Em busca do contrato perfeito – considerações finais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Um contrato é a experiência acumulada de sua empresa em forma de cláusulas. Tenha em mente que você não está fazendo um site ou um sistema para o cliente, mas cumprindo um contrato de um site ou sistema.

Desconfie do cliente que não quer contrato

Fechar projeto sem contrato é algo temeroso, tanto com clientes novos, que você não conhece, como com antigos, quando certa intimidade pode criar um clima pouco profissional.

O contrato será sempre a referência do que foi acordado. A falta de contrato favorece quem paga, que tem a força de pressão, pois está pagando.

Comece com pequenos contratos

Para quem começa, é melhor pequenos contratos para amadurecer as cláusulas, do que grandes mal fechados.

Geralmente, um cliente novo e experiente tenderá a lhe dar algo pequeno para depois ir adiante com novos, procure, assim, se estiver começando, não forçar a ampliação do escopo.

Contratos menores e mais rápidos são mais fáceis de se ganhar dinheiro dos que os muito grandes, principalmente, para quem não tem experiência.

Assuma que não pode atender a expectativa do cliente, quando for o caso

Avalie, de pronto, se a expectativa será atendida com o seu trabalho e caso não seja, aponte os problemas e sugira nova abordagem, ou mesmo diga que é incapaz para atendê-lo, até indicando outra empresa.

Ele lembrará de você quando precisar de algo na sua área.

Conclusão

Um contrato quase perfeito é aquele que ambas as partes saem satisfeitas ao final.

Portanto, o bom contrato parte do princípio que haverá diversas etapas que darão às partes a possibilidade de saber se estão no rumo certo, evitando problemas de falsas expectativas.

Para o prestador, é a certeza que irá receber ao longo do projeto. E para o cliente de que está recebendo o serviço combinado.

Nossa cultura brasileira não é a de empresários, mas sim de funcionários que ganham salário no final do mês.

Assim, você só vai ser remunerado, conforme a sua capacidade de delimitar e cobrar bem pelos seus serviços e se ater estritamente ao que foi combinado.

90% dos problemas que ocorrem em projetos são o resultado de contratos mal feitos!

Ou seja, o trabalho de um prestador de serviços web começa sempre quantificando o que será entregue. Enquanto isso não acontecer, você vai trabalhar de graça, pagar para trabalhar ou ganhar muito pouco.

Discutir tudo na elaboração do contrato terá forte impacto no resultado final, garantindo, aliás, novos clientes, a partir da indicação daquele que ficou satisfeito.

O contrato, por fim, é algo que deve sempre ser aprimorado, pois a cada problema, novo item deve constar dos futuros. É peça viva, como software, que deve ser sempre aperfeiçoada a cada tropeço.

Boa sorte! [Webinsider]

…………………
A série toda:
Em busca do contrato perfeito: um livro em capítulos
Em busca do contrato perfeito 1: tipos de contrato
Em busca do contrato perfeito 2: a entrevista
Em busca do contrato perfeito 3: a minuta
Em busca do contrato perfeito 4: o escopo
Em busca do contrato perfeito 5: itens do documento
Em busca do contrato perfeito 6: como cobrar
Em busca do contrato perfeito 7: o detalhamento
Em busca do contrato perfeito 8: nomear a entrega
Em busca do contrato perfeito: considerações finais

.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. A pouco tempo iniciei um trabalho como cliente, sem contrato.

    Erro grandissimo, o cara que era conhecido (mas nao amigo) nao e do tipo caloteiro, mas e do tipo desorganizado. Resumindo por mais profissional que o cara seja sem o contrato nao ficou estimulado a ter disciplina.

    ficou prometendo contrato e nada e nisso

    Paguei 25% do valor e o cara comecou mudar de discurso quando eu cobrava o que foi combinado por comunicacoes de email e skype.

    Com medo de pagar mais e continuar a mesma coisa eu parei de pagar e redigi um contrato com todos os minimos detalhes, valendo lembar que ambas a partes nao pode apenas indexar o que sera feito, tem tambem que descrever a funcao de cada item.

    eu achei mais seguro fazer esbocos de ate mesmo do skin e descrever cada funcoes e como deveria funcionar e como nao deveria.

    Dei definicao a tudo ate mesmo o que significava entrega definicao o que era bugs e bugs aceitaveis de assistencia tecnica e o que cobria descrevendo tudo para ateh o mais leigo entender.

    E muito importante definir tudo ateh como sera a cor do botao de navegacao

    Erro mais comum em contrato e o do codigo fonte definir licensiamento de autor ou seja vc eh o dono do Codigo fonte. A pouco tempo vi um processo que a prefeitura de Sao Paulo definiu errado quando a intencao era ter o codigo fonte e seriam os donos do codigo eles descreveram que estariam licensiando todo o projeto, 200 mil reais depois a Prefeitura alem de pagar para o desenvolvimento tiveram que pagar anualmente para licensiar o que encomendou o juiz deu resultado desfavoravel a prefeitura.

    Eh importante ter todo contrato revisado por advogado, mas importante ainda eh vc colocar tudo em escrito antes de trazer ao advogado, eles nao sao da area apenas avaliam a linguagem do texto.

    Vc e que tem que pensar em todos os detalhes ate definir que tipo de hosting e recomendado quanto custara manutencao e definir com riquezas de detalhes o que e manutencao desde preco ate os horarios que atende e dias que nao atende, definindo o que e tempo razoavel de resposta e tambem resolucao do problema e dar categorias de tipo de problemas de 3 a 4 niveis e definir o que eh tempo razoavel para cada categoria…… e que manutencao nao e upgrade

    Clausulas de punicao para ambos os lados principalmente ao que se resume em pagamento e tambem funcionalidade e tempo de entrega, tenha olerancias de dias definidos (sem punicao) mas seja rigido e que quanto maior a demora maior sera a punicao, crescendo gradualmente dependeno da gravidade e tempo.

    —–Minha historia

    O rapaz ainda nao assinou o contrato, estou na fase final de revisao, o projeto e de complexidade media valor $30 mil.

    Eu nao paguei mais nada, mas tenho o dinheiro e sem contrato eu nao pagarei mais nenhum centavo.

    Nunca de dinheiro em maos mesmo com recibo timbrado, pague com cheque ou deposito bancario na conta da empresa ou com o nome da pessoa (nunca terceiros).

    Exija recibos definindo exatamente o que foi feito nao seja timido peca que seja relatado o que foi feito e descrever a funcionalidade ou crie vc mesmo o padrao e envie para o prestador de servico para assinar.

    Nunca assine aqueles contrato sem sentido com duas paginas de clausulas, mesmo projeto simples precisa de definicao, eu ateh anexei a planta do projeto para ser vinculado ao contrato.

    Ah! eh obrigacao do contratante fazer tudo visualmente facil de entender, faca esbocos explicativos eu geralmente faco o desenho de como quero a aparencia e explico a funcionalidade no proprio esboco, nem pense que o desenvolvedor ira ler sua mente.

  2. Caro amigo, parabéns e muito obrigado pelas informações compartilhadas!
    Distribuindo assim teus conhecimentos fazes com que todos cresçam e colaborem ainda mais com o crescimento de outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *