Tem uma frase que vem sendo dita com frequência e me incomoda:
Propaganda é o preço que as empresas pagam por não saberem inovar
Já existem até variações da dita cuja, como por exemplo:
Propaganda é o preço que as empresas pagam por não serem criativas
Procurando na web, vejo que já foi atribuída à ilustres, VPs e sócios de empresas que fazem propaganda.
Também já foi repetida várias vezes por terceiros de menor garbo. Outro dia mesmo, alguém usou a frase em um evento brasileiro ? para minha surpresa ? destinado aos blogueiros publicitários e dita por um profissional que trabalha em uma agência de propaganda tradicional.
Claro que é uma frase de efeito, bonitinha até, mas que moral estas pessoas que vivem de propaganda têm para dizer isso?
Eu não concordo com a frase. Para começar porque não acredito que propaganda boa salve produto ruim. O consumidor não é mais ingênuo, muito menos idiota. E até podemos discutir mais sobre isso nos comentários, mas o texto é para discutir outro ponto.
Não é falta de ética dizer que são contratados porque seus clientes não têm criatividade ou não sabem inovar?
Não é arrogante? Como se os clientes só fizessem merda para depois serem salvos por tais agências?
E se o trabalho de propaganda destas agências funciona, será que a própria frase não é contraditória, sendo uma apologia à propaganda?
Outro dia alguém disse que os prêmios publicitários são ?uma mentirinha que a gente finge que acredita?. Como se prêmio fosse apenas discurso, não consequência de um bom trabalho.
No final, talvez seja esta a tática destas pessoas: bater na propaganda, de mentirinha, no discurso. Todo mundo finge que acredita e é muito mais fácil do que fazer algo diferente da boa (ou da ruim) e velha propaganda.
Discurso faz parte do nosso trabalho, mas precisamos tomar cuidado para não nos distanciarmos tanto da realidade. [Webinsider]
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Ricardo Cavallini
Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.
5 respostas
Propaganda é o preço que as empresas pagam por não saberem inovar
Acho esta frase corretíssima!
Empresa inovadora no sentido de fabricar produtos com tecnologia avançada e de superior qualidade se vende sozinha, não precisa da propaganda convencional!
A propaganda que dá resultados é feita pelos próprios consumidores.
A propaganda convencional entra no sentido de atingir um grande número de pessoas e ou influenciar o consumidor, usando de suas avançadas técnicas, a comprar um produto ruim.
Estas são as mais puras verdades.
É verdade Ricardo. Eu já tinha ouvido por vezes esta frase e acho, que sinceramente, esta frase não condiz com o que é a publicidade. Na verdade eu não concordo em nada nesta frase, porque acrdito que certas empresas tenham sim, criatividade e porque, como voce mesmo disse, acho que a publicidade não salva produto ruim. Além de tudo, acho a frase de uma extrema prepotência.
Em abra.
Quando o produto é bom, não precisa de propaganda.
Essa frase se enquadra bem no setor de telecomunicações do nosso país, se a 3G da Claro fosse boa não precisaria de tanta divulgação, visto que a da Vivo possuiu menos divulgação em 3G e está dominando o mercado, por causa do serviço de qualidade inferior da Claro.
Para começar porque não acredito que propaganda boa salve produto ruim.
Eu também não, mas você se lembra do Pentium 4 (família Prescott)? Produto natimorto, ineficiente, anti-ecológico, um verdadeiro maçarico da Intel. E vendeu. Por que? Marketing e peso da marca, e só, pois tecnologicamente sempre foi uma bomba.
Por outro lado, produto bom (entenda-se: melhor que o concorrente), por si só, não é garantia de venda. Exemplos? Quando saíram os primeiros HDs dotados de tecnologia de leitura perpendicular, só se ouvia falar deles nos meios técnicos (fóruns e afins). E os SSDs, particularmente excepcionais para notebooks? Não vi nada na TV, nem nas revistas…novamente, só em meios especializados.
Desculpe trazer somente exemplos da informática, mas é minha área de atuação. Abraço.
Ricardo
Existe uma percepção errada do que efetivamente é a publicidade.
Publicidade é apenas a forma pela qual um produto ou serviço torna-se público, onde o consumidor/usuário toma ciência de que ele existe e que pode ser adquirido/consumido.
Já é muito, mas é somente isto e nada mais.