O que é o Google Wave e por que é importante

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Google Wave é como um cliente de mensagens instantâneas muito poderoso. A comunicação é síncrona, todos os envolvidos numa discussão veem em tempo real o que você escreve. Os waves, que são as conversas nesta plataforma, podem ter elementos colaborativos multimídia como mapas, enquetes, vídeo, áudio, aplicativos.

emailthread-219x300.pngO e-mail é um meio de comunicação arcaico. Criado em 1971, foi pensado como uma metáfora das cartas em papel enviadas pelo correio.

O objetivo era trocar mensagens curtas de texto, entre computadores pouco poderosos, em conexões lentas, de maneira assíncrona ? você pode esperar uma hora, ou um mês, para responder uma mensagem ? e com poucos participantes ? uma discussão com mais de 10 pessoas pode se tornar um martírio de identação, citações multicoloridas, códigos com cabeçalhos de remetentes e destinatários (veja imagem).

O Google Wave foi criado para a infraestrutura da internet moderna. Com recursos multimídia integrados, plataforma de aplicativos, para computadores capazes de reproduzir vídeo e áudio conectados em banda larga, possibilitando comunicação síncrona ? em tempo real ? entre duas ou centenas de pessoas de maneira fluente, com colaboração integrada.

Se você vai redigir um documento com alguém, não precisa ficar trocando anexos numa confusão de versões e datas em que um pode arruinar parte do trabalho do outro.

google-wave-300x177.jpgPor enquanto você precisa conseguir um convite para testar o Wave, assim como foi no início do Gmail e Orkut. Você pode conseguir pedindo pra algum amigo que já esteja usando a plataforma ou fazendo um pedido público no Twitter.

O Google Wave não pretende matar o e-mail, são meios diferentes, o Wave é uma plataforma inovadora de comunicação e colaboração, que ainda precisa entrar no dia-a-dia das pessoas, como aconteceu com o telefone, e-mail, instant messenger e redes sociais. Quando essa mudança acontecer, tudo será diferente, como sempre foi… [Webinsider]

.

Marco Gomes é fundador da boo-box; co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd. Mantém um blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

31 respostas

  1. Pois bem… entrei no google wave mas ainda não vi razões para usá-lo, nem mesmo meus amigos..
    a mesma coisa aconteceu com o twitter quando foi criado… vou esperar o povo se familiarizar com ele..

  2. Não sei pra que tantos meios modernos de se comunicar, se as pessoas têm cada vez menos a dizer (vide comentários: 90% pedindo convite). Imagino que a ferramenta seja útil, sim. Mas não é pioneira. Existem diversas assim. Quantos de nós realmente precisa disso para trabalhos em grupo? Quantos de nós aqui nos reunimos frequentemente em grupos? Enfim. Uma opinião de quem já passou por vários hypes da internet e chegou a conclusão que sim, estamos bem próximos, mas ninguém tem nada a dizer, bem como ninguém está diposto a ouvir.

  3. Excelente postagem sobre o Google Wave. O mais esclarecedor que vi até o momento.
    Era de se esperar mudanças e atualizações na forma de interação online e trocas rápidas na Internet.
    Haverá enorme influência na forma e maneira com que nós nos comunicamos.
    A virtualização e o encurtamento dos diálogos no mundo virtual, ainda que necessários, tem, a meu ver, duas vertentes a saber. Primeiro que é algo inerente do ser humano a ampliação dos espaços físicos e não físicos, por assim dizer, e a crescente expansão dos conhecimentos que se estendem além das fronteiras da mente.
    Segundo, a sistemática das sínteses nos diálogos do mundo virtual, que tem entre outros efeitos de causa adjacente, que está oculta ou velada para maioria, o perigo da superficialização extrema na compreensão e assimilação do que é real e do que é verdadeiro.
    Desta forma, sugiro que esta mais nova ferramenta seja usada inteligentemente e da forma mais Elevada possível. – Não ao Supérfluo!

  4. Vejo tantos vídeos do wave e venho traduzindo a um tempo, acho que encaixaria perfeitamente no endomarketing da empresa.

    Algúem poderia me enviar um convite?

  5. Eu consegui um convite com um amigo programador e estamos dando risanda juntos enquanto surfamos: a ferramenta é fantástica, mas requer um tempo de adaptação até entender o que realmente pode ser feito. Ela parece carecer de uns ajustes – o que é perfeitamente normal – mas acredito que vá sim, revolucionar principalmente o trabalho em grupo. Ainda não descobri por exemplo, como posso enviar convites! Mas gostei da matéria. Resume o loooooog video e da uma surfada no que vem a ser o wave. Bacana!

  6. Marco, parabéns pelo artigo. Resumiu em poucas linhas o conceito geral do Google Wave.

    Esta tática do Google de fechar o uso do site para apenas aqueles que forem indicados por alguém gera uma grande ansiedade nas pessoas que estão de fora.

  7. O artigo ainda deixa meio nebuloso o Google Wave, talvez de ser algo novo mesmo, sendo necessária a experimentação.

    Como ainda não ganhei um convite, faço como o comentário anterior…

    …alguém pode me convidar por favor

    @willieoliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *