Letrista do Grateful Dead iniciou o Orkut no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muita gente se pergunta por que o Orkut fez tanto sucesso no Brasil. Até o New York Times investigou o assunto sem chegar a uma conclusão. Existem muitos motivos para essa rede de relacionamentos ter explodido aqui, mas existe uma grande possibilidade de que a sementinha tenha vindo de John Barlow, ativista digital e um dos letristas da banda Greatful Dead. (Neste vídeo ele revela sua história.)

Barlow foi um das primeiras cem pessoas a receber cem convites para o Orkut e, a título de experimento e por acreditar na força das redes no Brasil, resolveu enviar todos os cem para conhecidos dele aqui.

Justo quando o Orkut ainda estava engatinhando, o espaço ainda não tinha dono, Barlow atraiu um número substancial de geeks brasileiros falantes de português.

As outras 99 pessoas que distribuíram convites provavelmente enviaram apenas uma parte e para falantes de inglês que tinham outras alternativas de serviço, como o Friendster ou o MySpace.

Já os convidados de Barlow perceberam a oportunidade de colonizar um espaço onde o inglês ainda não tinha se estabelecido como padrão.

Havia coesão entre os early adopters brasileiros em relação à vantagem de ter uma rede social onde a primeira língua fosse o português. E os convites chegaram em grande quantidade, no tempo certo e para as pessoas certas – heavy users da web. Em fevereiro de 2004 publicamos aqui o primeiro artigo sobre o Orkut.

O criador do site, o Sr. Orkut Büyükkökten, disse ao repórter do New York Times que suspeitava que alguns de seus amigos tinham muitos conhecidos no Brasil. Isso é parcialmente verdade. Barlow de fato conhece muitos brasileiros, mas a ação foi premeditada e se tornou um caso a ser estudado de epidemia social, parecido com os descritos no livro O Ponto de Desequilíbrio do autor americano Malcolm Gladwell. [Webinsider]

.

Juliano Spyer (www.julianospyer.com.br) é mestre pelo programa de antropologia digital da University College London e atua como consultor, pesquisador e palestrante. É autor de Conectado (Zahar, 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Se esse foi o início da disseminação do orkut no Brasil eu não sei, mas o real motivo de ele ser tão popular por aqui é porque brasileiro adora fuçar sobre a vida dos outros!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *