Mercado de tecnologias 3d para web está em alta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde seu surgimento, a internet revolucionou o modo como as empresas e profissionais lidam com seus clientes. Como canal de comunicação vem crescendo em proporções geométricas e vai incorporando várias tecnologias que auxiliam as empresas a divulgar melhor seus produtos, marcas ou ideais.

Essas tecnologias se adaptaram ao mundo da internet e hoje são peças fundamentais para o desenvolvimento de campanhas online, hotsites, novos produtos e sites focados na consolidação de marca.

E o que podemos esperar das novas tendências? Um futuro que talvez esteja mais próximo do que imaginamos é o 3d para web.

A tecnologia 3d envolve um simples conceito: inserir a profundidade no plano bidimensional, que é o padrão comum à internet mundial. A profundidade é um terceiro plano, responsável pela geração de imagens e tecnologias 3d.

Hoje em dia já podemos encontrar uma serie de players e plugins que possibilitam essa integração do 3d para a internet, o que ocorre através de engines conhecidas no mercado, como Flash Player, Java, Open GL e Active X, dentre outros

Este mercado está em profundo crescimento e promete ser o próximo boom da internet mundial. Acredita-se que a tecnlogia 3d irá revolucionar o modo como as empresas irão apresentar seus produtos através do navegador web.

As possibilidades

A utilização de recursos 3d na web é a mais variada possível. Algumas que mais se destacam:

Apresentação de protótipos 3d. Trata-se da apresentação de um produto em escala real ou reduzida totalmente em 3d. Pode ser vista em diferentes ângulos e manuseada de forma virtual pelo cliente, útil em produtos como um novo celular, um automóvel ou até mesmo um edifício ou uma casa.

Ambiente virtuais 3d. Possibilitam um passeio virtual por dentro de um ambiente, com visita a cômodos e diversos setores. O lançamento de um edifício, por exemplo, onde o cliente pode subir até o apartamento em oferta.

E-commerce. Em variados segmentos, como por exemplo em lojas de confecção, onde pode ser exibido um modelo digital, com movimentos, vestido com a roupa ofertada.

As possibilidades são inúmeras e podem revolucionar o modo como as empresas se comunicam com seus clientes via web. [Webinsider]

.

<strong>Tom Carvalho</strong> (tom@tomcarvalho.com) é designer especialista em interfaces de impacto com Flash e mantém o <strong><a href="http://www.tomcarvalho.com/" rel="externo">Tomcarvalho.com</a></strong>

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Faço as palavras do Junior as minhas, não nos enriquecessemos apenas com os artigos, mas também com os comentários feitos pelos usuário, isto já é um exemplo prático dessa nova interação dos usuários com sites, sistemas webs e os vários meios hoje de ter seu cliente cada vez mais próximos.
    Ótimo artigo.

  2. Excelente! Por isso estou sempre lendo as materias do Web Insider, me enriqueço muito aqui. Ja vou me posicionar nesse segmento. Sou muito grato a todos que escrevem para esse portal. Vcs são mestres. Até

  3. Olá Tom,

    É muito bom saber que a cada dia surgem novas oportunidades na área de informática. Essa é uma área que esta em constante expansão e acho que nunca vai parar. Essa é mais uma oportunidade de trabalho, tanto para técnicos e designers quanto para empreendedores que querem montar negócios na web.

    Parabéns pelo artigo!

    Leonardo Cabral
    http://aumentesuasvendas.blogspot.com
    http://butecodocabral.blogspot.com
    http://arsenaldigital.blogspot.com

  4. Gostei do texto, Tom.

    Acredito que a mensagem mais importante do seu artigo é a constante necessidade em aprimorar a experiência de navegação dos usuários, sem abandonar sua usabilidade.

    Entendo que os recursos 3D permitiriam que novas soluções fossem estimuladas aos usuários. Mais do que simples avanços publicitários, as empresas encontrariam novas formas de comunicar produtos e serviços.

    Difícil mesmo é saber qual será o limite da inventividade corporativa quando o 3D se tornar prática comum.

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *