Tem uma frase sobre propaganda que incomoda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Tem uma frase que vem sendo dita com frequência e me incomoda:

Propaganda é o preço que as empresas pagam por não saberem inovar

Já existem até variações da dita cuja, como por exemplo:

Propaganda é o preço que as empresas pagam por não serem criativas

Procurando na web, vejo que já foi atribuída à ilustres, VPs e sócios de empresas que fazem propaganda.

Também já foi repetida várias vezes por terceiros de menor garbo. Outro dia mesmo, alguém usou a frase em um evento brasileiro ? para minha surpresa ? destinado aos blogueiros publicitários e dita por um profissional que trabalha em uma agência de propaganda tradicional.

Claro que é uma frase de efeito, bonitinha até, mas que moral estas pessoas que vivem de propaganda têm para dizer isso?

Eu não concordo com a frase. Para começar porque não acredito que propaganda boa salve produto ruim. O consumidor não é mais ingênuo, muito menos idiota. E até podemos discutir mais sobre isso nos comentários, mas o texto é para discutir outro ponto.

Não é falta de ética dizer que são contratados porque seus clientes não têm criatividade ou não sabem inovar?

Não é arrogante? Como se os clientes só fizessem merda para depois serem salvos por tais agências?

E se o trabalho de propaganda destas agências funciona, será que a própria frase não é contraditória, sendo uma apologia à propaganda?

Outro dia alguém disse que os prêmios publicitários são ?uma mentirinha que a gente finge que acredita?. Como se prêmio fosse apenas discurso, não consequência de um bom trabalho.

No final, talvez seja esta a tática destas pessoas: bater na propaganda, de mentirinha, no discurso. Todo mundo finge que acredita e é muito mais fácil do que fazer algo diferente da boa (ou da ruim) e velha propaganda.

Discurso faz parte do nosso trabalho, mas precisamos tomar cuidado para não nos distanciarmos tanto da realidade. [Webinsider]

.

Ricardo Cavallini é profissional de comunicação interativa, autor do livro O marketing depois de amanhã.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Propaganda é o preço que as empresas pagam por não saberem inovar

    Acho esta frase corretíssima!

    Empresa inovadora no sentido de fabricar produtos com tecnologia avançada e de superior qualidade se vende sozinha, não precisa da propaganda convencional!

    A propaganda que dá resultados é feita pelos próprios consumidores.

    A propaganda convencional entra no sentido de atingir um grande número de pessoas e ou influenciar o consumidor, usando de suas avançadas técnicas, a comprar um produto ruim.

    Estas são as mais puras verdades.

  2. É verdade Ricardo. Eu já tinha ouvido por vezes esta frase e acho, que sinceramente, esta frase não condiz com o que é a publicidade. Na verdade eu não concordo em nada nesta frase, porque acrdito que certas empresas tenham sim, criatividade e porque, como voce mesmo disse, acho que a publicidade não salva produto ruim. Além de tudo, acho a frase de uma extrema prepotência.
    Em abra.

  3. Quando o produto é bom, não precisa de propaganda.

    Essa frase se enquadra bem no setor de telecomunicações do nosso país, se a 3G da Claro fosse boa não precisaria de tanta divulgação, visto que a da Vivo possuiu menos divulgação em 3G e está dominando o mercado, por causa do serviço de qualidade inferior da Claro.

  4. Para começar porque não acredito que propaganda boa salve produto ruim.
    Eu também não, mas você se lembra do Pentium 4 (família Prescott)? Produto natimorto, ineficiente, anti-ecológico, um verdadeiro maçarico da Intel. E vendeu. Por que? Marketing e peso da marca, e só, pois tecnologicamente sempre foi uma bomba.

    Por outro lado, produto bom (entenda-se: melhor que o concorrente), por si só, não é garantia de venda. Exemplos? Quando saíram os primeiros HDs dotados de tecnologia de leitura perpendicular, só se ouvia falar deles nos meios técnicos (fóruns e afins). E os SSDs, particularmente excepcionais para notebooks? Não vi nada na TV, nem nas revistas…novamente, só em meios especializados.
    Desculpe trazer somente exemplos da informática, mas é minha área de atuação. Abraço.

  5. Ricardo

    Existe uma percepção errada do que efetivamente é a publicidade.
    Publicidade é apenas a forma pela qual um produto ou serviço torna-se público, onde o consumidor/usuário toma ciência de que ele existe e que pode ser adquirido/consumido.
    Já é muito, mas é somente isto e nada mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *