar o gimp original e conviver por 2 semanas nos sites:
    http://www.gimp.com.br
    http://www.ogimp.com.br
    http://www.gimptalk.com

    —–

    5. Macromedia Flash/Dreamweaver –
    R. Bem, sou fã de carteirinha de mexer com web no braço, Bluefish e Quanta design me suprem o necessário, tão bons quanto o dream na minha opinião.
    Quanto ao flash, por não ter experiência não posso falar, mas prometo começar a fuçar nos similares para linux (Sem contar que a curva que o projeto Inkscape está tomando promete um LINDO programa para essa funcionalidade.).

    —–

    6. Internet Explorer –
    R. Sim, IEs4Linux roda como no windows… senão não haveria o porque do projeto. Fora que na duvida, é relativamente simples colocar o ie no wine.

    —–

    7. Google Talk –
    R. Ok, esse eu não tenho o que dizer, além de que o google sempre me assusta por apoiar o Linux, mas nunca lançar os softs simultaneamente para ambos os sistemas Win e Lin. Mas uma pergunta: O google talk, não é mais famoso que o skype, seria um desconforto solicitar os clientes a usarem o skype ao invés do gtalk? (acredito que você deva solicitar que instalem o Gtalk não? isso é uma ideia apenas… uma véz que o skype é excelente e possui versão linux).

    —–

    8. Personalização –
    R. Caso você use o Kde Tudo é ridicularmente simples, praticamente não existem configurações manuais (para não falar que não existem, tem a do KDM, mas isso é coisa secundária…), até mesmo colocar coisas como relógios de aparência plástica, O Tux panel (painel a lá Mac como vc falou no motivo 2), centrais de monitoramento de CPU / Memória / Rede / etc, Controle do player de música e por ai vai. Quer ter uma ideia do nível? http://www.kde-look.org

    —–

    9. Rapidez e Estabilidade –
    R. Discordo de você, instalando tantos add-ons no xp visto que são todos diferentes programas ocupando memória para personalização e programas como Macromedia estudio e Photoshop, raramente vc tera no linux um desempenho apenas um pouco melhor. Eu uso um KDE personalizado até o limite do possível, e ainda assim ele bate o meu XP com cara de 2000 (quase nenhuma perfumaria.).

    —–

    10. Segurança –
    R. Bem, bem esse não é um motivo que se faça motivo para uma materia chamada 10 motivos para USAR windows, visto que esse é um cuidado que o usuário é OBRIGADO a tomar por usar o windows, e não um ponto positivo na comparação entre os sistemas operacionais.

    —–

    Bem espero através dessas respostas ter uma conversa realmente saudável, trocando experiências e trabalhando sobre o assunto.

    []s

    Isaque Profeta dos Reis

  109. Segue um pequeno texto comentando cada um dos 10 pontos levantados:

    1. Múltiplas áreas de trabalho
    De maneira alguma é um motivo o fato de encontrar um programa que lhe permite ter mais de uma área de trabalho no Windows. Isso é sim, encontrar um comportamento semelhante entre os sistemas.

    2. Objectdock
    O mesmo que o item 1. Encontrar um programa que faz o mesmo não é motivo.

    3. Google Desktop
    Este deixou de ser motivo.

    4. Photoshop
    Isto sim pode ser um bom motivo. Desde que vc utilize um programa que somente existe para Windows, não há o que se discutir. Entretanto isto é bem relativo, pois pode ser um motivo para quem utiliza o Photoshop, para quem não utiliza não é.

    5. Macromedia Flash/Dreamweaver
    Também muito relativo. Mas neste ponto exclusivo é mais uma questão preferencial de cada um. Não acredito que seja um motivo.

    6. Internet Explorer
    Não é motivo. O Firefox vem crescendo ferozmente e cada vez mais observamos que os sites tem se adaptado melhor à este browser. Na verdade hoje em dia são raros os sites que não são bem apresentados neste browser. Ainda mais pelo fato de que a grande maioria dos desenvolvedores web inclinam mais para o Firefox ao IE.

    7. Google Talk
    Também não pode ser classificado como motivo para utilizar Windows. Utilizar ou não GTalk é uma preferência pessoal, assim como o Pidgim ou MSN. Além do mais, existe o GTalk via web. Não é motivo.

    8. Personalização
    Mais uma vez uma preferência pessoal que não deve ser levada em consideração na escolha do Sistema Operacional. Além do mais, o Linux é claramente mais personalizavel do que o Windows, não apenas pela variedade de interfaces gráficas disponíveis como KDE, Gnome e outros, mas também pela variedade de temas disponíveis para cada uma destas interfaces.

    9. Rapidez e Estabilidade
    A velocidade de processamento é muito relativa. Está ligada diretamente ao poder do processador, memória, HD, etc. Mas ainda assim, no Linux é realmente possível ter apenas programas essenciais, diferente do Windows, que tem uma instalação básica padrão em que existem programas que ninguém nunca viu ou sabe para que servem. A estabilidade por enquanto não precisa nem ser comentada. Mais uma vez: não é motivo.

    10. Segurança
    Acredito que é necessário um conhecimento suficientemente alto para entrar em níveis baixos de detalhes sobre as diferenças de segurança entre Windows e Linux. Porém, como exemplo, no Linux muitos, diria a maioria, dos usuários nem anti-virus utilizam. O fato de existirem programas de segurança confiáveis para Windows é um benefício, não é um motivo.

    Conclusão
    Nenhum dos 10 pontos apresentados podem ser considerados motivos para utilização do Windows ao Linux. São sim pontos preferenciais de utilização e um único ponto por necessidade, em relação ao Photoshop. Acredito que apresentar estes mesmos pontos como 10 motivos para utilizar o Linux seria muito mais adequado.

  110. Alex Rodrigues, concordo contigo em gênero, número e grau.
    Paixões à parte, temos que saber encarar as críticas de maneira produtiva e não destrutiva. Sou consultor Na área de TI e conheço profundamente as duas plataformas: Microsoft Windows e GNU/Linux. Como consultor tenho sempre que ser o mais profissional possível e há situações aonde, seja por questões culturais, ou até mesmo de curva de aprendizado, como bem demonstrou e elucidou o autor deste artigo, não indico a plataforma GNU/Linux para meus clientes. O que a comunidade tem que ter em mente é que o que as pessoas e as empresas, principalmente as empresas, procuram são facilidades no uso de quaisquer ferramentas. Muitas vezes, e entendam o que estou dizendo aqui, o que importa não é necessariamente o valor pago pelo software e/ou ferramenta mas na realidade o benefício que ela vai trazer à instituição e o suporte que a mesma terá da empresa responsável pela mesma. E não venham os amantes me dizer que existem grupos de discussão, fórum, etc… Sei de tudo isso e muitas vezes no mundo corporativo não existe tempo para se pesquisar em fóruns e etc, etc, etc… O que existe é a necessidade de se resolver o problema o mais rápido possível, muitas vezes, custe o que custar, afinal de contas, tempo é dinheiro. Do ponto de vista do usuário, a coisa tem que ser o mais fácil possível. Algumas distribuições já facilitam, e muito, a vida de quem pretende utilizá-las, como é o caso do próprio Ubuntu e seus derivados Kubuntu e Xubuntu, além do OpenSuse, etc…, mas a verdade é que quando se tem a necessidade de se utilizar softwares em específico e que só rodam na plataforma da Microsoft a situação começa a ficar um tanto quanto complicada, como bem ilustrou o autor desta matéria a qual estou comentando. Penso que, na realidade o que deve acontecer é um maior comprometimento das empresas com o software livre, com a finalidade de portar programas/produtos para tal plataformna, ou seja, a discussão tão velha e desbotada sobre quem é melhor ou pior, está muito acima das paixões e gostos de cada um. O que deve acontecer é uma maior e melhor reflexão sobre o assunto do ponto de vista crítico produtivo e não apaixonado e destrutivo. A unanimidade é burra. A diversidade é construtiva e nos leva a níveis mais altos. Tanto isso é verdade que estamos aqui discutindo este assunto porque o windows está deixando de ser uma unanimidade. T+ 😉

  111. Linux não compreende só uma distribuição, tem várias para todos os gostos, então falar em LINUX é um assunto delicado, ele poderia experimentar outas distros, o Open Suse por exemplo q é uma distro muito robusta. Uma coisa ele acerto, falta alguns softs para Linux, aki no trabalho uso Windows, pois edição AVID – Liquid Edition só roda em windows, mas em casa uso LINUX faz tempo ..

  112. 1. Não entendi a justificativa do primeiro, você prefere o Windows porque achou um programa pra ele que faz a mesma coisa que o Gnome ? (que nas suas palavras não é tão bom quanto). Ou seja, disse que A era melhor mas preferiu B.

    2. Já vi Ubuntus com a mesma barra. A não ser que você diga que é difícil configurar para quem não tem prática no Linux, então concordarei.

    3. Concordo, o GoogleDesktop para Linux já foi lançado mas ainda não está tão completo quanto o do Win.

    4. Concordo, quem já está acostumado com um programa que (ainda) só existe para Win32…Não que não exista maneira de rodá-lo no Linux, mas daí vai de cada um.

    5. Idem ao 4.

    6. Uma vez eu vi um teste com: Opera, Firefox e IE7, sobre a renderização de uma página. O teste verificava a compatibilidade do browser com os padrões. O Opera passou, o Firefox quase chegou lá e o IE7 foi reprovado, fazer o que, é o que o pessoal usa…

    7. GoogleTalk tem pra Web, não precisa instalar nada: http://www.google.com/talk/

    8. Lá vem você de novo, personalização de Windows, não conheço o Ubuntu, mas creio que o gDesklets ou aDesklets estejam nos repositórios… Não acho difícil personalizar o Gnome; ou então escolha entre uma gama enorme de gerenciadores de janelas 🙂

    9. Mesma coisa: A é melhor, mas prefiro B (não deixou claro o por que).

    10. Legal usar serviços online, mas isso também não poderia ser feito via Linux ? Não entendi o motivo pela qual você prefere o Windows neste caso.

