Por que pagar US$ 14 milhões por um domínio?

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O domínio sex.com foi vendido por 14 milhões de dólares. Seu primo, o sex.net, foi vendido por 7 milhões de dólares. Os dois custaram míseros 10 dólares por ano para serem registrados.

Este artigo tem como objetivo explicar o que está ocorrendo no mercado secundário de venda de domínios e a incrível valorização que alguns nomes têm obtido. Muitos empreendedores registraram nomes de domínios genéricos no início da internet com o objetivo de especular sobre a valorização destes endereços. Durante muitos anos estes domínios não tinham o menor valor comercial, porém com o passar do tempo o cenário mudou completamente.

A primeira grande mudança tem a ver com o volume de pessoas online. Hoje nós já somos 1,1 bilhão de usuários da rede. Apesar deste número absoluto ser muito grande, ele representa uma penetração de apenas 17% da população mundial. A rede ainda poderá crescer muito.

Quando um usuário de internet procura por determinado conteúdo, ele pode utilizar um instrumentom de pesquisa, como o Google, ou pode digitar diretamente no navegador um domínio que ele acredita que terá o conteúdo de seu interesse. Este tipo de navegação chama-se direct type-in. Por exemplo, imagine que alguém procura por cadeiras – então supõe que o domínio chairs.com terá o conteúdo que deseja. Como o número absoluto de internautas já é muito grande, o volume de tráfego que um domínio genérico pode ter devido ao tráfego direto (direct type-in) pode ser enome.

O aumento do número de pessoas online tem como consequência o aumento do tráfego direto em domínios genéricos.

Até o ano de 2002 este aumento de tráfego, era sentido mas não era valorizado pelo mercado. Afinal de contas, o que adianta ter tráfego se para você transformá-lo em dinheiro seria necessário criar e manter uma equipe comercial capaz de vender espaços publicitários?

O tráfego direto já era substancial, porém o processo para transformá-lo em receita era tão complexo e lento que o tráfego era considerado centro de custo na maioria dos projetos.

Porém, com o lançamento de um novo modelo de negócios, os links patrocinados, onde o anúnciante paga apenas quando clicam em seu anúncio, o panorama do mercado foi completamente alterado.

Os principais sistemas de links patrocinados são o Adwords, sistema que permite que você insira seus anúncios nas páginas de resposta do Google, e o Panamá, sistema que permite que você insira seus anúncios de links patrocinados nas páginas de resposta do Yahoo.

Os dois sistemas, tanto o Adwords quanto o Panamá, permitem que qualquer proprietário de site, ou apenas de um domínio, cadastre-se como afiliado e insira no seu site estes anúncios. O anunciante opta se deseja que seus anúncios sejam apresentados nas páginas de respostas do instrumento de pesquisa E/OU também na rede de afiliados.

Quando um proprietário de site cadastra-se nestes sistemas e insere o código HTML apropriado, anunciantes do Google ou do Yahoo passam a ser apresentados. Quando um visitante clica em um destes anúncios de links patrocinados, o instrumento de pesquisa recebe o valor pago pelo anunciante e paga parte desta receita para o afiliado.

Este sistema permite que qualquer proprietário de site ou de domínio tenha acesso imediato a milhares de anunciantes.

Este era o elemento que faltava para entender a valorização dos domínios genéricos. Se o domínio genérico for de fácil memorização e for representativo do seu segmento, ele terá um volume de tráfego direct type-in constante e crescente. Por outro lado, será fácil para o proprietário do domínio gerar receita com este tráfego; basta que se torne um afiliado do Google ou do Yahoo.

Por exemplo: imagine que um domínio genérico tenha tráfego direto de 100.000 usuários únicos por mês. Imagine que 25% dos visitantes clique em alguma propaganda de links patrocinados. Imagine também que o custo médio por clique seja de R$ 0,30/clique e que o afiliado receba 50% do valor do clique. Então este domínio gera receita mensal de R$ 0,30 x 100.000 x 25% x 50%, ou seja, R$ 3.750,00/mês. Um patrimônio que gera R$ 3.750 por mês e que tem taxa de retorno de 1% ao mês (poupança + 0,5%), tem um valor de mercado de R$ 3.750,00 x 1/100 = R$ 350.000,00

A soma do crescimento do tráfego direto mais a facilidade de monetizar o domínio através dos links patrocinados fez os preços dos domínios genéricos explodir !

Como a taxa de penetração da internet ainda é baixa e como o custo por clique das campanhas de links patrocinados tem crescido, investir em domínios genéricos é retorno garantido. Com o passar do tempo e a escassez de bons nomes de domínios para serem registrados, o mercado secundário de domínios deve tomar o lugar do mercado primário, ou seja, do primeiro registro. [Webinsider]

………………………………….

1. A empresa líder mundial na venda de domínios no mercado secundário, também chamado de ?aftermarket?, é a Sedo, representada no Brasil pelo Nomer.com, onde você pode verificar se o domínio de seu interesse está disponível.

2. Veja como calcular o valor comercial de um domínio através de seu tráfego direto em e-book gratuito em Avaliardominio.

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

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10 respostas

  1. Olá Ricardo tenho uma duvida, sou dono de um domínio que gera um alto trafego mensal porem acho que ganho pouco com ele, andei vendo as dicas que você deu sobre otimização de palavra chave, usei e não adiantou. Gostaria de saber algo que possa fazer para gerar mais ganhos com o dominio. Também gostaria de conhecer alguns sites que informam o valor das palavras ? chave como o adwords e se for possível algum site que informe as visitas mensais de domínios como o antigo terespondo, obrigado.

  2. Caro Vinicius:

    a) Fazer esse tipo de trabalho é ilegal?

    Não é. Porém lembre-se que estamos falando de domínios GENÉRICOS, ou seja: sapatos.com.br, mesas.com.br, telefonessemfio.com.br e etc…
    Domínios formados por nomes genéricos de categorias ou palavras em geral.

    Porém monetizar um domínio com uma MARCA conhecida, ou com um erro de digitação de uma marca conhecida pode ser considerado ilegal. Nos USA já existe uma lei clara sobre isso (Anticybersquatting Consumer Protection Act), porém na república da banânia ainda não existe uma lei específica, porém mesmo assim pode ser enquadrado no código civil atual…

    Eu realmente NÃO recomendo o registro de qualquer marca conhecida.

    b) Posso ser processando dependendo do nome que registrar?

    Com absoluta certeza ! Inclusive com a possibilidade de lidar com as perdas sofridas pelo detentor da marca. Já existe bastante jurisprudência no Brasil a respeito.

    No caso de marcas muito famosas normalmente o dono da marca envia uma carta extra-judicial e o proprietário do domínio (se não for bobo) abre mão imediatamente do endereço e o negócio fica por isso mesmo, afinal, qualquer processo no Brasil demanda 5 anos no mínimo e isso pesa…
    Porém o risco de um processo existe.

    Importante: Lembre-se que existem casos DUVIDOSOS.
    ===========

    Por exemplo: outside.com

    O domínio basicamente é formado por um nome genérico, porém também é uma marca de uma revista conhecida. Nestes casos a WIPO (World Intellectual Property Organization)tem se pronunciado em favor do proprietário do registro !

    Mais info em: http://ricardovazmonteiro.blogspot.com/2007/01/wipo-define-propriedade-de-domnio.html

    Conclusão: Marca BOA é aquela formada por nomes próprios… KODAK, KIBON, IBM e etc… e NÃO por nomes genéricos…

    Espero ter elucidado a questão.

    Ricardo Vaz Monteiro

  3. Olá Ricardo conforme pedido eis que coloco aqui minha dúvida.
    Atualmente estou pensando em montar um site para registrar alguns domínios com potencial de valorização e depois revendê-los por um preço digamos, razoável. Já tinha visto até um site explicando como ganhar dinheiro com parking de domínio só que perdi o link

    Sei que você não dá suporte mas estou com algumas dúvidas com relação a isso.

    Fazer esse tipode trabalho é ilegal?
    Posso ser processando dependendo do nome que registrar?

    Agradeço a atenção e parabéns pelo artigo

    Abraços

  4. Caro Alexandre:

    a) Obviamente a taxa de cliques/visitante depende do domínio, dos anúnciantes de links patrocinados e da interface. 44% de cliques/visitante é uma excelente taxa ! Parabéns !

    b) O valor do clique depende MUITO do mercado, por exemplo, para a palavra-chave california auto insurance quotes, o valor médio do clique é de R$ 114/clique – acredite se quiser !

    Então, o ideal é procurar domínios que tem tráfego direto mas que estejam inseridos em mercados onde os anunciante estão pagando CARO pelos seus cliques !

    c) Se o domínio gera R$ 3.750,00/mês, imagine que isso fosse um ALUGUEL, então o valor do ativo, deveria ser entre 60 e 100 vezes o valor do aluguel… ou seja, entre: R$ 225k e R$ 375k.

    Obrigado pelo seu post, você fez perguntas muito pertinentes !

    atenciosamente,

    Ricardo Vaz Monteiro

  5. $0,15 por clique?
    Tenho uns domínios Direct type-in que chegam a ter até 44% de cliques.
    Outros são domínios expirados que ainda constam em sites de busca e a porcentagem visita/clique varia muito.
    A maioria, eu coloco nesses sitesmas de parking ( Sedo e NameDrive ).
    Você fez uma conta supondo que o clique tem um valor de $0,30 e o dono do site fique com 50% logo $0,15 certo?
    Mas estes sistemas pagam bem menos; No meu caso está em 0,03 de Euros (varia de site para site mas esta é a média).
    Nos sites de conteúdo, o adsense também não paga tudo isso por clique.
    Confesso que já recebi alguns cliques bem acima disso que citei mas são minoria.

    Outra coisa que não entendi foi o valor calculado do domínio.
    Se eu possuo um site que gera R$3.750 no seu calculo, ele vale quase 100 vezes mais? Isto é, a pessoa que comprar vai ter que esperar 100 meses para ter o dinheiro investido de volta?

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