Cliente bom que só paga em boleto merece crédito

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Toda vez que um consumidor efetua uma compra virtual, além de ter escolhido o produto, as condições de entrega, a política de troca e tantas outras variantes, ele ainda terá que previamente disponibilizar o dinheiro – antes que qualquer atitude seja tomada no sentido de liberação do seu pedido de compra.

Ou seja, ele também está depositando toda a sua esperança e confiança junto com ao dinheiro, para que o produto seja entregue conforme o esperado nas condições que lhe foram ofertadas.

Quando estamos tratando de primeiras compras, é possível entender esse processo tradicional do comércio eletrônico, onde o lojista para se resguardar de possíveis fraudes só toma a iniciativa de iniciar o processo de conclusão de compra assim que tiver um parecer positivo e confiável de que o dinheiro já está à sua disposição; só então os produtos podem ser enviados para o consumidor.

Sempre mencionamos o quão importante é o tratamento diferenciado dos clientes já conquistados. Seria possível em alguns casos, analisando caso a caso, que clientes contumazes, fieis e principalmente assíduos, possam ter benefícios especiais e maiores.

Por exemplo, imagine que tenhamos alguns clientes a qual já compram há meses e já realizaram mais de uma dezena de pedidos de valores diversos, porém sempre optam pela forma de pagamento boleto bancário, por questões pessoais que não vêem ao caso. Nesta situação, não seria interessante criar uma conta com saldo pré-aprovado de valor médio dos seus pedidos para conclusão do início de compra?

Muitos dirão que os consumidores farão seus históricos para depois conseguirem dar um “golpe” na loja. Existem vários mecanismos de cobrança, como um simples contrato tácito que será ofertado e aceitado por esses clientes, que caso não haja o pagamento, o pedido poderá ser cobrado judicialmente, como uma compra sem entrada numa loja convencional qualquer. Outra forma é, por questões de garantia de que tenha sido o próprio cliente que gerou o pedido, uma simples ligação pode confirmar a veracidade da origem da compra.

Enfim, existem várias maneiras de premiar aqueles clientes que são bons pagadores e ótimos consumidores. Precisamos de iniciativas que incitem as atitudes honestas, porque a imagem que o brasileiro é um povo que leva vantagem em suas negociações é puro folclore nacional nos dias de hoje, pois a grande maioria é certa e direita em suas negociações do dia a dia e ainda deposita confiança em negócios virtuais.

Não podemos “burrocratizar” nossos negócios por conta de um errado em mais de cem bons elementos. Devemos por obrigação recompensar aqueles que confiaram em nossos negócios com condições especiais e únicas. [Webinsider]

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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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3 respostas

  1. Caso você não pague o boleto online em dia poderá sofrer com os juros e até mesmo a perda do produto ou serviço por ter efetuado o pagamento atrasado…
    As finanças e suas contas, por exemplo, são encargos com datas e se deixarmos para depois acarretará uma vasta lista de prejuízos. Na correria do dia a dia sempre nos esquecemos de fazer uma série de coisas que agendamos.

  2. …porque a imagem que o brasileiro é um povo que leva vantagem em suas negociações é puro folclore nacional nos dias de hoje…

    isso é piada é?

    é só olhar as câmaras municipais, estaduais e federais, só tem picaretas colocados lá pelo povo.

    está longe de sermos um povo com ética!!!

  3. Com certeza, nossa empresa faz muito tempo que criou um cadastro positivo e dá inúmeras vantagens a bons pagadores

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