Uma teoria da conspiração para a portabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Essa semana começou na minha cidade (Recife) a tal da portabilidade numérica dos telefones celulares. As operadoras, a imprensa e o próprio governo estão “vendendo” a portabilidade como sendo um grande benefício para os usuários, que poderão trocar de operadora e manter o seu número.

Entretanto, na minha opinião, a portabilidade traz mais malefícios do que benefícios para os usuários. Digo mais: acho que a portabilidade é uma grande estratégia das operadoras para aumentar as suas receitas.

Vou explicar? como todos sabem, em qualquer operadora o custo do minuto é bem mais barato quando a ligação é feita para um número da mesma operadora. Algumas operadoras, inclusive, fazem promoções em que o usuário ganha centenas de milhares de minutos gratuitos para ligar para números da própria operadora.

Com o advento da portabilidade, à medida que os usuários trocarem de operadora e mantiverem o seu número, ninguém mais conseguirá identificar a operadora através do número do telefone. Com isso, vamos acabar ligando para um número achando que é da nossa operadora – mas não é – e vamos pagar um tarifa bem mais cara.

Concordo que a portabilidade acirra a concorrência entre as operadoras. Mas a quantidade de usuários não vai diminuir – e sim aumentar – havendo apenas uma redistribuição dos usuários entre as operadoras.

Ou seja, o universo de usuários será o mesmo, só que distribuídos de forma diferente entre as operadoras, sendo que agora cada usuário vai pagar tarifas mais caras. Isso significa aumento de despesa para os usuários e de faturamento para operadoras.

Faz sentido? [Webinsider]

.

Murilo Gun (murilo.gun@gmail.com) é empresário e comediante. Mantém o blog Murilo Gun.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

28 respostas

  1. Portabilidade é uma merda!!!!
    Concordo em partes com o autor, se alguém conseguir provar com números de faturamento e em relação a quantidade de clientes das operadoras depois da “portamerdabilidade”, ai sim.
    Deveria procurar baixar as tarifas e não fazer essa cagada, o sistema já era meio bagunçado, agora piorou, principalmente para akeles com menos afinidade com tecnologia, como muitos idosos. Por ex: a pessoa além de falar o número do telefone tem que passar o nome da operadora; e nem todos os cels tem opção de registrar a operadora, o que gera mais complicação; se não passar o nome, daí tu liga com bonus que só funciona dentro da mesma operadora, e não vai dar certo. Antes não, apenas com as iniciais do número já dava pra saber de que operadora era, tipo já estávamos acostumados.
    Porque em vez de lutar para ter essa portamerdabilidade, não lutou pra baixar as tarifas, porque que temos que pagar o preço mais alto ou um dos mais alto do mundo pra fazer uma ligação, esses caras são muito é usurentos e gananciosos, e o governo assina embaixo, afinal sempre tem uma parte do “bolo” pra botar na cueca. E se um sinal de determinada operadora não está legal, com certeza é falta de investimento em infraestrutura, planejamento, repetidoras em áreas “escondidas” da cidade, aparelhagens novas, eles só capricham um pouco mais se a cidade estiver milhões de habitantes. Cidades pequenas eles instalam restos de aparelhos usados em outras cidades que cresceram, dai nem no-break eles colocam, a energia vai embora e a rede geralmente única do local vai junto.
    E tem mente vazia quem acha que isso de portamerd… é alguma vantagem!!! E quem disse que bonus é bom pra falar apenas entre família, quem disse isso é pq nunca viu uma conta/rombo de telefone de uma empresa que não usa bonus pra falar com seus clientes pelo cel.
    O cara que inventou essa titica deve ter a mãe na zona!!!

    Evolução seria por ex.
    1º Ter uma taxa máxima para todas as operadoras cobrarem no máximo R$00,10/minuto, independente se é dentro da mesma ou para outra, se é local ou DDD, e dai cada uma fazia suas “promoções” sem ultrapassarem esse teto, ou simplesmente uma taxa mensal, afinal eles estão enrolando com tecnologia ultrapassada que gera mais lucro;
    *2º Aumentar o investimento na infraestrutura de rede de internet dentro do país, como interligar com a rede que vem do lado dos países vizinhos, como Argentina, pra baixar os preços e melhorar a internet tanto fixa como móvel(cels e afins) e sem limites de tráfego.
    Bom se a tecnologia evoluice um pouco mais rápido no Brasil, se não houvesse tanta preocupação em aumentar os próprios salários (governantes), se eles não ficasse “dormindo de butina” e acordasse pra realidade e investisse pesado em tecnologia, com certeza já estaríamos dentre os primeiros do mundo, afinal nós brasileiros somos inteligentes (o fod.. é que nem sempre usamos para o bem, rsrsr), o que não temos é uma educação decente, que a tecnologia colabora e muito. Provavelmente hoje já poderíamos falar de graça através de voip pelo cel, como na europa, mas além de as operadoras garantirem apenas 10% (disseram que deram uns avançozinhos nessa porcentagem, mas na verdade não vi diferença) da velocidade de navegação apoiados pela interesseira anatel, ficam a faca na gente com 3G ou GPRS que ficam ambas mais congestionada do que funfando, e ainda por cima é limitado em míseros 2 ou 5GB de tráfego/mês, pelo menos na minha city.
    E o tal som mesmo eu nunca ouvi aqui onde moro, só vejo o rombo de vez em quando nos créditos. Fico triste quando alguém conta com “orgulho” que o infeliz número dele que antes era da MORTA agora é da TIMfodi, com se fosse algo excelente. Fico encabulado como muitos dos que responderam aqui não entende um ponto de vista, uma opinião e as vezes nem leem o que os outros disseram antes dele, repedindo a mesma asneira do anterior.

  2. Em parte caro ,Murilo!Pois o ganho da telecom em caso da PORTABILIDADE advém da fidelidade que o cliente paga pelo contrato quebrado.e a situação atual e que apenas 35% das operações com portabilidade ate o momento foram concluídas outros 65% não são concretizadas por motivos diversos,mas grande parte se deve ao beneficio que a operadora disponibiliza para manter o cliente em sua BASE…

  3. Cá entre nós: alguém gasta um nanossegundo sequer decidindo se liga ou não, dependendo de a qual operadora pertence o telefone a ser chamado?
    Imagine o sujeito pensando com seus botões: não posso ligar para esse prospect, porque o celular dele é de outra operadora e a ligação vai ser mais cara. Melhor atravessar a cidade e ir até o escritório dele – 50km, ida e volta – para agendar a visita de amanhã. Ou, melhor, sujeitos como esse, que usam celulares de outra operadora, não merecem minha visita. Vou deixá-lo para o concorrente! Hahahaha… Quem tem tempo e gasolina (que custam muito mais que ligação de celular) para gastar com essa bobagem? Adolescentes passeando no shopping (não posso ficar com você – você é linda e gostosa, mas usa celular de outra tribo, a VIVO)? Secretárias de consultórios médicos confirmando consultas (o doutor vai atendê-la amanhã assim mesmo, minha senhora, mas da próxima vez a senhora deve nos fornecer um número de celular da CLARO, ok?)? Vendedores segmentando seus mercados (novo critério para responder à pergunta do Drucker, quem é o meu cliente?: só prospects com celular da TIM)? Como piada para terminar a noite, achei tudo ótimo, já que hoje não é dia do CQC. Daqui prá cama, e sonhar que estou ligando do meu TIM para um prospect na Venezuela – já pensou? Isso seria motivo para molhar o lençol, de medo que o Cháves, com o lucro da operadora estatizada, acabe comprando a dívida dos bancos americanos e dominando o mundo. Brrrr… Arrepiei-me todo só de pensar…

  4. Não concondo porque quem está satisfeito com sua operadora não vai trocar, qual seria o sentido disto, apenas faz sentido ficar com o número e trocar de operadora quando a mesma não está atendendo o cliente de maneira eficiente principalmente em relação a qualidade de sinal, em determinado locais um operadora não tem um bom sinal enquanto a concorrente tem um sinal melhor, ao invés de trocar e número e ter todo o trabalho para avisar os clientes, vc troca apenas de operadora e continua com seu lindo número, é um a maravilhosa solução para o cliente que fica livre para escolher onde quer ficar.

    Agora se vc quiser verificar se o número é da operadora X entra no site da operadora e faça a pesquisa.

  5. (…)Mas na prática só vai aumentar a receita das operadoras. Você concorda?
    não concordo…
    os comentários do pessoal aqui estão muito agressivos… o autor expressou o ponto de vista dele, e eu achei que ele pensou mal, pois viu só um ponto e acabou enfatizando a questão toda nele..
    A portabilidade traz mts problemas para as companhias telefonicas.. eu tive o privilégio de assistir uma palestra de uma ex-aluna do meu curso na minha universidade, a qual hj é uma funcionária de alto cargo na TIM, e ela explicou bem como a portabilidade ia dar trabalho para eles. Realmente não tem como ver essa negatividade toda,como o autor ressaltou, mas eu vejo isso como sendo uma consequencia bem possível, afinal, se vc ta na rua e vê um imóvel pra comprar, e o numero do cel p contato eh um numero qualquer, e vamos supor que vc tenha creditos de graça da sua operadora se ligar p outro numero da msma operadora… Vc nao vai esperar chegar em casa pra ir verificar na internet se o numero eh ou nao da sua operadora… ah.. há vários contextos em que se pode aplicar.. tenho ctza q cada um pensaria em um..

  6. Não concordo.

    Antes um usuário da Operadora Y tinha que trocar o número e comprar outro chip para se tornar usuário da Operadora X. Dessa forma o cara mantinha os 2 chips durante a fase de transição.

    Com a Portabilidade, eu posso ser usuário da Operadora X, Y, Z com o mesmo número.

    A questão do aviso sonoro é pra mostrar quando um número é da mesma operadora. Dessa forma, os descontos continuarão os mesmos.

  7. Nada a ver! As operadoras perdem com a portabilidade – não fosse verdade, não haveria as multas de antigamente, como medidas anti infidelidade dos clientes. As promoções são criadas para fidelizar os clientes (não o contrário) e em certas situações você ganha minutos grátis, para falar com telefones pré-determinados, como o da sua esposa, ou filhos por exemplo, assim sendo, você certamente saberá qual a operadora dessas pessoas mais próximas.

    Se as ligações ocorrem dentro de uma mesma operadora, os custos em tese ficam dentro de casa. Eu VIVO prefiro manter meus clientes usando a minha rede do que usando a rede do concorrente.

    Me parece uma questão bastante óbvia!
    Não entendi mesmo o nexo do argumento do autor.

  8. Cada coisa que eu leio por aqui…
    Por acaso você vai ligar ou deixar de ligar para alguém porque o celular é de outra operadora? Só se estiver ligando para jogar conversa fora… e quem faz isso não está preocupado com economia, certo?
    O exemplo das famílias, por exemplo… se uma das pessoas muda de operadora, é só contar para os outros, se são pessoas tão próximas assim a ponto de terem comprado originalmente da mesma operadora para falar mais barato.
    Além disso, tem quem consiga saber hoje em dia que número é de qual operadora? A pessoa tem que ser fanática por telefonia celular.
    Por isso, para mim, isso tudo que disse não faz qualquer sentido.

  9. Olha, pode até ser isso que você diz, mas até agora só vi a Claro cobrar tarifas diferentes nas ligações dentro de um mesmo ddd.
    As outras operadoras na minha cidade (inclusive uma aqui da região) só possuem uma tarifa, desde que a ligação seja para o ddd aqui da região (ou seja, para fixo, mesma operadora ou operadora diferente o valor é o mesmo…) – tanto em planos família quanto empresa.
    E só pra constar: a Claro tem as piores tarifas, mesmo quando as ligações são Claro-Claro.

  10. Este post é o maior absurdo que eu já li, me impressiona muito que um site de respeito como o webinsider publique algo assim. Primeiro ponto errado na lógica do autor: Das quatro grandes operadoras de telefonia móvel (Oi/Brt, TIM, Vivo e Claro) duas (Vivo e TIM) tem tarifas iguais para qualquer tipo de chamada, desde que seja um cliente pos pago, um delas a claro avisa se vc esta ligando para um numero da mesma operadora no instante da ligação, as demais fornecem ferramentas em seu web site para verificar se o numero pertence ou não a operadora. Outra coisa que deve estar na mente das pessoas é que a portabilidade numérica funciona para telefones fixos também, e nestes casos com exceção de alguns benefícios extras para ligações dentro da operadora, fornecido por algumas operadoras, o preço da ligação é sempre o mesmo. Agora, esclarecidos os absurdos encontrados nesta teoria amalucada deste autor, gostaria de saber o seguinte: Por acaso é preferível a falta de liberdade de escolha a possibilidade de lucro das empresas? É tão ruim assim que as empresas de telefonia lucrem que vale a pena abrir mão da liberdade de escolher qual operadora queremos que nos sirva, sem abrir mão do numero de telefone?

  11. Concordo em parte, pois as operadoras estão emitindo um sinal sonoro (diferente de cada empresa) antes de cada chamada identificando que vc esta ligando pra um numero deles.
    [2]

  12. realmente o problema esta nos mais idosos que em sua maioria nem sequer aprenderam a utilizar um celular com todas as suas diferencas tecnologicas e nao acompanham a celeridade desses processos.
    Doravante fica para os jovens uma facilidade a mais e com o plus de identificar tais sinais ja outrora comentados.esperamos que tenham paciencia de elucidar essas manifestacoes para seus antecendentes.

  13. Mesmo que as operadoras estejam colocando este aviso sonoro, é inegável que complicou bastante a identificação da operadora. Além disso, muita gente desconhece o significado desse sinal sonoro e/ou nem presta atenção.

  14. Hahahhahahah ahhahahahhaha ahahhahahaha… coff.. coff…

    Acorda meu.. Não sei o que você anda cheirando, fumando injetando… Mas ta lhe fazendo muito mal…

    Você sabe por que existe isso de ligar pra um numero da mesma operadora ser mais barato???

    Com certeza NÃO É pra você só ligar/falar mais com quem tem um celular da mesma operadora…. Isso é um bônus que você ganha… Isso foi feito para as pessoas obterem linhas da mesma operadora, principalmente as famílias… Não pra você falar mais barato com uma pessoa que você conheceu em uma festa…

    E você acha que elas não faram algo para que a pessoa identifique se é ou não?? Se uma operadora fizer, as outras vão correndo atras pra fazer também… Caso contrário elas vão perder muitos clientes….

    ACORDA MEU!!! ACORDA!!!! SAI DO MUNDO EM VOLTA DO TEU UMBIGO!!

    Nessas empresas existem profissionais, embora muitos estagiários façam cagadas…

  15. Gente ignorante e que não para nem 2 minutos para ler sobre um assunto não deveria se achar em condições de opinar barbaridades sobre um determinado assunto, ou mesmo de publicar seus absurdos por ai.

    Interessante é perceber que logo no primeiro comentário já surge um lampejo de esperança com alguém jogando um mínimo de verdade para mostrar pra qual lado a realidade vai.

    Em tempo, se portabilidade fosse do interesse das operadoras, elas não teriam sido contrárias a sua implementação. Basta alguns minutos buscando notícias da época em que isto foi definido pela Anatel para ver como de fato as coisas são.

  16. Em certos pontos você está correto. Se uma pessoa gosta de uma operadora e porta seu número para ela, seus familiares poderão pagar mais caro nas ligações, até porque família sempre compra celulares da mesma operadora para já falar mais barato. Porém como alguns falaram ai em cima, as empresas já estão se adaptando, entre as que estão colocando toques para identificação estão: Oi, TIM e Claro. A grande VIVO nem sinal ainda e as outras não sei.

  17. cara, vc ta meio desinformado qt a portabilidade… as operadoras colocam sinais para indicar se vc estah ligando para a propria operadora. por exemplo: a Claro tem um barulhinho antes de comecar a chamar, indica que vc estah ligando para a claro, a TIM a mesma coisa, a Oi diz: outra operadora a vivo nao sei como faz, mas se as outras fazem, certamente ela deve ter uma estrategia parecida… []s

  18. ola a voces, tenho problemas para digitar porque estou no mac, mas voce apresentou uma visao sem sentido , uma vez que as operadoras em frente a portabilidade tiveram de criar uma maneira dos usuarios se descobrirem. antes de ~dar a linha~ para a ligasao , um barunho da operadora indica para quem voce esta ligando , cata um tem o seu , tipo tutututu , trimtrim… a portabilidade para falar a verdade gera muitas dificuldades para uma empresa, e com o numero de irregularidades, nos proximos messes vamos ver uma galera pensando merda e indo atraz de seus direitos por mau atendimento, demora, e pela grande dor de cabesa que e mudar de operadora

  19. Caro Murilo
    Concordo com seus comentários, mas vale lembra que as empresas já estão se preparando para essa situação, a Claro, operadora do meu celular, adaptou para que cada vez que seja efetuada uma chamada para outro Claro, antes do outro telefone chamar, toca um som para você saber se ainda é um claro ou não!
    Espero que as outra empresas ajam da mesma maneira para a identificação de operadoras para que haja uma concorrência maior entre elas e pessamos nos beneficiar com isso!
    Abraços

  20. Faz bastante sentido pois, ainda que algumas operadoras tenham colocado sons pré-conexão identificando os números que pertencem à mesma operadora, muitos usuários nem prestam atenção nisso.

    Eu acredito que, com os smartphones em alta(mesmo com os valores proibitivos dos pacotes de dados em 3G) e com o relativo aumento da área de cobertura 3G em muitas cidades, aplicativos para Symbian ou Windows Mobile comecem a usar bem o VOIP e, aos poucos, nós(usuários) encontraremos novas formas de usar o telefone pra economizar…

    É a boa e velha busca pela melhor relação custo-benefício.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *