O blog da Petrobras é um desafio saudável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando todo mundo deveria estar batendo palma em pé para a primeira empresa do Governo que cria um site colaborativo, mais dinâmico e que permite comentários, ao contrário, leva tiro de todo os lados (Fatos e Dados, mais conhecido como blog da Petrobras).

Claro, que houve erros iniciais no processo. E erros continuam, mas vamos separar o óleo do petróleo.

O presidente da Petrobras já disse ao Valor, de quinta, dia 10/06, que não colocará no blog as perguntas que o jornalista pedirem sigilo. Ok, muito bom, parabéns!

É simpático, educado e de bom tom, pois não se divulga o trabalho alheio sem permissão. (Detalhe, no novo mundo web é o jornalista agora que tem que dizer baixinho: “Mermão, é off-the-blog-records, ok!?”)

Tudo certo, isso se ajeita. Teve também um filósofo, que disse ao Globo, no dia 10/06, que a Petrobras está praticando no blog ?Terrorismo de Estado?.  Recomendo mandá-lo para Palestina em temporada de bombardeio para separar o míssel da missiva.

No fundo da polêmica, lá no âmago, há uma revolta contra a perda de poder da mídia. E um espanto, uma falta de informação, diante das novas possibilidades que a rede permite.

A mídia hoje tem sido obrigada a tirar, com abridor de latas, a armadura pesada que ganhou, a partir de 1450, com o surgimento da prensa do Gutemberg.

O jornal em papel é mono, a rede é polifônica. O jornal de papel é estéril, a rede é, no mínimo, estéreo.

Toda empresa, principalmente do Governo, deve, deveria e deverá prestar conta direta a seus consumidores.

Seria bom, seria ótimo!

Atendê-los em todas as suas dúvidas, pois em última instância são os micro-patrões, pedindo satisfações.

Isso deve ser saudado e não questionado.

E mais: os consumidores estão ganhando o direito de saber o que os outros consumidores perguntaram e o que a empresa respondeu a eles.

Esse é o novo direito humano de expressão e acesso à informação, que surge com a rede: leitor sabe o que o outro leitor reclamou, vide Amazon.

Isso, e apenas isso, é a grande novidade da presença da Petrobras na rede, que, diga-se de passagem, não começou hoje, apenas agora permite comentários dos leitores em um site, digamos, mais vivinho do que o anterior.

O resto é fumaça!  Leitor agora lê a opinião de leitor sobre o que rola na empresa, estimulada pela Petrobras, que bom! E com direito a réplica da empresa? Melhor ainda!

São milhares de ?jornalistas-participativos?, indagando, perguntando, sugerindo, denunciando, apurando. Quanto a Petrobras vai economizar em pesquisa de opinião?

Saímos do SAC com fundo (onde a empresa escuta as queixas, mas não compartilha) para o Saco sem  fundo, na qual as críticas e elogios são compartilhados com o mundo.  Até rimou!

É aí vem a minha crítica ao novo site dinâmico e colaborativo da Petrobras, que muitos gostam de chamar de blog.

Galera, moderar comentário é tiro contra, bola fora, não é assim que rola por aqui no novo mundo colaborativo.

Não aceitem comentários anônimos, isso sim, mas se um brasileiro (ou qualquer outro internauta, já que a Petrobras é multinacional)  quer comentar, ele tem o direito de fazê-lo sem censura, sem mediação.

Que digam os maiores absurdos, mas não falem pelas costas, falem diretamente a vocês!  Façam como fez o Globo online.  Deixe um espaço para denúncia de comentários indevidos, racistas, mentirosos. Coloquem um filtro de palavrões.

É a comunidade que vai afastar os que estão ali para sabotar, para criar ruído e não somar. Na rede, quem define isso é a comunidade e não o ?dono? do site!  E quando as críticas forem improcedentes? A empresa tem que trazer dados, abertos, claros, cristalinos.

Ah, bom, e se, digamos, a empresa estiver errando, a denúncia tiver procedência?  Aí, meu caro, vem o preço de ser colaborativo, de ser 2.0, tem que mudar!

Pois denúncia no SAC é um fato isolado e no blog é um fato político! Apenas isso.

E aí vem a segunda parte dessa novela, a pergunta que não quer calar:

  • Estará a Petrobras disposta a realmente dialogar?
  • Além disso,  de conversar e assumir seus erros, a partir do blog?
  • Será ela capaz de criar um espaço na sua hierarquia para fazer do internauta colaborativo um guia para seu destino, através de ideias, críticas e sugestões vindas da rede?
  • Será que o projeto passou por essa reflexão mais profunda e estratégica?

Aviso aos navegantes 2.0  neófitos: ser 2.0 não é um passo tecnológico, mas ideológico. Cultural.

  • Se as críticas forem censuradas, é uma empresa 1,2;
  • Se as procedentes não tiverem impactos nos rumos da empresa, será 1,5;
  • E se começarem a criar um novo canal de participação e decisão, aí sim, haverá um equilíbrio entre o mundo veloz, participativo e dinâmico 2.0 e a Petrobras 2.0.

É esse o desafio saudável que a empresa assumiu no seu novo espaço virtual, repito, que muitos gostam de chamar de blog.

Para o bem ou para o mal, o case servirá de modelo, de discussão para todas as outras iniciativas, tanto no Governo, quanto fora dele sobre empresas colaborativas. É ver no que vai dar!  Por enquanto, viva o blog da Petrobras. Concordas? [Webinsider]

.

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

9 respostas

  1. Creio que a Petrobras escolheu a ferramenta errada. Se queria falar apenas da CPI e divulgar as entrevistas dadas por seus funcionários sobre o assunto, publicasse este conteúdo no site, no setor de imprensa, com a devida moderação.

    O princípio, o sentido de um blog existir é a liberdade de cada um escrever o que quiser, inclusive um monte de bobagens que devem estar dando muito trabalho à equipe do blog.

    Na web 2.0 – ou colaborativa para os que não gostam das conceituações teóricas sobre a vida prática – os que postam besteiras são naturalmente ignorados, rechaçados ou banidos pelo próprio público, e não pela empresa.

    É difícil mesmo aprender a dar voz ao público quando o microfone sempre esteve nas nossas mãos. Mas é uma questão de tempo…

    Parabéns pelo texto Nepo!

  2. Paulo,

    outra discussão interessante, se você abre o debate pode escolher o tema? Ou se é um diálogo todo tema acaba valendo? O pessoal avalia que é o blog da Petrobras e não um blog contra a cpi da petrobras.

    Vamos adiante,

    Nepô.

  3. Nepo, captei que a intenção da Petrobrás não é abrir para todo e qualquer assunto, mas especificamente sobre CPI e exibição das respostas para a imprensa. Nada além disso.
    Decerto que se tivessem omitido a palavra moderação – mesmo moderando – a coisa teria sido melhor avaliada por todos, principalmente pelos mais exigentes, como vc. rs. Abraço e VIVA A PETROBRAS! aha, uhu, o petróleo é nosso.

  4. Que coisa mais chata este negócio de web 1.5, 2.0, 6.8, 3.15…
    Isso sim, é coisa do passado e parteurizada.
    O BLOG (sim, blog) da Petrobrás é inovador no que diz respeito à democratização da informação muitas vezes editada pelos jornalões que até pouco tempo tinham-nos como reféns.
    VIVA O BLOG DA PETROBRÁS

    Alías, tá muito claro lá qual é o conceito do BLOG, sem nenhuma censura:

    Sobre o blog

    Esse blog é administrado por uma equipe de profissionais de comunicação da Petrobras. Nele, apresentaremos fatos e dados recentes da Companhia e o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Leia, comente e divulgue para seus amigos.

    Política de Comentários

    Todos os textos desse ambiente estão abertos para comentários, que passarão pela aprovação de um moderador antes de ir ao ar. O critério para publicação é que os comentários não tenham conteúdo ofensivo ou desassociado do tema do site, bem como não contenham perguntas de jornalistas para elaboração de matérias. Essas perguntas devem ser remetidas à gerência de Imprensa da Comunicação Institucional da Petrobras.

  5. Paulo e Wanderley,

    um blog, não tem jeito, leva a uma empresa a mudança ou o blog ao fechamento, ou ao ostracismo, comentem o que quiserem que nem é nosso…

    Vamos ver o que nos reserva a boa iniciativa,

    abraços,

    Nepô.

    Grato pelos comentários.

  6. Enviamos algumas perguntas em nome dos empregados da PETROBRÁS para o blog e não tivemos nenhuma resposta. Ou seja, o blog é uma farsa e coloca apenas o que interessa a PETROBRÁS responder e que já vai sair publicado na mídia, se antecipando na noticia, quebrando o furo de reportagem.
    Se a administração da PETROBRÁS não responde nem a sua força de trabalho como podemos dizer que há transparência na gestão.
    É preciso investigar as irregularidades, independente de CPI, queremos a verdade, onde, nós, funcionários da PETROBRÁS, sabemos que tem muita coisa errada e que precisa ser reparada.

    Wanderley Júnior
    Diretor da AEPETRO
    Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ
    Mestrando em Saúde, Ambiente e Trabalho pela UFBA

  7. Também gostei do blog da Petrobras, e já vi varias, criticas, elogios e análise sobre o blog. E claro que também tem vários fatores políticos nestas opiniões, mais suas observações foram cristalinas sobre as criticas e seu comentário sobre o significado (ideologia) do blog me fez ver a de angulo mais agudo estas tendências, obrigado e parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *