Uma busca wiki seria melhor que a do Google?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google tem bons produtos, se relaciona bem com a comunidade e tem uma filosofia positiva. Mas nada disso sequer se compara a um bom projeto open source, como o Linux ou a Wikipédia, por exemplo.

Embora o Google utilize bastante software open source, quase tudo o que eles fazem é proprietário. Uma das maneiras de recompensar a comunidade do software livre é empregar diretores de desenvolvimento de alguns programas; o internet messenger Pidgin (antigo Gaim) é um deles.

Mas será o bastante?

Sendo a busca uma parte tão essencial da estrutura da internet, será que é saudável que ela fique nas mãos de uma empresa e de software proprietário? A falta de liberdade, comunidade e transparência são problemas sérios quando se trata de algo tão importante quanto os resultados de uma busca na internet.

A Wikia, empresa por trás do software da Wikipédia e muitos outros projetos similares, comprou recentemente o Grub, um web crawler que utiliza computação distribuída para indexar sites de toda a web e deve abrir o código como um software livre.

Desta maneira, Jimmy Wales, o fundador da empresa, pretende aproveitar a inteligência da comunidade de programadores e editores, como fez no caso da Wikipédia, para criar um excelente buscador, com todos os benefícios do software livre.

Os quatro princípios do Search Wikia são:

1. Transparência. A maneira como sistemas e algoritmos operam deve ser aberta, tanto em forma de licenças open source como de conteúdo aberto e APIs.

2. Comunidade. Todos podem contribuir de algum jeito (como indivíduos ou organizações). Forte foco na comunidade e sociedade.

3. Qualidade. Melhorar significativamente a relevância e precisão dos resultados e da experiência de busca.

4. Privacidade. Deve ser protegida, não guardar ou transmitir qualquer dado de identificação.

Mais poder para publicadores

Wales disse em entrevista à Reuters: ?Se nós conseguirmos ter boa qualidade nos resultados de busca, eu acho que isso realmente mudará a balança de poder, saindo das empresas de busca de volta para os publicadores de conteúdo.?

Será?

Na sua opinião, a comunidade de software livre tem força suficiente para bater nos gigantes da busca?[Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

17 respostas

  1. Infelizmente as coisas não são tão simplistas como dito acima.
    A comunidade é constituída de muitos técnicos mediamos, aqueles que apenas copiam funcionalidades dos outros.
    Gênios são poucos, aquele que conseguem criar e inovar são muito poucos.
    São esses poucos que montam novas empresas ou as empresas fortes contratam.
    Apenas alguns, muitos raros, permanecem algum tempo criando para a comunidade.
    Condigo livre sempre vai haver, e sempre vai estar correndo atrás do código proprietário, salvo raras exceções e por tempo limitado.

  2. nenhum sistema está imune a fraudes..Podemos ver o exemplo dos fãs de chuck norris que descobriram como colocar um resultado no topo dos resultados do google e o fizeram..claro que após descoberto, tudo foi arrumado e assim deve ser com a wikia. No momento que houver alguma fraude, certamente terá uma alma boa pra consertar.

  3. Não tenho nada contra a comunidade Open Source, mas acho um pouco de ignorância falar que um buscador Open Source do Wikia venha a concorrer com o Google só pq a comunidade Open Source prefere assim.

    Pessoal, a comunidade Open Source é só uma parcela do total de usuários e não vejo força nessa comunidade para ditar a regra do buscador Open Source.

  4. O Google varre e indexa os websites da internet, com isso temos muitos websites que não valem a pena serem lidos ou mesmo visitados. Pois o Google não passa de um ROBÔ e não possui semântica para entender o que significa o conteúdo do website, ele apenas classifica de acordo com as palavras e links.
    Para uma busca mais aprimorada eu sugiro o DELICIOUS, pois ele possu um campo de busca e os websites são inseridos neles por HUMANOS, que sabem o que significa o conteúdo do website. Nele, literalmente, temos um buscador feito por pessoas, que adicionam seus sites favoritos…
    Nele temos apenas o que foi selecionado por quem faz a internet: os USUÁRIOS…

  5. Concordo com o Manuel Lemos, a relevância dos resultados será diretamente influenciada. Se hoje, que o código é fechado já ocorrem fraudes, imagine se fosse aberto? Sem condições, por mais força que as comunidades possuam acho muito difícil.

  6. A comunidade é infinitamente maior e mais poderosa que qualquer empresa.
    O ponto da privacidade pesa bastante para o lado o Search open source.
    Pessoal, transparência do algorítimo de busca, não é defeito. É qualidade!
    As busca do Google estão cheias de lixo! Inclusive nos links patrocinados. Somente com criatividade e a ajuda da comunidade é possível varrer este lixo. E é claro que deverá ser um trabalho continuo.
    As técnicas do Google são todas automáticas e cada vez erram mais.
    Acho que tem tudo para dar certo.

  7. Qualquer iniciativa open source deve ser encorajada, seja qual for o segmento que irá atuar.
    Quanto a força da comunidade de software livre temos vários exemplos bem sucedidos, e um deles eu me beneficio diretamente que é o Firebird, o banco de dados open source que não deve nada aos de código proprietário.
    O Google não ficará assistindo um movimento desses parado, pois a rapidez para reagir a situações adversas que colocou a empresa no patamar em que está sendo sua marca reconhecida como a mais cara do mundo!
    Pode ser que num futuro bem próximo o próprio Google abra seu código, permitindo uma maior interação com a comunidade de software livre e trazendo credibilidade dentro dessa comunidade, o que é bem vindo para qualquer empresa.
    O Google tem expandido seus negócios e hoje não é tão dependente das buscas como há alguns anos atrás, e falo justamente sobre isso em um de meus artigos no meu blog.
    Um abraço a todos e parabéns pelo excelente artigo.

  8. Não sou nenhum especialista em Internet ou na evolução desta pelos tempos, mas acho que o Google vai prevalecer, porque:

    O que interessa para o usuário é o resultado final de sua pesquisa, e não se o software é open source ou proprietário. Isso não importa. Logo, quando o Wikia se mostrar vulnerável à abusos que possam contaminar os resultados, vai cair por terra, e o Google vai se mostrar mais eficiente, exatamente por ninguém saber o que há por trás daquela página branca.

  9. (Muito cliche o que vou falar) Se os resultados das buscas realmente forem melhores, eh claro que a wikia ganhar mercado do google.

  10. Não existe certo e errado nas decisões das empresas entre escolher software livre ou proprietário, cada uma faz da forma que achar melhor. Se uma empresa muda para open source, deve ser para ganhar mais, e não para simplesmente recompensar a comunidade do software livre.

  11. Acho que o google vai durar muito tempo ainda… como nosso colega disse, eles não estão estagnados. Arrumaram outras formas de ganhar dinheiro, oferecem muitos serviços gratuitos… então não vejo mal nisto!

  12. Acho que sim, a comunidade tem muita força para bater gigantes como o google, sim hoje o google é um dos maiores buscadores da internet senão o 1º maior, mas a comunidade é maior ainda, existem muitos encorajadores e corajosos por sinal que gostariam de fazer parte deste projeto e, que com certeza, vai dar muito o que falar. Eu faço questão de participar. Não para ser um inimigo dos dito cujos, mas sim aumentar a potencialidade e a fama dos sistemas open source.

  13. A minha opinião é que a Google não vai ser mesmo pra sempre a líder em desenvolvimento. Como a Microsoft foi um dia, a Google tbm vai ser foi um dia!
    Mas acho que ainda não é o momento. A Google não está estagnada, está sempre mostrando ferramentas inovadoras e idéias que enlouquecem a concorrência. Acho que a Wikia é uma empresa que está conquistando seu espaço, mas parece estar tomando um rumo diferente, onde talvez, nem se torne concorrente direto da Google.

  14. Parece-me que essa proposta é um bocado ingénua.

    Existe um principio básico nas sociedades que dita que sempre que existe alguém fornecendo um benefício, existe mais alguém tentando abusar desse benefício.

    A pesquisa do Google se tornou dominante porque sempre foi a que forneceu resultados mais relevantes. Isso significa não só ter bons algoritmos para determinar a relevância dos resultados, mas também ser o mais imune possível a tentativas de fraude, como os esquemas de links pagos e outros tipos de fraude cometidas pelos ditos especialistas de SEO (Search Engine Optimization).

    Não me parece que o Wikia consiga combater a fraude com algoritmos abertos. É um jogo de gato e rato. Se os algoritmos são abertos, o rato fica o tempo inteiro falando para o gato onde ele está e este vai sempre conseguir apanhá-lo facilmente.

    Na prática isto quer dizer que quem quiser abusar do Wikia não vai ter dificuldade em abusar.

    Se por hipótese o Wikia se tornasse suficientemente popular, começariam a existir esquemas para abusar do Wikia para obter maior relevância nos resultados para sites que não são relevantes para as buscas feitas pelos usuários. Resumindo os resultados iam ficar poluídos e os usuários iam se desinteressar, ou seja, parece que dificilmente o Wikia alguma vez se vai tornar popular.

    Portanto, neste caso, o fato dos métodos de cálculo de relevância e prevenção de fraudes não serem divulgados, ou proprietários como lhes chamam, é uma vantagem que serve para assegurar a maior qualidade dos resultados do Google.

    Agora eu tenho dificuldade em entender porque o autor do Wikipedia e Wikia acha tão importante combater uma das melhores coisas da Internet: a pesquisa do Google.

    Não sei, mas parece uma atitude política, assim semelhante daqueles idealistas que confundem comunismo (do Wikipedia) com anti-capitalismo (do Google).

    Ou talvez seja para combater a teoria da conspiração de que o Google quer controlar a humanidade com algoritmos secretos que podem induzir as pessoas a algo que elas não querem mas não estão sabendo.

    Seja como for, tenho dificuldade em ver a utilidade do Wikia. Talvez o tempo mostre melhor para que vai servir ou não.

  15. Realmente estou pouco me lixando pra quem é o dono da tecnologia.

    Quero encontrar exatamente o que procuro e de graça.

    E isso o Google faz, com maestria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *