Eu sou você amanhã: conheça o iPad hoje

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Pedi ao meu amigo Alexandre Lopes, jornalista e analista web, que fizesse para o Webinsider uma demonstração em vídeo do iPad, novo produto da Apple lançado recentemente nos Estados Unidos e que ainda não chegou no mercado brasileiro.

Com a ajuda de Eduardo Garcês, jornalista e videomaker, durante a gravação, feita ali na hora, de improviso, registramos uma amostra das possibilidades desse equipamento que cria uma nova categoria além dos netbooks e pode ser usado como um leitor de livros, uma plataforma de games e mil outras utilidades.

Boa parte dos aplicativos foram reescritos do iPhone para melhor funcionar no iPad e foram desenvolvidos para aproveitar as vantagens da tela multi-touch. Como na grande maioria dos produtos da Apple, encontramos facilidade de uso e uma interface muito amigável.

Alexandre destaca três aplicativos: Keynote, iBook e Pages.

Eu pessoalmente achei a plataforma para games incrivelmente amigável e gostei muito dos mapas. Logo me imaginei andando pelas ruas de Nova York, Londres ou Paris de uma forma muito real. É o que podemos chamar de possibilitar uma experiência ao usuário.

Quer saber mais? Assista ao vídeo aqui embaixo.

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Viviane Danin (@bibidanin) é jornalista, consultora do Sebrae e articulista do Webinsider.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

21 respostas

  1. Eu acho engraçada toda essa discussão, não apenas em torno do iPad, mas em tudo relacionado a Apple.
    Em alguns pontos o Manuel tem razão, mas não vou aqui repetir os pontos, pois acho que ficaram bem claros.
    O que me choca às vezes é muito mais o fenômeno cultural em torno dos “adoradores da maçã” do que qualquer outra coisa.
    Pessoalmente, sou mais pragmático, procuro equipamentos e tecnologias que resolvam meus problemas ou me ofereçam alguma experiência marcante. Sei que a cada ano haverá um equipamento melhor, mais rápido e mais bonito e isso já faz parte de um ciclo de renovação que já estamos acostumados. Hoje posso dizer que não sei quais marcas ou equipamentos usarei no ano que vem e prefiro dessa forma, sem amarras e sem devoção a nenhuma delas, apenas porque no ano que vem uma outra marca pode fazer algo melhor ou diferente.
    E é nesse sentido que vejo os fan-boys da Apple talvez muito mais envolvidos com o hype e o status da marca do que realmente com a tecnologia e o benefício prático. E não há nada mal com isso. Cada um tem o direito de se empolgar do jeito que achar melhor.
    Esse pessoal só podia pegar mais leve no barulho e nas polêmicas, que no final acabam parecendo infantis e irrelevantes(depois de ler o artigo e os comentários fiquei com a sensação de ter perdido preciosos minutos da minha vida sem que nada de importante tivesse sido discutido).

    Apenas para deixar claro, adoro a Webinsider, e costumo ler muitos de seus artigos, que em geral tem um conteúdo muito bom.

    Grande abraço e sucesso! 😉

  2. Já tive a oportunidade de pegar um Ipad na mão por alguns minutos, mas claro que não conhecia todas as funcionalidades e a pessoa (que claro, trouxe dos USA) também não sabia usar tudo ainda. AMEI! Fiquei com a sensação de estar com a evolução “nas mãos”. Simplesmente de babar! E adorei o vídeo, pois deu para conhecer outros recursos do bichinho! Apesar de não gostar muito da política da Apple sobre travar coisas sem sentido (falta de conectividade padrão, cartão, etc) não tiro o mérito de ousar e inovar! Obrigada pelo vídeo!

  3. “Logo você usará um tablet também”.

    Concordo plenamente com esta frase, usará um tablet. Não necessariamente um iPad.

    Importante não confundir a marca (iPad) com o tipo de dispositivo( tablet ).

