M-learning, a revolução no ensino via web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As expectativas para o mercado de educação são as melhores possíveis no atual cenário em que vivemos, uma vez que já nos deparamos com os melhores recursos para propagação de conhecimento no universo online.

As barreiras geográficas e temporais foram rompidas e quem busca por aprendizado pode gerenciar o seu próprio tempo e método de estudos.

O M-learning (mobile learning – aprendizado móvel) é mais uma ferramenta potencializada pela internet para reprodução de conteúdo. Através de dispositivos móveis como smartphones, por exemplo, é possível estudar em qualquer lugar do planeta e a qualquer hora. Aplicativos específicos para diferentes tipos de conteúdo estão sendo desenvolvidos para agregar facilidade e maior agilidade nos métodos de aprendizado.

A telefonia celular e internet, aliadas à educação, se ajustam às necessidades de estudantes do mundo inteiro. O M-learning se apresenta como um novo conceito e vem para transformar esse mercado.

Empresas de todos os segmentos podem disponibilizar este recurso para levar cursos, treinamentos e novos conhecimentos para seus funcionários, clientes e demais públicos. Recentemente uma escola voltada à preparação ao ingresso na carreira jurídica lançou o aplicativo Resposta Correta, criado para plataforma iPhone e com funcionalidades que permitem aos alunos estudar para concursos públicos realizando provas rápidas que podem ser configuradas de acordo com o interesse do usuário.

Tendo em vista que a maioria dos candidatos a vagas em concursos ocupa suas horas livres para estudar, este recurso inovador proporciona uma otimização de tempo, possibilitando o estudo na fila do banco, em deslocamentos de trânsito parado, em salas de espera, no escritório; ou seja, todo tempo ocioso poderá ser preenchido com aprendizado através do aplicativo, que além de trazer as questões entrega também um relatório de desempenho, com o tempo decorrido, média de aprovação, a média na prova e a média em cada disciplina da simulação.

As soluções de M-learning são personalizadas e entre as principais vantagens da ferramenta está a sua adequação aos objetivos de cada organização.

Tive oportunidade de gerenciar alguns projetos de e-learning e recentemente outro voltado à plataforma móvel, especificamente para iPhone, e outro ao concurseiro. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Muito bom o artigo.
    Entretanto, o M-Learning não se restinge apenas na produção cursos e adaptação dos mesmos para celulares, iPhones etc. Os recursos para otimização e produção dos cursos de e-learning também devem ser avaliados e aplicados.

    Um bom exemplo de solução, é o encurtador de links e gerador de QR Code desenvolido pela empresa de e-learning e capacitação Asterisco (www.asterisconline.com.br), que implementou o Ast.Tc (www.ast.tc), além de gratuito é um encurtador simples e prático.

    Vale a pena dar uma olhada: http://www.ast.tc

  2. [De antemão digo que meu comentário é extenso, pois tenho muitas coisas a acrescentar.]

    O M-learning assim como o e-learning são conceitos ainda distantes da realidade do Brasil como um todo. Faculdades e cursos técnicos formam pessoas extremamente incompetentes (não generalizando) através de um suposto conceito de evolução, o qual mascara o real objetivo que é uma redução insana dos custos. Os alunos ainda não estão preparados para esse tipo de aprendizado.

    Além de suporte técnico, computadores, internet, salas … a mentalidade das pessoas precisa mudar para que a educação passe para esse novo nível. É necessário mudar a ideia de que o ensino a distância é somente “uma forma de obter qualquer diploma de nível superior ” , por exemplo.

    Pessoalmente concordo com o aprendizado pessoal. Seja sozinho com os livros, testes de laboratório, exercícios físicos, exercícios mentais, e-learning … porém o que a mídia publicitária mostra não é verdade. Fala-se em salas de aula com computadores e equipamentos, e as escolas acabam ganhando câmeras e grades. Fala-se em gastos e investimentos e os alunos não aprendem nem mesmo juros simples, necessários para comprar uma casa, por exemplo.

    Na atualidade encontramos conceitos como autodidata, que quebram com o modelo arcaico de educação e somente podem ser vistos por pessoas em uma esfera de compreensão maior. O MEC claramente não está neste padrão, não somente porque é uma instituição longe da realidade dos alunos como também regida por doutores com teorias absurdas sobre educação.

    Aproveitando também que foi tocado no assunto da carreira jurídica, vemos até mesmo o que ocorre com a OAB[1], tendo suas provas fraudadas. Casos semelhantes na policia federal. Esse é um “país de sonhos de caminhos fáceis”.

    Fazer as coisas de qualquer jeito destrói a sociedade, daí temos esses acontecimentos ridículos e a destruição da educação.

    Com problemas deste tipo pode esquecer de M-learning … é melhor mandar um vídeo pro BigBrother e virar um “Herói”.

    [1] http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2011/01/policia-federal-descobre-fraude-em-mais-tres-provas-da-oab.html

  3. A unica diferença entre um computador, um notebook, netbook, Ipad e smartphone são o tamanho. Todos possuem as mesmas funções. Se uma pessoa for capaz e gostar de ler uma informação num dispositivo do tamanho de um relógio tá valendo.
    Agora falta o Ministério da Educação juntamente com a tropa antiga mudar a forma de se graduar, O ensino fundamental, o médio e a graduação deveria ser uma única extensão daquilo que o aluno gostaria de estudar, ao invés de perder tempo com aquilo de que não se necessita, ou que nunca utilizará.

  4. Cara não sei, acho sim que o futuro da publicidade é a mobilidade, mas do ensino, tenho dúvidas.O ensino on-line, esse sim, revolucionou a educação, agora o móvel, creio que vai ser ferramenta de apoio. Mas com certeza é mercado para esse segmento. O futuro é móvel !

  5. Estamos assistindo uma revolução global no formato da comunicação, a plataforma mobile e tablet se unificaram e os canais de comunicação se fundiram num só, e o M-learning nada mais é que um dos fortes indícios dessa revolução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *