Métricas para o ciclo de vida da loja virtual

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A grande contribuição da internet para os profissionais da área, principalmente de marketing, é a possibilidade de medir as ações em tempo real, o que para o e-commerce é atividade fundamental, pois as métricas demonstram a evolução do site ou de uma campanha.

A mensuração de resultados não se resume à quantidade de vendas capturadas no final do dia ou de vendas efetivadas no final do mês.

De início, é preciso definir quais indicadores (KPIs) e métricas servirão de base para as análises. O volume de dados é essencial para a construção de um histórico, além da “expertise” do profissional que manipulará e simplificará essas informações.

Indicadores

Importante citar a adequação dos objetivos e metas em relação à fase do ciclo de vida da loja virtual. Vejamos alguns exemplos:

Para uma loja na fase de lançamento, o número de visitantes e páginas vistas pode ser um dos indicadores.

Já na fase de crescimento, poderíamos incluir o número de novos visitantes e pedidos. Por outro lado, a taxa de conversão pode ser muito valiosa para uma loja na fase de maturidade.

A taxa de rejeição e o tempo médio no site podem apontar o início da fase de declínio. Imagine um site com mais de 50% de rejeição? Certamente, algo está errado.

O objetivo da análise é mapear o comportamento do usuário a partir de métricas como origem do tráfego, número de visualizações e visitantes, páginas mais visitadas, tempo de permanência, índices de abandono por páginas, conversão entre novos e antigos visitantes, produtos e categorias com maior ou menor número de cliques, proporção de visitantes por regiões, funil demonstrando o abandono do usuário em determinados processos (cadastros e/ou compras), entre inúmeras métricas.

O monitoramento e mensuração dos resultados indicarão o caminho para a tomada de decisões, visando melhorias no site e no relacionamento com os novos visitantes e clientes.

Quem conhece o passo-a-passo do usuário no site consegue ser mais assertivo em suas ações, desde a escolha do posicionamento de um banner a um produto na vitrine.

Para Chris Anderson, autor de A Cauda Longa, “pela primeira vez na história somos capazes de medir os padrões de consumo, as inclinações e preferências de todo um mercado de consumidores em tempo real e, com a mesma rapidez, ajustar-se a tais condições para melhor atender a esse público”.

A ferramenta é gratuita

Todos estes dados são mensurados por ferramentas de web analytics, sendo o Google Analytics a ferramenta mais conhecida e gratuita.

Há ferramentas particulares e internas que são capazes de fornecer análises em maior profundidade, atendendo as necessidades individuais de cada negócio. Algumas chegam a mensurar o tempo que o usuário levou para dar o primeiro clique e até mesmo mapear o movimento dos olhos e as áreas quentes de um site.

Manter-se na fase de crescimento ou maturidade – desejo de qualquer empresa – requer um trabalho árduo aliado a intermináveis métricas, análises e constantes processos de melhorias.

Para Idalberto Chiavenato, autor do livro Introdução à Teoria Geral da Administração, o controle tem por finalidade, “(…) assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos”.

Siga as tendências do mercado, entenda o comportamento do consumidor e acompanhe a evolução do seu site. Transforme o mix de informações em estratégias para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Lembre-se que sua loja virtual é única e somente você possui a base de dados do seu visitante. [Webinsider]

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Renata Reis é formada em publicidade e propaganda, pós graduada em comunicação e marketing e profissional de e-commerce e marketing digital. Mantém o blog Falando de e-commerce.

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4 respostas

  1. Olá Renata, vou te dar um exemplo prático de comportamento de consumo de mercado de nicho. No e-commerce http://www.emporiosanta.com.br, a taxa de rejeição é de 50%, e não está errado, pois é uma loja virtual direcionada a um nicho específico. Então, como tudo na vida é relativo, a análise deve ser feita caso a caso. Ótimo texto, bjs

  2. Texto muito bom, particularmente concordo que indicadores devem mudar conforme a maturidade do ambiente analisado.

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