Como você explora a sua capacidade de criar?

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Quantas vezes você já pensou se não haveria uma maneira mais fácil de fazer as coisas? Porém frequentemente continua a fazer certas coisas da forma mais difícil, só porque está acostumado.

Da mesma forma, se você observar a maneira como produz, provavelmente encontrará um modo de economizar tempo e energia.

Proponho uma discussão sobre como ser original.

Ser criativo, teoricamente, requer um certo empenho e uma pitada de visão. Considere que empenho e observação são dois polos bem distintos, onde o equilíbrio se faz necessário para obtermos uma dualidade perceptível e eficaz.

Cada ser humano tem seu individualismo criativo. Sendo assim faço duas perguntas diretas:

1. Quando e como você explora sua capacidade?

2. O que nos diferencia na hora de avaliar palavras e ações de incentivo e retorno?

Quando decidimos criar, expomos não apenas ideias e ideais, mas uma espontaneidade que nos diferencia e capacita. Como sempre ressalvo: somos únicos em uma grande maioria. Por isso a mesma mão que avalia também pesa quando nos tornamos conhecidos e exemplificados.

Ser uma pessoa criativa atrai bons negócios e oportunidades de crescimento. É preciso desenvolver uma ampla observação, abrir leques com novos fatos, aumentar nossa caracterização moral, possuir boas críticas construtivas, maximizar e qualificar pontos de vista.

Costuma-se dizer que, se você falhar no planejamento, poderá também planejar para falhar. Isso é especialmente verdadeiro em sua rotina criativa. A criatividade é o guia ou mapa que nos auxilia a atingir conquistas, sejam elas individuais ou coletivas. Além disso, permite que organizemos nosso tempo com eficiência e nos oferece meios para medir nosso progresso.

Se vivermos sempre em uma bolha acreditando em tudo que lemos ou ouvimos, seremos para sempre engessados em uma parcial ínfima que faz parte de nosso cotidiano acelerado e muitas vezes errôneo.

Por isso acredite: todo profissional é capaz de formar palavras de retorno. Ser original é dar um passo de cada vez.

Foco e imparcialidade são constantes necessárias na vida de um profissional criativo. Comece já a anotar quanto tempo você está dedicando as coisas não produtivas e, com base nisso, reorganize-se. [Webinsider]

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Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.

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5 respostas

  1. Caramba, seus textos são demais. Passei a pensar com mais clareza depois de ler seus artigos aqui no Webinsider e também os texto de seu blog Vivendoja, confesso que nunca conheci uma publicitária com tanto conhecimento e engajada em compartilha-lo de tal forma. Seus métodos de escrita me fizeram mudar completamente minha perspectiva, só tenho a te agradecer, um super abraço! continue assim..

  2. Muito bom o artigo!

    Gostei da afirmação de que uma pessoa criativa atrai bons negócios e oportunidades. Porém, vou além, acredito também que os criativos criam excelentes negócios e vêem oportunidades onde ninguém vê!

    Tem uma percepção mais aguçada de um problema e dão soluções totalmente inovadoras.

    Agora não podemos nos esquecer que criatividade, em muitas ocasiões, é fruto de muito trabalho, é mais transpiração do que inspiração!

    André M.

  3. Essa foi bem no alvo, dava até pra ser tema de palestra motivacional para aqueles que passam o temmpo todo reclamando do que ganha.
    Eu até arriscaria um tema para esse assunto “GESTÃO DE TEMPO” Parabéns.

  4. Adorei o texto sobre a criatividade.

    Realmente, toda criatividade deve estar bem focada, sobretudo, deve ter como base a informação atualizada sobre determinado assunto ou área, pesquisa, inspiração e muito suor.

    Espero que o nosso país, no século 21, gere novas estruturas e uma nova culura gerencial nos governos, empresas e nos investimentos culturais que valorizem e incentivem o trabalho de um criador.

    Att,

    Fernando Rebouças

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