  4. Viviane, liga não, sempre tem um extremista com vontade de ter, e que ficará falando mal até conseguir um…

    Fernando, não há vencedores.

    Android não “venceu” o iPhone. Windows não “venceu” o Mac OS X.

    São modelos de mercado diferentes, para fatias de mercado muitas vezes diferentes ou que se misturam um pouco.

    Nem todos que compram PCs podem comprar um Mac. Agora, não há motivo para comprar um Dell de 3800 reais podendo pegar um MacBook Pro né.

    Antes que a discussão se inflame… só para exemplificar que não estou defendendo nada e não sou fã-boy…

    Desktop com Windows 7.
    Motorola Milestone com Android 2.1

    E estarei pegando um iPad na próxima semana…
    Cada um tem sua vantagem.

    iPad irá revolucionar o mercado? Não. Já revolucionou, e agora as outras que corram atrás para oferecer um produto semelhante, e desejo eu, um produto melhor.

    Para isso existe a competitividade.
    Só nós somos os beneficiados…

    A única coisa que, ao meu ver, a Apple peca… é o padrão fechado de softwares e tal para o iPad.

  5. Quem saiu na frente com tablets, foi a Microsoft, ela já tinha suporte multi-toque e recursos tào avançados quanto estes do iPad no Windows Vista.

    A apple pode sair na frente em algumas inovações, o ipod por exemplo concordo, mas não concordo com o iPad, eu mesmo já tive um tablet pc há algum tempo e desisti do uso por ser frágil, limitado e pesado.

    Os celulares com Android já superaram as vendas do iPhone neste ano.

    O que adianta sair na frente se depois a concorrência come o bolo da Apple? Ainda mais fechando a sua plataforma com a abominável atitude de boicotar a Adobe?

    Foi assim com:
    Macs e os PC com Windows; ganhou o Windows
    iPhone e Android; ganhou o Android
    iPad e Google Tablet; na minha opinião vai ganhar o Google

    Tudo leva a crer que o que é aberto dá mais uso, eu se fosse o dono deste iPad, venderia logo enquanto ainda é hype.

    []’s

    Fernando Ramos

  6. Caro Fernando,

    Quer dizer que o Google é melhor do que a Apple ou vc acha que querem coisas diferentes? Não seja ingênuo, todas querem ser lembradas enquanto marcas e, acima de tudo, querem lucrar com isso. A diferença da Apple para as outras marcas é uma só: ela sai na frente. E só.

    Um abraço,

    Viviane

  7. Sinceramente esta empresa Webinsider está me cheirando a bairrismo, as pessoas pelo visto não podem expressar suas opiniões sem xiismo ou fanatismo corporativo

    Pelo que eu pude entender, vcs se defendem com unhas e dentes, e defendem aquelas que criam novas tecnologias apenas pelo bel prazer de ser cool.

    Estou 100% com nosso amigo portuga, pelo menos ele conhece tecnologia a fundo pra poder falar.

    Este gadget é pesado, é fechado, é refletivo demais e ainda não tem concorrentes mas é por uma questão de tempo.

    O Android está muito mais poderoso e poderá com certeza acabar com essa mania de apple que o brasileiro está adquirindo e tornando uma coisa realmente insuportável de aturar.

    Quem tem iPhone realmente não sabe usar nem 10% das suas features, e se usa mais que isso, é porque quer ser cool.

    Espero que esse site tenha opiniões menos cheias de fanatismos e de puxação de saco.

    []’s

    Fernando Ramos

  8. Amigo Portuga

    Na boa? Tu tá com muito tempo heim cara!?

    Não gosta de tablets, ok! Já deu sua opinião. Seja feliz!

    Abraço

  9. Viviane, já percebi que gosta de brigar, mas nunca foi esse o meu intuito. Brigas nos comentários desabonam os brigões, afastam as pessoas e desprestigiam este site. Por isso não vou dar seguimento às suas farpas.

    Penso que as pessoas aqui estão mais interessadas nos detalhes técnicos, do que nas opiniões influenciadas por paixões. Por isso apenas vou focar nos detalhes técnicos.

    Primeiro queria corrigir o URL do podcast em que são discutidas as características do iPad.

    http://webinsider.uol.com.br/2010/04/27/podcast-o-site-de-conteudo-como-pequeno-negocio/

    Segundo, se você diz que o iPad não é demasiado pesado para ficar segurando por muito tempo, não lhe parece contraditório existirem acessórios para segurar o iPad sózinho para que você não canse as suas mãos? A existência desses acessórios comprova que é realmente pesado.

    Terceiro, se você precisa de um acessório para segurar o iPad, e alguns até vêm com teclado, não seria mais objetivo comprar um netbook que já vem com tudo isso e ainda é mais barato que um iPad?

    Mas não se incomode a brigar comigo. Compre um iPad e daqui a um ano escreva outro artigo a falar sobre as suas experiências, se ainda não tiver deixado o iPad de lado.

    Por fim, só uma correção, quem estava falando no vídeo mencionou que o recurso multi-touch tinha a ver com tocar na tela com um dedo e arrastar. Na verdade não tem nada a ver.

    Multi-toque é quando se usa mais do que um dedo para tocar na tela, mesmo não arrastando os dedos. Recomendo esta da página da Wikipedia para se esclarecerem melhor.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecr%C3%A3_multit%C3%A1til

  10. Parabéns pelo post. Estava muito ansioso por mais informações referente ao belo produto inovador da Apple. Com certeza agora estou ainda mais instigado á adquirir o meu Ipad.

    Por favor, se tiver mais informações referentes aos aplicativos do aparelho, ficaria grato.
    Abraço.

  11. Manuel,

    Enganado está você em vários aspectos. Um deles é que tem sim uma capa suporte para apoiar o iPad vendido pela própria Apple, por 39 dólares. E sinceramente 600 gramas não é tão pesado assim. E eu fiquei sim com ele um bom tempo na mão (sem o suporte) e não me cansei pra fazer leitura.

    Eu tenho um iPhone e já leio artigos inteiros nele, imagine se não conseguiria faze-lo no iPad, mesmo pesando mais.

    Eu acho que agressivo e irônico foi você e eu somente respondi à altura. Sem contar que você foi mesmo bastante preconceituoso.

    Outra coisa, comparar o iPad com o kindle aí nem vou comentar…e eu não disse no texto que o iPad era o produto mais perfeito do mundo mas com certeza é melhor do que tudo que apareceu até agora no mercado. Imagine suas próximas versões.

    Bem, o Alexandre postou um link e de repente vale a pena vc ler também, se é que vc lê algo que fale bem do produto:

    Pad garante 91% de satisfação entre seus usuários

    http://tech.fortune.cnn.com/2010/05/20/ipads-satisfy-9-out-of-10-new-owners/

    Ah e quer dizer que só eu fui indelicada? Pois sim…(só rindo mesmo)

    Boa sexta-feira e bom final de semana pra você.

    Viviane

  12. Viviane, notei que está tendo dificuldade em aceitar o meu comentário. Talvez seja porque o entendeu como uma critíca ao seu artigo, quando na verdade o comentário era apenas sobre a ergonomia dos tablets em geral, não apenas do iPad.

    Talvez eu não tenha sido claro, por isso vou insistir e explicar que o problema não é pegar o iPad por uns segundos, mas sim segura-lo continuamente por mais do que uns minutos, porque na verdade é isso que você faz quando tenta ler um livro ou ver um vídeo.

    Não tenho um iPad, e desfuncional como é na versão atual, não pretendo adquirir nenhum. Mas já experimentei aparelhos semelhantes menores e mesmo assim é desconfortável segura-lo por mais de uns minutos. Imagine você usando um notebook tendo de segurar na tela o tempo inteiro.

    Mesmo um Kindle que tem menos metade do peso do iPad, já é um pouco desconfortável usar durante muito tempo.

    O iPad tem o peso de 2 livros pesados de 400 páginas. Experimente segurar 2 livros de 400 páginas um em cada mão e diga-me quanto tempo aguenta com eles.

    Mas se você não acredita que realmente é pesado demais para ser funcional, leia o que as pessoas imparciais andam falando pela Internet, como por exemplo:

    Matt Cutts diretor da divisão anti-Webspam do Google
    “I played with an iPad yesterday…. it’s surprisingly heavy”
    http://www.mattcutts.com/blog/mini-review-of-the-ipad/

    Blog ReadWriteWeb
    “The device itself is light for its size, feels very solid, but still feels a bit heavy…”
    http://www.readwriteweb.com/archives/ipad_first_impressions.php

    Joel Spolski da FogCreek no programa ThisWeekInStartups de Jason Calacanis da Mahalo
    “its heavier than I expected”
    http://thisweekin.com/thisweekin-startups/twist-51-with-joel-spolsky-2/

    Usuários espalhados pela Internet inteira
    “iPad is heavy”
    http://www.google.com/search?hl=en&q=“ipad+is+heavy”

    E olhe que eu nem falei dos outros defeitos do iPad, como a tela que reflete todas as luzes ambientes, ao contrário do Kindle, e assim o iPad dificulta a visão do que está na tela. Mas isso comentei no podcast do WebInsider com o Vicente.

    http://webinsider.uol.com.br/2010/05/19/eu-sou-voce-amanha-conheca-o-ipad-hoje/

    Viviane, a sua visão é de alguém muito apaixonado por alguma coisa que não conhece bem, mas já quer casar como se essa coisa não tivesse quaisquer defeitos que comprometem o bom uso.

    Como qualquer apaixonado, até compreendo que tenha dificuldade em enxergar dos defeitos do aparelho, porque as paixões ofuscam a visão e inibem o bom senso das pessoas.

    O que não era necessário foi a agressividade e a indelicadeza da sua resposta. Se pensar bem sobre o assunto, talvez chegue à conclusão que realmente foi desnecessário.

  13. 600 gramas eh muito leve pra um aparelho desses, mas, concordo com o manoel. Imagina vc jogando esse jogo por horas segurando 600g. So o braco sozinho ja pesa. Eles tem q pensar em um suporte. e pra digitar por muito tempo tbm eh realmente desconfortavel.

    mais realmente eh muito legal esse negocio ai….hehe

  14. Eu quero muito um ipad,

    escrevi até no meu blog exemplos desse futuro que está vindo que serão possíveis com a nossa nova tecnologia.

    Gostaria de fazer algumas perguntas:

    Ele possui conexão usb? Ele possui conexão SD?

    A conexão 3G, no modelo que possui, é compatível com os nossos chips?

    É possível fazer algum tipo de conexão com o PC para transferir arquivos?

    É possível utilizar mouse do mac nele?

    Obrigado e parabéns pelo post.

  15. Usei um iPad e posso dizer que fiquei com muita vontade de ter um. Muito leve e a tela em alta definição me surpreendeu. Fora as funcionalidades que todos que usam apple sabem, ainda não partir para o mundo Mac, estou ainda enraizado aos vícios de 1990 e lá vai fumaça.

    Engraçado que os Macs provocam essa disputa de sentimentos mesmo: amor para quem usa ou ódio para quem tem medo de mudar. Mas sabemos que ambos os sentimentos andam juntos e não conheço uma alma viva que depois de ter entrado nesse mundo, tenha voltado atrás. Você conhece?

    Muito bom mesmo. Essa paradinha 360 graus e leitura de quadrinhos quadro a quadro, putz.
    A passada de páginas com animações. Show! E jogos? Barbaridade. Só fazendo um “test drive” em um para saber.

    Em breve estarei com um “animalzinho” desses. Abraços pessoal.

  16. Caro Manuel,

    Respeito sua opinião e, claro, temos liberdade de expressão nesse país exatamente para que todos possam se expressar livremente. Sendo assim, vou me dar o direito de discordar de você.

    Primeiro, imagino que você ainda não tenha tido oportunidade de pegar em um iPad. Bem, se teve percebeu que ele é sim muito leve e fácil de manejar. Também não sei se vc tem algum problema de coordenação motora que o impede de segurar o iPad em uma mão e manipula-lo com outra, pois isso é perfeitamente possível.

    Trabalho com Alexandre e viajamos juntos a trabalho na semana passada e ele não levou o notebook, apenas o iPad, e conseguiu perfeitamente resolver toda sua vida somente com ele. Olha que ele comanda uma equipe com cerca de 50 pessoas e é um executivo bastante atarefado. Pude acompanha-lo nesses dois dias usando o aparelho e foi exatamente por isso que tive a ideia de produzir um vídeo.

    Sim, porque muitas pessoas até hoje me perguntam: mas pra que serve mesmo esse iPad? Então, a ideia era mostrar todas as possibilidades do produto. E ele é realmente fantástico, assim como pra mim, o iPhone é a melhor invenção de todos os tempos. Pelo menos na minha humilde opinião.

    E vou dizer, não vejo a hora de poder comprar um iPad e arrisco a dizer que o iPad será realmente um divisor de águas. E logo logo todos teremos um e nossas vidas serão facilitadas por ele. Leremos mais por causa dele, nós e nossos filhos.

    E mais: essa mensagem que vc diz “enviado do iPad” é default pra boa parte dos dispositivos móveis. É assim no blackberry ou no iPhone e agora no iPad. E claro vc pode configurar pra não aparecer ou simplesmente mandar o e-mail, independente de qualquer preconceito. Aliás, imagino, meu caro, que de preconceito você deve entender bem, não é?

    Então, amigo, compre um iPad e seja feliz e pare de ter inveja de quem tem. Ou não. Sua decisão.

    Um forte abraço,

    Viviane

  17. O principal problema do iPad é o mesmo de todos tablets, é pesado. Não é um peso insuportável, mas não dá para ficar segurando nas mãos durante muito tempo, pior ainda se quiser manipular algo na tela com uma mão e segurar com outra.

    Também não dá para ficar vergado olhando para baixo numa mesa porque ao fim de um tempo acaba dando dor nas costas.

    Há quem segure nas pernas, mas aí tem de ficar com as pernas levantadas, o que nem sempre é cômodo.

    Melhor seria se tivesse um suporte para se segurar sozinho na vertical. Mas isso é como funcionam os notebooks. A base faz de lastro e mantém a tela na vertical.

    Conclusão, compre antes um notebook leve e não tenha problemas de desconforto.

    Receio que quem já comprou o iPad, ou qualquer outro tablet, vai acabar largando passado um tempo, quando a fase eufórica passar.

    Até lá, ainda vamos assistir algumas pessoas que compraram iPads com necessidade de justificar a compra, inventando desculpas para falar que têm um, alguns até esnobando os que não têm um.

    Ainda hoje recebi um e-mail de alguém que não conhecia em que assinava “enviado a partir de um iPad”. A mensagem em si não tinha nada a ver com iPads ou algo relacionado.

    Putz, que brega! Parece que voltamos aos tempos em que poucos tinham celulares e alguns ficavam falando alto em lugares públicos no meio de desconhecidos só para mostrar que tinham um celular.

    A sorte é que o iPad não é celular, se não veriamos mais pessoas por aí com o iPad encostado nas orelhas, falando alto para todo mundo ouvir: “Alô, estou ligando só para dizer que comprei um iPad, vejam como eu sou superior a vocês, seus pobretões.” 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *