E-commerce e o dever de casa da pequena empresa

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Cada vez mais temos observado a preocupação de grande parte das empresas em fazer negócios via web; porém, ainda assim, a quantidade de empresas que efetivamente está conseguindo fazer isso é muito pequena.

Se levarmos em consideração que apenas dez empresas são responsáveis por aproximadamente 75% do faturamento do e-commerce no Brasil podemos pensar que não haja mais espaço para novos negócios. Grande engano, pois a web oferece a possibilidade de atender a nichos de mercado bastante específicos, permitindo atender a públicos muitos segmentados, que demandam conhecimento especializado no momento da venda.

As micro e pequenas empresas, que ainda estão sem saber o que fazer, podem “testar” o e-commerce com investimento muito baixo, participando de sites que são integradores de lojas, como num shopping.

Com isso os custos são rateados, permitindo estar on-line, vendendo, ou seja, tendo uma experiência com essas ferramentas. Esses “shoppings” cobram um valor similar a uma taxa de aluguel ou condomínio, dessa forma o lojista pode verificar se consegue interagir no mundo on-line, se tem estrutura para manter a loja no ar e atualizada, e ainda medir os resultados.

Em geral, a operação para estar presente nesse tipo de portal de compras é muito simples, não requer uma grande especialização. Obviamente, esse modelo não permite muitas customizações e adequações, mas mesmo assim, é uma ótima alternativa para quem está começando, a preços realmente muito atrativos.

O ideal mesmo é buscar criar vários canais de acesso para seus clientes. Como exemplo há lojas que permitem comprar on-line e retirar o produto diretamente na loja física, isso serve para os mais céticos que ainda não se sentem confortáveis em realizar todo processo via web.

Buscadores

Mas o “X” da questão não está somente em ter uma loja ou estar on-line. É fundamental ser encontrado por aqueles que demandam esse tipo de produto e isso ocorre se a empresa for localizada por buscadores, como o Google, hoje o principal canal de pesquisa que antecede as compras de quase tudo. Isso sim demanda conhecimento especializado e bastante trabalho, além de novos investimentos, que podem ser bem superiores ao investimento no próprio e-commerce.

Isto vale para produtos ou serviços. A importância de ser localizado pelos buscadores é crucial para o sucesso ou fracasso dos negócios. Para citar um exemplo de serviço, que é um setor menos comentado do que outros, o negócio pode ser uma assistência técnica de eletrodomésticos. O site da empresa deve indicar claramente se ela é autorizada de que fabricantes, sua localização, tempo de resposta, tipo de atendimento, bem como horário de funcionamento.

Por que tudo isso? Pois esses são pontos muito relevantes para quem estiver procurando esse tipo de serviço e será importante isso aparecer rapidamente para ele.

Entenda o cliente

É preciso tentar pensar com a mente do cliente (e isso é um ponto óbvio em marketing, que poucas empresas fazem!). O que quero dizer? Não é necessário realizar grandes, e caras, pesquisas de mercado para identificar qual é o processo de decisão do cliente. Basta perguntar diretamente a alguns deles para descobrir qual o caminho que percorrem até chegar à sua loja.

Por exemplo, falando desse caso, como a pessoa vai procurar nos buscadores a tal assistência técnica? Em geral ela digitaria “assistência técnica da marca tal”, e poderia complementar colocando a cidade ou o bairro para refinar a busca. Com isso, surgirão nas primeiras páginas, como “resposta”, empresas cujos sites estiverem bem construídos e que fizeram sua lição de casa adequadamente. [Webinsider]

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Sandra Turchi é sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante sobre marketing digital e e-commerce. Mantém o blog Sandraturchi.

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Mais lidas

9 respostas

  1. No caso de um empreendedor individual que vende pela internet, quais os cuidados necessários se algum cliente entrar com uma ação no Juizado Especial em outro Estado distante da localização da empresa vendedora do produto on-line?

  2. Muito boa as dicas deste SITE, porem tenho duvidas em localizar um rmo de atividade de o mercado ON LINE tem uma tendimento atrativo (O QUE MONTAR)…Ex: Caso vende de prodtos de cosmeticos..ONDE COMPRAR ??? COMO POSSO TER UMA PARCERIA COM DETERMINADO FABRICANTE??? COMO ENCONTRAR IDENTIFICAR UM MERCADO ARATIVO ???? COMO POSSO RECEBER MEUS PAGAMENTOS DE UMA FORMA SEGURA ???? CALCULO DE ENTREGAS, SENDO QUE UTILIZAREI UMA EMPRESA DE ENTREGA (Correio por exemplo)..

    Grato, epero que entendam minhas duvidas..

    wilson

  3. Estou seguindo tudo a respeito de e-commerce e gostaria de uma orientação básica sobre ONDE encontrar a Iniciação de E-Commerce para um pequeno empreendedor: Associação Comercial de SP ou Sebrae?
    Sandra Turchi me alucina com essa gama de informações e quero mais e mais

  4. Gostei muito do artigo muito inteligente da Sandra Turchi! soube acentuar todos os aspectos importantes dentro do e-commerce. Achei mais interessante pelo fato dela saber expor com clareza algo tão específico e novo como é o e-commerce, que eu, neófita nessa área, entendi perfeitamente a idéia básica e os pontos chaves a serem considerados. O Sebrae está de parabéns por nos disponibilizar temas taõ caros ao pequeno principante empreendedor !

  5. Pingback: E-commerce e o dever de casa da pequena empresa | Ópera Propaganda - Publicidade, marketing e e-commerce
  6. Pensando em e-commerce, realmente a pequena empresa tem grandes chances de destaque, principalmente quando ela atende um nicho específico. Mas além do marketing, é bom que ela cuide bem de outros processos dentro do e-commerce, como atendimento, logística, políticas de venda, etc.

    Inovapro
    twitter.com/inovapro

  7. Olá,realmente tenho acompanhado que o e-commerce esta se solidificando mais e mais na mente dos empreendedores e dos consumidores brasileiros.
    Mas o X da questão realmente é uma estratégia de marketing bem elaborada que engloba a otimização como citou e um e-commerce bem estruturado.
    Descobrir aonde esta inserido esse seu público-alvo também é importantissímo, pois assim vejo que pode-se agregar ao negócio ferramentas como twitter,facebook, para divulgar promoções em geral.
    Parabéns pelo POST

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