Como será a empresa do futuro?

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Depois da palestra Sou+Web na Faculdade Hélio Alonso, sábado passado, na qual tinha um pessoal da TIM perguntando: – Afinal, como será a empresa do futuro? Fiquei a pensar com o meu mouse…

Disseram eles: A nossa empresa… é uma prestadora de serviços na área de telefonia celular.

Pois bem, imagino que hoje começamos a mudar o patamar de algo vertical para horizontal. De algo “eu faço e toma pronto” para vem aqui fazer junto comigo que eu te dou uma força mais adiante. Te dou algo que é a tua cara e você pode alterar quando quiser.

O mercado era um porque o ambiente de conhecimento era um; mudou o ambiente de conhecimento, a partir das novas tecnologias de informação e comunicação, e estamos diante de um novo mercado.

É uma fase de transição dolorosa, mas necessária.

Antes: eu bolo meu produto aqui e coloco lá no mercado?

Mas hoje, com o processo colaborativo, o mercado está aqui, está lá, ou em todo o lugar? Existe ainda dois espaços, ou um só? Já que é muito barato você trazer o seu consumidor para dentro da bolação do seu produto… o tal prosumidor.

Quando alguém coloca o consumidor para preparar a sua própria estampa da camiseta, fazer ele mesmo o seu pacote de turismo ou produzir o seu próprio carro, o que na verdade está se fazendo?

Com um custo barato, via internet, estamos pedindo para o prosumidor clicar e ordenar para o robô da fábrica algo que ele já está comprando, não algo que vai comprar.

É uma redução enorme de corte de custo: pesquisa, marketing, estoque, tudo!

Ou seja, tentar enfrentar esse futuro pensando com a cabeça do passado é algo meio demodé? vai consumir dinheiro e não vai nos levar a lugar nenhum.

Assim, quando a empresa pensa no seu negócio, não pode mais pensar em que é uma empresa de serviço? está indo pela caminho errado. Ela ERA uma empresa de serviços, agora é uma gestora de comunidades que tenta resolver determinados problemas de seus prosumidores.

TIM, empresa gestora de comunidades de usuários de equipamentos móveis. É preciso que o usuário possa ele mesmo fazer o seu próprio plano, dizer com que amigos agora ele quer falar mais barato? como se fosse um Orkut ou um Twitter. Ele vai mudando e pagando menos.

É um passo inicial?

Quando Gutemberg inventou o livro, a Europa tinha uma estrutura hierárquica, centrada em reis e igrejas.

O livro permitiu que um conjunto de idéias (que não andavam circulando no planeta) pudesse ser trocado. Daquele momento em diante as organizações puderam se reestruturar.

Os reis e papas perderam a hegemonia com as revoluções que se seguiram, da francesa à russa.

Com a internet o que está em cheque é um outro tipo de hierarquia: a dos que sabem o que a sociedade quer, do presidente da empresa, ao gerente de marketing, aos políticos, etc?

Agora, todo mundo quer dizer e quer encomendar o que realmente lhe agrada.

É um novo passo? e se a Tim do nosso exemplo não entrar, e as demais nessa nova concepção, aparece a Tom… e fim de papo. [Webinsider]

.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

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9 respostas

  1. Se é pra sonhar com o futuro…

    que tal isso: cooperativa mundial de telecomunicações um projeto ambicioso, perigoso mas com a possibilidade de atender aos anseios de todos, preços justos, liberdade de ação, e direito a decisões de todos os participantes…

    putz que viajem essa ehim…

  2. Ramos,

    a idéia hoje é que não existe mais barreira entre o usuário e o banco de dados, por sua vez, aos sistemas.

    Quanto mais isso for verdade e quanto mais ele puder fazer para chegar a um consumo melhor, mais fácil será ambos os lados ficarem satisfeitos.

    E estabelecer a relação ganha-ganha com as empresas.

    Escrevi algumas coisas sobre isso no meu blog, dá uma olhada:

    http://cnepomuceno.wordpress.com/category/empresa-20/

    em especial:

    http://cnepomuceno.wordpress.com/2008/10/22/dos-ordenhadores-de-vaca-a-apicultores/

    abraços,

    Nepomuceno

  3. Já deu uma olhada no æiou, nova operadora de São Paulo?

    Achei interessante: o consumidor via web definie praticamente tudo de sua linha, se deseja bloquear chamadas não identificadas, um determinado número não receber chamada, e por ai vai. É um grande modelo de novo negócio para telefonia. O público alvo são os jovens. ainda é cedo dizer se vai dar certo, já que a cobertura ainda não é boa – por enquanto. Mas permite a customização de toda sua linha.

  4. rafael

    não se iluda!
    informação não é conhecimento!
    era do conhecimento é balela.
    vc vive na era monetária.. tudo pelo lucro… jamais se esqueça disso!
    busque a experiencia divina.
    o momento está chegando

    muito amor a todos!

    tim maia

  5. Gostei muito do texto. Sonhar não custa e não tem fidelização rsrsrs, mas infelizmente muitos só visualizam o lado das Empresas, esquecem que uma empresa sem clientes QUEBRA, independente do custo de infra-estrutura etc.

    Muitos esquecem que a sociedade atual é do Conhecimento e que com o Google tudo mudou, posso pesquisar sempre a opção mais em conta pra mim.

    O pior de tudo é fidelização, eles querem a garantia de 12 meses, porém não nos prestam um serviço perfeito durante este mesmo período, ou estou ficando louco? Quem nunca ficou ouvindo musiquinha por horas, repetiu as informações pessoais ums 3x até conseguir saber das possibilidades de gastar menos?

    Tenho um número da TIM, mas já estou com meu Oi Chip e rezando pra o serviço ser melhor! Não to nem aí pro nº! Quero é pagar menos, o Okrut me ajuda a passar o nº novo para os amigos!

    ADEUS operadoras Jurássicas e careiras! Uma pena dizer isso, no início estava sempre satisfeito com meu plano!

  6. Essas empresas fizeram o papel delas, ja ganharam muito dinheiro e continuam ganhando muito, mas tá na hora deles acordar que nós consumidores estamos a par das informações, e também conseguimos mudar o mundo. Ja estamos a bastante tempo nesta floresta, ja podemos sobreviver sosinhos. Sou mais minha propria rede de telecomunicações, é melhor que cada um tenha a sua própria, afinal é quase de graça.

  7. futuro?
    abraça….

    não tem futuro para corporações.
    o dinheiro não é nada. é um valor que não existe.
    a ilusão já consumiu toda a humanidade, mas é tempo de olhar em volta e mudar.
    não se iludam.
    não há futuro!

    paz, luz e muito amor para todos!

    tim maia

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