  113. cada um é livre pra escolher o que quer usar… eu, por exemplo, uso linux no trabalho e windows (pirata) em casa… gosto de ambos os sistemas, cada um satisfaz minhas necessidades adequadamente dependendo do trabalho a ser realizado. pretendo pagar a licença do windows, e usar programas alternativos opensource (notepad++ no lugar do dreamweaver, por exemplo). de novo, cada um, cada um.

    mas ficar acorrentado ao dreamweaver é que me preocupa. li numa lista de discussão: Não é o formão que faz o carpinteiro. Bons carpinteiros não se restringem por causa do formão que usam.

  114. Aiai… O Linux e seus open-xiitas…

    Como já disse anteriormente (comentário nº11), eu sou meio passivo nessa questão de Windows ou Linux.
    Sou usuário Windows desde que me conheço por gente, mas sempre andei lendo e pesquisando sobre Linux, principalmente quando fiquei sabendo da existência do Ubuntu (pouco depois de seu surgimento).

    Por conta dessa minha curiosidade em relação ao Linux acabei baixando o .iso do Feisty e instalando na mesma hora o Ubuntu em uma partição separada, pra ver como era o tal do Linux.

    Simplesmente um designer profissional, em pleno estado de sã consciência, não usaria o Linux pra trabalhar. Por mais que você nunca tenha usado Photoshop e esteja começando a experimentar uma ferramenta de edição gráfica a partir do Gimp, você nunca vai chegar a resultados tão satisfatórios quanto chegaria usando Photoshop. Em termos de variedade e qualidade de ferramentas, qualidade de edição e produtividade. Ponto.
    O Gimp é legal pra editar aquela fotinha que você tirou na festa do seu amigo (aliás, nem tenho tanta certeza disso), mas pra produzir material gráfico profissional, seja pra web ou principalmente pra impressão, não presta.
    E esse é o caso do Gilberto. Simplesmente, para o fim que ele necessita, o Linux não é a oitava maravilha do mundo.

    Se o Gilberto (e eu também) fosse programador, a história seria outra. Programadores não são tão dependentes de ferramentas quanto designers (exceto pelos .NETs da vida, que se não existisse Visual Studio eles deixavam a profissão), pelo simples fato de que o que eles fazem é digitar código. O Linux tem várias ferramentas excelentes pra isso, como os já citados aqui Eclipse e Aptana. Além disso, no Linux é muito mais fácil instalar e configurar, por exemplo, um ambiente AMP (Apache + MySQL + PHP) do que no Windows (qualquer um faz isso com apenas algumas linhas no terminal), sem contar que a maioria das distros já vêm com Python no gatilho.

    Tudo é questão de adequação ao fim planejado.
    Acredito que não exista O Melhor Sistema Operacional de Todos e discutir isso é ridículo. Existe, sim, o SO mais adequado para as necessidades de cada tipo de usuário.

    Gilberto, acho que você foi infeliz ao postar esse artigo aqui no WI. Acredito que o artigo se trate mais de uma opção pessoal do que de uma avaliação técnica, que é a finalidade dos artigos do WI.

  115. Na boa… fútil essa coisa de Linux x Windows. É muito relativo. Lógico, todos são livres para opinar, assim como para escolher o que vão usar e o porque vão usar. A idéia, eu acho, é que o Linux não surgiu para substituir o Windows, e não acho que deva existir e evoluir em função do Windows. ****-** o Windows. Eu não gosto dele, mas não faço terrorismo contra quem gosta.

    Agora, aquela historinha de 90% do mundo preferir o azul é beeeem relativa, e foi uma posição leviana. Não se levou em conta à quanto tempo as pessoas sabem que o Linux existe, quantas dessas sabem o que o Linux (ou sequer Sitema Operacional) significa, onde terminam os programas e começa o S.O. … Dizer que aprender a ler é complicado não justifica o analfabetismo. ;D

  116. Sai da janela e encontrei um mundo livre, cheio de mistérios e códigos. Vejo hoje uma janela distante, daquela no qual olhava, uma parte do pôr-do-Sol. Hoje vejo o horizonte por completo, sem metades, nem janelas, apenas e não somente metade, o verdadeiro pôr-do-sol.

    Seja OpenSource!
    Linux na Cabeça!

  117. Concordo com o Igor (Araçatuba), como tem Linux Xiita… e de mau com a vida, pois não conseguem passar uma opinião embasada em experiência, apenas na opinião.
    Já criticam ou difamam, incluindo a Microsoft na jogada…seria hilário se não fosse trágico.

    Parabéns pela reportagem!!
    Acho que é o problema que a comunidade Open Source deve atacar… a compatibilidade das aplicações.

  118. 4HORAS para formatar e instalar o Windows?? Desculpe, mas você provavelmente não sabe o que esta fazendo.

    Além do mais concordo com quem disse que se não pode agradar a todos, faça para a maioria. O Linux não é comercial como o Windows, desta forma ele pode focar em quem quiser. Agora, quem quer dinheiro obrigatoriamente tem que focar na maioria.

  119. Oi! Penso que a experiência do Linux não se resume em personalizar o desktop… que é muito mais simples e com muito mais possibilidades do que o Windows! Ele vai além… te permite controlar teu computador, cada partezinha, saber de tudo que está acontecendo e poder decidir sobre cada ação. Seus recursos, controles e personalização vão bem além do que o Windows oferece, mas, é preciso experimentá-lo! Se eu for imparcial e impaciente não vou conseguir mostrar a realidade, se não a minha opinião daquilo que já experimentei de fato.

    Devido a desenvolver sistemas para clientes que possuem Windows também trabalho com ele, há anos. E sempre tive uma idéia sobre desktop. Penso que deveríamos desenvolver um desktop que tivesse alguns botões bem grandes criar um documento, fazer um desenho, enviar um e-mail, ler meus e-mails, pegar as fotos da minha máquina digital… Meu pai (que no final das contas conhece mais o Word que eu) usa uma meia dúzia de funções… o que a comunidade pode fazer a respeito? Será que tem mais usuários de computador que queiram uma interface simples, bonita, despojada e direta?

    Tem um autor que diz que o fato de não conhecer algo, não torna isso inexistente para os demais… quanto será que o Linux pode oferecer que eu ainda não saiba? Que eu ainda não tenha explorado, investido tempo para aprender?

    Um abraço!

  120. Este é um bom exemplo de por que o linux não é tão adotado quanto o windows. Primeiro, pq não existem agências de publicidade fazendo propagandas e promoções do SO, segundo, pq as empresas de desenvolvimento de software não se interessam em lançar versões for linux dos seus sistemas. Eu concordo que o Gimp e o Photoshop tenham recursos distindos e quem está habituado com um, geralmente sente um certo impacto ao utilizar o outro.
    Não podemos imitar os programas desenvolvidos para windows no linux pq provavelmente haveriam quebras de patente, logo os softwares para linux devem ser empenhados para superar os for windows – o que já ocorre na maioria das vezes..

  121. Esses defensores capitalistas incompetentes do Windows não portam argumentos descentes e têm de usar o artifício de chamar os protetores da liberdade de XIITAS ? É uma brincadeira estúpida.

    O Argumento não tem fundamento.

    O Windows é caro. O Linux é de graça.

    O Linux não é mais difícil, só é diferente.

    Usuários capitalistas do Windows, deixem de ser desgraçados e parem de chamar de xiitas os usuários que têm argumentos onde vocês não podem contrariar, e têm um fundamento lógico e racional, portanto, não podem ser contrariados.

    Sou WebDesigner, uso Linux para desenvolver.
    Sou Gamer, e o Windows é meu console de Jogos.
    Sou Usuário Home, e uso o Linux para tudo.

    Não há necessidade de chamar o autor do artigo de incompetente, pois ele não é, mas o autor fez descaso fazendo um artigo sem fundamentos e completamente inválido.

    Até mais pessoal, e lembrem-se, se você é um usuário preguiçoso, que não tem vontade de aprender (ou usa o Windows pirata, e prefere comodidade), nem tente mudar para o Linux, assim você estará poupando a comunidade de te explicar várias coisas para você acabar voltando para seu mundinho fechado do Windows.

    E como se diz, muito ajuda quem não atrapalha!

    Inté!

  122. Com toda sinceridade, o linux da um banho no Windows, tenho servidor e estações linux na empresa onde trabalho, não tenho problema com virus e nem travamento igual o windows apresenta.
    Quanto ao topico 9 Rapidez e estabilidade,quando comentado que o XP bem instalado e poucos programas e roda legal, concordo, mas porque um sistema operacional que não suporta tanto programas instalados???
    Com o Linux não tenho este tipo de problema, e ele é rapido e estavel, utilizo o Mandriva 2007.
    Só uso o windows apenas para Photoshop e mas nada.
    Abraços

  123. Quem é melhor. O batman ou o homem aranha? O predator ou o alien?…. usuário é tudo alien, alienado…

    Vamos fazer assim: – usuário deve usar windows, a grama já é verde faz tempo nessa pastagem. Usuário é uma besta mesmo, só faz merda e depois sobra pra gente fazer a limpeza….

    Esse nhenhenhe de fácil, simples, complicado, coisa nova etc. é pra criançinha. Quem usa e precisa de informática faz o que precisa com o que tem e acabou…

    Agora o Linux está nadando de braçada no datacenter que onde a coisa pega! e fim de papo.

  124. não como coco pq tem abri e não sei usar um facão, intão me resta ficar comendo maça que não precisa descascar. como não tenho tempo para experimentar coisas novas e sou preguiçoso fico contente em somente ouvir rumores sobre sabor do coco

    todos os 2 sistemas são bons, MAC e LINUX, vc tem maior controle sobre o sistema, são estáveis, rápidos e seguros ..

    gráficos? trabalha com imagens e sua vida e seu trabalho depende disso compra um MAC ..

    e LINUX é LINUX =)

    sei que falta o tal do WINDOWS, mas após anos de uso abandonei e deixei de comentá-lo (afinal, falem mal mas falem de mim – intao prefiro nem comentá-lo), utilizo para testes o navegador Internet Explorer mas não fico explorando e não utilizo nenhum software a mais ..

  125. Camarada,

    pra finalizar todas as observações que você fez a favor do windows só faltou você mencionar o AUTOCAD (R)(TM)(PQP).
    É um direito que você, e todos, têm de usar o software que quiser, de aprender ou não o que quiser.
    O que incomoda, é alguem que, pelo visto, QUER E GOSTA de usar o Windows, vir falar que tentou, tentou, tentou, mas tudo que quer usar, e sabe usar, não tem pra Linux.
    Lógico que não tem pra Linux. As empresas que fabricam não quiseram fazer!(Acordo?)

    Vai usar o Windows e seja Feliz!!!!
    A evolução não é um processo apenas biológico, Ela é um processo Universal, e tudo o que existe agora, será melhor no futuro.

    Falou!

  126. Fala aí Gilberto beleza??
    Cara que confusão héin?? E pessoal, calma aí, eu sou testemunha que o Gilberto tentou de tudo para usar só Linux, eu fui um que insisti e tentei ajudar o máximo que pude. Mas o tipo de trabalho dele e o que ele está acostumado o fizeram preferir continuar com o Windows como prioritário do sistema e não tirou o Ubuntu, certo Gilberto?? Eu tenho um blog que escrevo sobre Ubuntu do ponto de vista de um iniciante – eu – para iniciantes e tenho feitos muitos contatos com pessoas que nunca tinha tido coragem de tentar o Linux e hoje usam, portanto baseado nisso eu tenho uma dica para a galera que como eu se amarra no Linux: quando a gente ouvir uma crítica, pensemos, refletimos e argumentamos com fatos. Gente, os fatos estão do lado do Linux, ele realmente é melhor como SISTEMA, os programas não fazem parte do sistema, tem gente que prefere uns e gente que prefere outros. Fazer o que. O que não podemos é perder a razão e colocar a perder um trabalho bonito de uma comunidade toda para mostrar a todos que o Linux é maduro para QUALQUER uso.
    Acho que se tivermos calma perante críticas e argumentarmos racionalmente só temos a contribuir com todos e quem ganha nisso tudo é a comunidade Linux.
    E Gilberto, se vc quiser tentar um dia desses usar só Ubuntu novamente estamos ai.
    Abraços a todos!!

  127. Artigo ruim. Sao 2 motivos e nao dez:
    1. Photoshop
    2. Explorer

    A funcionalidade de GoogleTalk tem completamente no Gizmo http://www.gizmoproject.com, e o GoogleDesktop alguém já apontou, tem no Linux agora.

    Qto ao Explorer nao tem o que fazer. Vc vai ter sempre q testar nessa plataforma q ainda é a maioria.

    Qto ao Photoshop, a única forma de combatendo a pirataria, já que a maioria absoluta das pessoas q conheci usando Photoshop tinham cópia pirata. É a pirataria é o maior inimigo do SW livre.

  128. Comentário comodista esse teu:
    1.Identifico comodismo da tua parte, pois sempre existiu um powertoy que cria múltiplas áreas de trabalho no ruindows.
    2.No linux tem o kiba-dock que dá pau nesse object dock e é livre!
    3.A ferramenta de busca nativa do linux dispensa o google desktop
    4.Eu uso o photoshop cs2 no linux sem nenhum problema!!
    5.Quem disse que os Macromedia não rodam no linux??
    6.O IE só lidera porque é empurrado com o windows, mas o campeão de downloads é o Firefox, quem desenvolve para web sabe que a página tem que rodar em qualquer navegador!
    7.Aí é questão de gosto, mas todos sabemos que a maioria tem o msn, e lidar com o google-talk é obrigar os teus clientes a instalar ou abrir uma conta no google, o que certamente te faz perder clientes…
    8.Sem comentários, não há comparação!! O linux é muito superior.
    9.Tu quer dizer sem nenhum programa instalado no windows ele pode parecer mais estável, mas não estará livre de tela azul!!
    10.Usar aplicativos on-line é suicídio para qualquer grande empresa, se o servidor morrer lá se vai todo o teu trabalho!! O correto é usar o office instalado e enviar arquivos via email, e a segurança do linux é indiscutível!

    Pra terminar, algum tempo atrás eu testei uma distro pra ver se resolvia o problema da placa firewire que no Windows XP simplesmente é incompatível, mas desisti ao perceber que teria que montar por terminal ela toda a vez, hoje uso ubuntu 7.04 e minha firewire é totalmente funcional, assim como todo o meu hardware e olhe que não precisei compilar nada, foi só configurações gráficas.
    As coisas evoluem, a M$ está chegando no fim, queiram ou não o tempo do Bill Gates está passando…

  129. Uso linux como unica plataforma a mais de 5 anos. Nem sei o que é Windows, já esqueci disso… Muitos amigos me procuram com dúvidas sobre isso e aquilo no Windows, eu resolvo tais problemas de formas elegantes e simples no Linux, cada vez me orgulho mais, vivo muito melhor no Linux, como server, desktop, lazer, etc, etc…

    []s

  130. Fazer qualquer comentário sobre Linux/Mac/Windows é perda de tempo, os usuários são mais religiosos em relação ao seu sistema do que qualquer xiita por ai.

    Experiência é experiência, e no caso do editor do artigo a experiência dele foi ruim, simplesmente porque a famosa curva de aprendizado não se encaixa em uma vida corrida, que necessita da velocidade de ação já adquirida com o tempo de uso do windows.

    Sou usuário Windows e não tenho nada a reclamar, até porque não é apenas o Linux que tem seus softwares livres, e com a chegada de aplicativos online cada vez mais ganho portabilidade, e sei que daqui a alguns anos poderei ser usuário de qualquer um dos sistemas mais comuns, porque terei tudo o que eu mais preciso online.

    Alguns dos comentários dados a esse artigo não passam de mera religiosidade, tão cega quanto a que normalmente acusamos evangélicos e mulçumanos. Linux não é o ponto final em sistemas operacionais, assim como o windows também não é.

  131. Única coisa que ainda sintia falta era do DW. Mas ao ver os preços que a Adobe está cobrando em seus produtos, nem senti tanto. Windows é caro, aplicações pra Windows são mais ainda! Mas como no Brasil quase ninguém se preocupa com licenças mesmo… Vai comprar um Win + Office completo + Adobe Studio… Dá pra comprar outro computador.
    Se você deu 10 motivos para usar Windows, tem muitos aqui que podem dar 100 pra você não usar.
    Abraços

  132. Xiitas loucos!
    São tão bitolados em seus mundinhos q nem sabem o q dizem ou escrevem. Como é o caso da Tais, q chamou o Gilberto de incompetente em um comentario infeliz. Não fale sobre o q vc n conhece menina, se vc tivesse 50% da competência do Gilberto Jr, com certeza seria uma das profissionais de internet mais reconhecida e respeitada desse país, no entanto n é isso q vejo.

  133. Pois é, vc viu q vc não devia ter escrito isso né?

    1. Múltiplas áreas de trabalho – O Linux faz melhor por natureza, POR QUE instalar um programa no windows pra isso?

    2. Objectdock – Utilidade???

    3. Google Desktop – Faltou falar que já tem repositórios no ubuntu pra aplicativos google. Acho que tem mais 2 distros tbm, não lemrbo :s

    4. Photoshop – Não uso ele, prefiro fireworks. Mesmo assim há alternativas linux pra isso, basta procurar.

    5. Macromedia Flash/Dreamweaver – A questão da curva de aprendizado é complicada. Vc perde no começo sim mas ganha no fim. é investimento de tempo, não perda.

    6. Internet Explorer – Browsercam resolve a minha vida, nem precisa de nada disso. Ou maquina virtual. simples.

    7. Google Talk – Como assim, não tem Gtalk pro linux? Oo

    8. Personalização – Argumento masi infantil que esse impossível.

    9. Rapidez e Estabilidade – Acredite vc é 1 em 1 milhão. Meu windows trava. XP professional e trava, muito. Nas piores horas.

    10. Segurança – No linux não EXISTE essa preocupação. MUITO masi simples né?

    Pior artigo que já lii no WI. perdeu minha confiança totalmente.

    Espera que se redima em um próximo 😛

  134. eu tenho um dual boot, um com windows e outro com o ubuntu, sou um webmaster autoditada que já ganha dinheiro todo mês, não tenho preguiça de aprender e nem coragem de pagar por coisa ruim.

  135. André, então seu caso com o Linux é realmente muito específico.
    Pelo que entendi, você trabalha com webdesign, e até onde sei, não é realmente necessário usar CMYK. Sobre a questão do texto, concordo com você, as blending options e outras funções facilitam e muito o trabalho, apesar de já ter visto muita coisa bem feita vindo do GIMP que eu não via há muito tempo vindo do Photoshop. E o CrossOfice roda ele perfeitamente, sem muito trabalho, além de não ser muito caro(não me lembro exatamente o preço), ele roda também o Flash e o Dreamweaver tranquilo) ;D
    E a Adobe não tem projeto algum de portar o Photoshop para windows, ela prefere encher o c* dos desenvolvedores do wine para fazer soluções capengas nele, e implantar tudo no Crossoffice.
    Desculpe então se te ofendi em alguma coisa 🙂

  136. Ta certo, cada é cada um, mais os 10 motivos não me convenceram nenhum pouco de voltar a usar o Windows Pirata Edition como disse o amigo a cima..

    Sei lá né.. quem sabe se algum dia, alguem me provar que o windows é melhor que o linux eu nao volte a usa-lo

    abrços.

  137. Concordo com o texto. Dá até vontade de desistir do Linux vendo as facilidades do Linux. E o Linux nem sempre faz o que o Windows faz apesar de eu achar o Linux melhor.

  138. Ei Gilberto. Eu vi esse post no seu blog, mas lá tudo bem. Já publicar ele no Webinsider…

    Não é tática do Webinsider para atrair leitores não? A famosa tática de trollar, como o Dvorak?

    Bom… continuando:

    Muita gente gostaria de mudar de SO, mas fica amarrada em programas que só rodam em uma ou outra plataforma. Agora, você disse que viu o GIMP e não gostou. Ora, não existe apenas o GIMP para edição de imagens no Linux. Sem contar que o Photoshop tem um pequeno investimento, enquanto o GIMP é grátis (a não ser que se utilize o paralelo, mas quem usa software pirata acho que não teria nem moral para comentar sobre equivalentes livres e grátis, certo?).

    É questão de aguardar, com um tempo quem sabe a Adobe se interessa em portar seus aplicativos? O plugin Flash por exemplo, eles estão desenvolvendo junto da comunidade para o Linux.

  139. Instale windows em 60000 máquinas … adicione java, e vais ver a bomba que é, fora os 2000 reais mensais em licenças pagas a Microsoft e seus parceiros…. caso você esteja em um ambiente corporativo com ERP, Office, Outlook e tudo mais muito bom mesmo para enviar recursos aos estrangeiros e tornar nosso pais cada vez mais pobre…

    Tudo o que citaste ai são na maioria produtos comprados e que com certeza é mais barato investir em seu funcionarios para aprenderem a usar algo livre do que ficar pagando por coisas fáceis de se usar que requerem treinamentos tbm… pq dizer que photoshop é mais ou menos dificil que gimp… é por que você já sabe photoshop…

  140. Somos livres não é, por qual motivos devemos seguir a ideologia do lixuxeiros da vida ai, se eles se acham inteligentes ao maximo, parabens, tenho a certeza que, o google foi a melhor ferramentas para essas pessoas, ficar 2 horas procurando softwares, ficar horas pra configurar algo, pare amigo, hoje o mundo precisa de agilidade, praticidade, usuarios avançados são os tecnicos, imagine se todas as pessoas soubessem programar, montar web site, formatar um HD, trocar um item hardware, instalar um software, para onde iriam todas essas pessoas que se dizem ser profissionais, até hoje eu realmente não entendo essa briga, para até torcedores de algum equipe de futebol, pelo amor, pare, ninguem aqui é melhor que ninguem. Pelo contrario, somos todos abertos a informação e conhecimento QUE NOS QUEREMOS RECEBER, não que outras pessoas mesquinhas querem colocar, parece manipulação, cada um usa o que quer, o mundo não pode ser igual, imagine se fosse. Ainda bem que temos o Windows e o Linux. O pessoal leva muito a fundo cada detalhe, pare, use windows e seja feliz com menos tempo, use linux e seja (talvez) feliz depois de horas. ;P

  141. Se considerar que a maior parcela do Windows no Brasil é piratex, então o titulo deveria ser:
    10 motivos para preferir o Windows Piratex Edition ao GNU/Linux

  142. Eu amo o Linux… Posso configurar tudo do jeito que eu quero, é bonito, é estável…

    Ainda uso Linux e Windows na mesma máquina por causa do meu warcraft, que ainda jogo de vez em quando… O dia que eu parar de jogar, tiro no mesmo dia Windows…

    Não concordo com nenhum dos argumentos apresentado… Isso mais me pareceu uma propaganda pra microsoft do que qualquer outra coisa…

    Em breve vou fazer minhas certificações Linux…

    E viva o Linux…

  143. Caro, que tal curva de aprendizado, curva de aprendizado, que fica martelando e com que fim? Pra dizer que é mais difícil?

    As curvas diferem pouco aqui e alí, amigos.

    Eu sabia bastante no win quando cheguei no linux, assim como uma parte bem grande de linuxusers, sabia além da média, em configuração e em utilização de software.

    No linux só encontrei outra maneira de fazer as coisas, não mais dificuldae, mas, outra dificuldade.

    Saber win realmente não torna mais fácil usar linux. Não há essa comparação, esse paralelo.

    Cada um tem sua concepção e forma de desenvolvimento, tendo no desenvolvimento sua maior diferença, win uma equipe paga, linux desenvolvedores voluntários espalhados pelo mundo, unidos pelo ideal.

    O item 9 então não tem, já que é melhor o ubuntu, no seu julgamento mesmo? São 9 itens então?

    Bem. Sem comparação, experimente e veja por você mesmo, é só ter um pouquinho de tempo pra dispor ao linux, aí na sequencia ele te economiza um tempo, aí você põe mais um pouquinho do tempo no aprendizado, aí ganha mais tempo, e assim começa o círculo virtuoso. Logo há tanto tempo que você aprende mais a fundo e logo sabe o que precisa ou como buscar se não souber.

    Beto_Benjoim

  144. Acho que o principal atributo de vantagem comparativa é com relação ao custo.

    Considero tambem o Linux bem mais robusto e estável, e muito mais user-friendly.

    Temos que levar em consideração que, apesar de estarmos em um país de terceiro mundo, temos que ser sérios e honestos e, mesmo que em casa, o meu filho tivesse contato com o Windows, o que não tem, eu nunca pagaria o valor cobrado por uma licença.

    Nós aprendemos com Windows, óbvio que temos dificuldades com o Linux, como quem hoje usa Excell, apanhou pra largar o Lotus 1-2-3, mas quem já começa pelo Open Office, vai preferí-lo ao Excell.

    É uma questão de tempo. Se vc nasceu usando algo grátis, tão bom ou melhor, porque vai pagar ?

  145. Não entendo essa militância doente da maioria esmagadora dos linuxers. Defendem a liberdade, dizem que o Windows é uma merda e blablablá. Prefiro o Windows, por uma simples razão: foi feito para usuários, não para seguidores.

  146. Paz e Bem!
    Caros (as),
    Creio que a pessoal que escreveu este artivo deve ser financiado pela microsoft, ou ter uma empresa que desenvolve softwares que só rodam em windows, o linux é melhor em diversas areas, se não exitem nativos no linux, photoshop, dreamweaver ou Macromedia flash, é porque as empresas ainda não desenvolveram para um pensamento mais evolutivo da informatica, onde todos ganham, com suporte, manutenção, cursos e não apenas com venda de software, mas se o problema dele são os programas por favor leia:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6162

    Este é apenas um dos meus artigos, se tiver oportunidade de sair do comodismo, procure no google por wine ou crossover, ahh, por favor espero que já que gosta tamto destes programas, espero que seja um bom cidadão e pague pelas licenças (baratinhas) de cada um deles.
    Otima semana.
    Viva o Linux!

  147. Malditos Xiitas!

    Se acham e odeiam tudo q é sucesso.
    Não vai mto tempo pra eles começarem a dizer horrores sobre o Google.

  148. Aí galera comparar Linux e Windows é como comparar um carro com uma moto…cada um tem suas caracteristicas proprias e unicas: por Ex:
    uma moto no transito tem muito mais vantagens que um carro..já o carro numa chuva tem outras vantagens …acho isso uma besteira de ficar querendo difamar um sistema ou outro..há questão é quem está utlizando se ele atende suas necessidades e mais nada!!!!

  149. Sem comentários cara… nunca vi tanta asneira escrita em um só lugar.
    Não culpe o sistema pela sua incompetência… 😉

  150. Detesto os XIITAS do Linux, mas com certeza esse artigo não tem credibilidade.

    Você pode ver tudo de duas visões. Negativa e Positiva. Acho que tem muitos usuários linux que não são parciais e este artigo também não foi parcial.

    Faz uma média com o linux, windows, mas, só pelo o que foi citado no artigo, para quem conhece linux, se vê claramente que o usuário não conhece linux direito por isso prefere voltar ao conforto.

    Se eu conhecesse só linux também teria dificuldade de ir ao Windows. Alias, conheço muito bem informática, mas me lembro meu primeiro dia com Windows. Eu clicava nos arquivos dll achando que iria executar um jogo. Para mim é dificil… Conforme passa o tempo você até esquece que aprendeu a mexer no sistema operacional…

    Quando se vai para o Linux isso começa tudo de novo e, com certeza, é sempre dificil aceitar o inicio de tudo…

    O lance é o seguinte… O IE foge do padrão criado para páginas web. Porque foge? Para ser incompativel mesmo com outros navegadores. Sendo incompativel, ninguém tem coragem de passar a usar outro navegador ou, um sistema operacional sem o internet explorer.

    Jogada para manter sempre o usuário no windows…

    Dessa forma, os acomodados ficam no windows.. Quem vê essa jogada de marketing para deixar-los sempre na mão da Microsoft, se revolta e não deixa isso acontecer…

    Acho que as pessoas têm que ser mais pro-ativas. Comparo isso às questões da Africa mesmo.

    Pouca gente conhece o que se passa lá longe… E as que conhecem, utilizam o conhecimento para promover a auto-intelectualidade. O que muda o mundo é a atitude. O que você pode fazer por eles?

    Não necessariamente você precisa fazer algo por eles, mas precisa fazer algo pelo mundo… Qualquer coisa.. Só faça algo e não só agregue conhecimento… Faça algo para alguém.. Tenha uma atitude..

    Migrar para o Linux ou Mac (sem windows) é uma atitude entre várias!

    Sem mais..

  151. Esta é boa, infelizmente tenho de discordar já trabalhei em gráficas com PhotoShop o Gimp realmente não é fácil mas e muito capaz, os gadgets tem tantos para Linux que quem vai se importar com google desktop, e não por acaso este agora também foi lançado para Linux, a sim também a barra do
    Mac para linux muito customisaveis e bonitas, o Windows esta andando para traz, velocidade? este e seu problema você só testou o gnome ou kde, existem outras interfaces rápidas que fazem a fama para os gerenciadores de janelas, a sim a estabilidade, bom eu nunca consegui travar meu Ubuntu e isto que meu pc nem e grande coisa =/.
    Por fim antes de dizer tanta asneira sobre um sistema operacional, que ate minha mãe mexe sem eu precisar ensinar ela ou mesmo outras pessoas que passam por minha casa, estudo é de um pouco mais duro ao criar textos ridiculos, o Linux tem suas desvantagens como qualquer OS tem!

  152. Li todos os comentarios a cima, nunca usei Linux, apenas escuto falar, mas não vou aqui criticar nada apenas fazer o mesmo que o Gilberto Alvez deve estar fazendo nesse momento. vou dar risada da polemica causada, e concordar com algumas coisas que ele diz a respeito de não perder tempo com aprendizado, isso pode leva muito tempo, e quanto ao guimp eu usei ele algum tempo lá no inicio quando era um micrero desgraçado, o ferramenta ruim da #%&&@ ….

  153. Nossa, fiquei impressionado com a falta de boa vontade e extrema preguiça do Gilberto. Melhor ele não usar nem o Windows e nem o Linus por um tempo e dormir para recuperar o ânimo! Gilberto não demonstra ter a criatividade para aprender como para mexer no photoshop. Criar um texto falando que acha muito legal o Linux, mas que não quer mudar de opção por pura preguiça de gastar tempo para aprender tão bem como o programa que usa no Windows é o fim da picada.

  154. Seja por preguiça, preconceito, má vontade e etc … temos que perceber que este é um blog e blogs assim como outros tipos de mídia são usados para declararmos impressões pessoais e opinião pessoal deve ser respeitada sempre já que não creio que exista nazistas aqui.

    Eu particularmente usaria o linux e olha que usei o linux poucas vezes por ter tido problema de incompatibilidade com dispositivos USB, tbm faço uso do Photoshop, pacote da Macromedia.

    Se todas as empresas tivessem na cabeça que o linux é uma realidade com certeza o Linux seria muito mais difundido.

  155. Lendo todos o artigo e todos os comentários, chego à conclusão que, no final das contas, o título do artigo deveria ser: 10 motivos para (EU) preferir o Windows ao Linux.

    A melhor ferramenta é a que você sabe usar.

  156. Só para completar, vi um comentário sobre aumento de produtividade em GIMP, em relação ao Photoshop. Seria lindo se isso fosse verdade, mas não é. Eu mergulhei no Linux a ponto de até gostar da interface do programa, sendo que sua desaprovação é quase uma unanimidade. Mas não há aumento de produtividade, isso é um fato incontestável. As Actions do Photoshop, que automatizam várias tarefas, poupam um tempo enorme e são de facílima configuração, enquanto o GIMP depende de programação para fazer algo mais ou menos parecido. Quanto ao problrma do CMYK que citei no outro comentário, o GIMP simplesmente não tem opção (e não é só converter em outro programa, pois há particularidades que prejudicam o trabalho neste tipo de conversão). O trabalho com textos sobre a imagem no GIMP são absurdamente limitados em relação ao Photoshop. Entre outras coisas.

    E chamar de preguiçoso quem não tenta migrar para o Linux também é infantilidade (apesar de eu concordar que muitos desses motivos não têm sentido). Leva-se tempo para se aprender um novo sistema e novos programas até usá-los com agilidade e bom aproveitamento dos recursos. Se um profissional dedica um ou dois meses para esse aprendizado, é prejuízo, muitas vezes maior do que pagar 2 mil ou 4 mil nos softwares proprietários com os quais ele já está acostumado.

  157. Eu estou acima do bem e do mal.

    Tenho um Mac (o autor se confundiu dizendo que o Spotlight é do Linux….nãooo, é Mac).

    Posso rodar Windows, Linux e Mac em uma máquina, sem fazer reinia-la.

    Mas como Mac tem quase todos os programas pra Windows, inclusive da Microsoft, além de ser superior a ambos (linux e windows), deixo vocês discutindo aí, enquanto fico aqui no que vocês terão em uns 10 anos pra frente.

    Abraço Linuxiitas e Pcxiitas.

  158. O brasileiro tem um pessimo costume de se adaptar a softwares novos, um deles é a opção entre Windows e Linux, querem fazer um teste, ensinem uma pessoa desde pequena a usar o Linux, pode ser uma criança de dez anos. Quando ela estiver jovem nos seus 20 anos de idade ela usará o linux com tanta facilidade que o tal e grandioso windows não será tão necessario na sua vida.
    Uso o windows Sim, não vou negar, mas que o linux está fazendo seu poder crescer, isto está sem duvidas, tanto é q a grande Microsoft quer ficar aliado da nossa turma de software livre, Bill Gates não é bobo. Ele sabe onde agir, procura software em crecimento. LINUX IS THE LAW

  159. Sou um grande simpatizante do Linux, mas infelizmente não posso ser mais do que isso. Trabalho com ilustração, e nunca encontrei um tablet que funcionasse em Linux, e o GIMP não trabalha com cores CMYK, que são obrigatórias nas imagens que vão para gráfica.
    O meu toque aqui é mais pela radicalização da turma do linux do que por outro motivo. O fato do sistema e dos programas serem de graça não bastam por si só. Um leitor fez as contas e calculou em mais de 4.000 reais o preço dos softwares para Windows. O que ele se esquece é que, para o profissional, se esse investimento em 4.000 faz com que a sua produtividade aumente, o software gratuito sai muito mais caro.
    Acreditem, tentei mesmo com GIMP, Inkscape e similares. Usei-os por vários meses exclusivamente, e a minha produtividade caiu muito. A melhor opção para mim foi ficar no meio termo. O Corel Photopaint me atende muito bem, e o pacote com CorelDraw e Photopaint sai por pouco mais de mil reais (só o Photoshop custa mais de 2 mil). E, se a minha produtividade com o Photopaint fosse menor, eu investia no Photoshop. Em dois meses, esse meu investimento em produtividade se pagava. Quanto a pacote Office, o BrOffice é tudo o que eu preciso pro resto da minha vida.
    Já o computador da minha esposa, que é usado só para e-mails, textos e internet, tem o Kurumin linux. Eu sugeri o sistema na compra do micro e ela ficou satisfeitíssima.
    Portanto, aos fãs do Linux que dizem que os argumentos pró-windows caem por terra somente com a questão do custo dos softwares, deixo aqui o recado que a coisa não é tão simples assim, ao menos na esfera profissional.

  160. É lamentável, mas o amigo está levantando a pompa do windows simplesmente porque tem preguiiça de aprender coisas novas.
    Ele também se esqueceu de citar que o windows xp custa a bagatela de R$699,00 e o pacote office Home&Student outra bagatela de R$399,99 (ou será que ele usa software pirata??)
    Para quem pode pagar estes valores, é claro que eu indico o windows xp.
    Mas para aqueles que querem sair da pirataria e apenas ter o gasto de tempo aprendendo novas coisas, é claro que o Linux é a melhor opção.
    Tem também a questão de segurança. Nosso amigo nunca teve o seu compuitador infectado pois ele é um usuário experiente.
    Agora, pergunte pra minha mãe, pra mãe dele, para os avós e um outro tanto de pessoas que estão iniciando neste mundo agora.
    Ao término de uma semana navegando na internet, por mais protegido que esteja o windows, ele estará mais lento e cheio de spywares.
    Ao término da mesma semana usando Linuix, o desempenho do computador será o mesmo e ele não terá nenhum spyware instalado.
    O Linux já foi difícil e o Windows/IE/Office já foram a maioria.
    Esta situação está mudando e felizes aqueles que já são usuários do pinguim.

  161. Eu sou meio suspeito para falar, pois, sou certificado pela Microsoft… mas, concordo com você! O Linux ainda é um retrocesso na experiência com o usuário sobe vários aspectos.

    É quase impossível ficar distante da linha de comando (Argh!) por todo um período de utilização efetiva deste sistema.

    Compartilho uma grande simpatia pelo Linux, muito mais pelo seu ideal libertador e pelas oportunidades que este sistema oferece à um ecossistema sustentável de inovação e empreendedorismo. Sei muito bem que o pinguím tem seu lugar garantido em servidores e ambientes de programação distribuída e de missão crítica.

    Porém, para a mesa do usuário doméstico, ainda falta muito… infelizmente!

    OBS.: Tem uma coisa importantíssima que o autor do artigo esqueceu de citar. Os sistemas Micrososft contam com um 0800 que é muitíssimo eficiente para resolução de problemas. Certa vez, me deparei com um problema no Outlook Express que, parecia não haver solução nem mesmo no KB (Knowledge Base) da própria Microsoft. Liguei para o 0800 e em 2 minutos o atende me disse que um Hot Fix havia sido enviado para meu endereço de email. Abri minha conta e lá estava o email com um .msi em anexo. Dei um clique-duplo, surgiu uma barra de progresso… então, fui testar! Abri meu Outlook Express e o problema havia sido corrigido! Depois disto que eu fui entender pq uma alternativa gratuita não acabou com a alternativa paga no mercado, afinal o Linux já tem 15 anos de existência e ainda hoje é a Microsoft quem lidera o mercado…

    Como pode ser possível?! Imagine um outro segmento de mercado qualquer! Vamos imaginar, por exemplo, padarias! Imagine uma padaria que ofereça pães gratuitos! Agora imagine uma outra padaria que ofereça pães pagos (e caros!). Como pode ser possível?? A padaria de pães caros domina o mercado a 15 anos!! Será que é só o costume mesmo??

    Será?!

    😉

  162. Pra que Dreamweaver? Um editor com suporte à syntax highlighting tem a mesma função 😉
    O GIMP tem tantas funções quanto o photoshop. E foi provado que quando se aprende o gimp a produtividade aumenta e muito, em relação ao Photoshop.
    IEs4Linux é o IE, rodando no Linux via Wine.
    Velocidade? Se você perdesse o mesmo tempo que demorou para tunar o Windows XP tunando o Ubuntu, perceberia que ele é MUITO mais rápido. E se você quer velocidade, usa Arch Linux ou Slackware, ou mesmo Gentoo.
    Sobre segurança, eu não sou nem um pouco cuidadoso com o que eu acesso na internet, e também nunca peguei vírus =
    Dock? Já ouviu falar em Avant Window Navigator ou Kiba-Dock?

    Tirando o Google Talk, eu resumiria seus 9 motivos em um: Preguiça.

  163. Eu teria vergonha de assinar um artigo desses. Na verdade bastaria entitulá-lo Um bom motivo para preferir o Windows ao Linux, escrever 1. Tô com preguiça/não tô afim/não quero e publicá-lo no seu blog pessoal.

    Existem muitos motivos técnicos para diversas pessoas preferirem Windows, Mac, Linux, Free-BSD ou outros e é isso que se espera num site desse porte. Aliás, porque vc não escreve que prefere o Windows ao Mac porque baixou um dock e tem preguiça de se adaptar ao jeito Apple de se fazer as coisas.

    Quanto ao comentário do Lucas, eu quase que concordei, porque quem não se adapta a outros editores é porque só usa os recursos visuais do DreamWeaver, Embora tenha ficado feliz ao checar que vc é partidário do TableLess e não usa estilos inline (coisa infelizmente rara aqui no Brasil), pude constatar que vc não valida as páginas geradas (use o plugin TotalValidator do FireFox).

    Se um dia vc resolver deixar de lado a preguiça (não digo nem de mudar de SO) experimente o Aptana.

  164. Olá Todos
    Tudo bem?!
    Como de se esperar, depoimentos apaixonados de ambos os lados, naturalmente!!! Mas se esquecem de uma coisa muito importante!!!
    Livre-arbítrio (crença ou doutrina filosófica que defende que os homens têm o poder de escolher suas ações – fonte Widipédia).
    Gilberto escolheu o Windows eu particularmente GNU/Linux (não totalmente GNU, como também relatou o Gilberto) e ainda escolho a distribuição BlueWhite64. Essa é a vantagem.
    E a corrida armamentista fez com que os outros concorrentes se armassem também, como Mac e outros *NIX.
    Só lembrando, não estou falando em ser livre, pois muitas coisas só existem por serem open source,patente,etc….
    Espero ter contribuido com o meu bit.
    Abraçosproceistudo

  165. Olha meus camaradas,

    O problema não esta mais abaixo, a questão é?
    Gostaria de saber, quem é o infeliz responsavel pelas matérias publicas no UOL. Porque alguem ta precisando ser mandado embora.

    1º- Matéria mais inutil, sem cultura, superficial, nunca em uma matéria seria relacionado: Eu não tenho certeza absoluta de que o IEs4Linux roda exatamente como IE no Windows.. No mínimo esse cara não cursou nem o curso técnico de tecnologia da informação. Nem informações ele possui.

    2º- Esta visivelmente a preguiça falta de vontade e VICIO do monopolio microsoft, onde o cidadão não se da nem ao trabalho de persistir em um aprendizado. Só uma pergunta, quando lancaram o windows, alguem achou legal? ou todo mundo acho dificil e ruin (famosa tela azul).

    3º- Se o autor tive-se no mínimo um conhecimento básico de linux, ele saberia a diferença de um sistema para o outro. Ou ele esqueceu que a microsoft copiou o sistema da apple, no qual o criador de do VI (nao sabe o que é VI, primeiro editor de textos do mundo, feito pelo mesmo criador do UNIX) que o produzio.

    Aqui fica minha insatisfação de um leitor infeliz pela desprezivel reportagem citada acima.

    Heitor Mejias
    Analista programador.
    Formado em Ciência da Computação. Pós em Engenharia da computação e usuário da melhor oportunidade e preservação de QI, Linux, mais precisamente Kurumin http://www.guiadohardware.com.br.
    (Obs: Sugiro o autor consultar nesse site mais informações do sobre sistemas operacionais);

  166. O cara tem 10 motivos para usar o windows, muito bem, eu tenho mais de mil motivos para usar o Linux.
    Sem mais detalhes.

  167. Gostei de suas opiniões:

    Uma coisa que eu adoro no Linux é a maneira como ele me ajuda a me organizar com as múltiplas áreas de trabalho.

    o Linux tem o Spotlight para buscas no desktop.

    Eu sei que tem coisas melhores que Dreamweaver, no Linux (o Eclipse, por exemplo)

    nestas semanas em que estou usando os dois (Ubuntu Linux e Windows), percebi que realmente o Ubuntu é mais rápido… …o Linux é melhor

    eu tenho todos os benefícios do Office 2.0

    eu gostaria muito, muito mesmo, de esquecer o Windows de vez e usar só o Linux

    Se puder leia meu artigo – KURUMIN LINUX Falando Na Mesma Língua:
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/kurumin-linux/751571/#post3036907

  168. Concordo que existe o melhor sistema pra cada um. Se a soma de (cada um´s) representar a maioria, entao o sistema é o melhor pra a maioria, logo o melhor sistema.
    Com certeza o melhor sistema pra mim é o Windows e acredito ser o melhor pra maioria tb….

  169. Até que enfim alguém reconhece que o Windows para uso de forma profissional é melhor que o Linux. Tudo bem que a maioria dos que estão nesse forum são da comunidade Linux e vão retalhar qualquer um que fale contra o a sua ideologia de ser um software de inclusão digitas das massas. Que são contra aos acordos de licenciamento de uso de tecnologias da Microsoft e alguns distribuidores Linux como Novel e Sun. Acordos esses que até aonde sei só esta beneficiando a comunidade Linux, apesar de muitos não admitirem isso. Não troco o Windows pelo Linux pelos motivos da matéria e por outras pessoais, vale lembrar que não se trata de preguiça de aprender coisas novas como já falaram anteriormente, afinal assim como na medicina a informática não para de evoluir, mas se trata da melhor opção no momento e o Linux vai ter de melhorar em muitos aspectos para que eu e a grande maioria dos usuários Windows mude de sistema operacional.

  170. Que gambi fico esse teu desktop…

    Eu deixei o dual boot em casa faz uma era…eu soh uso u window$ na empresa porque nao tenho escolha…em casa uso o OpenSuSe 10.2 que faze tudo que o windows faz e sem me preocupar com anti-virus, trojan,………………….sem falar que tudo isso deixa a maquina pesada…

    Eu e o pinguim temos uma relacao muito amigavel…comprei o cedega e jogo varios jogos do windows no meu pinguim com a mesma performance que o sistema da MICROsoft…

    fui

  171. Da minha parte, se desrespeitei em algum momento peço desculpas, nunca foi a intenção. Penso que mudar de sistema operacional implica sim numa mudança de hábitos, mudança de paradigmas… Se algumas coisas no Windows são indispensáveis pra ti e fica difícil trabalhar no Linux em função disso, daí é como falei antes, ou é o caso de repensar as ferramentas que se usa, ou então de se manter o Windows…

    Bom, eu curto o Linux porque ele me satisfaz, já usava alguns dos softwares que estão incluídos no Ubuntu mesmo nos tempos que estava no Windows, então a transição foi tranqüila, nesse sentido considero coerente meu movimento em direção ao Linux. Visto que muitos dos softs que eu já usava no Windows (Firefox, Openoffice.org, Gimp…), tem uma raiz comum com o SO do pinguim no mundo do Software Livre, que é um movimento que curto bastante, migrar para ele foi um caminho natural pra mim!

  172. Achei legal o teu artigo. Este pessoal linuxista não sabe o que fala… Não é preguiça optar em usar o Windows. Acho que é praticidade. Por que raios eu iria passar por todo um novo aprendizado (acho que a tua colocação da curva de aprendizado foi perfeita!) se eu posso usar o que eu sempre usei e me é funcional?

  173. Esse artigo é realmente uma piada. Tá certo que tem muita gente que prefere gastar uns 50, 100 dólares a ler um artigo do tipo configure XYZ passo a passo, mas daí a comparar Dreamweaver com Eclipse para montar interfaces mostra o despreparo do autor para fazer uma análise comparativa respeitável.

  174. Gente, não existe o melhor sistema… Existe o melhor sistema pra cada um. Pra mim, hoje, o windows está melhor. Cada um faz a sua escolha. A idéia aqui é compartilharmos, cada um, nossos motivos para preferir um ou outro sistema.

    É uma boa oportunidade para a comunidade linux mostrar suas qualidades, em vez de me bater – sendo que eu sou totalmente pró-linux, como ficou absolutamente claro no artigo.

    A todos, obrigado pelos comentários.

    A alguns: mais respeito, por favor.

  175. Pessoal, o Linux não é em seu fundamento um concorrente na área gráfica ao Windows, se você fizer um teste: usar o Fedora 5 e o Rwuindos XP numa máquina onboard de 256 de ram com Pentium 4 2.8 o Ruindows bate de longe o Fedora, mas em ambiente de rede/servidor, mas nem que Tio Bill nasça de novo ele melhora, se vocêis que tão meio que criticando o Linux, p… fazam vocêis essas ferramentas funcionarem no Linux, o melhor estilo de cliente do Linux hoje no Brasil é o Banco do Brasil, aplicações especifícas. E essa distribuição mencionada(Ubuntu), não é lá essas coisas não, usa o Red Hat ou o Suse(a versão que já tenha parceria com a Mirosoft) que você vai ter suporte e estabilidade(multimídia de programas de atualização expecificos), e senhores há enterreses para que o Linux de forma gratuíta continue com as limitações(obvias questões de mercado).Sabe de uma coisa, todos dois tem problemas.

  176. Resumo: Preguiça!
    Há três anos atrás resolvi mudar para linux, passei 3 meses batendo cabeça até tirar os vícios do windows e acostumar com o linux (debian), hj em dia as facilidades que o linux me oferece são muitas. Como desenvolvedor web utilizo: Gimp, Inkscape, Gedit mas estou usando o PDT (eclipse)… bom, opções é que não falta! 😀

    Abraços

  177. Vou reproduzir aqui uma parte do que escrevi no Fórum Ubuntu Linux PT (http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=22228.0, omiti dois parágrafos pro comentário não ficar muito extenso) em relação ao texto:

    Apenas reforça minha opinião pessoal de que não adianta entrar no Linux com a cabeça no Windows. Software tem muito de escolha pessoal, de necessidades específicas, filosofia pessoal (no caso de quem curte a iniciativa do SL, meu caso) e também de costume… mudar de sistema implica na mudança de alguns hábitos, tentar fazer tudo do mesmo jeito que se fazia no sistema anterior pode ser trabalhoso, e os resultados podem não ser satisfatórios…

    Acho que pode ser uma experiência muito frustrante querer mudar para um sistema novo ao mesmo tempo que se considera tão crítico o uso de ferramentas exclusivas do sistema antigo que se pensa em substituir… nesse caso, ou é uma questão de repensar quais ferramentas usar, e buscar as alternativas disponíveis no novo sistema para suprir suas necessidades sem ficar dependendo das ferramentas do sistema anterior… ou então, penso que é preferível continuar no Windows.

  178. O Ubuntu é livre, grátis!!! Vocês têm noção do que quer dizer isso? Se você tem um Windows Pirate Edition tá pouco ligando se o sistema na verdade é vendido, mas se você comprou o SO original deve saber que está comprando uma concessão de uso! Entendem o que é isso? Você paga, mas o sistema é meu.

    Poderia dar algumas soluções para suas dependências do Windows, mas para quê? Com essa pregüiça toda, perderia meu tempo.

    ps.:
    Photoshop CS3 – R$1.458,70
    Windows XP – R$630,91
    Dreamweaver CS3 – R$814,19
    Flash CS3 – R$1.413,94
    TOTAL – R$ 4.317,74

    Tá que você gastou isso… nem a metade! 😛

  179. Sei la, acheio meio, preciptado este artigo. Da mesma forma que você faz suas gambiarras para poder ter o resultado esperado com o Windows, no Linux também temos boas alternativas, você só não procurou e se procurou, não procurou direito.

    Você prefere o Windows por que é muito mais comodo pra você utiliza-lo, mas o linux é além de só mudar a cara dele ou agragar coisas parecidas de outros sistemas operacionais.

    Enfim, muito relativo tudo isso que foi dito.

  180. Meu caro, se você desejava uma matéria para chamar a atenção e criar polêmica conseguiu!

    Se quer um Linux parecido com o Mac OSX vá em http://www.dreamlinux.com.br

    Photoshop7, Dreamweaver e Flash MX rodam, absolutamente sem problemas ,no Codeweavers Linux. Não tenha preguiça.
    É muito fácil. Abraços.

  181. Uso os dois, Windows e Linux. Achei os tópicos levantados o de menos entre as diferenças entre ambos, não concordei com praticamente nada do que foi levantado.

    Acho ridículo o bando de Linuxer vir com a velha desculpa do É costume! é isso! é aquilo!

    Ao meu ver, o principal problema do Linux ainda é o suporte a drivers. Na empresa tentamos a implantação do Linux, mas não conseguimos pois nada funcionou como deveria, desde impressoras até os modems para envio de FAX.

    A falta de padronização entre as diversas distribuições é outro enorme problema, mas o fator determinante ainda é o tempo/benefício. Qualquer pessoa que seja mais inteligente que um macaco de circo sabe que TEMPO = DINHEIRO, logo, a maioria das empresas simplesmente NÃO PODE parar, o fator produtividade é o mais importante dos fatores.

    Usar Windows nunca foi questão de vontade e sim GOSTO. Tenho a opção de simplesmente utilizar Linux, porém PRA QUE eu faria essa opção, se boa parte do que eu uso no Windows não existe no ambiente Linux? Essa é a palavra chave, além é claro do tempo dispensado para colocar uma distro nos trilhos, simplesmente já passei da idade e não tenho a menor disponibilidade pra perder preciosos minutos digitando comandos no console, isso é tão anos 80… Linha de comando era o máximo nessa época, mas não é mais a realidade a anos no Windows.

    Se algo agrade, ele pega. Pode não ser o melhor e nesse caso citarei o iPOD. Existem diversos concorrentes mais baratos e melhores, mas ele é simples e funcional, o que agrada o usuario final. Esse é o segredo primordial da Microsoft, criar softwares pensando naquele que só quer usar, não naquele adolescente espinhento que tem tempo pra ficar o dia inteiro na frente de um PC instalando qualquer coisa que não tenha suporte oficial.

    Para aqueles que acham que falam sem base, vivi, enfrentei problemas e encontrei soluções para Windows 3.11, NT, 9X e os atuais baseados no Kernel NT – atualmente uso Windows Vista. Pelo lado do Linux, já utilizer Slackware, Gentoo, Debian, Mandrake, Mandriva, SuSE, Red Hat, Fedora, Ubunto e uma infinidade de menórias distros como o Kalango.

    Eu, tendo em vista a experiencia no uso diário de ambos sistemas operacionais, Optei por usar o Windows como meu sistema principal, em casa e no trabalho.

    Infelizmente, Linuxer tem a síndrome do egocentrismo, onde para eles o que é bom é apenas o que serve ao propósito deles, falam como se ninguem tivesse experiencias e opções. O uso de ambos sistemas é tão normal como a preferência de alguns pela cor azul enquanto de outros pela cor verde, infelizmente pros Linuxers, apenas 90% do mundo tem preferido a cor Azul.

  182. É impressionante como usuários de Linux são arrogantes.

    O rapaz escreveu um artigo contando a experiência que ele teve com o Linux e você acaba vendo um comentário mais sem noção (para não dizer outra coisa) que o outro sobre o artigo.

    Comentários com ódio, uns chegam a duvidar do profissionalismo do autor sem ao menos conhece-lo (isso apenas porque relatou uma experiência), enfim, desde sempre conheço estes xiitas de Linux de longe, povinho mais mesquinho não existe.

    Get a life
    Abraços
    Igor

  183. Quando eu usava somente windows também pensava isso muitos programas não terei no linux.. deixei de usar programas como flash e photoshop…. e passei a usar similares do mundo livre… os que preciso muito eu virtualizo com o virtualbox e jah era, resolvo meu problema! Algumas pessoas ainda conseguem de alguma forma, da qual desconheço, achar maravilhoso o windows copiar caracteristicas ou facilidades do linux, como por ex o beryl que recentemente foi copiado e saiu na Info. Acho isso um absurdo, o windows soh copia o que outros sistemas apresentam e ainda vendem!!! A cada dia que vejo isso eu fico mais feliz, porque tenho certeza que de uma certa forma está contribuindo com o crescimento do linux. Os desenvolvedores veem isso e se esforçam ainda mais para superar o que foi copiado…. Viva dependente, ou faça seu próprio mundo… ele eh livre para os que querem… Make ur choice!

  184. Peraí, como assim 10 motivos para preferir o Windows ao Linux?

    Desde quando ter que baixar softwares que façam uma função similar ao que um outro sistema tem, porque é mais bonitinho ou prefere assim, que não influenciam em nada, é um motivo para escolher ou não outro sistema?

    Falar sobre a falta que faz um Dreamweaver/Flash/Photoshop pro Linux eu até entendo, mas um plug-in que faça a barra do menu iniciar se comportar como o menu do macOS X ser um motivo é forçar a amizade.

    Por essa lógica, você não deveria sentir falta do Google Desktop. Já que existem plug-ins que fazem exatamente o que ele faz (e doesnt phone home 😉 ).

    Péssimo artigo, e não por eu gostar de Linux/SW Livre, mas por utilizar argumentos capengas.

  185. Me impressiona a incapacidade que alguns profissionais têm de dar o braço à torcer.

    Eu gostaria de saber onde está escrito que ser proficiente em uma ferramenta e valorizá-la por isso dá à alguém o título de incompetente.

    Me impressiona mais ainda a incapacidade que alguns têm de reconhecer qualidades nos mais variados sistemas, considerando as mais variadas formas de utilização.

    Como outra pessoa disse, há que goste apenas de jogar. Há quem trabalhe apenas com Photoshop e Corel. Há quem precise configurar um bom servidor DNS e um Firewall, há quem precise trabalhar com redes em um nível mais profundo.

    Cada macaco no seu galho.

    PS.: Não sou amigo do autor e não o conheço. Utilizo Linux por esporte desde 1999 e, profissionalmente, desde 2001. Felizmente não fiquei bitolado.

  186. AH!

    Só uma perguntinha: Você tem todas as ferramentas citadas (photoshop, dreamweaver, etc) todas licenciadas?

    Porque seus motivos só valem mesmo se você tiver tudo licenciado, pago, bonitinho. Se estiver usando tudo pirata, você só alimenta cada vez mais o seu próprio aprisionamento tecnológico.

    Nem comento sobre os gadgets porque não se baseia a escolha de um OS por eles, o buraco é beeem mais embaixo…

    É isso, este artigo não ajuda nada, irrita quem conhece o pinguim, desinforma quem não conhece…

  187. Impressionante a falta de conhecimento e contradição no que diz o autor.
    Item 1: Múltiplas áreas de trabalho. Só porque o windows também apresenta este recurso não dá motivos para dizer que é melhor que o linux.
    Item 2: Objectdock, o linux tem themas que o deixa com uma interface parecida com a do Mac ou Vista. Questão de gosto.
    Item 3: O google lançou uma ferramento google desktop para linux, apesar que as ferramentas de localização do linux dispensam o google desktop.
    Item 4: Photoshop, concordo que o Gimp é inferior ao photoshop, mas para 90% dos usuários de computador, que nunca usaram o photoshop, o Gimp é uma ótima opção, uma ferramenta com muitos recursos.
    Item 5: Macromedea, existe programas tão bom quanto, inclusive o Eclipse citado.
    Item 6: IE, quase todos os sites abrem perfeitamente no firefox, só abrem aqueles que não seguem um padrão de programação.
    Item 7:Google Talk, o gaim é ótimo e ainda tem skype e outros.
    Item 8: Personalização, o linux é muita mais flexível que windows para personalisar e não precisa ser nenhum programador para fazer isto.
    Item 9: Rapidez e Estabilidade não entendi esta, embora o autor admte que o linux é mais rápido e estável, cita como um motivo para não usar linux. Eu acho muito tempo perdio 4 horas para formatar um micro, ainda mais que isto no windows é frequente.
    Item 10: Segurança, este sim é um item incomparável, jamais deveria ser citado nesta lista. Eu uso linux desde 2000, também uso windows e outros (gosto de testar sistemas) desde então nunca tive problemas de segurança ou infeção por vírus no linux, já o windows…
    O Linux é um sistema tão amigável quanto o windows (em alguns casos muito mais), é free e oferece ferrementas maravilhosas no mesmo nível de ferramentas para windows.

  188. Isso não são motivos para usar windows ao invés de linux.
    Os 2 primeiros ítens são artifícios, porém não motivos para usar um ou outro, tanto que teve que adapatar o windows para a sua necessidade de algo que usava no linux.

    Sobre a parte do IE eu concordo, não confio ainda plenamente no IEs4Linux também.

    Motivos deveriam ser algo que tu vê melhor entre um e outro, ou que leva vantagem, não que se equivalem. Teus movitos 9 e 10 então vão por água a baixo.

    Teu problema realemnte com o linux é a incompatibilidade de usar certos programas dos quais já estava acostumado no windows que não consegue usar no linux, agora fazer essa listagem, simplesmente foi besteira, me desculpe a sinceridade.

  189. Discordo com vc meu caro amigo do seu artigo mas ao mesmo tempo concordo num certo ponto quanto aos aplicativos ..MAS EM TERMOS DE SISTEMA OPERACIONAL JAMAIS O WINDOWS VISTA OU OUTRO QUALQUER QUE VENHA DA MICROSOFT VAI BATER O LINUX EM PERFORMANÇE , VIRUS , HARDWARER TODO ..O LINUX BATE E DEIXA NO CHÃO O RUINDOWS OU LIXO ..DO LIXO ESTOU AQUI REVOLTADO COM O LIXO POIS O LIXO NÃO RECONHEÇE PLACA ALGUMA COMO PODE LANÇAR O VISTA SENDO QUE É PIOR QUE O XP ..DEVERIA RECONHEÇER PLACAS COMO 3COM ETHERNET OU PCI SOUND BLASTER NEM PRA ISSO PRESTA O VISTO ( LIXO ) PRA RECONHEÇER ..AI QUANDO DESCOBRI O LINUX MUDEI E HOJE SOU MUITO MAIS FELIZ .SÓ ME ARREPENDO DE UMA COISA GASTEI OU MELHOR JOGUEI DINHEIRO FORA R$589,00 REAIS PELI LIXO …VOU POR FOGO NESSE LIXO …..O QUE EU NÃO ENTENDO O MAIS RICO DO MUNDO PQ NÃO CONTRATA PESSOAS QUE SAIBEM REALMENTE PROGRAMAR DE VERDADE…. O CARA MAIS RICO DO PLANETA PODERIA TER O MELHOR SISTEMA DO MUNDO MAS CULPA DE QUEM ADM. CADA SETOR…OU MELHOR CULPA DOS CHEFES !!! POR ISSO NÃO TROCO SERV PUBLICO DO QUE AQUENTAR CHEFE QUE SE ACHA E NEM SABE PROGRAMAR EM LOGO !!! É ISSO MESMO LOGO ..SÓ SABE MANDAR….

  190. Concordo com você.
    O que mais faz falta pra mim é o Photoshop.
    Sem falar de jogos rs…..
    A final a vida não é feita só de trabalho….
    E não tem todos os programas e nem jogos pra Linux.
    Nada contra o Linux, já trabalhei um tempo com Linux então sei o quanto ele é bom. mas realmente não tem tudo que o Windows tem. Dependendo da atividade da pessoa ate da pra substituir um pelo outro.

    ah se prepare para as criticas hahaha elas viram….

    abraços…

  191. Olha amigo,

    Uma, web designer tu não é:
    Alguem que fica num sistema operacional por causa de 1 editor não é profissional.

    Duas, nada, nada do que você vitou se aplica para desenvolvedores de verdade.

    A o que tu disse é tão superficial, que me admiro o webinsider deixar tu escrever. é muita, mas muita coisa escrita de forma parcial.

  192. Eu também andei testando o uso do Ubuntu Feisty a algum tempo atrás, logo que saiu a versão final.

    Simplesmente não dá pra ficar sem Photoshop. O tal do Gimp é ridículo! Ruim de doer!
    Adicionando aí grandes problemas que tive com o suporte à minha placa de vídeo (uma VIA Unichrome S3G, onboard), que não funcionava satisfatoriamente de maneira nenhuma e o pouco caso que eu percebi da tão falada comunidade Linux que está sempre disposta a ajudar quem esteja disposto a trocar o Windows pelo Linux em me ajudar nessa questão da placa de vídeo.

    Eu realmente queria mesmo ter migrado de uma vez por todas para o Linux, mas esses e outros problemas menores acabaram me convencendo de que, pelo menos por enquanto, até que o Linux realmente receba o valor que merece, a melhor opção pra mim seria mesmo o Windows.
    Bom, na verdade seria um Mac, mas aí é outra hi$tória… hehe

  193. Creio que o autor foi coerente. Não vejo aí uma preguiça em aprender e sim uma necessidade em manter-se ágil no que faz.

    Além do mais, é notório que alguns aplicativos (como o GIMP e OOffice) precisam de fato melhorar muito para concorrer com seus colegas do Windows. Para mim, quem nega isso merece desconfiança.

  194. 4 horas para formatar um computador e instalar o Windows?
    é, talvez você tenha Internet banda estreita e computou o tempo para instalar as atualizações…

    acho válida a comparação, mas convenhamos, são SOs para perfis de usuários diferentes… uso os dois, e cada um tem suas características intrínsecas, simplesmente prefiro não opinar a respeito…

  195. Acho essa questão irrelevante e está cada vez mais antiquada.

    Usar isso ou aquilo pra mim é simplesmente uma questão pessoal ou um ponto de requisito de projetos de clientes. Praticamente temos opções livres e pagas que fazem a mesma coisa porém de maneiras diferentes.

    O que vai ser discutido aqui é um monte de sentimentalismo inflamado do lado Windows e do lado Linux. Pra mim isso é perda de tempo e energia.

  196. O comentário do Allan diz tudo.
    Uso Windows no trabalho e Linux em casa, mas o Linux pra mim é indiscutivelmente melhor.
    Mas se eu não fosse persistente ou optasse pela comodidade eu ainda usaria somente o Windows. A curva de aprendizado pode não ser tão curta, mas vale a pena.

  197. Vamos colocar algumas coisas à limpo:

    Atualmente sabemos que grande parte do mundo utiliza windows, devido sua facilidade e aparência … sendo assim o grande problema do LINUX é que ele visa o usuário + OU – AVANÇADO, esquecendo o usuário doméstico, o qual é grande parte… enfim , eu adoro o WINDOWS e deixo um recado para o LINUX:

    Se não for possível olhar para todos, Olhe para a maioria, ela faz a diferença

  198. Impressionante como esse texto parece ter sido escrito por uma dupla-personalidade minha que eu não conheço 😀

    Acho que apenas o ítem 10 é diferente para mim, o resto, assino embaixo.

  199. É uma questão de costume. O autor do artigo está acostumado a usar o windows, então não há como ele encontrar um windows melhor que o windows no linux. Já eu, como uso linux há vários anos, também não consigo me acostumar com o windows, pois há uma série de aplicativos ausentes ou cujos equivalentes custam uma fortuna.

  200. Eu prefiro linux, pois ele me dá segurança e ele me dá mais possibilidade de aprendizado.
    Linux é mais bonito, é mais enxuto, é mais rápido, é melhor, é mais!
    Se adaptar aos programas do linux pra mim é a melhor opção, eu sou desenvolvedora web, por mim não faço questão de usar windows por causa de suas ferramentas.
    Sim, eu concordo que haja uma falha com relação aos clientes de IM, mas no meu caso não é imprescindível 🙂
    Espero que essas pequenas falhas sejam logo resolvidas e assim o mundo será mto mais livre!

  201. Eu utilizo os dois tb. Tenho o Windows Vista Home Premium e o Suse 10.2. Adoro o Linux, e ainda configurado xgl, Beryl… o windows não chega nem aos pés!!!
    Só tenho o Windows mesmo por causa de algumas incompatibilidades do Linux com alguns programas.. senão…

  202. o que foi dito,mostra o que acontece com a maioria dos brasileiros, a velha preguiça de querer aprender algo novo, e sai falando tudo qto e besteira, nao funciona e complicado , da muito problema, bla bla bla bla… e sempre a mesma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *