Estratégias para cupons eletrônicos no e-commerce

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O cupom eletrônico pode ser um grande fator de aumento de conversão nas vendas na loja virtual. Existem várias formas de trabalhar com esse mecanismo de desconto e vantagens, capaz de levar o consumidor a aumentar o valor médio da sua compra.

Entre as principais formas de utilização estão:

Por condição. A característica desses cupons é que só podem ser ativados se alcançarem alguma regra previamente definida e clara> Por exemplo: “Entrega gratuita para compras acima de R$ 100” ou ainda “20% de desconto para pedidos acima de R$ 249”. O prazo máximo de validade deverá ser no máximo de um ano.

Por períodos. Esses cupons oferecem condições especiais dentro de um prazo determinado, como em datas festivas (natal, aniversário da loja, carnaval, etc). Claro que devem oferecer condições mais atrativas que as comuns. A validade desse cupom não deve ultrapassar um mês de vida.

Relâmpagos. A principal característica é a validade extremamente curta, no máximo dois dias e com ofertas extremamente vantajosas. São perfeitos para utilização em veiculação de mídia (e-mail marketing, banners).

Clientes. Esses cupons têm a definição que só poderão ser utilizados pelos próprios recebedores da vantagem, ou seja, é um cupom personalizado e outra pessoa, mesmo recebendo o código, não poderá utilizá-lo. Essa é uma forma de premiar os clientes, seja para chamar novamente um cliente inativo ou ainda premiar um cliente extremamente assíduo.

Dentre as principais vantagens que podem ser oferecidas com um cupom estão:

  • Desconto percentual
  • Desconto em valores
  • Obtenção de frete grátis
  • Obtenção de produto grátis por compra de quantidade (Compre 2, leve 3)
  • Forma de pagamento exclusiva

Existem algumas regras básicas que devemos se atentar para utilização dos cupons eletrônicos na loja virtual, sendo elas:

  • Abusemos de termos chamativos na propaganda dos cupons e em seus descritivos;
  • Utilização de código de cupom simplificado e de fácil memorização;
  • Certifiquemos que a vantagem oferecida é única, ou seja, não tenha como adquirir essa vantagem na loja sem a utilização do cupom;
  • Criaremos uma página de destino para quando vier de links externos, em vez de direcionar o usuário para página inicial;
  • Façamos uma pré-codificação para aplicar esse código de cupom automaticamente no carrinho;
  • Trataremos todas as datas festivas com cupons para alavancar as vendas nestes períodos.

E, mais importante de tudo, devemos criar um canal para receber sugestões e retornos sobre as campanhas criadas com cupons. Essas informações com certeza nos orientarão mais ainda sobre as necessidades especiais e mais atrativas do público alvo. E não devemos se esquecer que essa é só mais uma ferramenta para aumentar as vendas, por isso não precisamos focar esforços somente nela. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *