Meu passeio pelos 10 anos de Webinsider

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Para cada ano de Webinsider, ganhei um quilo na balança, um centímetro de calvície e um punhado de fios brancos no meu peitoral do Fofão. E não é piada.

Há vinte anos, o eu de hoje seria um cara bem apessoado profissionalmente. Porque era assim que, até meados dos anos 80-90, as pessoas olhavam os carecas pançudos. Só havia tempo para trabalhar, então a gente largava o futebol do fim de semana e o ônibus lotado para trabalhar o dia inteiro e curtir os benesses de uma vida sedentária com um Fuscão na garagem.

Hoje, com mil demandas simultâneas e a vida toda na web, a gente continua sem tempo para cuidar do corpinho, mas agora é diferente porque, nos dias de hoje, pançudos são preguiçosos ou incompetentes. Sempre aparece alguém para recomendar um curso de gestão. Gestão de tempo, gestão motivacional, gestão de demandas, gestão de projetos, gestão de produtividade, gestão de pessoas, gestão de bolinhas de gude… como diz nosso ilustre colega Paulo Roberto Elias: e vai por aí.

Por essas e outras é que o Webinsider continua sendo um motivo de orgulho, creio eu, para todo mundo que já passou por aqui e todos aqueles que continuam. Muita gente saiu, muita gente chegou. O público-alvo de hoje não é mais o mesmo de ontem, algo que foge um pouco (às vezes, completamente) do nosso controle.

Mas enquanto tantas pedras rolaram e tantos golias sucumbiram às bolhas internéticas na testa, até agora continuamos a tentar manter um espaço aberto com qualidade, crítica e argumentos. Longe da perfeição, mas sempre com muita honestidade.

Todo dia a gente vê gurus e especialistas dando palestras sobre assuntos mil e falando descaradamente coisas que lêem aqui de outras pessoas. Antigamente eu ficava com raiva, hoje acho engraçado.

Mas o outro lado também é válido: também escutamos vários comentários de gente que nos coloca no pedestal e, nessas horas, é preciso dizer que não é bem assim. Estamos sempre abertos aos debates e contestações, com argumentos, porque diferentemente da Globo, da Folha e do Bush Júnior, não temos a verdade universal.

Até porque, se tivéssemos, certamente o Eike Batista já teria comprado da gente.

Mobilidade é apelido

Minha pequena contribuição neste espaço sempre foi volátil, por vezes bissexta. Fases muito presentes, fases muito ausentes. Em comum, apenas a certeza de que toda minha colaboração está bem longe do trabalho hercúleo e diário do Vicente Tardin.

O Webinsider talvez seja o único veículo de comunicação onde o editor-chefe é quem mais trabalha e em todas as funções possíveis. E sem direito ao cafezinho.

Em dez anos de Webinsider, mudei de endereço umas oito vezes. Troquei de bairro, de cidade, de Estado e até de país. Fui e voltei algumas vezes. Mais recentemente, fiz um pit-stop de um ano em Brasília, estou em São Paulo agora ao que tudo indica ser apenas mais uma parada. Independemente das estações, é curioso ver a contribuição da gente sempre presente de um modo ou de outro.

Sobre a distância, escrevi esta coluna aqui quando completamos seis anos, mostrando um pouco das dificuldades, não apenas nossas, mas de muita gente que tentou investir nessa coisa feia chamada jornalismo na internet.

Para uma análise sobre o gerenciamento do site, leia também o que o próprio Vicente Tardin escreveu em 2006.

Para o pessoal de TI, um pouco da parte técnica foi abordada pelo Henrique Pereira que tanto ajudou na reconfiguração da nossa segunda interface do site.

Aliás, o próprio site também já rodou um bocado. Fizemos um pouco de história com o Zipnet (você ainda lembra?), o UOL, a Globo.com (bem antes de existir G1) e o UOL novamente. Fora as “conversas” com todos os outros portais que não foram adiante.

Em junho de 2000 – havia então acabado nossa “estranha parceria” com o  IDGNow – o Webinsider entrou no ar. Naquela época, a grande novidade do momento era o lançamento do Windows Millennium (Windows ME) e, logo em seguida, o Internet Explorer 5.5. Entre as vedetes mundiais daquele tempo, a America Online (AOL) ainda era ultra mega power.

O chato de ler essas matérias hoje é notar como pouca coisa mudou em termos de mercado. Quando chegou às prateleiras no Brasil, em setembro de 2000, o Windows ME custava R$ 439 na versão completa e R$ 199 no upgrade.

Ou seja, dez anos depois, continuamos reféns de um monte de caranguejo acomodado e sem visão.

O jeito é continuar escrevendo. O mínimo que podemos fazer é sugerir alternativas e incentivar o bom debate. Esperamos não falhar na hora H. Até porque não existe Viagra para honestidade. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

13 respostas

  1. Pingback: Entrevista com o jornalista e cronista Paulo Rebêlo, subeditor-sênior do Webinsider | O Melhor do Marketing
  2. Paulo e Vicente,

    Hoje estou bem mais para bissexto do que anos atrás, mas espero que as participações, frequentes ou não, tenham contribuído com um grão de areia para que o Webinsider chegasse até aqui.

    Eu tenho, pessoalmente, uma dívida de gratidão enorme com Vicente (e também com o Michel): ao publicar meus artigos, o site deu visibilidade ao meu nome e minha vida mudou (literalmente – Vicente sabe…).

    Parabéns, mega-merecidos, a vocês!

    []s,
    Ricardo Saldanha

  3. Oi Paulo,

    Eu também sou leitora do Webinsider desde 2000 quando fiz o curso do Bruno Rodrigues e ele apresentou o site. Desde então se tornou para mim leitura obrigatória. Até fiz mais, fisguei o coração do editor e virei até sócia e colaboradora. Como pode ne? 🙂

    E só posso dizer que tenho muito orgulho do site, do trabalho incansável do Vicente (acompanho na mesa ao lado) e do serviço que o Webinsider fornece aos seus milhares de leitores, profissionais que atuam nas áreas temáticas do site.

    Adorei ler esse texto! Emocionante.

    Sentimos sua falta aqui em Brasília.

    beijos

  4. parabens, Vicente, por manter vivo (e tao vivo) um espaço histórico como esse. sinto orgulho de ter feito parte nos seus primordios, e digo agora o que eu digo há dez anos: conte comigo sempre

  5. Grande Webinsider!

    Foi um amigo designer, chamado Fábio Suzuki, que me indicou o site, em 2000.

    Desde então, li centenas de artigos e indiquei o site a dezenas de pessoas.

    Tive a honra, recentemente, de publicar dois textos no site e fiquei, verdadeiramente, emocionado.

    Amadureci profissionalmente ao lado do webinsider, e, no momento da publicação, foi como receber um abraço de pai após a formatura.

    È claro que há bons artigos e outros nem tanto. O estímulo à leitura que o site proporciona, isso sim, só tem pontos positivos. E é isso que nos faz – pelo menos digo por mim – sermos totalmente apaixonados pelo webinsider.

    O Vicente, aliás, realmente merece uma nota de elogio. Gentil e ágil, ele é a verdadeira alma e carne do site, uma espécie de representação humana de algo que é virtual.

    Enfim, parabéns webinsider, editores, articulistas e todos que o mantêm de pé, firme, forte, inteligente e necessário.

    Abraço.

  6. Publicar um texto no webinsider é sempre uma honra para qualquer profissão que trabalhe com internet. Vou fazer uma força para contribuir mais vezes.

    Parabéns ao Webinsider pelos 10 anos. Ainda é uma criança.

  7. Parabéns a vcs! Vicente pela simpatia e profissionalismo e para todos por continuarem levando adiante este site que me acompanhou durante a faculdade, depois e agora que fiquei “mocinha” posso contribuir com idéias! Longa vida ao Webinsider!

  8. Meu bom Paulo,

    É bom saber que este site vai completar a sua primeira década, a primeira de muitas, eu espero. Não sei se durarei tanto por aqui, mas só o fato de ter tido a oportunidade de me expressar livremente neste espaço, graças a você e ao Vicente, não creio que possa haver jornalismo mais íntegro e ético do que este.

    A Internet, na qual estou desde 1995, me mostrou ao longo do tempo que as amizades virtuais são contraditoriamente concretas. A gente fala pelo Skype, troca e-mails e opiniões, e tem a sensação de que as nossas relações interpessoais vêm de décadas, sem nunca de fato termos nos visto!

    Eu só espero que, se um dia você migrar para o Rio de Janeiro, a gente tenha finalmente a chance de fazer isso. Pois, ao enfrentar as dificuldades rotineiras de vida, resta sempre a esperança de encontrar pessoalmente com os amigos.

    Durante anos, parece mentira, você foi o meu esteio editorial, num tipo de trabalho que eu nunca tinha feito, mas que agora já começo a entender.

    Parabéns a você, ao Vicente, e a todos que colaboram para o Webinsider. São dezenas de artigos inteligentes, escritas por pessoas que estão envolvidas de coração no que fazem, jornalistas ou não.

  9. Eu comecei como leitor fã do Websinsider (e mantenho esse estado de leitor fã até hoje).

    Em 10 anos aprendi muito aqui e por aí, e tive a honra máxima de ter alguns artigos publicados aqui, no site que tanto me ensinou no início da minha carreira.

    Que felicidade! Parabéns Webinsider!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *