Facebook segue Twitter… copiar é feio ou inovação?

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O Facebook lançou uma nova versão Lite, magrinha, limpinha, com menos? coisas.

facebook_twitter.jpgAlgumas lições são mais ou menos óbvias aí, mas não podem deixar de ser mencionadas:

  • interface com menos tralha é mais gostosa de usar;
  • menos funcionalidades não significa menor valor para o usuário;
  • micro-comunicação e micro-publicação tem mais apelo porque gasta-se muito menos energia para escrever o título deste texto (que é o que eu tuitaria) do que o texto inteiro;
  • no final das contas o tempo e a energia gastos com uma quantidade bem maior de micro-posts é maior que aquele um post por dia que os velhos blogueiros faziam.

Mas o que mais me surpreende é uma cultura de recriminação à cópia que vejo por aí. Depois de tentar comprá-lo, o Facebook está copiando o Twitter, claramente. O New York Times publicou um artigão comparando os dois e discorrendo longamente sobre isso.

Se você é um fabricante de refrigerante e seu concorrente descobre uma forma diferente de fechar a garrafa, que faz o gás não escapar (e não puder ou tentar patentear a descoberta), não é nada feio ou desonroso copiar. Pelo contrário, em casos assim é obrigação, pois seu produto vai melhorar a um custo zero de pesquisa e inovação.

Se você puder, saia na frente. Mas se seu concorrente já saiu e está fazendo tudo melhor que você, você precisa chegar até ele e então superá-lo. É claro que, se em vez de concorrer você puder parecer estar fazendo outra coisa que também tem valor ou tem ainda mais valor para os usuários, melhor ainda, mas se não for o caso, a cópia é mais do que legítima, é necessária. É assim que toda a indústria vem progredindo.

Nem sempre, no entanto, sair na frente é a melhor opção. O Google não foi o primeiro buscador, a Microsoft também não foi a primeira a fazer a maioria das coisas que a fez o gigante que é. Deixar os outros fazerem as descobertas, desbravarem o mercado e então vir com um grande poder de fogo (de capital) copiando e inovando em cima, é uma estratégia bem básica.

O próprio fundador do Twitter, Biz Stone, diz ao NYT que não liga para o fato do Facebook copiá-lo, muito pelo contrário:

?Twitter continua a reduzir a fricção entre muitos serviços. Nossos serviços são complementares a mobile networks, social networks, search engines, software platforms, television networks, e talvez outras áreas que nós nem pensamos ainda.?

Claro, minhas mãos de designer doem ao escrever este artigo, pois é lindo inventar e inovar. Mas esta postura de que a cópia é feia só existe em uma sociedade que tem a competição por princípio. Se o paradigma fosse outro, o da colaboração ? como é por exemplo em artes coletivas como o teatro ?  eu poderia mostrar a você a novidade que inventei e adoraria ver você me copiando e fazendo algo novo a partir do que eu inventei. Toda a inovação do movimento OpenSource vem daí.

Será divertido ver os resultados desta experiência do Facebook.  [Webinsider]
.

Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

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21 respostas

  1. Parabéns pelas conclusões do artigo.

    Trabalho com programas de Desenvolvimento Local e é exatamente essa palavra que levamos as pessoas: colaboração.

    Nos tornamos uma sociedade competitiva demais!!!

    Precisamos entender que apreendemos uns com os outros, e que cada um constroe seu conhecimento.

    Realmente se todo processo industrial não apreendesse com outro, jamais teríamos telefone celular hoje, e se não construissem seu próprio conhecimento, jamais teríamos IPhones. Que nesse caso, apenas para lembrar, a empresa copiou o sistema de touchscreen (*entre outros) e com…

    Precisamos de uma sociedade mais colaborativa e menos piramidal!!!!

  2. Desde o princípio, trocando em miúdos, o twitter não passava de um chat, um msn, um gtalk da vida. Com os softwares que facilitam a vida das pessoas ficou mais fácil chatear, se é que me entendem.

    E o facebook não faz mais do que o correto. É business. Se os outros não ganham dinheiro ele vai lá e aproveita. E mesmo se tivesse ganhando grana já. Se existe uma oportunidade de faturar com a idéia que está à tona, por que não?

    Abraço.

  3. É necessário um limite de caracteres para o sistema fazer sucesso? Não seria o caso, nos velhos blogs, o autor digitar somente o necessário e não encher linguiça?
    Se o twitter permitisse 500 caracteres faria o mesmo sucesso?
    Cópias sempre existirão e o importante é inovar a cópia em questão. Salve Facebook, Apple e outros expertos do mercado.

  4. Ótima leitura. Gostei da analogia da tampa de garrafa.

    Que todo mundo copie o twitter! Uma interface mais simples, como você falou, é muito mais gostosa de usar.

  5. Eu me pergunto… Qual é a novidade? Na versão LITE ou na NORMAL o ORKUT pode ser usado como um microblog, porém com a possibilidade de anexar imagens, videos, sons e muitas vezes até aplicativos.

    Trocando em miudos, antes mesmo do LITE o Facebook já era superior em qualidade perante o Twitter.

    E vamos falar a verdade… com a quantidade de pessoas que usam e escrevem no Twitter, não tem como conseguir acompanhar… precisa dedicar 24 horas do dia…

    Eu particularmente acho uma grande bobagem! Enfim…

  6. Cópia e plágio à parte, gosto muito dos dois serviços, mas confesso que a excessiva simplicidade do Twitter tem incomodado um pouco. O Facebook por outro lado tem servido pra facilitar minhas publicações no Blog. Estou experimentando usar o Facebook Pages para publicações rápidas, porém mais elaboradas que o Twitter (com imagens, links, etc.) e deixado o Blog apenas para publicações mais elaboradas. Outra coisa que fiz foi ligar minha página do Facebook ao meu Twitter, fazendo com que minhas publicações gerem um link no Twitter.

    Resumindo, estou usando o Facebook bem mais que meu Blog e que o Twitter 🙂

  7. Se for analisar realmente, em um bate papo com Vitor Lourenço, designer do Twitter, que esteve em Porto Alegre mês passado, ele mesmo citou que a idéia básica do Twitter foi criado a partir do momento em que o Biz Stone viu o sistema de mensagens rápidas do MSN/Live Messenger, onde a pessoa colocava informações usuais e não somente o nome de exibição e isso aparecia na lista de contatos.

    E se formos analisar mais friamente, quando o Orkut criou a lista de últimas atualizações, isso é um tipo de Twitter, pois no momento que a pessoa modifica a frase de exibição do perfil todos os contatos recebem a atualização automaticamente.

    O Facebook está muito certo em fazer o que está fazendo, é o princípio básico da evolução.

  8. Suas mãos de designer poderiam Doer se você tivesse fazendo analogia ao Plágio da ARTE em si. Como o assunto é a funcionalidade, como designer também não vejo nada de mal, muito pelo contrário.

    O próprio Steve Jobs confessou que raramente tem novas idéias. Normalmente, suas invenções mirabolantes são a junção e aprimoramento de idéias pré-existentes.

    =)

  9. Cópia não é inovação. Entretanto, em alguns casos a cópia se faz necessária para que a empresa alcance o seu concorrente que está na frente. Logo depois, ele deve inovar. Não pode ficar acomodado no eu copio e pronto.

  10. Eu enterndo neca de pitibiriba so sei que genteeeeeeeeee quer entrar em my space?????????Olhem eu sou uma pessoa cheia de defeitos mas as qualidades superam ao maximo e ai quem ta preocupado com isto nos dias atuais?Ha qual e, entao ta confirmado o convite ta feto e so quero gato hein, pq mulher tbem entra, acho que mulher e mais amiga de mulher pq homem ce sabe, a gente fica sem graca e coisa e tal, emtrem e ai despois a gente fica amiga!!!Beijocass!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

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