Telefonia brasileira, os custos mais altos do mundo

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Quer dizer que a Telefônica irá amargar um prejuízo de R$ 24 milhões, por conta de um desconto aos assinantes em razão daquela pane em São Paulo? A informação consta no balanço semestral e foi reproduzida pelos jornais. Os clientes receberão abatimento equivalente a cinco dias de serviço.

Puro marketing.

Embora apresente lucro 6% inferior ao do primeiro semestre de 2007, os R$ 24 milhões de prejú não soam nada mal para quem teve um lucro líquido de R$ 1,12 bilhão somente neste primeiro semestre de 2008. Também de acordo com o balanço oficial.

Se vamos ter desconto por panes e serviços prestados horrivelmente, é bom começar a calcular a fatura dos últimos dez anos de telecomunicações no Brasil.

Quero saber quando vamos ter o reembolso pelas incontáveis e inexplicáveis quedas de conexão, durante horas, dos serviços de banda larga. Não apenas da Telefônica, mas também ? e talvez principalmente ? da Telemar. Ou seria Oi?

Não, agora deve ser Oi-Telemar. Muita gente adoraria dizer Tchau, Telemar. Mas, não pode. Claro que não pode. Vai para onde?

Quando teremos o reembolso pelas mensalidades exorbitantes, com valores diferenciados e superfaturados em diferentes Estados brasileiros?

Também quero minha bufunfa retroativa por pagar uma velocidade de conexão e, na prática e vida real, ter metade dela.

Aceito, de igual modo, uma compensação financeira pelo dano moral e psicológico de ver meu vizinho, que além de uma esposa bonita e que sabe cozinhar, tem conexão de 4 Mb enquanto eu, logo aqui ao lado e com fome (favor imaginar aspas), não posso. Nem pagando. Nem implorando.

Olhando pelo lado positivo, já foi pior. Quando a 10 metros de casa todos na rua tinham banda larga e o careca aqui, cruzado uma esquina e uma pracinha, ligava todos os dias à operadora para questionar igualzinho a uma criança pequena: por que eles podem e eu não? Se eles podem, também posso.

Uma compensação financeira por este trauma é, no mínimo, recomendável.

Se não tem concorrência, então a solução é apelar às cabeças pensantes do governo e criar uma super-tele (sena?) ilegal e imoral, a Brasil Telecom-Oi. E agora, será BrOi-Telemar? Tanto faz. Nome-fantasia, nome de registro, nome popular, o resultado converge na mesma direção.

A compra da Brasil Telecom pela Oi é uma operação viciada, a exemplo da própria privatização da Telebrás em 1998. Curioso é que, com toda a mídia enaltecendo os benefícios da negociata até os dias de hoje, poucos lembram que o consumidor brasileiro arca com custos entre os mais altos do mundo em telecomunicações.

Neste mês de julho (dia 29), aliás, completa dez anos da transferência do monopólio estatal para o monopólio estadual privado. Agora dizem que uma super-tele nacional irá trazer de volta a soberania nacional. Claro, só vai faltar concorrentes.

Podem entrar, estão todos em casa.

Mãe Joana os aguarda. [Webinsider]

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Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

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9 respostas

  1. Digo o que ouvi uma vez do vice-presidente da antiga TCO Celular… tem quem pague, então vamos continuar cobrando… a discussão que tive com eles foi a respeito do preço que estavam cobrando pelo serviço WAP, que poderia ser reduzido e apresentei uma planilha de sugestão, bem como com o resultado positivo de novos assinantes, uso por tráfego etc… foi a resposta que recebi… o WAP morreu, entra o 3G, mas continuamos com a mesma música… tem quem pague, então eles cobram. Realmente precisamos de um concorrente e quem sabe a GVT virá com algo bom?

  2. Concordo com voces acima e os textos são bem interessantes e reais, sempre quis ter velocidade superior a 2MB/s no RJ quando era da Telemar e depois Oi Fixo mas diziam que eu não tinha viabilidade técnica sendo que meu vizinho do outro bloco possui 4MB/s; como se explica isso?
    Agora uso 1MB/s da CLARO Móvel por R$ 103 no LapTop com placa PCMCIA PC300 SonyEricsson que cai quase toda hora; e a Claro nem sequer tem velocidade superior ainda.

    CHRISTIAN LUPOVICI
    Tradutor-Revisor-Trilinguê
    Intérprete Simultâneo & Consecutivo
    lupovici@msn.com
    (21) 7661-3114
    Dia e Noite!

  3. Fabio,
    oportunismo eh vender celular velho que sobrou no primeiro mundo (e ninguem mais quer quer) a preco exorbitante com contrato de fidelidade de 1 ano… se a tim deixar o br nao se perde muita coisa, e o mesmo pode se falar de qquer uma das operadoras.

    Aqui na inglaterra qquer coisa pode virar motivo pra processo por perdas e danos e este `oportunismo` soh provoca um nivel de seriedade muito maior das grandes empresas, que sao as que correm mais riscos. O povo brazileiro tem um complexo de inferioridade quando o assunto eh tratar de direitos. As pessoas tendem a se calar e a se conformar mesmo quando sabem que tem razao.

    Me vem a memoria dois casos que li nos jornais daqui nos ultimos meses:
    1- Uma funcionaria de uma empresa de seguros q ficou gravida. O chefe dela fez parecer uma coisa ruim o fato de ela estar gravida durante uma conversa no escritorio. Resultado, milhares de libras em indenizacao pra ela…
    2- Um funcionario (ou trainee, nao lembro) de algum outro escritorio na city que se disse abusado pelo chefe que fazia ele pagar contas no banco, buscar e levar roupas na lavanderia e outros servicos de rua. Ele tinha um cargo de auxiliar e processou o chefe por algo parecido com desvio de funcao. Mais uma bela indenizacao pro funcionario.

    Particularmente eu acho que o Paulo estava usando de ironia nesse ponto… mas se ele quisesse montar um caso em cima do fato de que ele nao tinha acesso a banda larga enquanto vizinhos de porta tinham, eu nao acho de forma alguma descabido… talvez seja descabido no brazil pela total falta de senso de justica que se formou ae. Como diria Ruy Barbosa, chega uma hora que as pessoas tem vergonha de agirem corretamente.

  4. Voce tem razao quanto ao serviço prestado nesse país, um dos mais caros do mundo. Mas tambem temos de que levar em conta o outro lado, detalhes como cidades NÃO PLANEJADAS e povo com cultura de fazer por fazer – ao contrario de fazer e faze certo. Isso tudo conta como custos e encarece o serviço no país, sem falar dos relevos em nosso pais… mas isso e uma discursao a parte. Agora a unica coisa que nao gostei foi a mensão quanto ao trauma de seus vizinhos terem banda larga e você não (ate certo momento), e isso ser motivo para comepen$ação! (isso seria oportunismo demais, não?) – tomara que ninguem do STJ te ouça, pois isso vira moda rapidinho! Ou não vai ser só a TIM que vai abandonar o país por causa destas culturas faladas no inicio!

  5. Os servicos de telefonia e banda larga no brazil sao uma mafia e nao eh de hoje. Precos exorbitantes, pessimo atentimento, baixa qualidade do servico e total descaso das autoridades sao a regra.

    Interessante eh notar que em outros paises existe nao soh uma grande quantidade de opcoes para banda larga e consequentemente os precos sao muito inferiores, como a qualidade do servico eh muito melhor.

    Como eh possivel que na inglaterra exista acesso banda larga a 5 libras por mes (cerca de 15 reais ao cambio atual) e no brazil o mesmo servico possa custar 100 reais?
    http://www.uswitch.com/Broadband/index.aspx
    Reparem na lista, varia de £5 a £9 para adsl, em torno de £15 para cabo ou satelite e entre £10 e £15 para celular (com limite de downloads). Como eh possivel que tantas empresas inglesas oferecam o servico em torno de 30 reais mensais e terem lucro e no brazil isto nao exista? Se paga muito imposto? Existe um cartel jogando os precos pra cima? Ateh quando vai o descaso oficial?
    Tem alguma coisa muito errada com o setor de telecomunicacoes no brazil…

  6. E a tal da assinatura? Até que ponto ela é legal?
    Pagar aquilo que usamos, mais imposto,é legal. Agora, pagar o que não usamos e não sabemos para que serve. É o fim da picada.

  7. Paulo,

    Eu até ia mandar esta mensagem para você por e-mail, até porque a gente já não se escreve faz tempo, mas resolvi postar neste espaço, para que outros leitores possam ler também:

    Em primeiro lugar, mais uma vez os seus textos são de uma lucidez impressionante. E quando você toca no assunto Oi-Telemar, isto me toca de perto.

    Depois de muitos anos com banda larga ADSL da Telemar, e de ter visto alguma melhora no trato com os clientes faz uns três anos, mais ou menos, agora a situação está no borderline do intolerável. Como diz o vulgo, é pau de dar em doido.

    Tempos atrás, segundo a então Telemar, a minha linha de casa comportava uma velocidade altíssima de conexão. E eu posteriormente cheguei ao ponto de ter uma conexão de 2 Mbits estável e eficiente. Naquela época, eu havia atualizado o firmware do meu modem, para ADSL2, e isso parece que foi o que fez a diferença, segundo um técnico da empresa.

    Mas, bastou entrar num plano Oi Conta Total, e a minha conexão de 2 Mbits foi para o espaço. E depois de um ano, já disposto a sair do plano, a Oi me oferece os 2 Mbits de volta, e eu aceitei. O problema é que a conexão agora é ruim, os downloads estão perto de uma conexão discada, e quando a gente vai reclamar, tem a sensação de estar tratando com um robô que repete palavras de ordem!

    Pedi a volta do ADSL2 e me negaram. Mandaram um técnico na minha casa, mas não acharam nada errado. Então, o técnico me diz, na surdina, que o problema dessa porcaria está na central. Os testes que o suporte manda fazer pelo telefone são para lá de patéticos, e foi por isso que, no meu último contato com eles, eu perdi a minha calma e perguntei porque não me diziam logo que não vão prestar serviço algum, ao meu pedido de melhorar a conexão!

    E porque eles são instruídos a não dar abertura ao cliente? Porque o sistema que eles usam é arcaico e super saturado. E quando eu pedi para passar para 4 Mbits, a conversa que eu ouvi agora é que a minha linha não comporta esta velocidade. Então, eu me sinto compelido a concluir que mentiram para mim três anos atrás, ou então estão mentindo agora, o que não vai mudar em nada a realidade dos fatos.

    Você, meu caro Paulo, acertou em cheio, quando detectou a notória ausência de uma concorrência saudável de mercado, e que vai piorar mais ainda, com estas fusões da Oi que a Anatel se encarregou de acertar.

    Aqui no Rio, nós, clientes do Velox, continuamos a pagar provedor, só para nos autenticarmos no sistema. É um roubo institucionalizado, que apenas dois ou três usuários conseguiram derrubar temporariamente na justiça, e de cujos processos ninguém mais ouviu falar. É, na falta de uma expressão melhor para caracterizar isso, uma vergonha!

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