A luta em Tropa de Elite e a luta pela cultura livre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Depois da entrevista do Mano Brown ao programa Roda Viva, resolvi ouvir toda a discografia dos Racionais. Coloquei tudo no iPod e fiquei mais de uma semana, só ouvindo o retrato deles da periferia paulistana.

Já tendo ouvido tudo mais de uma vez, fui ver Tropa de Elite no cinema. Foi como ver aquilo que passei uma semana ouvindo. O filme é muito mais violento do que eu suporto. É, de longe, o filme mais violento que eu já vi. Filmes de terror, como Jogos Mortais ou O Albergue, não me afetam, porque sei que são ficção.

Mas Tropa de Elite retrata algo muito mais próximo da realidade da periferia dos grandes centros urbanos, como disse o Chico Buarque: a periferia da periferia da periferia.

Um soco na cara

Eu cheguei a ficar literalmente enjoado, não sei se por causa da violência, da câmera chacoalhando, ou do gnocchi com muito queijo que comi no Spoleto. Diferentemente de Cidade de Deus, o filme não é bonito. É feio. Não tem poesia. É um soco na cara da gente. Ao ver a ação do Bope, percebi que será muito mais difícil e levará muito mais tempo para mudar certas coisas no Brasil do que eu jamais imaginaria.

A internet ajudou o filme a ser um sucesso

Como disse Michel Lent aqui no Webinsider, “Levando em consideração que a bilheteria do cinema é parte impulsionada pelas campanhas de marketing, mas principalmente alavancada pelo boca-a-boca, Tropa de Elite já contaria neste momento com milhões de ?agentes? de marketing. Quem viu a versão pirata diz que o filme é muito bom; boa parte, inclusive, quer ver novamente no cinema. Se metade dos três milhões de espectadores resolver ir ao cinema de novo e convencer pelo menos mais duas pessoas, o filme já faria perto dos cinco milhões de espectadores”.

?Pirataria? e a luta pela cultura livre

A questão sobre a legalidade de se baixar filmes e música na internet ainda não é absolutamente clara. Não há consenso absoluto se, no Brasil, é ilegal fazer isso. Mas há quem lute para que não seja, para que a informação não possa mais ser controlada como propriedade privada em nenhum lugar e para que a internet não seja controlada por nenhum governo.

Eu me recuso a chamar quem baixa arquivos na internet de pirata. Concordo com John Perry Barlow, que sintetiza de maneira clara a posição da luta pela cultura livre: “Piratas são pessoas malvadas que atacam embarcações no alto mar, matam todos a bordo e roubam tudo o que tiver valor. Não são pessoas que encorajam outros a ouvir as mesmas músicas de que eles gostam. Além disso, não vejo como alguma coisa possa ser roubada se ainda a tenho. Propriedade é algo que pode ser tirado de alguém”.

Se não estará provado, pelo menos haverá mais um caso no qual a distribuição livre da informação mais ajudou a gerar receita do que atrapalhou.

O filme teve um incrível sucesso o primeiro fim de semana. O longa levou aos cinemas 180 mil espectadores no seu primeiro fim de semana. Foram 140 cópias exibidas em 171 salas, o que dá uma média de 1.052 espectadores por sala. 48% maior, por exemplo, que a ?A Grande Família?, o filme brasileiro mais visto em 2007.

Já, se comparado a ?Carandiru? ? o nacional que teve a melhor a abertura desde a retomada ?, o Tropa de Elite ficou 38% abaixo. Em relação a ?Cidade de Deus? foi 90% melhor. E ainda, comparado a ?Dois Filhos de Francisco? – o filme brasileiro que alcançou o maior número de espectadores nos últimos anos ? teve um desempenho 46% acima.

(fonte: Banco de dados do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do município do Rio de Janeiro. Via Chico Neto no Radinho)

Haverá uma mudança de atitude?

Aos poucos o próprio mercado está percebendo que na internet não adianta, e não vale a pena, tentar controlar a informação e mantê-la como propriedade privada. Jornais como o NY Times recentemente liberaram seu conteúdo, que antes era pago. Lojas de música como a nova da Amazon estão vendendo arquivos para download sem DRM.

Será que vai demorar até a indústria cinematográfica entender como funciona a internet? [Webinsider]

.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

18 respostas

  1. Eu gostei do filme! Assisti e indico a todos que assistam. Na minha opinião, ao contrário do que muitos dizem, o filme não apresentou uma realidade diferente da que já me acostumei a ver na televisão. O que ele apresentou sim, como excelente novidade, foi a importante brecha a reflexão do quanto podemos estar errados sobre o que acreditamos ser o nosso papel dentro dessa sociedade. Será que somos mesmo os responsáveis por toda essa violência? Será que já estamos tão acostumados a ela que já nem enxergarmos mais como causa ou efeito? Ou será que diante dessas questões o melhor mesmo é discutirmos sobre pirataria e cultura livre?
    Existe aqui alguém que aceite trabalhar sem ser remunerado? Acredito que não. Enxergarmos o ato de fazer cópias, ou ?baixar arquivos? como crime, ou não, é simples. Pergunte ao autor da obra qual a finalidade da mesma. Se ELE disser que é uma obra com fins lucrativos, o simples ato de copiar constitui crime. Então, não sejamos tão contundentes com nossas opiniões. Afinal, como colocou um dos ?comentarista acima?, ninguém admitiria perder horas de trabalho mental para de repente aparecer uma pessoa e divulgar a sua obra sem a sua autorização, pior… Lucrar com isso. Acho ?bonito? ver alguém escrever sobre pirataria e luta pela cultura livre sem mencionar, em nenhum momento, o possível custo da obra em questão e ainda acreditar estar certo. É mais bonito ainda ver que existem pessoas que defendem a pirataria e nem ao menos sabem qual é a diferença entre liberdade de expressão e direito de autoria. É bonito…! Ótimo que possamos discutir sobre um assunto tão extenso de forma tão contundente, mais sem nenhuma base teórica disso. Afinal, a nossa opinião é tudo o que temos, não é mesmo!? Isso sim é liberdade de expressão. Isso sim é LUTA pela CULTURA LIVRE!!! O que nos resta é apenas falar ou escrever o que pensamos. Pouco importa se estamos utilizando trechos de outro autor, ou se não temos base científica para darmos suporte aos nossos raciocínios. O que importa é sermos ouvidos! Estamos todos, a tanto tempo, de olhos vendados e sufocados, com um pano na boca, que não nos resta outra saída senão a de sermos o que por anos nos ensinaram a ser: hipócritas, imorais e corruptíveis. Não importa a que custo a nossa comida venha a nossa mesa, o que importa é que a nossa barriga esteja cheia. O que importa não é se metemos a mão no que é dos outros e sim que ninguém meta no que é MEU…
    Enfim, eu só posso concluir que o filme foi uma MARAVILHA e que diante de uma sociedade como a nossa, ele é o melhor instrumento de debate e auto-reflexão que já vi até hoje.

  2. Desculpas aos demais Leitores!!!

    O Sr. Leonardo é um tipico brasileiro, safado e que apoia o que é errado(no minimo um playboy safado e maconheiro que quer levar vantagem em tudo por que tem $$$$ ou faz parte da massa bestializada da nossa sociedade que dá dinheiro ao marreteiro que repassa isso aos que recebem aos meganhas que recebem esse ARREGO), de qualquer forma e apenas mais um imbecil que faz com que o filme Tropa de elite não fuja tanto assim da realidade social do Brasil. Todo Mundo ta cansado de saber que a pirataria só ajuda a lavagem de dinheiro, entrada constante de armas ilegais juntamente com o material ilegal. Isso só contribui para que as estatisticas da criminalidade aumentem. Enquanto o Brasil não acordar e não perceber que passar a perna no outro(levar vantagem em tudo) está nos levando cada dia que passa mais para o burraco, nos estamos fadados a viver cada dia mais com um bando de ladrões no poder politico, traficante como grande mandante das favelas, e tendo que ler comentarios idiotas de um imbecil na web que no minimo acha que levar vantagem em 10 ou 15 reais ele e mais esperto que os demais.
    E por isso que o cinema nacional é ruim e nossa musica está cada vez pior, pra que comprar se eu posso roubar. Mais enquanto isso o artista leva o que???
    Imagina você trabalhar o mês todo é no final do mês um moleque para fumar uma pedra te rouba e ainda te dá um tiro.
    As proporcões são diferentes mais no final roubo é roubo com latrocinio ou não.

    Antes de escrever barbaridades informe se…

    Se vc acredita que ninguem é incorruptivel vc merece ser roubado todo dia

  3. Babaquice…
    Eu compro CD Pirata…
    Melhor do que pagar R$ 30 ou 40 num CD Original…
    Otário é quem compra!

    Tropa de Elite é a realidade que ocorre no Rio de Janeiro, a polícia massacra o povo favelado envolvido ou não com o tráfico.

    Polícia gosta de ARREGO.

    BOPE não é isso tudo não!
    Não existe instituição incorruptível.

    =)

  4. Olha o que foi dito:

    NÃO CONSTITUI ofensa aos direitos autorais:
    ?
    II – a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, SEM INTUITO DE LUCRO;

    Logo, de acordo com a lei, o ato de eu baixar um arquivo da internet somente p/ o meu deleite, até o momento não é constituído como crime.

    A pessoa que tirou essa conclusão da lei não tem discernimento do que significa PEQUENOS TRECHOS.

  5. Para mim há dois tipos de pirataria, a saudavel e a maléfica. Por mais que a venda de cds piratas do filme tenham ajudado no marketing do filme, eu a acho errada,devido ao fato de alguem estar lucrando com a venda destes cds piratas. Em contrapartida, apoio o compartilhamento digital de musicas filmes e o que quer que seja desde que não haja fins lucrativos.

    E para os desavisados, de acordo com a Lei nº 9.610, de 19.02.1998:

    NÃO CONSTITUI ofensa aos direitos autorais:

    II – a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, SEM INTUITO DE LUCRO;

    Logo, de acordo com a lei, o ato de eu baixar um arquivo da internet somente p/ o meu deleite, até o momento não é constituído como crime.

    Em contrapartida, sobre a comercialização pirata do filme:

    Título VII – Das Sanções às Violações do Direitos Autorais

    Art. 101. As sanções civis de que trata este Capítulo aplicam-se sem prejuízo das penas cabíveis.
    Capítulo II
    Das Sanções Civis

    Art. 104. Quem vender, expuser a venda, ocultar, adquirir, distribuir, tiver em depósito ou utilizar obra ou fonograma reproduzidos com fraude, com a finalidade de vender, obter ganho, vantagem, proveito, lucro direto ou indireto, para si ou para outrem, será solidariamente responsável com o contrafator, nos termos dos artigos precedentes, respondendo como contrafatores o importador e o distribuidor em caso de reprodução no exterior.

    no mais p/ não alongar demais, no meu blog pessoal fiz um pots a um tempo atrás sobre estes tipos de pirataria:
    http://myfuzaka.blogspot.com/2007/09/um-viva-pirataria-sadavel.html

  6. Tenho tentado entender porque acham que o filme é fascista, afinal não estamos na Itália e Benito Mussoline está morto. Aí eu vi o conceito de fascismo no wikipedia:
    O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, e durante seu governo (1922?1943 e 1943?1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.

    Ah tá! O filme é fascista porque os policiais do BOPE usam uma farda negra… Entendi!!! ahahaha

    Quanta gente metida a besta nesse mundo!

    Eu assisti o filme no piratão e vou assistir de novo no cinema porque o filme é muito bom e não perde em nada pra nenhum do Tarantino.

    Ah! Se o Tarantino tivesse feito esse filme a imprensa estaria chamando ele de fascista?

  7. Sobre o filme: Baixei da internet e ja assisti 3x no cinema. A unica coisa que lamento é que ele apenas mostra os peões da sociedade que fazem o trabalho sujo. Deveria ter mostrado os financiadores que trocam de diretor de negocios (traficante) quando esse ja tiver vida util no fim. Ou vai me dizer que um cara no morro se torna traficante tendo mercadoria em mais de 1 milhao em coca ?. É violento, é real e virou filme. A anarquia empera nos lugares e enquanto os governos e ministros assinam documentos e sorriem, a guerra continua sobre aplausos.
    Sobre a internet e pirataria: Nos anos 90 tiveram a ideia fantastica da livre degustação da musica ou filme nas grandes redes varejistas. Tambem em pequenas lojas de musica voce pega o cd, bota no aparelho e ouve nos fones. Pois é, a internet é essa demo voltada ao seculo 21, ou seja, entregue em casa.
    PS: A quem disse que era facista, fala isso pros homens de gravata vermelha na america latina, so na america do sul sao uns 5.

  8. Pirataria é crime, distribuir e baixar filme, musica ou qualquer outro material na internet sem autorização do autor é crime. Você pergunta: Será que vai demorar até a indústria cinematográfica entender como funciona a internet?
    E tem coragem de falar que o filme é violento. Se espantar com a violência.

    Sim, o filme é violento, é real, assim como a pirataria também é, desde o cara que compra o cd e distribui na internet até o chinês que faz multiplas cópias e põe na mão de um camelô, que vende, que briga com a polícia, é preso e pode até te matar se você estiver no caminho dele.

    O Brasil é violento, a ignorância é violenta, a hipocrisia é violenta… uma violencia muitas vezes oculta, falta educação, falta um monte de coisas.
    Haverá uma mudança de atitude? Isso depende de TODOS, sem exceção, política, internet, governo, mídia, tudo feito e controlado pelo homem, pelas suas regras, não sei se haverá uma mudança, mas o principal é cada um fazer o seu papel pra melhorar.

  9. Fiquei meio embasbacado pois é um filme que valoriza a repressão e não o combate ao crime, tendo em vista que os heróis cometem um caminhão de crimes também. Mas não é de se estranhar que tenha faça tanto sucesso entre a população, que em grande parte acha que tudo é permitido no combate ao crime, mesmo o uso de práticas criminosas. Quanto a pirataria, acho difícil acabar, tendo em vista o sistema em que nos encontramos.Um abraço.

  10. Depois da entrevista do Mano Brown ao programa Roda Viva, resolvi ouvir toda a discografia dos Racionais. Coloquei tudo no iPod e fiquei mais de uma semana, só ouvindo o retrato deles da periferia paulistana.

    Levando em consideração a sua empolgação com o tema, creio que você gastou cerca de R$ 200,00 adquirindo todas as músicas online e colocou-as no seu iPod, para que fosse possível a total imersão na atmosfera do filme.

    Perguntar a esmo se haverá uma mudança de atitude não é eficaz se as próprias pessoas não dão o exemplo.

    Em tempo: Todos os programas que utilizo são registrados, assim como o álbum de músicas que ouço no meu celular neste exato momento foram extraídas hoje pela manhã do meu CD original Brothers in Arms do Dire straits – reprodução para uso pessoal, permitido por lei, só para lembrar, até porque ainda existem CDs sendo vendidos (sim! ainda são vendidos custando cerca de R$ 25,00 e no encarte vem letras, arte, informação sobre banda, etc.) e se todo mundo, só para variar um pouquinho, andasse fazendo as coisas sem jeitinho brasileiro acredito que esse país poderia dar certo.

    Mas isso não tira o brilho do seu texto, que está muito bem escrito. Retratou fielmente a opinião da maior patologia pós-moderna, que é a do eu não tô nem aí, vou defender o meu e pronto… viva a cultura livre, mas que acharia errado, tenho certeza, se eu pegasse 100% do texto que o senhor fez e reproduzisse, inserindo o meu próprio nome, ignorando todas as horas de trabalho, esforço e conhecimento utilizados para a sua construção.

    É isso aí… Se tem pouca farinha, então que o meu pirão saia primeiro.

  11. O filme não é mais violento do que a realidade de alguns.
    O filme é ótimo! Ele tem um roteiro ótimo, uma edição que prende você do começo ao fim, personagens interessantes e não superficiais, atores ótimos e claro, ação! Coisa que não vemos em filmes nacionais.
    Tropa de Elite é o filme do ano, pois gerou o interesse pelo cinema até nas classes D, E e F!! Que maravilha isso hein? Taxistas falando de cinema!!! Coisa boa!
    Se o BOPE é isso ou aquilo, você realmente se importa? De verdade?
    Tem gente em SP que tem saudades da ROTA, num é mesmo?
    E quem não deu uma risadinha, quando viu um bandidão (não um fogueteiro qualquer, menor de idade) tomando tapa na cara?
    Troca de valores? Sociedade distorcida? Isso é cinema! Vamos discutir nossos erros com imagens exacerbadas. Nada deve ser leve, senão vira filme da Xuxa.
    Além do mais, quer coisa mais legal do que mostrar ao povo que a classe média que banca o tráfico, de forma tão evidente?
    Missão dada é missão cumprida!

    Abraços!

  12. A indústria fonográfica, cinematográfica, visual e cultural brasileira e mundial, como um todo, precisa parar de lutar contra a maré, ser criativa em suas formas de ganho, buscar novos conceitos de lucros e investir neste novo mercado, o mercado livre (sem trocadilho) da internet mundial. Isto não é uma onda, é um caminho sem volta.
    Parabéns pela sua franqueza e transparência neste artigo.

  13. Realmente, o filme foi muito violento como você disse, e claro retrata e muito a violência em nossas terras. Agora, eu achei, na minha opinião mesmo, que foi um filme desnecessário pois esse tipo de coisa você já ve ao vivo nos jornais, revistas, telejornais e internet, não precisavam fazer um filme mostrando a realidade nos grandes centros. Até mesmo em uma entrevista ao bope falaram que o filme retrata muita violência mais eles não chegam a fazer 10% daquilo que mostra no filme. Até mesmo eles entraram com um processo judicial contra o filme pois mostram uma coisa que não é realmente o bope.

    E sobre a liberação de conteúdos privados na internet fazendo os mesmos serem frees (o tão clamado pirataria) nunca vai acabar, e o filme fez tanto sucesso antes de estar no cinema que todo mundo já sabia o que ia acontecer, mas mesmo assim ainda foram ao cinema para ver. Essa liberação de conteúdos privados na internet não tem fim, é uma coisa que veio para ficar e ninguém, mas ninguém mesmo pode fazer nada para proibir.

    Por isso mesmo eu sou a favor de software livre (open source), porque não podem ter (free movies?, free documentarys, free televisions e por ai vai) ahahaha.. agente viaja, passa por umas e outras mas acaba se rendendo há pratica dessa liberação. Até mesmo quem tem dinheiro para comprar coisas originais acaba pegando na internet coisas privadas. Impossível não pegar. sou a favor, de liberar geral, afinal, a internet está ai para isso e muitas outras coisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *